DAIZENSHUUS – COMPLETE ILLUSTRATIONS

Daizenshuus – Complete Illustrations

Daizenshuu #1
Lançamento: 04-07-95
Nº de páginas: 218
Preço: 1500 ienes

Dragon Ball Complete Illustrations é basicamente um ”artbook” de Akira Toriyama com ilustrações referentes a toda saga de Dragon Ball e Dragon Ball Z em seus 10 anos de publicação. Dentro da capa tem uma versão dobrável em forma de pôster da própria ilustração da capa. No verso do pôster temos um esboço a lápis da última página do mangá, onde todos os personagens dizem “ARIGATO” (obrigado), e Toriyama agradece seus leitores.

As doze seções seguintes são compostas de desenhos especiais, criados para diversos intuitos. Eles estão divididos por ano, começando em 1984, quando Dragon Ball apareceu primeiramente na edição 51 da Shonen Jump, até 1995 com o fim do mangá publicado na Shonen Jump 25 desse mesmo ano.

Cada seção começa com uma página “título”; essas páginas contém 3 ou 4 reproduções de páginas coloridas dos mangás destacando os acontecimentos do período representado, e demonstrando a parte do processo de fazer o mangá (a arte final é terminada, mas todos os balões de palavra ainda estão em branco). As ilustrações das seções incluem indicações de quais publicações elas apareceram originalmente. Muitas são originais da Shonen Jump (Weekly Jump), mas muitas foram criadas para a V-Jump, calendários, para o livro “Toriyama Akira: The Word Special” e para outras publicações.

O capítulo 13 consiste em imagens da arte final das capas dos 42 volumes do mangá. Esses mangás são os chamados Tankoubons, coletâneas das histórias de Dragon Ball publicadas na Weekly Shonen Jump. É bem interessante reparar a mudança no traço de Toriyama ao longo dos anos.

Todas as lombadas dos Tankoubons são mostradas em sequência em uma página dupla. Colocados lado a lado, os desenhos compõem uma espécie de mural. O curioso é que Goku e o Yajirobe são os únicos personagens que aparecem duas vezes nas lombadas dos mangás. Para finalizar temos todas as imagens que vinham na “orelha” em cada edição, onde o Toriyama colocava imagens dele em suas várias “encarnações” entre outras coisas estranhas, como uma foto do filho dele e de seus animais de estimação.

O capítulo 14 mostra todas as capas da Weekly Shonen Jump que tiveram personagens de Dragon Ball as ilustrando. São 51 capas ao todo, nem é tanto levando-se em conta que foram cerca de 520 edições no período de publicação de Dragon Ball.

O capítulo 15 é uma entrevista de quatro páginas com o Toriyama. Já o capítulo 16 consiste em miniaturas em preto e branco reproduzidas das artes originais que ilustraram as Tankoubons originais, das capas das Weekly Shonen Jump, e imagens promocionais que apareceram em outras publicações, como na V-Jump. Existem algumas imagens repetidas como as das capas do capítulo 13.

Resumindo, é um belo livro para os fãs, com o fino do traço do Akira Toriyama. Porém nada mais é do que uma bela coleção de imagens. O destaque fica para as reproduções coloridas dos mangás, e as capas das Weekly Shonen Jump, mesmo que pequenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!