CENSURA NO BRASIL - Parte 1

Agradecimentos super especiais ao amigo Akauê Capitão Ginyu, responsável por esta seção.

Existem basicamente 4 tipos de censura relacionadas a Dragon Ball:
1- Cenas que foram cortadas
2-
Cenas que foram manipuladas digitalmente
3-
Cenas que tiveram a fala (ou diálogo original) alterada na dublagem
4-
Imagens que foram cortadas do mangá

Comparando com outros países, no Brasil, Dragon Ball quase que não foi censurado. O anime já foi veiculado em quatro canais de televisão, sendo três emissoras em canal aberto (SBT, Bandeirantes, Globo) e uma emissora a cabo (Cartoon Network). Dentre esses canais a GLOBO e o SBT passaram os episódios de Dragon Ball, enquanto as outras emissoras passaram apenas episódios de Dragon Ball Z. É importante lembrar que as cenas que tiveram a fala alterada na dublagem são tantas que seria impossível listar todas. E também não é culpa das emissoras daqui e nem dos estúdios que dublam, pois os pacotes de episódios comprados (versão mexicana) já vem com os diálogos e principalmente palavrões "suavizados". Aqui um exemplo de algumas cenas com legendas em inglês para vocês verem o grau dos palavrões. Tirem suas próprias conclusões:

  ksebastardgoku.jpg (9134 bytes) ksefrezzabs.jpg (8530 bytes) ksepalavroes.jpg (76105 bytes) ksepervertido.jpg (17659 bytes)

Abaixo o que foi censurado em cada um dos canais brasileiros e no mangá:

SBT

Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, no SBT e certamente, esse foi o canal que mais desrespeitou os fãs da série. Além de fazer inúmeros cortes, não respeitou minimamente a cronologia e por fim, só passou cerca de metade dos episódios da saga. Foram tantos cortes e censuras, que aqui iremos apresentar apenas os mais conhecidos (e os que sabemos):

1) No episódio 1, na parte que o pterodátilo pega Bulma e depois a mesma fica presa num galho abaixo de uma colina, nota-se que ela fica com a saia toda molhada. Aquilo era urina. A tradução daquela cena foi censurada aqui no Brasil. Veja a forma verdadeira:
Censurada: "Goku, me tire daqui!!!"
Original: "Goku, me mijei toda!"

2) No episódio 2, Bulma e Goku estão dormindo em um trailer. Goku, um garoto muito ingênuo, que nunca tinha visto uma garota antes, fez a mesma coisa que sempre fazia quando morava com seu avô: dormir no meio de suas pernas. Só que Goku estranhou a falta de "algo" no meio das pernas de Bulma. Então decidiu dar uns tapinhas na genitália da Bulma e logo em seguida tirou a calcinha dela, para ver se conseguia resolver o que havia de estranho ali. Mas ao tirar a calcinha dela, levou um baita susto e saiu gritando pela casa "No Balls!!! No Balls!!!". Uma cena muito engraçada. E no Brasil? Essa cena sequer chegou a ser passada. Aqui umas imagens do original japonês:  

censnoballstv1.jpg (87333 bytes) censnoballstv2.jpg (72744 bytes)

Abaixo, a mesma cena, só que no Movie Especial 10 anos Dragon Ball:

kseorig.jpg (77907 bytes) kseorig2.jpg (71841 bytes) ksecensuradaizenshu.jpg (58825 bytes) ksecortada.gif (25153 bytes)
kseorig3.jpg (71398 bytes)
 kseorig4.jpg (69905 bytes) kseorig5.jpg (73741 bytes)

Obs- A seqüência de #3 das fotos acima não faz parte do filme, e sim um scan de um trabalho original de Akira Toriyama referente ao assunto, tirado do Daizenshuu 3.  

3) No episódio seguinte, a história vai se desenvolvendo ao ponto onde aparece o mestre Kame, que dá a nuvem voadora para o Goku. Na seqüência seguinte, Bulma aparece com a esfera do Mestre Kame já nas mãos. Como que isso se deu??? O que aconteceu??? Simples, ninguém viu porque essa cena também foi cortada. No original, depois que o Goku ganha a nuvem voadora, Bulma diz que também queria um presente. O Mestre Kame, muito "esperto", disse que daria um presente se ela mostrasse sua calcinha para ele. Ela hesita, faz um charminho, e levanta a saia, mas para o espanto de todos, ela estava sem a calcinha (mas só ela não percebeu). Somente após esse ocorrido que o Mestre Kame dá a esfera de 3 estrelas para Bulma! Aqui uma imagem do clímax dessa cena:

kseeps4.jpg (92410 bytes) kseeps4a.jpg (88015 bytes) kseeps4b.jpg (91727 bytes)

O engraçado é que chegando em casa, Bulma encontra sua calcinha, a mesma que o Goku tinha tirado e só aí percebeu que não a estava usando quando levantou a saia para o Mestre Kame. Ela fica revoltada e atira no Goku com uma metralhadora. Ou seja, quem viu não entendeu nada!  

Abaixo, a mesma idéia da cena acima, só que ocorrido no especial 10 anos Dragon Ball:

ksepanties1.jpg (134650 bytes) ksepanties2.jpg (133370 bytes)

Continua