FANZINES – DRAGON BALL MILÊNIO

Fanzine DBM

Para quem não sabe, a fase Dragon Ball GT antes de acabar, apresentou dois novos personagens que participavam de um novo Torneio de Artes Marciais. Esses guerreiros eram Goku Jr. e Vegeta Jr., descendentes dos grandes guerreiros Goku e Vegeta, respectivamente.

Infelizmente, Dragon Ball acabara ali e a participação de Goku Jr. e Vegeta Jr. também. Encerraria aqui o anime Dragon Ball? Oficialmente sim, mas segundo Júnior Mendes Fonseca (webmaster do Anime Pro, do extinto Dragon Ball Milênio/ Projeto DB Brasil e editor de algumas revistas da COMIX), não.

 Anunciado no extinto site do Projeto Dragon Ball Brasil como “a continuação de Dragon Ball”, o FANZINE DRAGON BALL MILENIO mostra uma fase totalmente nova de Dragon Ball, com Goku Jr. e Vegeta Jr. como personagens principais, além de outros personagens inéditos, como Lika, Shaka, Gosh, Teeny, Taichi, Capsulino e Saphire. É muito importante explicar que o Projeto DB Brasil conhecido como Dragon Ball Milênio (ou DBM) NÃO é um produto oficial e sim um Fanzine brasileiro vendido em escala.

Sinopse

Dragon Ball Milênio começa centenas de anos depois do especial de Dragon Ball GT, uma época em Goku, Vegeta e os demais guerreiros Z não existem mais.Os únicos que ainda vivem são o Mestre Kame, já que tem vida eterna, e Pan, já com idade bem avançada.

O planeta Terra agora vive momentos de paz e graças a isso os guerreiros Z foram esquecidos. Mas há um lugar onde esses guerreiros ainda continuam vivos. Esse local é a Corporação Cápsula, que é comandada por Gosh, um homem de extrema inteligência. Ele é pai de Teeny, um garotinho ingênuo e dotado de poderes que ele mesmo desconhece.

Mas há também mais duas pessoas que continuam lembrando de seus antepassados. Por isso treinam cada vez mais para chegar a ter os mesmos poderes que eles. São os amigos e quase irmãos Goku Jr. e Vegeta Jr.. Como o próprio nome diz, eles são descendentes de Goku e Vegeta.

Os dois Sayajins estudam e moram juntos e todos os dias, depois das aulas, vão ate a Corporação Cápsula treinar na Sala de Treinamentos criada por Gosh para aumentar seus poderes.

A aventura começa no dia da inauguração das estátuas em homenagem aos Guerreiros Z na Corporação Cápsula. Depois da festa, surge um estranho homem que pede para Goku Jr. e Vegeta Jr. que o acompanhem. Então o estranho homem apresenta-se como Taichi, um descendente de Tenshinhan que descobriu um novo nível de poder humano e avisa aos Sayajins que em pouco tempo haverá um torneio entre as forças do bem e as forças do mal.

Dessa forma começam as aventuras de Dragon Ball Milênio, nas quais Goku Jr. e Vegeta Jr. passam por sérias dificuldades, depois de viverem algumas aventuras “super engraçadas”, como a que deram uma de babá para Teeny, rolando até confusão na vida amorosa de Vegeta Jr.

DBM # 1
O FANZINE nº 1 ”DRAGON BALL MILENIO” foi lançado na ANIMECON 2001, após ser bastante aguardado entre os fãs internautas, quando anunciado no site do projeto Dragon Ball Brasil como ”a continuação de DB”. Compramos o fanzine e verdade e infelizmente não conseguiu passar contexto, característica e emoção contidas no original de Akira Toriyama. Seguindo um roteiro típico da novela Global ”Malhação”, só que usando personagens inspirados em Dragon Ball.

O único personagem carismático é Goku Jr., enquanto o resto é mal aproveitado. A arte, de Alexandre Soares é bonita, em se tratando das fotos do tipo ”ilustração” (capa e contracapa). Porém, a qualidade cai e muito nas páginas do fanzine em si. Um dos maiores problemas clássicos em trabalhos amadores é praticamente a ausência de cenários como ”plano de fundo” (quando tem, são absurdamente simples).

DBM # 2
O FANZINE nº 2 ”DRAGON BALL MILENIO” foi lançado anos depois. É uma edição especial da história reunindo inclusive a primeira edição. Foi o último fanzine lançado, sem melhoras significativas em relação ao fanzine anterior.

Críticas gerais
Abaixo, segue uma curiosa matéria feita por Takanobu Sama para o extinto site Mundo HQ, referindo-se ao fanzine.

Dragon Ball milênio, a saga continua…
em zine

por Takanobu Sama *

Homenagem bem-feita de fãs ou esperteza de desenhistas amadores para conquistar o mercado? Bem, meu amigo ou amiga, cada um com certeza vai ter sua opinião, mas o fato é que já está nas bancas o fanzine Dragon Ball Milênio (R$ 3), uma “continuação” da série Dragon Ball.

Os criadores de DB Milênio – Junior Mendes Fonseca (Roteiro/ Diretor de Arte), Alexandre Soares (Desenhista/ Diretor de Arte), Thiago Valezin (Roteiro) e Lucas Kenji Sato (Criação de Arte) – são fãs declarados da série que, afirmam, resolveram inventar uma continuação por que ficaram decepcionados com o fim.

“Qual o fã que vai querer que uma coisa que ele goste tanto um dia acabe? Acho que nenhum né? (…) eu pensei em fazer uma nova série, claro que nada muito pretensioso, mas algo sério, lancei a idéia e logo de cara já virou festa”, conta Fonseca na página da Internet  dedicada ao “Projeto Milênio”.

A história parte do final de Dragon Ball GT, a última parte do desenho animado – que por sinal já havia sido criada a fórceps, a “pedido” das fábricas de brinquedo e outros produtos com a marca DB que faziam pressão sobre o criador Akira Toriama.

Os personagens principais são Goku Jr. e Vegeta Jr., que apareciam no final do desenho (por sinal, Jr., que é neto do Goku original, usa brinquinho e tem uma mecha azul no cabelo… fora isso é a cara do avô).

“Passaram-se nove anos desde que Pan viu Goku pela ultima vez. Goku Jr., neto de Pan, tem agora 18 anos e estuda na Escola Universitária de Goku City e divide uma casa com Vegeta Jr., seu companheiro de classe e grande amigo. Vegeta Jr. perdeu seus pais muito novo,em um acidente muito misterioso, quando a Corporação Cápsula explodiu, por isso morou com Goku Jr. e Pan por um ano, apegando-se muito a eles. O planeta Terra mudou muito nesse ultimo século, as grandes batalhas pelo Universo foram esquecidas pela maioria da população e muitos, até duvidam que tais batalhas realmente ocorreram…”, conta a introdução do zine.

Mas, é claro, novas batalhas vão surgir. E novos personagens, criados livremente pelos autores do zine. É o caso do garoto Teeny (ao lado), do estranho robô capsulino e até de um lutador de três olhos chamado Taichi… descendente de Tenshinhan, claro.

A princípio, o zine parece estar dividindo os fãs: tem gente xingando os autores, dizendo que Dragon Ball não pode ser refeito por “qualquer um”, mas também tem muita gente comprando e se deliciando com a “nova série”.

Mas saber se o já polêmico zine vai ou não vingar, e se ninguém vai reclamar de direitos autorais, é algo que só o tempo poderá dizer. Ou talvez o mestre Kame. Sayonara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 Comentários

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!