TOEI ANIME FAIR

Toei Anime Fair

O Toei Anime Fair é um evento que é realizado todos os anos nos feriados escolares de primavera e verão pela Toei. É nele que são lançados para o grande público os filmes para cinema dos animes e live-actions de maior sucesso da Toei. O evento se dá simultaneamente nas principais cidades do Japão e o público pode conferir de antemão os filmes que serão lançados em seguida em quase 1000 salas de cinema por todo Japão.

O Toei Anime Fair  é uma das maiores fontes de arrecadação da Toei, costumando render mais de 1,5 bilhões de ienes cada um. A publicidade em torno dos lançamentos dos filmes da Toei costuma ser grande, com anúncios na televisão, revistas e afins. Fora isso, em cada evento é lançado uma boa quantidade de produtos relacionados aos animes que vão passar na telona. Em sua grande maioria são produtos que não serão comercializados em lojas, mas sim voltados ao público de cada evento, sendo que muitos deles se tornam itens de colecionadores, tais como ingressos e cartazes dos filmes, além de material promocional de brinquedos e outras bugigangas.

O Toei Anime Fair ocorre desde a década de 60 e como não poderia deixar de ser, todos os filmes para cinema de Dragon Ball e Dr. Slump para cinema tiveram sua estréia nele. O mesmo vale para Kennosuke Sama e Pink, que no ano de 1990 estrearam junto com Dragon Ball Z Chikyû Marugoto Chôkessen em um Toei Anime Fair memorável onde foram lançados apenas filmes baseados em obras do Toriyama. A lista abaixo contém todos os filmes de obras do Toriyama separados por evento, seguido das datas de estréias dos mesmos. Vale lembrar que o nome em Português dos filmes de Dragon Ball entre parênteses não correspondem com a tradução do nome original em japonês, mas sim com o nome dos filmes que foram lançados em VHS na revista “Heróis da TV”, pela editora ABRIL. Essa escolha se deu pelo fato da maior parte dos fãs brasileiros conhecerem os filmes de Dragon Ball com os títulos criados para esses vídeos da revista.

Toei Manga Matsuri 18/07/1981
Dr. Slump & Arale-chan Hello! Fushigi Jima

Toei Manga Matsuri 10/07/1982
Dr. Slump

Toei Manga Matsuri 13/03/1983
Dr. Slump & Arale-chan Hoyoyo! Sekai Issuu Dai Race

Toei Manga Matsuri 22/12/1984
Dr. Slump & Arale-chan Hoyoyo! Nanaba Shiro No Hihou

Toei Manga Matsuri 13/07/1985
Dr. Slump & Arale-chan Hoyoyo! Yume No To Mecha Police

Toei Manga Matsuri 20/12/1986
Dragon Ball Shenron No Densetsu (Dragon Ball – A Lenda de Shen Long)

Toei Manga Matsuri 18/071987
Dragon Ball Majinjô No Nemuri Hime (Dragon Ball – Uma Aventura Mística)

Toei Manga Matsuri 09/07/1988
Dragon Ball Maka Fushigi Daibôken
(Dragon Ball – O Castelo do Diabo)

Toei Manga Matsuri 15/07/1989
Dragon BAll Z Ora No Gohan Wo Kaese (Dragon Ball Z – O Resgate de Gohan)

Toei Anime Matsuri 10/03/1990
Dragon Ball Z Kono Yo De Ichiban Tsuyoi Yatsu (Dragon Ball Z – O Homem Mais Forte do Mundo)

Toei Anime Fair 07/07/1990 (Akira Toriyama The World)
Dragon Ball Z Chikyû Marugoto Chôkessen (Dragon Ball Z – O Filme)
Pink Mizu Dorobou Ame Dorobou
Kennosuke Sama

Toei Anime Fair 19/03/1991
Dragon Ball Z Sûpâ Saiyajin Da Songokû (Dragon Ball Z – O Super Sayajin)

Toei Anime Fair 20/07/1991
Dragon Ball Z Tobikkiri No Saikyô Tai Saikyô (Dragon Ball Z – Uma Vingança para Freeza)

Toei Anime Fair 07/03/1992
Dragon Ball Z Gekitotsu !! 100 Oku Pawâ No Senshitachi (Dragon Ball Z – O Retorno De Coola)

Toei Anime Fair 11/07/1992
Dragon Ball Z Kyokugen Batoru !! Sandai Sûpâ Saiyajin (Dragon Ball Z – O Retorno dos Andróides)

Toei Anime Fair 06/03/1993
Dragon Ball Z Moetsukiro !! Ressen, Nessen, Chôgekisen (Dragon Ball Z – O Poder Invencível)
Dr. Slump & Arale-chan Ncha! Penguin Mura Wa Hare Nochi Hare

Toei Anime Fair 10/07/1993
Dragon Ball Z Ginga Girigiri !! Bucchigiri Ni Sugoi Yatsu (Dragon Ball Z – A Galáxia em Perigo)
Dr. Slump & Arale-chan Ncha! Penguin Mura Yori Ai Wo Komete

Toei Anime Fair 12/03/1994
Dragon Ball Z Kiken Na Futari ! Sûpâ Senshi Ha Nemurenai  (Dragon Ball Z – A Volta do Guerreiro)
Dr. Slump & Arale-chan Hoyoyo!! Tasuketa Same Ni Tsurerarete. . .

Toei Anime Fair 09/07/1994
Dragon Ball Z Sûpâ Senshi Gekiha !! Katsu No Ha Ore Da (Dragon Ball Z – O Combate Final)
Dr. Slump & Arale-chan Ncha! Wakuwaku Hot Natsu Yasumi

Toei Anime Fair 04/03/1995
Dragon Ball Z Fukkatsu No Fyûjon !! Gokû To Bejîta (Dragon Ball Z – Uma Nova Fusão)

Toei Anime Fair 15/07/1995
Dragon Ball Z Ryûken Bakuhatsu !! Gokû Ga Yaraneba Dare Ga Yaru (Dragon Ball Z – O Ataque do Dragão)

Toei Anime Fair 02/03/1996
Dragon Ball Saikyô E No Michi

Toei Anime Fair 06/03/1999
Dr. Slump Arale No Bikkuriman

Como pode ser visto na lista acima, o Toei Anime Fair nem sempre teve o mesmo nome, mas isso é facilmente explicável. Do lançamento nos cinemas em 1958 do primeiro longa produzido pela Toei, Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca) até o primeiro semestre de 1964, os lançamentos de todos os longas da Toei nos cinemas se davam como o usual. Então em Julho de 1964 aconteceu o primeiro evento da Toei com o lançamento de 4 longas simultaneamente e o evento ganhou assim o nome de Manga Daikoushin. Até 1968 aconteceram 10 eventos do gênero e eles aconteciam em Março, Julho e Dezembro, sendo que os eventos foram trocando de nome nesse ínterim. Já em Março de 1969 aconteceu o primeiro Toei Manga Matsuri e é esse evento que é considerado o primeiro grande evento da Toei. A partir desta data até 1989, o Toei Manga Matsuri manteve o mesmo nome, sendo que em 1990 ele aconteceu com o nome de Toei Anime Matsuri e no ano seguinte, em 1991, ele levou o nome de Toei Anime Fair e é assim que o evento é denominado até os dias de hoje.

Quanto aos já citados produtos relacionados aos filmes vale destacar as mini-revistas editadas para cada evento, com um resumo dos filmes, fichas dos personagens e muitas imagens bacanas.

O Toei Anime Fair é um evento que é realizado todos os anos nos feriados escolares de primavera e verão pela Toei. É nele que são lançados para o grande público, os filmes para cinema dos animes e live-actions de maior sucesso da Toei. O evento se dá simultaneamente nas principais cidades do Japão e o público pode conferir de antemão os filmes que serão lançados em seguida em quase 1000 salas de cinema por todo Japão. O Toei Anime Fair  é uma das maiores fontes de arrecadação da Toei, costumando render mais de 1,5 bilhões de ienes cada um. A publicidade em torno dos lançamentos dos filmes da Toei costuma ser grande, com anúncios na televisão, revistas e afins, fora isso, em cada evento é lançado uma boa quantidade de produtos relacionados aos animes que vão passar na telona. Em sua grande maioria são produtos que não serão comercializados em lojas, mas sim voltados ao público de cada evento, sendo que muitos deles se tornam itens de colecionadores, como ingressos e cartazes dos filmes, além de material promocional de brinquedos e outras bugigangas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!