SÍMBOLOS

by Kami Sama Published on: 2 de novembro de 2010
Comments: 12 Comments
Tags: No Tags
0
0

Símbolos
Em toda a série Dragon Ball, deparamo-nos com os mais diversos símbolos, sejam eles em kanji, emblemas, logotipos ou mesmo em figuras, estampados em roupas e aparelhos. Nesta seção, vocês encontram a maioria dos símbolos que apareceram em Dragon Ball! OBS – Kanjis são ideogramas surgidos na China que representam uma ideia completa, como um desenho.

– Este é o ideograma usado nos quimonos do estilo Kame, dados a Goku e Kurilin quando estes passaram a treinar com Mestre Kame. O ideograma significa “Kame”  ( かめ, “tartaruga”).

Goku usa o símbolo no lado esquerdo do peito e nas costas, desde que começou a treinar com Mestre Kame até o fim do seu treinamento com Sr. Kaio ou seja, do capítulo 33 até o capítulo 212 do mangá. A partir daí, Goku passou a usar este símbolo apenas na frente, permanecendo com ele até o fim de seu treinamento de 100G na nave espacial que rumava à Namek, onde passou a usar seu próprio ideograma.

Já Kurilin usa este ideograma no peito e nas costas do uniforme até o fim da saga de Cell ou seja, do capítulo 33 ao capítulo 418 do mangá. Yamcha também treina com Mestre Kame, recebendo também este ideograma. No caso de Yamcha, ele usa a partir do capítulo 113, durante o 22° Tenkaichi Budokai, tanto no peito quanto nas costas. Mas durante o início da Saga dos Andróides, ele aparece coadota o ideograma 界 王 no peito, mantendo o ideograma  亀 nas costas até o momento em que Goku passa mal e é levado até a sua casa por ele. Após isso, misteriosamente o ideograma do peito volta a ser o antigo 亀, indicando ser um grave erro de continuidade de Akira Toriyama.  

Goku também aparece utilizando esse ideograma nos filmes Doragon Bōru: Makafushigi Dai-Bōken (ドラゴンボール 魔訶不思議大冒険), Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!! (ドラゴンボールZ オラの悟飯を返せッ!!) e Doragon Bōru Zetto: Kono yo de ichiban tsuyoi yatsu (ドラゴンボールZ この世で一番強いヤツ). E retorna a utilizá-lo no especial Doragon Bōru Ossu! Kaette Kita Son Gokū to Nakama-tachi!! (ドラゴンボール オッス! 帰ってきた孫悟空と仲間たち!!), lançado no Jump Super Anime Tour em setembro de 2008. Yamcha e Kurilin também aparecem utilizando esse ideograma no especial citado.

Kurilin também aparece utilizando o ideograma no filme Doragon Bōru: Makafushigi Dai-Bōken (ドラゴンボール 魔訶不思議大冒険) e nos seis primeiros filmes da franquia Dragon Ball Z, além do nono filme. Já Yamcha aparece usando o ideograma nos filmes Doragon Bōru Zetto: Chikyū Marugoto Chōkessen (ドラゴンボールZ 地球まるごと超決戦) e Doragon Bōru Zetto Ginga Giri-Giri!! Butchigiri no Sugoi Yatsu (ドラゴンボールZ 銀河ギリギリ!!ぶっちぎりの凄い奴).

Há várias outras referências com o ideograma 亀, em artworks ou em páginas títulos.

 

界 王 – Este é um ideograma composto por 2 kanjis e utilizado por Kaio do Norte e Kaio do Sul no mangá e por todos os demais Kaios, incluindo Dai Kaio Sama, existentes no anime. Após o encerramento de seu treinamento com o Kaio do Norte (capítulo 212 do mangá), Goku passou a usar este símbolo apenas nas costas, junto com o símbolo do estilo Kame, que era usado no lado esquerdo do peito. Permaneceu com eles até o fim de seu treinamento de 100G na nave espacial que rumava à Namek (capítulo 273 do mangá). O 1º kanji significa “Kai” (“mundo”), e o 2º kanji significa “Ou” (“rei”). Portanto, o ideograma significa “rei do mundo” (かいおう).

Yamcha utiliza esse ideograma no peito, combinado com o ideograma do estilo Kame (亀), nas costas, durante a saga dos Androides, porém por descuido do próprio Akira Toriyama, o ideograma do peito é trocado de forma arbitrária durante o desenrolar da história para o do estilo Kame, gerando uma quebra de continuidade rara de ser vista. Explica-se: Yamcha durante os acontecimentos diretos envolvendo os Androides 19 e 20 usava o ideograma 界 王 no peito, até o momento em que Goku passa mal e é levado até a sua casa por ele. Já na casa de Goku, Yamcha, com o mesmo uniforme rasgado após um ataque anterior feito pelo Andróide 20, aparece com o ideograma 亀 no peito, e segue com ele até o desfecho da saga Cell (já com um novo uniforme, sem os rasgos).

Goku também usa este ideograma no filme Doragon Bōru Zetto: Kono yo de ichiban tsuyoi yatsu (ドラゴンボールZ この世で一番強いヤツ).

– Este é o ideograma adotado por Goku após completar seu treinamento de 100G na nave espacial que rumava à Namekusei (capítulo 273 do mangá), permanecendo com ele até o fim da saga de Freeza (no anime, vai até o fim do treinamento que teve antes da chegada dos Androides 19 e 20, pois a partir daí ele usa um uniforme sem ideograma). Goku usa o símbolo no lado esquerdo do peito e nas costas e o significado do ideograma é o próprio nome de Goku ( ご, pelo menos da parte  “Go”). Como os outros ideogramas anteriormente utilizados por Goku referia-se aos seus mestres, o uso deste ideograma representa a sua autossuficiência, de quem caminha e aprende por conta própria.

Goku também utiliza esse ideograma nos filmes Doragon Bōru Zetto: Chikyū Marugoto Chōkessen (ドラゴンボールZ 地球まるごと超決戦) e Doragon Bōru Zetto: Tobikkiri no Saikyō tai Saikyō (ドラゴンボールZ とびっきりの最強対最強).

Esse ideograma aparece também no uniforme intacto do Goku já transformado em Super Saiyajin, como página título do capítulo 329 do mangá que retrata os momentos finais da saga de Freeza. Explica-se: durante a batalha entre o Super Saiyajin Goku e Freeza, o seu uniforme estava completamente rasgado.

   

Curiosamente, esse ideograma apareceu em imagens das páginas títulos dos capítulos 125 e 229 do mangá. Muito antes dos eventos que propiciaram o uso deste ideograma na série.

Também é utilizado por Gohan durante a saga dos Dragões malignos, em Dragon Ball GT.

孫  – Este é o primeiro ideograma usado por Gohan, que aparece no capítulo 196 do mangá. Ele deixa de usá-lo assim que Piccolo Jr. o manda tirar o casaco e inicia o teste de sobrevivência na selva (Gohan acaba esquecendo o casaco, enquanto corria atrás de Piccolo Jr., que o deixa sozinho, isso no capítulo 207 do mangá). O ideograma significa “Son” (そん, “descendente”).

Gohan também aparece utilizando esse ideograma em seu chapéu em uma imagem de página título do capítulo 207 do mangá.  E também nos filmes Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!! (ドラゴンボールZ オラの悟飯を返せッ!!) e Doragon Bōru Zetto: Sūpā Saiyajin da Son Gokū (ドラゴンボールZ 超サイヤ人だ孫悟空).

 – Este é o ideograma pertencente ao Piccolo Daimaoh, que faz sua primeira aparição no capítulo 135 do mangá. Gohan também usou este símbolo no quimono que foi dado por Piccolo Jr., logo após Gohan ter rasgado toda a sua antiga roupa devido à sua transformação em Oozaru, no capítulo 208. Gohan usa o símbolo tanto nas costas, quanto no lado esquerdo do peito e usou durante todo o treinamento que teve com Piccolo Jr. antes da chegada dos Saiyajins ou seja, a última vez que ele aparece utilizando esse ideograma é no capítulo 211 do mangá. O ideograma significa “Ma” (ま, “demônio” ou “espírito maligno”).

Em um filler do anime, um grupo de jovens que agem como subalternos de Piccolo Daimao durante seu breve reinado como Rei da Terra, usam roupas marcadas com まeマ, com o mesmo significado do kanji. E a garrafa e a panela elétrica utilizada para selar Piccolo Daimaoh possui a seguinte inscrição: 大魔王封じ (Daimaou-fuuji), que significa “o selo do grande rei demônio”.

– Este é o ideograma pertencente ao Kami Sama (Piccolo). O ideograma significa “Kami” ( かみ, “deus” ou “espírito do bem”). Dende também o usa a partir da saga de Buu, capítulo 426 do mangá, mas todas as aparições seguintes de Dende já o mostra novamente sem o ideograma. 

 – Este é o ideograma usado por Ox King (Rei Cutelo, Gyuumao) em seu exótico chapéu. O significado do ideograma é “Gyuu” (ぎゅう, “boi”, “vaca” ou “touro) e é usado para escrever o nome de Gyuumao). Aparece pela primeira vez no capítulo 209 do mangá, até o capítulo 310 do mesmo, na saga de Freeza. No anime, ele apareceu utilizando esse chapéu no episódio 149.

炒饭 – Este é o ideograma usado por Pilaf, que significa “Chaahan” (チャーハン, “arroz frito”).

– Este é o ideograma usado por Mutaito, mestre de Roshi (Mestre Kame) e Tsuru. Tanto Mestre Kame quanto Tsuru também utilizaram deste ideograma, quando ainda alunos, aparecendo pela primeira vez no capítulo 135 do mangá. No anime, outros discípulos de Mutaito aparecem utilizando o ideograma.

O ideograma também representa o “Bu” em Budoukai (武道 ou “budou”, que significa “arte marcial”). Mas seu uso nos uniformes de Mutaito e seus discípulos significa o “mu” do nome “Mutaito” (“grande sábio das artes marciais”).

– Este é o ideograma pertencente ao Dai Kaio Sama. O ideograma significa “Dai ” (だい, “grande”). Ele aparece no episódio 196 do anime. 

Este ideogama, visto tanto no pijama de Goten, quanto na caixa ao fundo do quarto, significa “céu”.

 – Este é o ideograma pertencente ao Sr. Emma Daioh. A explicação do ideograma usado por Enma Daioh é um pouco difícil de entender. O ideograma significa em japonês  “En” (えん, “cidade”). O nome “Enma” poderia ser traduzido como “demônio da cidade”. Porém, “Enma Daioh” tem como tradução o significado de “o grande rei”.

Este é o ideograma existente na porta da casa de Goku, no primeiro episódio da série animada. O ideograma significa “Fuku” (ふく, “alegria”). Também aparece no especial Doragon Bōru Saikyō e no Michi (ドラゴンボール 最強への道).

O mesmo ideograma também aparece na casa onde Goku, Chichi, Gohan e Goten vivem.

Este é o ideograma visto no anunciante do Torneio de Artes Marciais, realizado no 3º filme de Dragon Ball, Unkogashitakunaru Daibōken (魔訶不思議大冒険).

 – Este é o ideograma usado por Yamcha, em seu traje, na época em que era um ladrão do deserto. Assim que ele começa a treinar com Mestre Kame, ele abandona o traje e o símbolo ou seja, ele usa esse ideograma do capítulo 7 até o capítulo 112 do mangá. O ideograma significa  “Raku” (らく, “música”).

– Este é o ideograma usado por Mestre Tsuru e seus discípulos (Tenshinhan e Chaoz), que aparecem no capítulo 113 do mangá, no início do o 22 º Tenkaichi Budoukai. Tenshinhan e Chaoz deixaram de usar os trajes com os símbolos assim que abandonam Mestre Tsuru. O ideograma significa “Tsuru”(つる/ “corvo”).


Este é o ideograma usado por TaoPaiPai, em seu traje rosa, no lado esquerdo do peito. Nas costas, tem escrito a frase “KILL YOU” (MATO VOCÊ). O ideograma significa “assassino”.

 – Este é o ideograma usado pelo Exército dos Coelhos e seu líder, o Chefe Coelho (Boss Rabbit ou Toninjinka). O carro do Chefe Coelho também possuí o símbolo em sua porta. O ideograma significa “Para” (と/ “coelho”). Daí vem a explicação do nome do personagem, que aparece nos capítulos 16 e 17 do mangá. 

pastel_chaozu

 – Este é um dos ideogramas usados por Chaoz e faz parte do seu próprio nome em chinês (餃子, “Jiǎozi”). A palavra 餃子 também dá nome a um prato típico da culinária chinesa similar a um ravióli recheado de carnes ou legumes, conhecido como gyōza.

chaoz_bojack

餃子 – Usado apenas no filme Doragon Bōru Zetto: Ginga Giri-Giri!! Butchigiri no Sugoi Yatsu (ドラゴンボールZ 銀河ギリギリ!!ぶっちぎりの凄い奴, Dragon Ball Z: Bojack Unbound) e em alguns jogos, como em Dragon Ball Z Dokkan Battle, esse ideograma nada mais é que o nome completo de Chaoz, em chinês (“Jiǎozi”).

tenshinhan_ideograma

 – Este é um dos ideogramas usados por Tenshinhan, tanto quando chega com seus amigos em sua segunda participação no Tenkaichi Budokai, como no filme Dragon Ball Z Fukkatsu no F (e na sua adaptação em mangá) e também em Dragon Ball Super.

Esse ideograma nada mais é que a primeira parte de seu nome em chinês (天津飯, Tiānjīnfàn), sendo que isoladamente significa “dia”.

根 性 – Este é o ideograma visto numa das transformações de Oolong, na série Dragon Ball, para intimidar Goku e companhia. Significa “Konjou” (こんじょう, “coragem”, “força de vontade”). 

– Curiosamente, dependendo das emoções de Oolong, os ideogramas que aparecem estampados nesta transformação mudam! Após um garoto do vilarejo atirar com um estilingue uma pedra em Oolong transformado, ele sente bastante dor e justamente é esse o significado do seu ideograma: “Tsuu” (痛, “dor”). Em uma outra situação, quando ele acidentalmente desliza o dedo em sua sopa quente, os ideogramas mudam para “Netsu” (热), que significa “calor”.

Este é o emblema usado pelos soldados do Exército dos Coelhos, em Dragon Ball.

Este emblema pode ser encontrado nas naves espaciais e nas armaduras de todos os integrantes das Forças Especiais Ginyu. O emblema é inspirado na cabeça do líder do grupo, Ginyu.

Este logotipo foi criado pelo Dr. Briefs como o símbolo das indústrias Capsule Corp.. Todo produto pertencente ou criado pela empresa possuí este logotipo, que consiste de um círculo em branco contendo 2 letras “C”, também em branco.

Este emblema era o símbolo do exército Red Ribbon. Podia-se ver isso em cada construção, equipamento, roupa ou máquina usada pelo exército, incluindo os andróides criados pelo Dr. Gero. O emblema é composto das duas iniciais da palavra “Red Ribbon” (RR).


Este é o emblema da Família Real dos Saiyajins, do Planeta Vegeta. É visto nas armaduras do rei Vegeta e do príncipe Vegeta, no lado esquerdo do peito, presumindo-se que todos os integrantes da Família Real possuíam esse emblema.

Este “M” é o símbolo que aparece na touca do mago Bibidi e no cinto de Majin Buu e Babidi. Quando Babidi se apodera de algum ser, um “M” é marcado na testa deste ser.


Na camiseta de Garlic Jr., abaixo de sua capa, existe um símbolo parecido com uma peça de xadrez ou algo assim. Possivelmente, tem algo relacionado com o seu desejo de ser o Guardião da Terra, no lugar de Kami Sama.

Este é o emblema usado no quepe de Oolong, inspirado em trajes militares.

Um morcego e um garfo, é o que caracteriza o emblema usado pelos soldados de elite (Bongo e Pasta) do soberano Grumes, no filme Dragon Ball: Shenron no Densetsu” (ドラゴンボール: 神龍の伝説).

Curiosamente, na capa do filme “Dragon Ball: Shenron no Densetsu” e nas imagens usadas nas biografias de Bongo e Pasta, no Movie Book nº 1 de Dragon Ball, aparecem eles usando o emblema de um garfo e faca cruzados. Abaixo do emblema está escrito “GORUMES”.

Esse é o emblema encontrado nas armaduras dos soldados de Slug no 4º filme de Dragon Ball Z, Sūpā Saiya-jin da Son Gokū (超サイヤ人だ孫悟空) . O emblema é constituído de um “S” dourado, referente a inicial do nome Slug.

Este é o logotipo da Orange High School, onde Gohan e Videl estudam. Os alunos usam um broche com o símbolo da escola em suas roupas, de modo que sejam reconhecidos como alunos da escola.

Este emblema pode ser encontrado nas armaduras de todos os soldados de Koola no 5º filme de Dragon Ball Z, Tobikkiri no Saikyō tai Saikyō (とびっきりの最強対最強).

Este é o emblema característico nos uniformes de todos os funcionários e pacientes do planeta-hospital Pital, em Dragon Ball GT.

Este é o cinturão concedido vencedor do Torneio de Artes Marciais na Terra, título este pertencente ao Mr. Satan. A característica deste emblema é um morcego que possui em sua barriga um ideograma. Abaixo do morcego, lê-se “CHAMPION” (campeão).

Na verdade, isto não é bem um símbolo, muito menos um kanji ou emblema. Trata-se do nome real de Goku (Kakarotto), na escrita dos Saiyajins. Esta cena foi retirada do episódio especial de TV Tatta Hitori no Saishū Kessen~Furīza ni Idonda Zetto Senshi Son Gokū no Chichi~ ( たったひとりの最終決戦~フリーザに挑んだZ戦士 孫悟空の父~), no berçário onde encontrava-se o recém-nascido Kakarotto.

Este símbolo que aparece no peito desses soldados, na verdade representa o planeta Immega, o 1º a aparecer em Dragon Ball GT.  Pode-se encontrar esse símbolo em qualquer lugar, seja em portas, aparelhos, vestimentas de soldados e até no dinheiro (aliás, é também o símbolo monetário do planeta Immega).

Este emblema/ medalha foi concedido ao Gill pelo General Rild, por ajudar nos planos de captura de Goku, Trunks e Pan. Fora isso, não possui nenhum significado especial…

 

12 comments on “SÍMBOLOS

  1. Dominic Reynaldo on said:

    Eu amava o Toninjinka !!!

  2. Lucas Lazarotto on said:

    eu gosto muito do dragon ball z

  3. Lucas Lazarotto on said:

    é nois

  4. Thiago Evaristo on said:

    da hora…….

  5. eu amo dragon ball z

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

61.964 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

KAMI SAMA EXPLORER
INDEX  Principal New Page 1


 INDEX

Principal
Old News
Facebook
E-mail
Twitter
Youtube
Flickr

 JOGOS ONLINE
Uranai Game
Seu Poder de Luta
Nome em Japonês

 AKIRA TORIYAMA
Introdução
Biografia
Toriyama Exhibition
Toei Anime Fair
BIRD STUDIO
Comentários
Entrevistas

 DRAGON BALL
Aura e Magia
Cabelos
Cronologia
Detecção de Ki
Dubladores
Esferas
Falsas Fusões
Falsos Super Saiyajins
Fusões
Galáxias
Hierarquia
Itens
Ki
Letras
Linhas Temporais
Mortes
Dialeto Namek-go
Níveis Saiyajins
Nomes dos personagens
Números em Dragon Ball
Outro Mundo
Personagens
Planetas
Poder de Luta
População/ Censo
Símbolos
Técnicas
Veículos
Primeira Aparição

 MANGÁS
Awawa World
BattleMan F-1 GP!
Cashman
Chobit
Cowa !
Dr. Slump
Dragon Quest
Dub e Peter
Escape
Go ! Go ! Ackman
Haigyo no Mahi Mahi
Kajika
Karamaru
Kennosuke sama
Kintoki
Lady Red
Mad Matic
Mamejiro
Mysterius Rain Jack
Mr. Ho
Mr. Rocky
Pink
Pola & Roid
Sand Land
Sakugenkijo
Sonchou
Toccio The Angel
T. Highlight Island
Tokimecha
Tomato Girl Detective
Tongpoo
Uchujin Peke
Wonder Island

 ARTWORK
Naruto Hiden Kai no Sho
25 YEARS WITH JOJO

 ANIME
O Anime
Anime pelo Mundo
Aberturas e Encerramentos
Guia de Episódios Dragon Ball
Guia de Episódios Dragon Ball Z
Guia de Episódios Dragon Ball GT

 MANGÁ
O Mangá
Mangá vs. Anime
Mangá pelo Mundo
Plágio

 KANZEBANS
Capas

 DRAGON BALL SD
O Mangá
Scans

 DRAGON BALL NO BRASIL
História
Mangá
TV
Datas
Censura
Dragon Ball na Mídia
Dragon Ball na internet

 EXTRAS
Game Guides
OST CD Games
Jogos Cancelados

 REVIEWS
Super Cassette Vision
NES
Game Boy
Mega Drive
SNES
Terebikko
PC ENGINE
3DO
JAMMA
SYSTEM 32
Saturn
Playstation
Pippin
Playdia
Playstation 2
Game Boy Advance
Game Cube
PSP
Mini-Games
Design Master
Palmtop

 DAIZENSHUUS
Introdução
Complete Illustrations
Story Guide
TV Animation 1
World Guide
TV Animation 2
Movies & TV Specials
Daijiten
Cardass Perfect File 1
Cardass Perfect File 2
TV Animation 3

 BIRD LAND PRESS
Introdução

 LIVROS
Mangaká
Movie Books
Outros Livros

 FILMES/ESPECIAIS
DVD Dragon Box
Especiais
Filmes

 ÁUDIO
LPs e Fitas Cassete

 IMAGENS
Akira Toriyama
Autógrafos
Cards
Cosplayers
F1 & Senna
Model Sheets/ Concept Arts
Produtos

 DRAGON FALL
Introdução

 ZINES
Dragon Ball Milênio
Dragor Pall

 FLICKR


 

 


Kami Sama Explorer em nenhum momento infringe o Copyright de Dragon Ball pertencentes à BIRD STUDIO e SHUEISHA Inc., além de não estar envolvido em qualquer produção oficial feita por elas. Este site é de caráter educativo e todo o material referente à Dragon Ball tem como único propósito levar ao conhecimento das pessoas tal obra, nada mais do que isto. O mesmo vale para qualquer outro anime aqui citado, seja de Akira Toriyama ou não. KSE, KSE2k e Kami Sama Explorer são nomes fantasias pertencentes a Anderson "Kami Sama" e Akauê "Ginyu" Barko. É proibida a reprodução ou cópia, parcial ou total deste site. O uso sem permissão de qualquer link existente neste site não será permitido. Os direitos autorais deste site são protegidos pela lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Quaisquer  dúvidas mande-me um e-mail. Obrigado. :)

FACEBOOK

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Follow Me
FacebookFlickrYoutube

Welcome , today is terça-feira, 12 de dezembro de 2017