Playstation 2

Dragon Ball Z - Budokai 3
Estilo: Luta
Lançamento: Europa e EUA
Data: 16 de Novembro de 2004

[Agradecimentos especiais a CPS-Darkness pelo grande auxílio prestado para a confecção deste review...]

Novamente, 1 ano depois do lançamento de Budokai 2, BANDAI, ATARI e FUNimation investiram pesado, tanto em merchandising, quanto em produção, p/ realmente trazer um jogo que agradasse tanto os fãs de Dragon Ball, quanto os fãs de jogos de luta. E, FINALMENTE, alcançaram esses objetivos! Tanto que muitos estão considerando Budokai 3 como um dos melhores jogos de luta da série Dragon Ball, retratando a mesma com fidelidade.

Desenvolvido também pela Dimps, a principal novidade desse game, além do belo visual em Cell Shading mais bem tratado do que no título anterior é a modificação do modo Dragon World pelo modo chamado Dragon Universe, onde você escolhe o personagem que você deseja encarnar e vivenciar sua história. No Dragon Universe, você pode sair explorando o Mundo de DBZ coletando dinheiro, itens e enfrentando oponentes para cumprir as missões do cenário; neste modo é contada a história de Dragon Ball Z desde a chegada de Raditz na Terra até o final da Saga de Majin Buu, abordando também trechos da saga GT e de alguns Movies de Dragon Ball Z. Este título lhe permite vivenciar a história de 11 personagens seguindo o enredo do anime na primeira vez que se termina, mas nas vezes consecutivas podem acontecer coisas à parte, vai depender de sua curiosidade de exploração.

APRESENTAÇÃO
A abertura do game é muito boa, porém, não empolga tanto quanto a de Budokai 2. Totalmente animada, a abertura mostra somente cenas de luta entre Goku e Freeza, Vegeta e Cell, Gotenks e Kid Buu, Gohan e Coola, Gogeta e Brolli e por último, o início de uma batalha entre Omega Sheng Long (Li Shenlong) e Goku SSJ4, encerrando assim a abertura. Assim como no 2, a abertura também é cantada por Kageyama, muito boa por sinal.

O antigo game possuía 34 Personagens jogáveis e o novo possui 45, cada qual com roupas diferentes disponíveis e com uma novidade: eles possuem unicidade ou seja, cada qual com movimentos próprios. São eles: Goku, Kid Gohan, Teen Gohan, Gohan, Kuririn, Tenshinhan, Yancha, Piccolo, Vegita, Raditz, Nappa, Saibaman, Recoom, Ginyu, Freeza, Dr. Gero, Android 16, Android 17, Android, 20, Cell Jr., Cell, Dabura, Kaioshin, Majin Boo, Super Boo, Kid Boo, Cooler, Brolly, Goten, Trunks, Kid Trunks, Omega Sheng Long, Mr. Satan, Videl, Great Sayaman, Kid Goku, Bardack e os ativados por cápsulas especiais como: Gogeta SSJ2, Gogeta SSJ4, Vegitto, Gotenks, Kibitoshin, Majin Vegita, Mecha Freeza, Metal Cooler. Os personagens Android 19, Zarbon e Dodoria, presentes no 1º Budokai, ficaram de fora também nessa versão, porém ESTRANHAMENTE, no DVD encontra-se as vozes do anunciante p/ tais personagens ("Zarbon versus", "Dodoria versus" e "Android 19 versus"). O mais intrigante é que NÃO são vozes reaproveitadas de Budokai 1, mas sim, vozes novas, ao estilo do anunciante do Budokai 3! De qualquer forma, fica no ar a hipótese de que esses 3 personagens poderiam ou não estar sendo concluídos durante o desenvolvimento do game.

No novo modo Dragon Universe, pode-se voar livremente pelo mundo com qualquer personagem e experimentar os cenários encontrados na história original. Muitos devem ter gostado da volta de um modo similar ao History, porém, apesar de ser muito mais interativo que o modo History do 1 e o Dragon World do 2, houve um verdadeiro retrocesso quanto aos diálogos, que ocorrem através de figuras estáticas, algo bem simplório comparado com os diálogos que ocorriam no 1, com os personagens poligonais se movendo e conversando.

O modo chamado Dragon Arena Mode é a grande novidade do game. Seria como um modo Survival, exceto pelo fato de que você encarará personagens criados por jogadores ao redor do mundo. Será offline, mas os dados podem ser transferidos por um sistema de password. De qualquer forma, a idéia não é tão interessante quanto à de jogar online, seja customizando seus personagens ou não.

O modo Versus foi mantido neste game e é exatamente igual ao seu antecessor. Nele, dois oponentes se enfrentam até um deles ser totalmente nocauteado.

O Modo Torneio Budokai foi mantido com a opção de jogadores múltiplos, porém foi melhorado. Agora foi adicionado o novo modo chamado de Cell Games, que possui 5 rodadas e uma premiação de 50.000 (Neste modo é permitido o uso de todo e qualquer tipo de cápsula e não se perde neste torneio por "Ring Out").

O Skill Shop da Bulma foi trocado pela Skill Shop da Lunch, mas o sistema de compras continua o mesmo de Budokai 2.

O Modo Edit Skill também continua igual ao dos títulos anteriores, com 7 espaços customizáveis de cápsulas, a única mudança é que agora existem as cápsulas de itens que quando equipadas podem ser usadas durante o combate segurando o botão X (defesa); agora elas ficaram divididas dessa maneira:

- Golpes e Poderes (cápsula Vermelha) - são ataques físicos e poderes. Exemplo: Dragon Punch e Kamehameha.

- Suporte (cápsula Verde) - essas são as que melhoram características e atributos de seus personagens. Exemplo: Armaduras e Angel Halo.

- Itens (cápsula Amarela) - estas são itens de que acrescentam vantagens ao seu personagem. Exemplo: Senzu Beam (semente dos Deuses) e Beam Barrier.

- Breakthrow (estas também ficam na seção das cápsulas Vermelhas) - essas são conseguidas juntando as 7 esferas do Dragão e chamando Shenlong (somente pros 11 personagens que participam do Dragon Universe); cada cápsula dessa contém todos os ataques maximizados do personagem desejado.

GRÁFICOS
Os gráficos já eram atraentes no 2º Budokai graças ao filtro Cell Shading e neste novo game houve um verdadeiro abuso deste recurso, que tratou o visual do jogo tornando-o extremamente próximo ao visual do anime. Os golpes continuam tendo as mesmas características peculiares existentes no anime e, até o modo Dragon Universe é bastante animado, colorido e bem definido.

JOGABILIDADE
O game tem mecânica simples, a jogabilidade baseadas em COMBOS continua valendo, porém não como no título anterior, o game está mais dinâmico e bastante similar ao sistema de combate de "NARUTO 2 (PS2)".
Quanto à jogabilidade, há os seguintes pontos a serem destacados:

- Estágios foram "incrementados com armadilhas".

- Novo modo de explosão quando 2 rajadas de Ki colidirem.

- Os personagens agora possuem todas as suas transformações e cada uma delas influenciam na quantidade de danos provocados com ataques.

- Bloqueios prolongados deixam seu personagem fatigado e suscetível a ser atacado.

- Ataques agora podem ser evitados com um novo sistema de esquiva que custa meia barra de Ki.

-Rajadas múltiplas de Ki podem ser disparadas de uma vez só.

-Rajadas de Ki são defletidas automaticamente quando em "dash".

- Unicidade a cada personagem.
Além disso, há novos comandos que deixaram o jogo mais interessante. Vale a pena destacar alguns deles:

* Esquivas Rápidas -  Agora há a possibilidade de esquivar-se rapidamente dos ataques físicos, basta ficar apertando o botão "X" que seu personagem vai evitando os golpes, o que é uma boa, já que ficar defendendo os ataques agora vai cansando o seu personagem (reparem no Scouter/ Medidor de Vida que tem um símbolo pequeno de um homem - azul é o estado normal e vermelho é o crítico). Esta técnica usa meia barra de Ki.

* Combo Teleporte - Neste game agora é possível arremessar seu oponente para longe e aparecer atrás dele para golpeá-lo novamente, assim como é feito no anime. Para realizar este combo, arremesse seu oponente e assim que ele sair voando aperte "O" pra aparecer atrás dele e golpeá-lo. Apertando o botão continuamente, faz com que seu personagem continue golpeando e aparecendo atrás do oponente repetidamente. Esta técnica usa uma barra e meia do seu Ki a cada teleporte.

* Esquiva Teleporte - O mesmo teleporte pode também ser feito pra evitar um ataque de seu oponente (seja esse ataque físico ou energético). No momento que seu personagem estiver pra ser atingido por um golpe, bastar pressionar o PAD na direção do seu oponente + o botão "X" para aparecer atrás dele e contra-atacar (OBS: seu oponente também pode fazer a mesma coisa para evitar um contra-ataque). Esta técnica usa 2 barras e meia do seu Ki e ela também serve para evitar o Combo Teleporte.

Hyper Mode - Este novo game de Dragon Ball Z não aciona mais os Finish Moves através de combos; agora eles são acionados pelo Hyper Mode com o comando (Soco + Chute + Defesa + Energia). A partir daí, seu personagem fica todo vermelho indicando o Hyper Mode acionado e nele você não pode carregar o Ki e também seu personagem não sente os socos e chutes comuns. O Hyper Mode vai esgotando toda a energia (Ki) que você possui carregado e ao consumir ela toda, seu personagem sai do Hyper Mode e fica em estado de Fadiga. Para acionar os Finish Moves basta você executar o comando para entrar no Hyper Mode e em seguida acionar o mesmo comando novamente.

SOM
O som nesse game sofreu melhorias significantes, tanto nos sons ambientes de combate quanto na música que toca durante as batalhas,
mas de resto, nada tão especial em relação ao seu antecessor.

CONCLUSÃO
Foram necessárias 3 continuações p/ que finalmente entendessem como que um game de luta sobre Dragon Ball Z deveria ser: fiel e divertido. Pode não ser um game 3D tão "complexo" quanto é a série TEKKEN ou VIRTUA FIGHTER, mas temos certeza de que a Dimps/ ATARI/ BANDAI fizeram um bom trabalho, trazendo não só um game exclusivo p/ os fãs da série, mas sim p/ todos os amantes de bons jogos de luta.

Capa JaponesaVerso Capa Japonesa DVD BETA (REVIEW VERSION SEPTEMBER 2004)  DVD PROMO Budokai 3 Japonês DVD PROMO Budokai 3 Japonês 2ndo DVD PROMO Budokai 3 Japonês Folder VJUMP Folder VJUMP Folder VJUMP Folder VJUMP Capa brinde p/ guardar a trilogia DBZ BUDOKAI - VJUMP

 

Continua