DAIZENSHUUS – MOVIES AND TV SPECIALS

Daizenshuus – Movies and TV Specials

Daizenshuu #6
Lançamento: 04-12-95
Nº de páginas: 218
Preço: 1800 ienes

O sexto Daizenshuu é o único entre os outros a tratar exclusivamente dos filmes e especiais de TV de Dragon Ball. Ficaram de fora o especial de Dragon Ball GT (“Goku Gaiden! Yuuki no Agashi wa Shushinchu”) e os dois OVAS feitos a partir da compilação de cenas dos dois jogos de Dragon Ball Z lançado para o console BANDAI Playdia. A ausência do especial de Dragon Ball GT se explica pelo fato do filme ter sido lançado dois anos após o lançamento do livro, enquanto os dois OVAS não se encontram no livro por motivos lógicos. Fora isso, o especial de décimo aniversário, “Saikyo e no Michi, recebe apenas destaque em uma página do livro como o próximo filme de Dragon Ball a ser lançado.

Esse Daizenshuu começa com um pôster dobrável da imagem da capa, sendo que em seu verso temos uma imagem de Bardock, Goku, Gohan e Goten (ainda criança), vestindo a armadura dos soldados de Freeza. Antes do índice temos uma página com um “auto-retrato” do Toriyama caçando borboletas e uma mensagem dele para os leitores.

Cada filme apresentado no livro segue uma forma de diagramação padronizada. Temos uma página com uma pequena resenha do filme e uma ilustração emoldurada do Toriyama, sendo que tais ilustrações, seja na forma de pôsteres de cinema, livretos da Toei Animation Fair ou até as capas dos VHS posteriormente lançados, serviram para propósitos de divulgação, cada qual em sua época. Na seqüência dessa página introdutória de cada filme, temos algumas páginas de imagens representando os momentos mais memoráveis do filme. Essas imagens são numeradas e cada uma tem uma breve descrição. Cada imagem pode ser minúscula ou até ocupar uma página inteira, sendo que entre essas imagens temos ilustrações coloridas de cada vilão do filme e ilustrações em destaque com fundo branco de outros personagens importantes. Essas ilustrações foram criadas pelo Toriyama para serem usadas como MODEL SHEETS, que eram distribuídos para os animadores. Fora isso, intercaladas aos filmes ou capítulos, temos as páginas de variedades (“Variety of DB”) e as páginas de memorando (“Memorial)”, que contém, além de fotos de material promocional dos filmes, os créditos de cada um deles.

Antes de prosseguir, vale ressaltar que o nome em Português dos filmes utilizados para esse review não correspondem com a tradução do nome original em japonês, mas sim com o nome dos que foram lançados em VHS na revista “Heróis da TV”, pela editora ABRIL. Essa escolha se deu pelo fato da maior parte das pessoas conhecerem os filmes de Dragon Ball com os títulos criados para esses vídeos.

Na página 15 temos a página introdutória ao primeiro capítulo do livro: “DB THE MOVIE ADVENTURE STORIES”.

Da página 16 até a 23 temos o filme 1 de DB: “Dragon Ball Shenron no densetu” (Dragon Ball – A Lenda de Shenlong). Da página 24 até a 31 temos o filme 2 de DB: “Dragon Ball Majinjô no nemuri hime” (Dragon Ball – Uma Aventura Mística). Da página 32 até 40 temos o filme 3 de DB: “Dragon Ball Maka fushigi daibôken” (Dragon Ball – O Castelo do Diabo). Nas página 40 e 41 temos o memorando dos três primeiros filmes de Dragon Ball (realizados entre 1986 e 1988).

A página 42 é uma página de variedades, que trata das transformações e fusões de Goku nos filmes de Dragon Ball Z.

Na página 43 temos a página introdutória ao segundo capítulo do livro: “Dragon Ball Z THE MOVIE BATTLE STORIES”.

Da página 44 até a 51 temos o filme 1 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Orano Gohan a Kaeseh” (Dragon Ball Z – O Resgate de Gohan). Da página 52 até a 59 temos o filme 2 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Kono Yo de Ichiban Tsuyoi Yatsu” (Dragon Ball Z – O Homem Mais Forte do Mundo). Da página 60 até a 67 temos o filme 3 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Chikyu Magugoto Chokessen” (Dragon Ball Z – O Filme). Nas páginas 68 e 69 temos o memorando desses três filmes (realizados entre 1989 e 1990).

Da página 70 até a 77 temos o filme 4 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Suupa Saiya-jin Da Son Goku” (Dragon Ball Z – O Super Sayajin). Da página 78 até a 85 temos o filme 5 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Tobikkiri Na Saikyô Tai Saikyô” (Dragon Ball Z – Uma Vingança para Freeza). Nas páginas 86 e 87 temos o memorando desses dois filmes (realizados em 1991).

Da página 88 até a 95 temos o filme 6 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Kekitotsu! 100 Oku Pawaa no Shenshitachi” (Dragon Ball Z – O Retorno De Coola). Da página 96 até a 103 temos o filme 7 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Kyokugen Battle! San dai Super Saiyajins” (Dragon Ball Z – O Retorno dos Andróides). Nas páginas 104 e 105 temos o memorando desses dois filmes (realizados em 1992).

Da página 106 até a 113 temos o filme 8 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Nessen – Ressen – Chiyou Gekisen” (Dragon Ball Z – O Poder Invencível). Da página 114 até a 121 temos o filme 9 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Ginka Girigiri! Bucchigiri no Sugoi Yatsu” (Dragon Ball Z – A Galáxia em Perigo). Nas páginas 122 e 123 temos o memorando desses dois filmes (realizados em 1993).

Da página 124 até a 131 temos o filme 10 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Kikenna Futari! Super Shenshi Wa Nemunerai” (Dragon Ball Z – A Volta do Guerreiro). Da página 132 até a 139 temos o filme 11 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Super Shenshi Gekiha! Katsu No Wa Ore Da” (Dragon Ball Z – O Combate Final). Nas páginas 140 e 141 temos o memorando desses dois filmes (realizados em 1994).

Da página 142 até a 149 temos o filme 12 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Fukkatsu No Fusion! Goku To Vegeta” (Dragon Ball Z – Uma Nova Fusão). Da página 150 até a 157 temos o filme 13 de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Ryuken Bakuhatsu! Goku Ga Yereneba Dare Ga Yaru” (Dragon Ball Z – O Ataque do Dragão). Nas páginas 158 e 151 temos o memorando desses dois filmes (realizados em 1995).

Na página 160 temos como “capítulo”, o anúncio do especial de décimo aniversário da série Dragon Ball: “Saikyo e no Michi”.

Na página 161 temos a página introdutória ao quarto capítulo do livro: “Dragon Ball Z THE TV SPECIAL EXTRA STORIES”.

Da página 162 até a 169 temos o primeiro especial de TV de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Tatta Hitori no Saishuu Kessen” (Dragon Ball Z – O Pai de Goku). Da página 170 até a 177 temos o segundo especial de TV de Dragon Ball Z: “Dragon Ball Z Zetsubou he no Hankou !! Kokosareta Chosenshi: Gohan to Trunks” (Dragon Ball Z – Gohan & Trunks Guerreiros do Futuro). Nas páginas 178 e 179 temos o memorando desses dois especiais de TV. O diferencial aqui fica por conta de que nesse memorando não temos imagens de produtos correlatos aos especiais, mas sim shots dos eyecatches que aparecem entre os comerciais de TV de cada especial. Esses eyecatches são diferentes dos existentes na série televisiva de Dragon Ball Z, pois eles foram criados exclusivamente para esses especiais. Nas página 180 e 181 temos duas páginas de variedades que tratam de alguns dos principais inimigos de Goku nos filmes, com uma breve descrição da origem deles.

Entre as páginas 182 e 186 temos o quinto capítulo do livro: “GALLERY OF AKIRA TORIYAMA”. Esse é um belo capítulo, onde temos mais ilustrações coloridas e em P&B dos MODEL SHEETS dos vilões que estrelaram os filmes de Dragon Ball Z, com vistas de corpo inteiro e detalhes dos rostos e dos corpos em diferentes ângulos, todos desenhados pelo Toriyama. Na primeira página do capítulo temos Coola e os soldados que compõem suas forças especiais. Na segunda página temos Slug e Brolly, na terceira Bojack e seus seguidores, na quarta os andróides nº 13, nº 14 e nº 15, além de um belíssimo desenho da “árvore do poder” do terceiro filme de Dragon Ball Z (Dragon Ball Z – O Filme) e na última página da seção temos Bardock (com seus companheiros de batalha), Tapion e o Dr. Wheel.

Entre as páginas 187 e 211 temos o sexto capítulo do livro: “LIBRARY OF ADVENTURE”. Essa seção tem o mesmo intuito da anterior, só que aqui os desenhos não são coloridos. Até a páginas 193, temos apenas ilustrações dos Guerreiros Z em diferentes idades, transformações e roupas. Já da página 194 em diante temos literalmente TODOS os vilões de TODOS os filmes, inclusive aqueles fracotes que são detonados logo de cara ou aqueles que estão ali só para “puxar o saco” do chefão. Aqui a seção está dividida por filmes, cada um em uma página. Alguns personagens secundários também aparecem nesta seção.

Entre as páginas 212 e 217 temos o capítulo final do livro e uma entrevista com o Toriyama, com muitas fotos mostrando-o fazendo uma ilustração do Goku em detalhes, desde a folha em branco até o resultado final.

O sexto Daizenshuu é muito legal, mesmo para quem não lê em japonês. O livro é grande, tem belas ilustrações e detalhes bem curiosos, além do que é ótimo para relembrar aquele filme de Dragon Ball visto há alguns anos. Entretanto, para quem nunca curtiu muito os filmes de Dragon Ball e prefere mil vezes o mangá e a série televisiva, é melhor passar longe desse Daizenshuu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 Comentários

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!