•  
  • ESPECIAIS DE TV (1)

Especiais de TV – DoragonbōruZetto Zetsubō e no Hankō!! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu

Especiais de TV – DoragonbōruZetto Zetsubō e no Hankō!! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu

DoragonbōruZetto Zetsubō e no Hankō!! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu
(ドラゴンボールZ 絶望への反抗!!残された超戦士・悟飯とトランクス)
Data de exibição: 24 de fevereiro de 1993
Direção e coordenação: Yoshihiro Ueda, Minoru Okazaki e Daisuke Nishio
Produção: Toei Animation
Tempo de duração: 47 minutos

Novos personagens, enredos alternativos e diferentes versões de uma mesma história. Os filmes de Dragon Ball em geral são criados paralelamente à série animada, com um planejamento muito semelhante e se baseiam quase sempre na inclusão de algum novo inimigo em torno de uma aventura alternativa inédita e que dificilmente possui qualquer relação à cronologia do anime, tampouco à cronologia do mangá. Tudo aquilo que resume-se a alcançar um único objetivo: lucro.

Entretanto, os especiais de Dragon Ball geralmente tentam focar algo já concebido por Toriyama e “DoragonbōruZetto Zetsubō e no Hankō!! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu” (ドラゴンボールZ 絶望への反抗!!残された超戦士・悟飯とトランクス) se destaca justamente por apresentar personagens previamente conhecidos da série animada, sem qualquer ineditismo desnecessário.

Exibido em 24 de fevereiro de 1993 sob a direção de Yoshihiro Ueda, entre os episódios de TV 174 e 175, este é o segundo especial televisivo de Dragon Ball Z exibido no Japão e o segundo que possui não como protagonista Goku, sendo aqui o protagonista Mirai Trunks e seus primeiros anos de vida de um futuro onde Goku morre de uma doença cardíaca e todos os Guerreiros Z são mortos pelos andróides 17 e 18, sobrando apenas Gohan, Bulma, Pual, Oolong, Umigame, Chichi, Rei Cutelo e Mestre Kame.

O especial mostra um futuro devastado, onde os andróides A-17 e A-18 causam terror e pânico entre os habitantes da Terra. Com a morte da maioria dos grandes guerreiros, o único capaz de enfrentar cara a cara os andróides é Mirai Gohan, aqui com 23 anos. Entretanto, Gohan não muito pode fazer quando os andróides lutam juntos. Em uma das cenas, Trunks, com apenas 13 anos, se mostra inconformado com tudo e pede para ser treinado por Gohan, que acredita que o mesmo possa vir a alcançar o Super Saiyajin e ser capaz de enfrentar os andróides.

Em um dos embates entre os andróides e Gohan, Trunks desobedece às ordens de Gohan e põe-se a ajudar no combate, mas sua força de nada adianta no combate, fazendo com que Gohan arriscasse sua vida para protegê-lo de um ataque letal. O resultado faz com que Mirai Gohan perca um braço. Mesmo com o ocorrido, Gohan se recupera e continua a treinar Trunks para que se torne um Super Saiyajin.

Com o passar do tempo, Gohan novamente enfrenta os andróides, mas sem a intervenção de Trunks. Com os ataques em conjunto dos dois andróides, Gohan acaba falecendo no campo de batalha, servindo de mote para despertar o ódio e a raiva em Trunks e assim transformar-se em Super Saiyajin.

Passados 3 anos após a morte de Gohan, Trunks, agora com 16 anos de idade, novamente trava uma peleja entre os andróides, mas isso quase lhe custa a vida. Sendo assim, a única forma de derrotar os andróides é viajando ao passado na máquina desenvolvida ao longo dos anos por Bulma e assim salvar Goku da doença que o consumiu.

“Zetsubō e no Hankō!! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu” alcançou no Japão 23.6 pontos de audiência.

Abertura e encerramento

A abertura é nada mais a clássica que possui como tema musical “Cha-La Head Cha-La”. Já o encerramento mostra as primeiras cenas dos episódios de TV onde aparece Trunks já no passado, derrotando Freeza, medindo as forças de Goku e descobrindo com Vegeta o esconderijo dos Andróides. Tudo isso ao som de “青い風のHOPE” (Aoi Kaze no HOPE).

Erros sequênciais

Apesar do cuidado destinado ao especial, ao menos as cópias e exibições distribuídas pelo mundo possuem um erro gritante de continuidade. A cena ocorre entre os 37 minutos de animação exibidos, onde Trunks, inicialmente como SSJ, tenta fugir dos andróides entre os escombros de um prédio, aparecendo logo no minuto seguinte sem a transformação e, no fim, ao ser encontrado, é golpeado e aparece caído no chão novamente como SSJ.

Pelo Mundo

“Zetsubō e no Hankō!! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu” foi amplamente distribuído pelo mundo em formato VHS e DVD sem cortes ou censurados, como volumes, coletâneas ou em box especiais. Abaixo, algumas das principais versões distribuídas pelo mundo: 

Estados Unidos

Trunks Box Set Edit Version Trunks Box Set Uncut Version Dragon Ball Z - The History of Trunks Dragon Ball Z - The History of Trunks (c/ legendas) Dragon Ball Z - Double Feature

Em 25 de Outubro de 2000, a FUNimation lançou no mercado americano a versão estadunidense do especial, com o nome de “Dragon Ball Z – The History of Trunks”. O especial, lançado em DVD no formato NTSC para a Região 1, não possui cortes e consta de áudio original japonês mas sem legendas. Mas em 4 de Junho de 2001, a FUNimation lançou também a versão com as legendas em inglês.

Lançado em 9 de Outubro de 2001 em formato VHS, o “Dragon Ball Z Trunks Box Set” consta de uma versão Uncut e uma Edit, cujas diferenças, óbvias, são que uma possui episódios editados (com censura) e a outra possui os episódios na íntegra, respectivamente. O “Trunks Box Set” foi produzido pela FUNimation e consta dos episódios 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110 e o especial “The History of Trunks”. São 4 fitas VHS ao todo, no formato NTSC e com um total de 230 minutos de animação.

Em 19 de Fevereiro de 2008, a FUNimation lançou um DVD contendo as versões remasterizadas e sem cortes dos dois especiais de TV de Dragon Ball Z: “Bardock The Father of Goku” e “The History of Trunks”. Chamada de “Dragon Ball Z – Double Feature”, o DVD roda nas regiões 1, 2 e 4, possui áudio japonês e som Dolby Digital Stereo e 5.1.

Europa

L'histoire de Trunks L'histoire de Trunks (verso) Dragon Ball Z OAV Vol. 9, 10 & 11

“Dragon Ball Z – L’histoire de Trunks” é a versão francesa desse especial de Dragon Ball Z. Lançada em VHS em 1998 pela produtora AK VIDEO, essa versão corresponde a uma coletânea com diversos volumes dos filmes e especiais da franquia Dragon Ball, sendo “L’histoire de Trunks” a décima primeira. Já “Dragon Ball Z OAV Vol. 9, 10 & 11” foi lançado em DVD em 21 de Abril de 2005 pela TF1 Video e DESSIN ANIME,  contendo os seguintes filmes/ especiais : “Les mercenaires de l’espace”; “Le père de Songoku” e “L’histoire de Trunks”. O DVD está no formato PAL e roda na região 2.

VHS Itália DVD Itália

Na Alemanha, o especial recebeu o nome de “Dragon Ball Z – Die Geschichte von Trunks”. Produzido pela Polyband & Toppic Video/WVG em 28 de Julho de 2003, o DVD possui áudio japonês (Dolby Digital 1.0) e alemão (Dolby Digital 5.1), roda na região 2 e está em formato PAL. Já na Itália, o especial recebeu o nome “Dragon Ball Z Special 2 -La storia di Trunks”, sendo lançada pela Dynit e pela De Agostini Editore tanto em formato VHS e DVD. O DVD foi lançado em 6 de Junho de 2007, para a Região 2 e com áudio em japonês Dolby Digital 2.0 e áudio em italiano Dolby Digital 5.1. A versão italiana deste especial em DVD é baseada na versão exibida pelo canal RTI em 2006 e corresponde ao 13º filme da coleção DVD Movie Collection.

A Espanha também lançou esse especial em VHS com o nome de “Un Futuro Diferente: Gohan y Trunks”. Editado pela Manga Films, a versão VHS foi originalmente concebida em 1997 como parte integrante da revista HOBBY CONSOLAS. Além de conter publicidade da revista, também continha publicidade da produtora de jogos e videogames SEGA.
Existe também uma versão contendo os dois especiais de TV e foi também produzida pela Manga Films: “El Último Combate” e “Un Futuro Diferente: Gohan y Trunks”. Esse DVD, lançado em 18 de Setembro de 2002, funciona na Região 2 é do tipo DVD-9 e possui o áudio mono em espanhol, catalão e euskera. Conta com fichas técnicas, biografia do autor, imagens e menus interativos.

"Un Futuro Diferente: Gohan y Trunks" (VHS) "El Último Combate" e "Un Futuro Diferente: Gohan y Trunks" (DVD)

Argentina

Na Argentina, o especial também foi lançado em VHS como parte integrante de uma revista, chamada: “Colección de Oro Dragon Ball Z”, cujo nome do especial é “Gohan y Trunks – Un futuro diferente”. O idioma está em em castelhano e foi lançado em Maio de 1999.

Brasil

Apesar da distribuição e da qualidade desse especial nos demais países não ser lá grandes coisas, aqui no Brasil esse especial de TV foi sem sombra de dúvidas o que recebeu o pior tratamento e elaboração dentre os demais. Em meados de 2000, o Grupo Paris Filmes distribuiu no Brasil esse mesmo especial com o nome de “Dragon Ball Z – A Batalha De Freeza E Bardock”. Acontece que este seria o nome referente ao primeiro especial de Dragon Ball Z, mas acabou por sendo o segundo. A própria sinopse reforça o erro:

“Goku está de volta em mais uma aventura, onde a ação, a justiça e o desejo de superação são inteligentes principais. O pai de Goku tomou uma posição determinante ante a decepção de acreditar que seu filho é um guerreiro de classe baixa: continuar invadindo todos os planetas que cruzam seus passos, exterminado seus habitantes, com a ajuda de outros guerreiros Saiyajins e, assim, fortalecer muito mais o império do poderoso Freeza, quem se encarregará de aniquilar os guerreiros Siyajins junto com o seu planta. Mas o que muito ignoram é que restaram dois sobreviventes deste reino: Goku que foi enviado à Terra antes do desastre e Veguetta, que apesar de ser um guerreiro excepcional não foi levedo em conta para lutar devido a sua idade. Uma aventura sem limite, onde Goku terá que demonstrar sua nobreza como filho e sua fortaleza como guerreiro.”.

O erro é tão absurdo que até o próprio narrador das cenas anuncia esse especial como “A Batalha De Freeza E Bardock”. Além disso, a dublagem é horrível, com muitas frases sem o menor sentido e o nome do Trunks mudando a todo o momento do especial. Para detonar tudo de uma vez, o belo encerramento do especial mostrando as diversas cenas do passado, aqui nesta versão foi trocada sem qualquer sentido para o encerramento da saga de Majin Buu e, pasmem, com a versão em espanhol da canção “Once We Were Angels”.

Por sorte, a revista Heróis da TV vendeu como parte integrante da mesma, praticamente todos os filmes e especiais da franquia com uma qualidade melhor. E em 04 de Novembro de 2001, a revista lançou o especial de TV em questão, agora chamado de “Gohan e Trunks – Guerreiros do Futuro”. Apesar do VHS vir como um “brinde” da revista e de pertencer a Editora Abril, a produtora responsável pelo VHS chama-se Tape Digital e a revista tinha um valor elevado para considerar o “brinde” como tal. Segue abaixo a sinopse:

“O amanhã. Treze anos se passaram desde a morte de Goku, considerado o maior de todos os guerreiros saiya-jins. O planeta Terra está sendo devastado por dois andróides impiedosos que aniquilam tudo o que encontram pela frente. A última esperança da humanidade é a força combinada de Gohan, filho de Goku, e Trunks, filho do príncipe Vegeta. Porém, antes que possa entrar em confronto direto com os andróides, Trunks precisa desenvolver seus poderes até se tornar um guerreiro invencível, um supersaiya-jin! Este especial de televisão revela o futuro da saga Dragon Ball e o risco que a espécie humana está correndo se o presente não for alterado.”.

Em 2002, a produtora Outros Show DVD lança um DVD contendo os dois especiais de Dragon Ball Z para TV, com o nome “O Pai de Goku/ Gohan & Trunks Guerreiros do Futuro”. O DVD, de região 4 e com 90 minutos de duração, possui apenas áudio em português e som Dolby Digital 2.0. A sinopse e a dublagem utilizada aqui é o mesmo da produtora Tape Digital.

Por fim, a Imagem Filmes relança em 2006 o bizarro “Dragon Ball Z – A Batalha De Freeza E Bardock” em DVD de região 4, com apenas o áudio em português,  Dolby Digital 2.0 e um extra risível, contendo uma galeria de fotos que são meros print-screens do especial. A capa do especial possui uma péssima resolução e como se não bastasse, o encerramento agora não mais possui a canção “Once We Were Angels” em espanhol, existente no VHS do Grupo Paris Films, mas sim a canção “Cha-La Head Cha-La”, tocando no que seria o encerramento da saga de Buu! Ao menos a sinopse foi corrigida:

“No futuro, Goku está diante de um inesperado problema no coração. Os superpoderosos andróides #17 e #18 espalham o terror pelo planeta, e provocam a morte de todos os Guerreiros Z. Enquanto isso, Gohan treina Trunks para se tornar um guerreiro. Passam-se treze anos, até que Gohan decide enfrentar os andróides. A batalha é terrivelmente injusta, e Gohan acaba morto. Não sem antes dar a Trunks a última semente dos deuses, para que ele continue a linhagem dos Guerreiros Z. E sua última esperança é a viagem no passado na máquina que sua mãe acaba de terminar.”.

Conclusão

Sem dúvida alguma este especial é o mais trabalhado dentre os demais especiais e filmes, não apenas pelas linhas temporais criadas, mas pela narrativa pesada e fria, sem qualquer conotação cômica em um mundo alternativo desolado e com poucas esperanças. Basta observar Mirai Gohan e compará-lo com o Gohan da realidade comum: Mirai Gohan mostra-se muito mais maduro e amargurado. Mirai Trunks, com seus 13 anos em nada se parece com o Trunks do final de Dragon Ball Z. E o mesmo ocorre com os andróides 17 e 18, que apesar de menos poderosos, são mais frios e impiedosos do que os andróides do presente.
Lembrando ainda que apesar desse especial ser vendido como um filme em várias partes do mundo, o mesmo já foi exibido na TV dentro da grade dos episódios em alguns países (no Brasil, por exemplo, dentro da programação da GLOBO e CARTOON NETWORK), como também fora dos episódios (também no Brasil, em sessões especiais).

KAMI SAMA EXPLORER
INDEX  Principal New Page 1


 INDEX

Principal
Old News
Facebook
E-mail
Twitter
Youtube
Flickr

 JOGOS ONLINE
Uranai Game
Seu Poder de Luta
Nome em Japonês

 AKIRA TORIYAMA
Introdução
Biografia
Toriyama Exhibition
Toei Anime Fair
BIRD STUDIO
Comentários
Entrevistas

 DRAGON BALL
Aura e Magia
Cabelos
Cronologia
Detecção de Ki
Dubladores
Esferas
Falsas Fusões
Falsos Super Saiyajins
Fusões
Galáxias
Hierarquia
Itens
Ki
Letras
Linhas Temporais
Mortes
Dialeto Namek-go
Níveis Saiyajins
Nomes dos personagens
Números em Dragon Ball
Outro Mundo
Personagens
Planetas
Poder de Luta
População/ Censo
Símbolos
Técnicas
Veículos
Primeira Aparição

 MANGÁS
Awawa World
BattleMan F-1 GP!
Cashman
Chobit
Cowa !
Dr. Slump
Dragon Quest
Dub e Peter
Escape
Go ! Go ! Ackman
Haigyo no Mahi Mahi
Kajika
Karamaru
Kennosuke sama
Kintoki
Lady Red
Mad Matic
Mamejiro
Mysterius Rain Jack
Mr. Ho
Mr. Rocky
Pink
Pola & Roid
Sand Land
Sakugenkijo
Sonchou
Toccio The Angel
T. Highlight Island
Tokimecha
Tomato Girl Detective
Tongpoo
Uchujin Peke
Wonder Island

 ARTWORK
Naruto Hiden Kai no Sho
25 YEARS WITH JOJO

 ANIME
O Anime
Anime pelo Mundo
Aberturas e Encerramentos
Guia de Episódios Dragon Ball
Guia de Episódios Dragon Ball Z
Guia de Episódios Dragon Ball GT

 MANGÁ
O Mangá
Mangá vs. Anime
Mangá pelo Mundo
Plágio

 KANZEBANS
Capas

 DRAGON BALL SD
O Mangá
Scans

 DRAGON BALL NO BRASIL
História
Mangá
TV
Datas
Censura
Dragon Ball na Mídia
Dragon Ball na internet

 EXTRAS
Game Guides
OST CD Games
Jogos Cancelados

 REVIEWS
Super Cassette Vision
NES
Game Boy
Mega Drive
SNES
Terebikko
PC ENGINE
3DO
JAMMA
SYSTEM 32
Saturn
Playstation
Pippin
Playdia
Playstation 2
Game Boy Advance
Game Cube
PSP
Mini-Games
Design Master
Palmtop

 DAIZENSHUUS
Introdução
Complete Illustrations
Story Guide
TV Animation 1
World Guide
TV Animation 2
Movies & TV Specials
Daijiten
Cardass Perfect File 1
Cardass Perfect File 2
TV Animation 3

 BIRD LAND PRESS
Introdução

 LIVROS
Mangaká
Movie Books
Outros Livros

 FILMES/ESPECIAIS
DVD Dragon Box
Especiais
Filmes

 ÁUDIO
LPs e Fitas Cassete

 IMAGENS
Akira Toriyama
Autógrafos
Cards
Cosplayers
F1 & Senna
Model Sheets/ Concept Arts
Produtos

 DRAGON FALL
Introdução

 ZINES
Dragon Ball Milênio
Dragor Pall

 FLICKR


 

 


Kami Sama Explorer em nenhum momento infringe o Copyright de Dragon Ball pertencentes à BIRD STUDIO e SHUEISHA Inc., além de não estar envolvido em qualquer produção oficial feita por elas. Este site é de caráter educativo e todo o material referente à Dragon Ball tem como único propósito levar ao conhecimento das pessoas tal obra, nada mais do que isto. O mesmo vale para qualquer outro anime aqui citado, seja de Akira Toriyama ou não. KSE, KSE2k e Kami Sama Explorer são nomes fantasias pertencentes a Anderson "Kami Sama" e Akauê "Ginyu" Barko. É proibida a reprodução ou cópia, parcial ou total deste site. O uso sem permissão de qualquer link existente neste site não será permitido. Os direitos autorais deste site são protegidos pela lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Quaisquer  dúvidas mande-me um e-mail. Obrigado. :)

FACEBOOK

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Follow Me
FacebookFlickrYoutube

Welcome , today is sexta-feira, 24 de novembro de 2017