AKIRA TORIYAMA EXHIBITION

by Kami Sama Published on: 7 de setembro de 2010
Comments: 1 Comment
Tags: , ,
0
0

Akira Toriyama Exhibition

No Japão os grandes eventos relacionados a animação, jogos e mangás, acontecem com razoável freqüência, afinal esse nicho da indústria de  entretenimento movimenta anualmente uma soma incrível de dinheiro. Normalmente esses eventos envolvem dezenas de empresas e milhares de produtos. Museus e exposições referentes a um artista ou empresa são fatos mais raros, como é o caso do Museu Gibli situado na cidade de Mitaka, o Osamu Tezuka que ganhou museu próprio na cidade de Takarazuka após sua morte, o Yanase Takashi Memorial Art Museum (Anpanman Museum) na cidade de Kahoku-cho e o Akira Toriyama que nos anos de 1993 a 1997 teve uma enorme exposição itinerante que se realizou em diversos museus por todo o Japão. Essa exibição levou o nome de Akira Toriyama Exhibition e ao seu término totalizou o incrível número de 3.300.000 de visitantes.

O Akira Toriyama Exhibition foi reformulado em 1995 e as atrações “interativas” como o modelo em escala da Vila Penguin foram deixadas de lado, para se adequar melhor ao espaço de outros museus como o National Museum of Western Art em Tokyo. O Akira Toriyama Exhibition continha cerca de 400 ilustrações.

O Akira Toriyama Exhibition passou pelos seguintes museus:

Kanagawa – Kawasaki City Museum – 04/12/1993 a 30/01/1994

Fukushima-Iwaki City Art Museum – 09/04/1994 a 29/05/1994

Kagawa – Takamatsu City Museum of Art –  05/08/1994 a 04/09/1994

Hokkaido – Asahikawa Museum of Art  –  22/10/1994 a 27/11/1994

Fukuoka – LaForet Museum Kokura – 22/12/1994 a 29/01/1995

Tokyo  – Shinjuku Mitsukoshi Museum of Art – 22/04/1995 a 21/05/1995

Aichi – Nagoya Citizen’s Gallery – 06/06/1995 a 02/07/1995

Tokyo – The National Museum of Western Art – 20/07/1995 a 27/08/1995

Hyogo – Kobe Hankyu Museum – 14/09/1995 a 25/09/1995

Akita – Msuda Museum of Cartoon Art – 27/07/1997 a 24/08/1997

Hyogo – Kobe Hankyu Museum – 18/07/1998 a 10/08/1998 *

* Essa exibição de 1998 não foi relacionada apenas ao Akira Toriyama. Ela aconteceu nas comemorações do trigésimo aniversário da Weekly Shonen Jump. A exposição tratava dos principais artistas que tiveram histórias publicadas na revista e na época comentou-se que quem tinha perdido a oportunidade de conferir as ilustrações do Akira Toriyama Exhibition teria a última chance de conferi-las nesse evento.

Cerca de dois livros referentes ao Akira Toriyama Exhibition foram lançados e comercializados apenas durante os eventos. O primeiro, de 1993, com cerca de 144 páginas e  o segundo, de 1995, com 168 páginas, ambos totalmente coloridos e com os textos em inglês e japonês.

Curtis H. Hoffmann, um dos antigos webmasters do lendário site toriyama.org é um dos poucos ocidentais que escreveram suas impressões sobre o Akira Toriyama Exhibition. Ele as escreveu em Fevereiro de 1994 e são essas impressões que serviram de base para nossa descrição do que consistia o evento:

“A exposição era enorme, levou cerca de duas horas para olhar tudo. As paredes foram cobertas com páginas originais emolduradas dos mangás Dr. Slump, Dragon Ball, Pink, Chobit e outras histórias curtas. Existem cerca de cinco monitores passando animes em looping. A idéia era que você pudesse olhar o mangá e compará-lo com o anime. Muitos rascunhos a lápis, mostrando os passos e o processo para se finalizar os personagens dos mangás, também estavam expostos.

Para ilustrar a versatilidade do Toriyama, foram expostas diversas ilustrações do design de personagens criados para Dragon Quest e Torneko, além dos bonecos usados em Apple Pop. Uma seção foi dedicada somente a acetatos de Dragon Ball Z, tanto da série televisiva quanto dos filmes, logicamente os acetatos expostos eram completos, com as imagens de cenário de fundo (background). Muitos produtos relacionados a Dragon Ball e Dr. Slump estavam em exibição em três grandes vitrines, como bonecos, pôsteres, latas de suco com a temática Dragon Ball Z, lápis, toalhas e mais uma infinidade de bugigangas que não estavam a venda.

As áreas multimídia eram as que mais chamavam atenção e vale destacar algumas delas, como a Vila Penguin construída em escala,  com modelos de Arale, Tarou, Akene e Sembe. As faces dos modelos estavam um tanto deformadas, muito gordas e redondas, mas os detalhes eram impressionantes. Em uma outra área tínhamos uma abertura em uma parede criando uma espécie de “box 3D”. Dentro desse “box” foi construído um modelo da ilha do Mestre Kame, com diversos personagens em frente à casa do velho, além de sete esferas do dragão reunidas. Ao fundo, uma parede de vidro estava pintada com nuvens e um céu azul e, quando a luz do “box” mudava, o céu se escurecia e Shenlong aparecia nele em meio a flashs de luz. A ilusão não era perfeita, pois dava para ver a silhueta de Shenlong na parede de vidro ao fundo, quando ainda era “dia” dentro do box, mas de qualquer forma valeu a tentativa, além dos modelos estarem muito bem feitos.

No meio da área de exibição, um quarto todo escuro foi feito para a projeção de um vídeo em tela grande. Esse vídeo consistia em uma animação com os personagens feitos em acetato, mas com cenários em 3D. Além disso o vídeo também tinha animações em computador dos personagens de Dragon Ball Z, sendo que algumas dessas animações em computador já tinham sido usadas em comerciais dos games de luta de Dragon Ball Z para Super Nintendo. Mas tudo foi editado, formando um único vídeo com a tela se dividindo algumas vezes para dar um efeito mais impactante, com diversas ações acontecendo ao mesmo tempo. Não há muita história, apenas Freeza, seu pai e Cell aparecem para lutar contra Gohan, Goku e Vegeta.

A entrada custou 700 ienes e a loja do museu tinha uma infinidade de produtos relacionados à exposição. O destaque fica para as reproduções das ilustrações emolduradas e as coleções de ilustrações em formato cartão postal que vem em envelopes. Eu recomendo a exposição para qualquer fã do Toriyama visitando o Japão e para qualquer um que esteja interessado em como fazer um mangá (tinha um monte de aspirantes a mangaká olhando muito atentamente as gravuras, tentando imaginar como é que elas foram feitas).”





1993 Kawasaki City Museum poster 1993 Kawasaki City Museum ticket
1995 Kobe Hankyu Museum 1997 Msuda Museum of Cartoon Art

One comment on “AKIRA TORIYAMA EXHIBITION

  1. Muito boa iniciativa vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

61.964 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

KAMI SAMA EXPLORER
INDEX  Principal New Page 1


 INDEX

Principal
Old News
Facebook
E-mail
Twitter
Youtube
Flickr

 JOGOS ONLINE
Uranai Game
Seu Poder de Luta
Nome em Japonês

 AKIRA TORIYAMA
Introdução
Biografia
Toriyama Exhibition
Toei Anime Fair
BIRD STUDIO
Comentários
Entrevistas

 DRAGON BALL
Aura e Magia
Cabelos
Cronologia
Detecção de Ki
Dubladores
Esferas
Falsas Fusões
Falsos Super Saiyajins
Fusões
Galáxias
Hierarquia
Itens
Ki
Letras
Linhas Temporais
Mortes
Dialeto Namek-go
Níveis Saiyajins
Nomes dos personagens
Números em Dragon Ball
Outro Mundo
Personagens
Planetas
Poder de Luta
População/ Censo
Símbolos
Técnicas
Veículos
Primeira Aparição

 MANGÁS
Awawa World
BattleMan F-1 GP!
Cashman
Chobit
Cowa !
Dr. Slump
Dragon Quest
Dub e Peter
Escape
Go ! Go ! Ackman
Haigyo no Mahi Mahi
Kajika
Karamaru
Kennosuke sama
Kintoki
Lady Red
Mad Matic
Mamejiro
Mysterius Rain Jack
Mr. Ho
Mr. Rocky
Pink
Pola & Roid
Sand Land
Sakugenkijo
Sonchou
Toccio The Angel
T. Highlight Island
Tokimecha
Tomato Girl Detective
Tongpoo
Uchujin Peke
Wonder Island

 ARTWORK
Naruto Hiden Kai no Sho
25 YEARS WITH JOJO

 ANIME
O Anime
Anime pelo Mundo
Aberturas e Encerramentos
Guia de Episódios Dragon Ball
Guia de Episódios Dragon Ball Z
Guia de Episódios Dragon Ball GT

 MANGÁ
O Mangá
Mangá vs. Anime
Mangá pelo Mundo
Plágio

 KANZEBANS
Capas

 DRAGON BALL SD
O Mangá
Scans

 DRAGON BALL NO BRASIL
História
Mangá
TV
Datas
Censura
Dragon Ball na Mídia
Dragon Ball na internet

 EXTRAS
Game Guides
OST CD Games
Jogos Cancelados

 REVIEWS
Super Cassette Vision
NES
Game Boy
Mega Drive
SNES
Terebikko
PC ENGINE
3DO
JAMMA
SYSTEM 32
Saturn
Playstation
Pippin
Playdia
Playstation 2
Game Boy Advance
Game Cube
PSP
Mini-Games
Design Master
Palmtop

 DAIZENSHUUS
Introdução
Complete Illustrations
Story Guide
TV Animation 1
World Guide
TV Animation 2
Movies & TV Specials
Daijiten
Cardass Perfect File 1
Cardass Perfect File 2
TV Animation 3

 BIRD LAND PRESS
Introdução

 LIVROS
Mangaká
Movie Books
Outros Livros

 FILMES/ESPECIAIS
DVD Dragon Box
Especiais
Filmes

 ÁUDIO
LPs e Fitas Cassete

 IMAGENS
Akira Toriyama
Autógrafos
Cards
Cosplayers
F1 & Senna
Model Sheets/ Concept Arts
Produtos

 DRAGON FALL
Introdução

 ZINES
Dragon Ball Milênio
Dragor Pall

 FLICKR


 

 


Kami Sama Explorer em nenhum momento infringe o Copyright de Dragon Ball pertencentes à BIRD STUDIO e SHUEISHA Inc., além de não estar envolvido em qualquer produção oficial feita por elas. Este site é de caráter educativo e todo o material referente à Dragon Ball tem como único propósito levar ao conhecimento das pessoas tal obra, nada mais do que isto. O mesmo vale para qualquer outro anime aqui citado, seja de Akira Toriyama ou não. KSE, KSE2k e Kami Sama Explorer são nomes fantasias pertencentes a Anderson "Kami Sama" e Akauê "Ginyu" Barko. É proibida a reprodução ou cópia, parcial ou total deste site. O uso sem permissão de qualquer link existente neste site não será permitido. Os direitos autorais deste site são protegidos pela lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Quaisquer  dúvidas mande-me um e-mail. Obrigado. :)

FACEBOOK

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Follow Me
FacebookFlickrYoutube

Welcome , today is terça-feira, 12 de dezembro de 2017