CENSURA NO BRASIL - Parte 4

Censuras Exclusivas da Globo

Os episódios que passam na Globo, correspondem a continuação dos episódios que foram exibidos na BAND. Apesar da BAND não ter exibido toda a série Dragon Ball Z (já que a Globo comprou parte dos episódios), ela foi a única emissora a passar Dragon Ball Z quase que na íntegra e sem cortes (cerca de 98%).



1)
Foi no dia 14 de Agosto de 2001, no episódio 216 (O segredo de Spopovith) que a Globo fez a sua 1ª retaliação em Dragon Ball, para alegria das mães e desespero dos fãs. Simplesmente, cortaram o anime logo depois da cena em que Spopovith endireitou o seu pescoço, após a surra que Videl havia lhe dado. Ou seja, o que não apareceu foi a cena em que algumas gotas de sangue de Spopovith caem na roupa da Videl, deixando-a impressionada. Foram aproximadamente, uns 7 segundos de CENSURA!

2)
No episódio 217 (Gohan se enfurece), a Globo vai mais além e passa a rodo em várias cenas um tanto chocantes do episódio. Eu não contei, mas foram cortadas as cenas em que Videl aparece sendo espancada por Spopovith (um dos cortes mais grotescos foi quando Spopovith socava o estômago de Videl). O episódio original, que possuía 18 minutos e 58 segundos foi reduzido a 17 minutos e 8 segundos na versão da Globo!

239ksecensura.jpg (62354 bytes)3) No episódio 239, tem um certo momento em que a Bulma se abaixa para pegar uma esfera... De repente um dragão vêm por trás dela e dá uma bela de uma lambida no traseiro dela... lógico que a Globo se encarregou de cortar a cena da lambida. Ao lado esquerdo, as cenas não exibidas:246ksecensura.jpg (93519 bytes)

4) No episódio 246 depois de enrolar o Buu até o Trunks encontrar o radar do dragão, Goku se teleporta para o templo de Kami Sama. Babidi começou a xingar o Buu sem parar por ele ter deixado Goku escapar. E em um acesso de fúria, Buu pega Babidi e com um soco explode a cabeça dele. A cena da cabeça sendo vaporizada com sangue para tudo quanto é lado foi censurada, na versão da Globo. Ao lado direito, as imagens não exibidas:

 

5) No episódio 253 foram 3 cortes:

- No momento em um carinha com um rabo-de-cavalo loiro vai matar a velhinha, foi cortado o plano subjetivo dele olhando através da mira telescópica que mostra a velhinha sendo atingida e o plano subseqüente.

- Depois ele dá a arma para o amigo de chapéu e é cortado o plano em que o velhinho é atingido e cai dando a impressão que foi atingido na cabeça e também a parte em que ele vai se arrastando para morrer ao lado de sua mulher.

- No fim do episódio o cachorrinho do Mister Satan dá um pulo para pegar a bola e recebe um tiro. A clássica cena dele congelado no ar com o tiro transpassando-o e o sangue jorrando foi cortada. Só pela parada brusca da música (havia um fundo musical no momento), dava para perceber o corte.

6) No episódio 254, o mesmo cara que tinha atirado no cachorrinho do Mister Satan volta para o mesmo local. Ao ver o Mr. Satan ao lado de Buu reclama que o Satan devia ser um herói e atirou no peito dele. A cena dele recebendo o tiro que abriu um buraco em seu peito, foi cortada. Não chegou a meio segundo de corte, mas em seguida, quando ele cai, não é mostrado nenhum momento do sangue se espalhando pelo chão.

7) No começo do ep. 273 após "absorver" Vegetto o Buu mostra o dedo do meio. A cena foi cortada.

8) No episódio 277, a Globo cortou trechos da explosão da Terra. E cortou várias cenas do flashback de KibitoShin da luta entre Buu e os Supremos KaioShins do Leste e Oeste.

Continua