UNIVERSO & GALÁXIAS

Universo e Galáxias

galaxias_portugues

De todos os animes, com certeza Dragon Ball possui um dos mais intrigantes, complexos e bem elaborados universos já criados. O universo (宇宙, uchu) é o conteúdo de toda a matéria e energia do espaço intergaláctico, incluindo planetas, estrelas e galáxias (銀河, ginga).

Segundo o filme “Dragon Ball Z: Battle of Gods (ドラゴンボールZ 神と神 / Doragon Bōru Zetto: Kami to Kami) e a publicação Chōzenshū 1, existem doze universos em Dragon Ball, sendo que os principais acontecimentos da série ocorrem no Universo Sete. Os doze universos são nomeados por números, de um a doze.

Dragon Ball Super foi mais além e conceituou a estrutura destes doze universos. Segundo Wiss, cada universo tem um gêmeo ou seja, existem 6 universos gêmeos no total. E para identificar quais universos são gêmeos, basta que a soma entre os números que representam os dois universos seja igual a 13. Em miúdos, Universo 1 + Universo 12 = 13; Universo 3 + Universo 10 = 13; Universo 6 + Universo 7 = 13 e etc..

Os Universos 6 e 7 são universos gêmeos. Isso não significa que existe um Goku ou um Piccolo ou um Freeza ou um Cell em cada um dos dois universos. Significa que existem raças e planetas parecidos, tais como os Saiyajins do Universo 6 ou os Metalmans, a raça a qual pertence Magetta e que sugeriram existir também no Universo 7.

Na saga de Mirai Trunks em Dragon Ball Super, Wiss revela que originalmente existiam dezoito universos, mas Zen’ō se irritou por algum motivo não revelado e destruiu oito universos, sobrando doze deles. Não se sabe como funcionava o conceito de gemelaridade ou de nomeação dos universos quando haviam dezoito deles.

Dos novos universos apresentados, conhecemos alguns seres do Universo 6, que participaram do torneio organizado por Beerus e Shanpa entre os Universos 6 e 7, além do próprio Hakaishin Shanpa, sua assistente Vados e os Kaioshins deste Universo.

Também conhecemos o Mundo dos Kaioshins do Universo 10, onde vivem Zamasu e Gowasu, e o planeta Babari, onde vivem os Babarijins.

Em Daizenshuu 4, Daizenshuu 7, Dragon Ball Landmark e Dragon Ball: Super Exciting Guides, Akira Toriyama explica que ele imaginou o universo como uma grande esfera, dividida em duas metades, a inferior, correspondendo ao mundo dos vivos e a metade superior, correspondendo ao Outro Mundo (ou “O Cosmos”), com o Inferno localizado entre essas duas metades.

A figura no começo deste texto é um mapa teórico, em forma de diagrama, que tenta conceituar todas as coisas do Universo 7 de Dragon Ball, seus sistemas, cosmos, planetas, galáxias, paraíso, inferno, luas, lugares sagrados e a vida.

O círculo completo (círculo maior) representa o Universo Sete. Todos os ovais coloridos (três com interrogação, e um com um círculo vermelhos “N”), dentro do circulo maior, representam os Setores do Universo. O centro do círculo maior representa a Área Sagrada, com os planetas e as estrelas dos Kaioshins.

Dentro de cada setor está um grupo de galáxias que cada Kaioshin supervisiona. A saga de Goku e seus amigos se passa principalmente na Galáxia Norte, na qual um Kaio Sama do Norte a supervisiona, junto com a supervisão do Kaioshin do Leste e de Ro-Kaioshin, que são responsáveis por todos os quatro setores, inclusive o Setor Norte.

Quase nada se sabe sobre os outros setores, apenas que há milhões de anos atrás Majin Buu espalhou terror e destruição nestes setores, matando os Kaioshins do Oeste e do Norte e absorvendo o Kaioshin do Sul e o Dai Kaioshin. Com isso restaram apenas dois Kaioshins, o Kaioshin do Leste e o Ro-Kaioshin (um Kaioshin ancestral, que foi aprisionado na espada Z por Beerus).

O círculo vermelho localizado no oval cinza representa a galáxia do Norte do Setor Norte, onde está a Terra e onde aconteceu boa parte da trama de Dragon Ball.

Tecnicamente há um Kaio Sama em cada setor do Universo, gerindo suas respectivas galáxias.

Segundo Jaco, no sexto capítulo do mangá de Dragon Ball Super, o Universo (sete) possui incontáveis galáxias, o que põe por água abaixo a antiga definição de que o Universo inteiro era dividido em somente quatro galáxias. Atualmente aceita-se a definição de que quando um Kaio afirma ser responsável por uma galáxia, ele na verdade está englobando todas as galáxias daquele setor. Em suma, um setor é um conglomerado de galáxias.

Galáxias

Junto ao Universo possuímos também as áreas externas:

Kaioshin Kai

Na parte externa e próxima ao centro da galáxia encontra-se a área sagrada onde somente são permitidos os deuses mais poderosos de tocar neste solo. Nesta área encontram-se os Kaioshins e o planeta onde vivem. O planeta dos Kaioshins possui uma resistência fora do comum. Nem mesmo Dai Kaio Sama pisou nesse lugar sagrado, mas Goku, Gohan, Vegeta, Dende, Mr. Satan e Buu acabaram pondo os pés no planetinha.

Planeta de Dai Kaio Sama

No anime, acima do paraíso há um planeta para onde vão todos os lutadores mais fortes do Mundo dos mortos. Naquele planeta vive o Kaio Sama mais poderoso da galáxia, o Dai Kaio Sama. Lutadores que morrem e que são autorizados em manter seus corpos vêm aqui para treinarem com outros lutadores da galáxia.

Periodicamente Dai Kaio Sama promove um “Torneio da Galáxia” (ou Torneio do Outro Mundo) com todos os outros lutadores agraciados com o direito de permanecer com seus corpos e escolhidos pelos Kaios, competindo pelo campeonato. Aquele que for o vencedor do torneio será treinado por Dai Kaio Sama.

Goku já participou de um torneio promovido por Dai Kaio Sama, no qual venceu as finais contra Paikuhan. Porém Dai Kaio Sama anulou a condição de vitória de Goku pelo fato de Goku e Paikuhan terem tocado as bordas do Universo em um dos momentos do combate, o que era contra o regulamento do campeonato.

Planeta de Kaio Sama

No anime, nas extremidades do Outro Mundo encontram-se quatro planetas pequenos. Em cada planeta vive um Kaio Sama, responsável por um determinado setor da galáxia (Norte, Sul, Leste ou Oeste).

Goku quando morreu pela primeira vez atravessou todo o Caminho da Serpente para encontrar-se com o Kaio Sama do Norte, em seu planeta. Este planeta possui uma gravidade 10 vezes maior do que a da Terra, o que ajudou muito durante o treinamento de Goku com o Sr. Kaio.

Para alcançar este planeta é necessário percorrer um imenso percurso de 1 milhão de quilômetros no qual Goku levou quase 6 meses para terminá-lo na primeira vez. Este percurso é formado por uma estrada em formato de uma cobra gigante, conhecido como o Caminho da Serpente.

No meio do Caminho da Serpente existe o Castelo da Princesa Serpente, onde vive uma bela e mortífera deusa. Porém a Princesa Serpente e os acontecimentos a respeito do castelo existem apenas no anime.

Em Dragon Ball Z: Battle of Gods,  é revelado que o planeta do Kaio Sama do Norte era muito maior do que conhecemos. O motivo de seu tamanho diminuto é que Beerus explodiu boa parte do planeta, após perder em um jogo para o Kaio Sama do Norte.

Na saga de Cell, o planeta do Kaio Sama do Norte foi explodido por completo, após a auto-destruição do vilão Cell, que fora teleportado por Goku a este planeta para evitar que a Terra fosse destruída. Curiosamente, o planeta aparece intacto no filme Dragon Ball Z: Battle of Gods, muitos anos depois desse episódio envolvendo Cell.

Purgatório

O Purgatório ou Cidade dos Mortos é a passagem para a outra vida. Ela está interligada a todos os setores do cosmos, exceto a área sagrada onde vivem os Kaioshins. Todos que morrem, exceto os Kaios, vêm a esta entrada para ser julgado. Emma-Daioh, o Juiz dos mortos, julga cada espírito baseado em seus atos durante a vida. Após o julgamento, Emma-Daio decide se o espírito vai para o Céu ou Inferno.

Outro MundoCéu (Tengoku)

Ao lado da Cidade dos Mortos existe o “aeroporto divino”, que dá acesso ao Céu (Paraíso).O Céu é um gigantesco planeta com um estranho brilho ao seu redor, sendo coberto por flores e plantas. É uma área para onde os espíritos daqueles fizeram coisas boas na vida vão, porém não o suficiente para manterem seus corpos físicos após a morte.

InfernoInferno (Jigoku)

O Inferno não passa de um lugar “normal”, de vegetação quase nula, regiões arenosas e banhadas com sangue em certas partes (bem, não é tão normal assim). Até parque de diversões existe no inferno, fora as excursões que são realizadas.

Os guardiões do Inferno, responsáveis pela maioria das tarefas, são os Ogros Gozu e Mezu. No Inferno também é cultivada uma árvore misteriosa, na qual seus frutos tem a capacidade de aumentar a energia e resistência de quem a comer. Não existem muitas saídas do Inferno e as que existem apenas Gozu e Mezu conhecem. Lembrando que tanto os eventos que envolvem o Céu, “aeroporto divino” e Inferno só existem no anime. No mangá só há citação do Paraíso e do Inferno.

Anime x Mangá (exceto Dragon Ball Super)

Apesar dessa estrutura ser definida no quarto Daizenshuu (World Guide), o mangá retrata bem menos elementos que os vistos no anime.

Todos os eventos que ocorrem no caminho da Serpente, no anime, são fillers (cenas que não ocorrem no mangá). Gregory, ajudante de Kaio no anime, é filler, apesar de ser um personagem criado pelo próprio Toriyama.

Todos os eventos que ocorrem no Planeta de Dai Kaio Sama durante o Torneio do Outro Mundo, no anime, são fillers. No mangá temos os artworks e acontecimentos de apenas dois Kaio Samas, o do Norte e o do Sul. Dai Kaio Sama não é mostrado, sendo apenas citado. Os demais (sendo quatro ao todo) são apenas citados, sem especificar suas regiões de domínio na Galáxia – Norte, Sul, Leste ou Oeste. No anime, os quatro Kaios aparecem, sendo o artweork de Kaio Sama do Oeste e da Kaio Sama do Leste exclusivos do anime.

Não é mencionado nenhum “aeroporto divino”, no mangá. Assim como não há Planeta de Dai Kaio Sama (todos os eventos desta parte do anime são fillers).

Sabe-se que quando Goku morre pela segunda vez, aparentemente treina no Mundo dos Mortos (já na saga de Buu) com seu corpo, mas não se sabe onde. Tanto que é nesse lugar que Goku e Kaio do Norte encontram o Kaio do Sul. Esse evento ocorre no anime e no mangá, porém no anime é estranho, pois o Kaio Sama do Sul comenta sobre Goku como se desconhecesse seu potencial, já que pela ordem do anime, o mesmo havia enfrentado e vencido o poderoso Paikuhan em um torneio que deixou toda a platéia e todos os Kaios boquiabertos.

No mangá, apenas Kaioshin do Sul e o Dai Kaioshin aparecem (fisicamente, com artwork definido) nas lembranças de Kaioshin do Leste. Os demais Kaioshins mortos por Buu não aparecem, mas são citados (Kaioshin do Oeste e do Norte). Seus artworks foram desenvolvidos exclusivamente para o anime.

O Inferno nunca foi retratado no mangá de Akira Toriyama, mas sabe-se da sua existência. Também não aparece no mangá Goku caindo no Caminho da Serpente (o que o leva ao Inferno), tampouco se sabe da existência do tal Castelo da Princesa Serpente. O Céu também nunca foi retratado no mangá, considerando que não se sabe exatamente onde Goku aparece treinando na segunda vez em que morre.

As retratações do Mundo dos Mortos no anime de Dragon Ball são as maiores fontes de fillers absurdos e contraditórios. O Mundo dos Mortos, incluindo Céu, Inferno e a Cidade de Hades mostram situações extremamente sem sentido, como vilões mortos com seus corpos, causando problemas no Inferno. Podemos citar as principais cenas:
– Qualquer cena onde vilões aparecem com seus corpos, quando tecnicamente é Enma Daio que concede tal direito (além de precisar de um ser divino que o reconstrói, quando o corpo foi completamente destruído – caso de Cell, Freeza, Babidi, dentre outros);
– As Forças Especiais Ginyu, já mortos mas com seus corpos físicos, sendo derrotados por Tenshinhan, Chaoz e Kurilin durante o treinamento com Kaio Sama (questionável);
– As Forças Especiais Ginyu, ainda mortos e ainda com seus corpos físicos, causando problemas no Inferno, sendo derrotados e enjaulados;
– Cell e Freeza, já mortos mas com seus corpos físicos, causando problemas no Inferno, sendo derrotados e enjaulados junto com as Forças Especiais Ginyu;
– Yamcha e Kurilin mortos e com seus corpos físicos enfrentando poderosos guerreiros no Outro Mundo, como Hércules e Paikuhan, oponentes a altura de um Goku que rivalizava com os poderes de Perfect Cell;
– Cell, Freeza, as Forças Especiais Ginyu, Babidi e outros assistindo a luta final contra Buu, no inferno com seus corpos físicos;

Considerando Dragon Ball GT, ainda temos as cenas:
– Dr. Myuu e Gero, com seus corpos robóticos no Inferno, construindo um outro Andróide 17 super poderoso com o material do Inferno!!! E de quebra abrindo um portal para a fuga de vários vilões da série. Todos com os seus corpos físicos, enquanto várias vezes no anime almas eram representadas na forma clássica japonesa de nuvenzinhas falantes!;
– A contradição ao tentar explicar o porquê de Freeza aparecer com seu corpo no Inferno correspondente a sua última forma transformante e não com os componentes robóticos, enquanto Dr. Gero e Myuu aparecem na forma robótica saindo do Inferno quando pela lógica deveriam aparecer com seus corpos físicos originais, tal como ocorreu com Freeza;
– Dr. Gero morre, depois de morto! Assim como todos os vilões que fugiram do inferno!!! Porém Cell e Freeza quando derrotados por Goku de uma maneira fatal retornam avisando que, como estão mortos, são imortais!!!
– Goku não consegue escapar do Inferno, quando qualquer um poderia tirá-lo de lá (Uranai Baba, Emma Daio, KibitoShin, até o próprio Goku com o teletransporte)!

Os quatro planetas dos Kaio Samas só aparecem em uma citação do personagem Olibu ao Goku, no Outro Mundo mostrado apenas no anime. No mangá apenas se tem conhecimento do planeta do Kaio Sama do Norte e, mesmo aparecendo o Kaio Sama do Sul no mangá, seu planeta não é citado.

Gozu, Mezu e basicamente qualquer ogro ou personagem que aparece no Mundo dos Mortos é fruto de fillers, no anime. No mangá podemos dizer que apenas Emma-Daio é um personagem da série canônica e alguns ajudantes que exercem apenas efeito de figuração da cena, com exceção do Guia que leva Goku de carro até o Caminho da Serpente.

Também não há uma localização exata de nenhum dos pontos da Galáxia e do Outro Mundo, logo a representação na imagem não é absoluta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 Comentário

  1. Lenhador

    O universo de db é realmente incrível. Infelizmente Toriyama tornou todos seus personagens overpowers a ponto de que surgir um novo vilão a altura dos já conhecidos é praticamente impossível.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!