Games - Mini-games
Os mini-games de
Dragon Ball sempre representaram uma página obscura na história dos produtos da
franquia. A principal razão disso é que, ao contrário dos jogos para consoles
domésticos, os mini-games nunca tiveram a mesma publicidade destinada aos seus
irmãos mais nobres. Pode-se dizer isso não só dos mini-games de Dragon Ball, mas
sim de todos os mini-games lançados por dezenas, para não dizer centenas, de
empresas pelo mundo afora desde a década de 70. Comprovação disso é a
inexistência de listas oficiais e completas do lançamento desses mini-games e os
de Dragon Ball não fogem a regra.
Essa seção visa dar uma luz e servir de guia para os curiosos fãs que sempre
buscaram e pouco encontraram sobre o assunto. Certamente ela é a única e mais
completa seção sobre os mini-games de Dragon Ball da internet e ela é fruto de
anos de pesquisa em sites de leilões, sites de fãs, livros e da ajuda de alguns
bons amigos.
EPOCH
A EPOCH.CO, assim como a BANDAI, também tem suas origens na década de 50, mais
precisamente 1958 que é o ano de sua fundação e o ano de lançamento do "board
game" baseball (um carro chefe da empresa que tem suas variantes sendo
produzidas até os dias de hoje com muito sucesso no Japão).
Os brinquedos da EPOCH em sua grande maioria são considerados de primeira
qualidade em todos os quesitos e alcançam altos valores nos leilões pelo mundo
afora. Ela também foi uma das empresas japonesas pioneiras no mercado de
consoles domésticos, Television Tennis de 1975, Epoch TV Block de 1979 e
Television Veda de 1980 são bons exemplos disso. Quanto aos mini-games ela foi
responsável por clássicos de grande sucesso como Grandstand AstroWars, Scramble
e Firefox que tiveram distribuição na Europa.
Assim como o primeiro jogo para console doméstico de Dragon Ball foi produzido
pela EPOCH em 1986 (antes da BANDAI adquirir os direitos exclusivos de produção
de games da franquia), os primeiro mini-games de Dragon Ball também levam a marca EPOCH.
Nesse raro scan da Weekly Shonen Jump nº37 de agosto de 1986, temos um anúncio
de página inteira, onde podemos ver entre os diversos brinquedos de Dragon Ball
lançados pela EPOCH no ano de 1986, os dois únicos mini-games de Dragon Ball
lançados pela empresa:
Dragon Ball Pirafu no Gyakushuu (ドラゴンボール ピラフの逆襲)
Data: 08/1986
Developer/ Publisher: EPOCH Co. Ltd.
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ EPOCH Co. Ltd.
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Lançado juntamente com Dragon Ball Taiketsu Songokuu, Dragon Ball Pirafu no
Gyakushuu é um dos mais curiosos e raros mini-games de Dragon Ball já lançados.
Com uma aparência de "radar do dragão" e com apenas 9cm de diâmetro e uma
minúscula tela de 2,8 x 2,8cm, pouco podemos especular pelas imagens. Pode-se
escolher entre duas opções de jogo com o mesmo cenário de fundo, sendo que em
pelo menos um dos jogos Goku está sobre a Kintoun desviando ou detonando o que
vem pela frente.
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Dragon
Ball Taiketsu Songokuu (ドラゴンボール 対决孫悟空)
Data: 08/1986
Developer/ Publisher: EPOCH Co. Ltd.
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ EPOCH Co. Ltd.
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Também lançado pela EPOCH, Dragon Ball Taiketsu Songokuu se destaca entre outras
coisas pelo estojo aonde o game vinha acondicionado e pelo belo cenário de
fundo. Nele temos um desfiladeiro com três níveis do lado esquerdo e um corte de
um esconderijo de Pilaf com dois andares. Goku, Pilaf, Yamcha, Oolong e Pual são
os personagens que figuram no jogo e assim como Dragon Ball Taiketsu Songokuu
também há mais de um modo de jogo.
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BANDAI
Fundada em Tokyo por Naoharu Yamashima em Julho de 1950, a BANDAI em pouco tempo
se transformou em uma das maiores empresas produtoras de brinquedos do Japão.
Assim como a Epoch, a BANDAI foi uma das pioneiras no mercado de mini-games. O
jogo sem monitor com interface de LED's, Baseball, foi seu primeiro lançamento
em 1978 e até meados dos anos 90 a BANDAI foi uma das principais produtoras de
mini-games dentro e fora do Japão. Muito do sucesso dos mini-games da BANDAI se
deu a fato de que ela passou a produzir jogos de franquias milionárias dos
animes e live-actions de maior audiência. Alguns de seus mini-games até a
primeira metade da década de 80, inovaram tanto em design como em jogabilidade e
marcaram época. Depois dessa fase de ouro, os mini-games passaram a ser mais
padronizados e conseqüentemente mais baratos. Um reflexo disso é que, a partir
de 1990, os mini-games da BANDAI passaram a ser fabricados
na China.
Dos mini-games de Dragon Ball produzidos pela BANDAI poucos se destacam pela
inovação, mas vale a pena citar Dragon Ball Z Barcode Wars de 1991 e Dragon Ball
Z Touch Panel Game de 1994. Ao todo foram 22 mini-games lançados entre 1988 e
1994, sendo que o lançamento deles, no geral, acompanha a cronologia do anime.
Esses jogos, assim como outros da BANDAI, recebem na caixa a classificação "LSI
GAME" (Large Scale Integration). LSI é uma nomenclatura para uma classificação
de quantidade para componentes eletrônicos em um circuito integrado. Sobre os
jogos em si, pouco podemos dizer.
Dragon Ball Taose Pikkoro Daimaô
Data: 07/1988
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ BANDAI
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Esse é o primeiro mini-game de Dragon Ball produzido pela BANDAI. O cenário de
fundo é a arena do Tenkaichi Budokai em perspectiva e pelo que podemos ver nas
imagens, além de muito detalhado o cenário tem cores bem marcantes.
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Dragon Ball Kachinuke Tenkaichi Budokai
Data: 03/1989
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ BANDAI
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Este mini-game corresponde, pela cronologia, ao 23º Tenkaichi Budokai. O cenário
é uma vista frontal da arena e, ao que tudo indica, a luta não se dá apenas
entre Goku e Ma Junior, mas também com os outros guerreiros que estão na caixa
do jogo.
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Dragon Ball Z Ganbare! Son Gohan
Data: 09/1989
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ BANDAI
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Primeiro mini-game da franquia Dragon Ball Z, sendo que ele foi lançado poucos
meses depois de seu antecessor. Pela cronologia, ele corresponde a chegada de
Vegeta e Nappa ao planeta Terra. No jogo, em um tradicional cenário desolado,
você alterna os guerreiros Z para detonar com os vilões!
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Dragon Ball Z 2 Ikari no Kaioken
Data: 05/1990
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ BANDAI
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Ikari no Kaioken corresponde, pela cronologia, a volta de Goku a Terra para
lutar contra Vegeta e Nappa, que tinham detonado com os guerreiros Z. No jogo
você pode escolher Goku ou Gohan para enfrentar Vegeta e Nappa. O ambiente
também segue a linha "cenário desolado".
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Dragon Ball Z Saiyajin no Moukou
Data: 1990
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ BANDAI
Tipo de tela: LCD
1 jogador
Saiyajin no Moukou foi o primeiro mini-game de Dragon Ball da BANDAI produzido
na China. Nesse jogo, a única opção de batalha é Gohan contra Vegeta, sendo que
o cenário da batalha é praticamente o mesmo que temos em Ganbare! Son Son Gohan.