AWAWA WORLD

Awawa World

Awawa World (あわわワールド)
Lançamento: 1977. Nunca foi publicado comercialmente.

No ano de 1977, Akira Toriyama participou com Awawa World (あわわワールド) de um concurso anual destinado a novos mangakás, promovido pela Shueisha, na revista Monthly Young Jump. Awawa World é uma curta história cômica que se passa com samurais e super heróis no Japão Feudal e que começa com um funcionário do governo multando uma pessoa por estacionar seu cavalo em local proibido. O tal funcionário se gaba por ter realizado várias multas, mas eis que do nada uma pessoa com uma fantasia de super-homem aparece voando, dando um susto no sujeito. Mais para frente, o tal funcionário do governo entra em uma casa de chá e é atendido por uma menina com uma roupa de coelhinha da Playboy. O agente acha que se trata de um youkai e a ameaça, e nesse momento o tal sujeito com fantasia de super-homem aparece e lhe dá outro susto. O agente decide atacar os dois, mas um cego chamado Satou Hajime aparece e acaba duelando com o agente… e a história, numa virada totalmente sem sentido, deixa de focar no agente, que desaparece da história, e passa a focar justamente nesse cego, que decide ajudar os outros dois, ao acompanhá-los até o planeta deles para derrotar um terrível monstro, em troca de ter sua visão curada.

Awawa World parece ser uma referência a uma expressão de pânico em japonês (“awawa wawa”), repetidamente usada pelos personagens em momentos assim. É em Awawa World que percebemos as habilidades de Toriyama em criar monstros e veículos exóticos. Além disso, podemos notar que Toriyama já na sua primeira história demonstrava interesse em criar personagens com nomes baseados em trocadilhos bestas.

Infelizmente, Awawa World nunca foi publicado comercialmente na íntegra em algum volume próprio ou mesmo integrado à alguma coletânea ou revista da época. Somente nas edições de nº 5 (março de 1983) e nº 6 (maio de 1983) do BIRD LAND PRESS – um boletim informativo não comercial do fã-clube oficial de Akira Toriyama chamado “Toriyama Akira Hozonkai” (鳥山明保存会) -, que a obra foi publicada, em duas partes.

Algumas páginas originais de Awawa World foram expostas na exposição Akira Toriyama Ehxibition, que percorreu o Japão nos anos 90. As imagens mostradas aqui fazem parte do catálogo da exposição.

Akira Toriyama não venceu o concurso, mas seu trabalho chamou a atenção da SHUEISHA.

Awawa World

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 Comentários

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!