Introdução do Akira Toriyama para o volume 42 do Tankobon:

“Finalmente, é o volume final! Eu deliberadamente fiz um final discreto, como se a história pudesse ter uma continuação. O que acharam disso? Para todos vocês que leram desde o inicio até o fim de 42 volumes, obrigado por ficar comigo por tanto tempo. Eu também gostaria de expressar meus agradecimentos para vocês que me…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 41 do Tankobon:

“Enquanto escrevo isto, eu tenho três capítulos de Dragon Ball restantes para desenhar, antes da sua auspiciosa conclusão. Obrigado ao infalível apoio de todos vocês, fãs, parece que a obra terminará popular, como sempre. Obrigado!! Sinto muito, mas eu gostaria de desenhar um novo mangá/ novas histórias no meu próprio ritmo, um pouco mais relaxado….

Introdução do Akira Toriyama para o volume 40 do Tankobon:

“Nossa cadela da família de quase dez anos, Mato, cuja foto foi publicada no volume 13, morreu. Ela teve problemas renais há aproximadamente meio ano. Desde então, eu continuei levando ela ao veterinário para diálise, mesmo nos dias de entrega dos trabalhos e até mesmo quando eu estive gripado. Mato também lutou bem, mas no…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 39 do Tankobon

“O tempo passa rápido, mas faz dez anos desde que eu comecei a desenhar Dragon Ball. Pensando bem, este número é espantoso para um cara como eu, que não tem auto-disciplina, e eu só posso pensar que eu fiz um bom trabalho para mim. Apesar do fato de que, além dos meus hobbies, sou um…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 38 do Tankobon

“Por alguma razão, parece que as coisas estão ficando ainda mais agitadas desde que o ano começou. Além da serialização de Dragon Ball, também há o trabalho da Famicom, da V-Jump, os modelos de plástico que faço com meu amigo e, no meu tempo livre, penso nas dezenas de projetos de arquitetura para a minha…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 37 do Tankobon

“Se eu apenas esperasse um pouco mais, a primavera quente e agradável estaria finalmente aqui, mas aí vem meu filho e fala: ‘me leva pra esquiar!’ Já falei sobre isso, realmente não sei lidar com o frio, então temi essas palavras mais do que qualquer outra coisa. Não acredito que as pessoas se esforçam pra…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 36 do Tankobon

“Quando montei na minha bicicleta pela primeira vez depois de algum tempo, após andar só um pouquinho, minhas pernas estavam tão cansadas que elas ficaram bambas. Na Disneyland, quando corri entusiasmado com meus filhos, no dia seguinte fiquei de cama, com febre. Quando fomos à praia, achando que eu era bom de braço, mostrei minhas…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 35 do Tankobon

“Neste volume, Son Goku morre. Não sou o tipo de pessoa que tem muita afeição pelos personagens que desenha, mas, como esperado, eu me senti um pouco triste com a morte do personagem principal que desenho há quase dez anos.  Pensei em fazer isso de um outro jeito, mas no fim senti que era melhor…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 34 do Tankobon

“Uma das coisas mais legais em ser um mangaka é que você pode estabelecer seus próprios dias de folga. Quando você vai a fontes termais,  Disneylândia ou algo assim, você pode evitar as multidões de sábado e domingo. É possível apenas olhar o clima e dizer ‘Ok! Amanhã, vamos viajar’. Se for num dia de…

Introdução do Akira Toriyama para o volume 33 do Tankobon

“Acho que todos vocês provavelmente conseguem imaginar, mas uma série semanal é um trabalho bastante difícil. Entre Dr. Slump e agora Dragon Ball, eu venho fazendo séries semanais por 13 anos consecutivos, e naturalmente isso ficou difícil para mim, tanto fisicamente quanto mentalmente. Afinal, nunca fui do tipo que tem naturalmente muita força de vontade….

Introdução do Akira Toriyama para o volume 32 do Tankobon

“Nos dias de hoje, conhecidos que me veem depois de algum tempo geralmente dizem: ‘Você engordou, né?’ Sim, definitivamente engordei. Tenho 1,74 m de altura e já estou com 73 kg. Não parece muito, mas áreas como os meus braços, pernas e o peito são os mesmos de quando eu era magro, então é ridículo….

Introdução do Akira Toriyama para o volume 31 do Tankobon

“Em algum momento a minha sala de trabalho se tornou em uma despensa. Revistas, modelos de plástico, modelos de armas, armas de pressão e várias outras coisas continuam aumentando e não sumirão, por isso cada vez menos tem espaço pra circular. Agora, durante toda semana, eu só uso esta sala no dia que meu assistente,…