•  
  • JOGOS
  • JOGOS – 3DO – Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da!

JOGOS – 3DO – Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da!

by Kami Sama Published on: 5 de julho de 2011
Comments: 2 Comments
Tags: ,
0
0

3DO

Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da! (ドラゴンボールZ 3DO でセルと対決だ!)
Nunca lançado comercialmente
Ano de Produção: 1994
Raridade: 10/ 10

“Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da! leva você em uma inacreditável jornada para proteger o Universo do malvado Cell. O futuro do Universo depende da sua habilidade em usar seus poderes para ajudar Goku e Gohan a derrotar seus inimigos. O game promete interação com mais de 15 personagens enquanto explora um enorme universo.”

Até então era apenas isso que se sabia sobre esse lendário jogo, descrito em um extinto site da internet que prometia a venda deste título junto a um emulador de 3DO. Uma capa circulou durante anos na internet (a partir de 2003), mas constatar que ela era falsa não chegava a ser tão difícil. O número de série dessa capa (FZ-SJ6551) pertence a outro game: Royal Pro Wrestling. Comparando a disposição das letras no verso das capas, podemos ver que “coincidentemente” a disposição dos dados de Royal Pro Wrestling bate com a capa do suposto game de Dragon Ball Z para 3DO. Fora o nome da empresa responsável pelo suposto game, NATSUME, que não consta na capa frontal do game de Dragon Ball Z como deveria.

O único game feito pela NATSUME para 3DO é o próprio Royal Pro Wrestling! Ou seja a capa abaixo é completamente falsa!.

Além disso, o texto no verso do “jogo de Dragon Ball Z” está escrito em inglês, sem nada similar nos games de 3DO feitos no Japão (a NATSUME é japonesa). Sem contar a capa frontal, que segue o mesmo molde, dando a entender que a escolha da fonte (muito ruim, por sinal) é uma tentativa de deixar a capa com um “quê” de oriental. Vale lembrar que essa imagem de Gohan e Cell com a cidade ao fundo foi tratada digitalmente. A ilustração original é do Toriyama e tinha ainda um Goku que foi apagado. Abaixo a ilustração original do Toriyama e a imagem tratada que foi utilizada para fazer a capa falsa:

Cerca de dois supostos shots do jogo rodando em um emulador de 3DO, chamado 3DO Glide, também são controversos. O jogo era vendido pela internet e só rodava nesse emulador. Acontece que um dos shots apresenta uma suposta tela de abertura do jogo utilizando a mesma imagem da capa, que certamente é um falsa. Daí a concluir que os dois shots são fakes é algo lógico. O máximo que poderíamos dizer é que isso se trata de um jogo caseiro de Dragon Ball Z para PC.

Mas não é porque algum malandro criou essa capa e esse suposto jogo para um emulador obscuro que o game não chegou a ser idealizado oficialmente.

Lançado em Setembro de 1993, o 3DO foi o primeiro console de 32 bits do mercado. O 3DO foi uma idéia de Trip Hawkins e o princípio era criar um hardware único onde outras empresas utilizando-se desse hardware poderiam criar produtos com marca e design próprios. Nisso foi fundada a 3DO company, uma joint venture entre 7 empresas; AT&T, Eletronic Arts, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Matsushita, MCA, New Technologies Group e Time Warner. Essa joint venture recebia royalties sobre os consoles vendidos por empresas como a Panasonic, Goldstar, Sanyo, Samsung entre outras, e também recebia cerca de US$ 3,00 por jogo vendido. A média de preço dos consoles era cerca de US$ 700,00 um valor altíssimo para qualquer console na época. Das mais de 500 softhouses licenciadas na época, cerca de 50 apostaram no 3DO. Essas softhouses lançaram uma gama não muito grande de jogos e muitos dos jogos que foram desenvolvidos foram cancelados e nunca lançados no mercado. O principal fator disso é que o preço exorbitante dos consoles acarretou em vendas abaixo do esperado e quando lançaram modelos mais baratos do 3DO, o Sony Playstation e o Sega Saturn já estavam no mercado.

Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da (ドラゴンボールZ 3DO でセルと対決だ!) é um desses jogos que não chegaram a ser comercializados. Depois de Ultraman, Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da se tivesse sido lançado seria o segundo jogo para 3DO desenvolvido pela BANDAI em 1994.

As poucas informações sobre o jogo são de revistas da época. Nesse scan da Weekly Shonen Jump nº11 de 1994 temos um anúncio do evento “3DO World Open Meeting” que ocorreu em dois lugares distintos, no Mydome Osaka em 29/03/1994 e no Harumi Dome 21 em Tokyo em 01/04/1994. No canto esquerdo em destaque podemos ler o convite “Jogue apenas aqui a versão original do jogo de Dragon Ball Z!”. E na Weekly Shonen Jump nº 15 de 1994 também temos uma nota do evento e do game.

As únicas fotos desse evento que temos são de duas revistas francesas da época. A Joypad nº 31 de maio de 1994:

E a Joystick nº 49 também de maio de 1994:

Como podemos reparar no detalhe do scan,

essa versão de estande do game não era jogada com joystick. Era um “punching machine” uma espécie de arcade onde você veste uma luva e tem que dar um soco forte em um alvo almofadado retrátil. A força do golpe aplicado determina a quantidade de dano no oponente. Vários arcades como esse foram lançados no Japão e no mundo, melhor exemplo disso é o Sonic Blast Man (パンチングマシーン) que tem o gabinete quase que idêntico ao Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da.

Como nenhum acessório “estilo punch”, assim como o game nunca foram lançados para o 3DO doméstico fica a questão se Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da nada mais foi do que um game de exibição criado exclusivamente para mostrar as qualidades do 3DO em eventos ou se a BANDAI tinha planos de lançar o jogo. Ao que tudo indica, pelo estilo do jogo muito provavelmente ele não foi concebido para o mercado doméstico.

O fato de um cartão telefônico promocional de Dragon Ball Z para 3DO ter sido feito, nos indica que planos para a promoção desse jogo ou de algum outro jogo de Dragon Ball Z para 3DO eram grandes.

De qualquer forma, sem dúvida alguma Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da é um dos maiores mistérios envolvendo a franquia de jogos Dragon Ball.

2 comments on “JOGOS – 3DO – Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da!

  1. a pensei que foce um jogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

60.975 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

KAMI SAMA EXPLORER
INDEX  Principal New Page 1


 INDEX

Principal
Old News
Facebook
E-mail
Twitter
Youtube
Flickr

 JOGOS ONLINE
Uranai Game
Seu Poder de Luta
Nome em Japonês

 AKIRA TORIYAMA
Introdução
Biografia
Toriyama Exhibition
Toei Anime Fair
BIRD STUDIO
Comentários
Entrevistas

 DRAGON BALL
Aura e Magia
Cabelos
Cronologia
Detecção de Ki
Dubladores
Esferas
Falsas Fusões
Falsos Super Saiyajins
Fusões
Galáxias
Hierarquia
Itens
Ki
Letras
Linhas Temporais
Mortes
Dialeto Namek-go
Níveis Saiyajins
Nomes dos personagens
Números em Dragon Ball
Outro Mundo
Personagens
Planetas
Poder de Luta
População/ Censo
Símbolos
Técnicas
Veículos
Primeira Aparição

 MANGÁS
Awawa World
BattleMan F-1 GP!
Cashman
Chobit
Cowa !
Dr. Slump
Dragon Quest
Dub e Peter
Escape
Go ! Go ! Ackman
Haigyo no Mahi Mahi
Kajika
Karamaru
Kennosuke sama
Kintoki
Lady Red
Mad Matic
Mamejiro
Mysterius Rain Jack
Mr. Ho
Mr. Rocky
Pink
Pola & Roid
Sand Land
Sakugenkijo
Sonchou
Toccio The Angel
T. Highlight Island
Tokimecha
Tomato Girl Detective
Tongpoo
Uchujin Peke
Wonder Island

 ARTWORK
Naruto Hiden Kai no Sho
25 YEARS WITH JOJO

 ANIME
O Anime
Anime pelo Mundo
Aberturas e Encerramentos
Guia de Episódios Dragon Ball
Guia de Episódios Dragon Ball Z
Guia de Episódios Dragon Ball GT

 MANGÁ
O Mangá
Mangá vs. Anime
Mangá pelo Mundo
Plágio

 KANZEBANS
Capas

 DRAGON BALL SD
O Mangá
Scans

 DRAGON BALL NO BRASIL
História
Mangá
TV
Datas
Censura
Dragon Ball na Mídia
Dragon Ball na internet

 EXTRAS
Game Guides
OST CD Games
Jogos Cancelados

 REVIEWS
Super Cassette Vision
NES
Game Boy
Mega Drive
SNES
Terebikko
PC ENGINE
3DO
JAMMA
SYSTEM 32
Saturn
Playstation
Pippin
Playdia
Playstation 2
Game Boy Advance
Game Cube
PSP
Mini-Games
Design Master
Palmtop

 DAIZENSHUUS
Introdução
Complete Illustrations
Story Guide
TV Animation 1
World Guide
TV Animation 2
Movies & TV Specials
Daijiten
Cardass Perfect File 1
Cardass Perfect File 2
TV Animation 3

 BIRD LAND PRESS
Introdução

 LIVROS
Mangaká
Movie Books
Outros Livros

 FILMES/ESPECIAIS
DVD Dragon Box
Especiais
Filmes

 ÁUDIO
LPs e Fitas Cassete

 IMAGENS
Akira Toriyama
Autógrafos
Cards
Cosplayers
F1 & Senna
Model Sheets/ Concept Arts
Produtos

 DRAGON FALL
Introdução

 ZINES
Dragon Ball Milênio
Dragor Pall

 FLICKR


 

 


Kami Sama Explorer em nenhum momento infringe o Copyright de Dragon Ball pertencentes à BIRD STUDIO e SHUEISHA Inc., além de não estar envolvido em qualquer produção oficial feita por elas. Este site é de caráter educativo e todo o material referente à Dragon Ball tem como único propósito levar ao conhecimento das pessoas tal obra, nada mais do que isto. O mesmo vale para qualquer outro anime aqui citado, seja de Akira Toriyama ou não. KSE, KSE2k e Kami Sama Explorer são nomes fantasias pertencentes a Anderson "Kami Sama" e Akauê "Ginyu" Barko. É proibida a reprodução ou cópia, parcial ou total deste site. O uso sem permissão de qualquer link existente neste site não será permitido. Os direitos autorais deste site são protegidos pela lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Quaisquer  dúvidas mande-me um e-mail. Obrigado. :)

FACEBOOK

março 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Follow Me
FacebookFlickrYoutube

Welcome , today is segunda-feira, 27 de março de 2017