Playstation 2
Dragon Ball Z -
Sparking
Estilo: Luta
Lançamento: Europa e EUA
Data: 18 de Outubro de 2005
[Agradecimentos especiais a CPS-Darkness pelo grande auxílio prestado para a
confecção deste
review...]
Review Parte 1 - Review Parte 2
1 ano após o grande
estardalhaço que Budokai 3 fez ao ser lançado, a BANDAI retorna novamente com
mais um título de luta usando a temática Dragon Ball, mas com grandes
diferenças. A começar, o game não é exatamente uma continuação da franquia "Budokai"
e estranhamente não foi desenvolvido pela DIMPS, que por 3 anos desenvolveu a
série Budokai. Com o nome de Sparking, a "nova franquia" desenvolvida pela até
então desconhecida Spike, decidiu enterrar os conceitos que tornavam a franquia
Budokai como um fighting game ao estilo "Street Fighter" e retornando aos
primórdios dos 1ros games de luta da série DBZ Suupa Butoden, lançados para
Super Famicom, com o estilo de "deslocamentos" (que gerava a famosa tela
dividida) que até então eram a marca registrada dos fighting games de DBZ.
É claro que a comparação é meramente simbólica. Nos games do Super Nintendo, a
ação do deslocamento e de distância eram representadas por meio de uma tela
dividida, que indicava tanto o espaço aéreo do personagem quanto a distância do
mesmo. Isso permitia uma sensação absurda de distância e espaço, comparada com
outros fighting games da época, mas simplesmente patética visto os recursos disponíveis
atualmente. Hoje, a tecnologia embutida nos videogames atuais permite com que
essas situações sejam expressas das formas mais naturais possíveis, desde o
recurso de ZOOM ou até mesmo criando diversos espaços e áreas para atingir tais
objetivos e efeitos, sendo esse o caso de Sparking. Resumindo, a principal
diferença de Budokai p/ Sparking é que no primeiro, por mais que existisse um
espaço enorme permitindo a visualização tanto do espaço terrestre ou aéreo, os
personagens estavam "presos" na mesma tela como ocorre com qualquer game de luta
comum, no máximo, distanciados pelos recursos de zoom. Já em Sparking, a
liberdade realmente existe e é absurdamente fiel à série. Comparar esse espaço
entre Budokai e Sparking é como comparar o espaço de Street Fighter 2 com o de
Suupa Butoden.
Pode-se dizer que Sparking gerou bastante polêmica. A começar com a mudança da
developer Dimps pela Spike, o que trouxe um certo receio, já que a mesma não
possuía qualquer tradição em games de luta. Em seguida, a ATARI, responsável
pela licença e desenvolvimento de games com a temática Dragon Ball no Ocidente,
decidiu alterar o título do game para Budokai Tenkaichi, fazendo uma clara
analogia à franquia Budokai, o que gera muita confusão até hoje em considerar
Sparking como uma continuação de Budokai (o Budokai 4) ou um título qualquer.
Sem contar a divulgação super instantânea, o lançamento dessa vez ocorrido
primeiramente no Japão (os outros títulos de DBZ p/ o PS2, apesar de serem
desenvolvidos no Japão, foram lançados primeiro nos EUA - com exceção de DBZ
SAGAS, game desenvolvido exclusivamente pela ATARI), o número absurdo de
personagens anunciados e até as contestações de que os gráficos das imagens
apresentadas não pertencessem ao sistema PS2.
Apesar das inovações em trazer para o game toda a liberdade e dinâmica dos
combates, que tanto o anime e o
mangá proporcionam na série, os produtores pecaram feio ao não permitir a
transformação com melhoramento de atributos no In-Game; pra quem conseguiu
reproduzir toda uma dinâmica de combate com batalhas aéreas, terrestres e
aquáticas, deixar de inovar e criar um novo sistema de transformação foi de
certo modo um grande relaxo.
APRESENTAÇÃO
A abertura do game não é mais animada. Optou-se por uma abertura em computação
gráfica (CG) e os personagens na abertura mais parecem bonecos de resina ou
plástico, mas nem por isso ela deixa de ser emocionante, por repassar com
fidelidade a atmosfera do desenho animado. Na versão japonesa do game (Sparking),
a abertura é regida pela música We Gotta Power (abertura da Saga Majin Boo),
enquanto na Versão Européia (Tenkaichi), ela foi trocada por uma música
totalmente adversa ao game.
Nesse novo título, as transformações in-game não existem ou seja, não é possível
presenciá-las nem mesmo no modo história (Z Battle Gate), pois ela acontece em
janelas como se fossem missões. É selecionada a janela (momento da história) que
se queira interagir e lá o jogador recebe um personagem devidamente transformado
e pronto pra lutar. O único lado bom disso é que o jogador não corre o risco de
ter a transformação revertida, caso seja nocauteado com pouca energia e que cada
transformação tem suas respectivas técnicas especiais. Além do fato que isso
permite uma soma absurda de personagens, pois enquanto Budokai 3 possuía 45
personagens, Sparking possui simplesmente o dobro! São eles:
01 -
Son Goku * 02 - Goku Super Saiyajin * 03 - Goku Super Saiyajin 2 * 04 - Goku Super Saiyajin 3 * 05 - Goku Super Saiyajin 4 06 - Vegita * 07 - Vegita Super Saiyajin * 08 - Super Vegita (Super Saiyajin ) * 09 - Majin Vegita * 10 - Vegita Super Saiyajin 2 * 11 - Vegita Super Saiyajin 4 12 - Piccolo 13 - Kuririn 14 - Yancha 15 - Ten Shin Han 16 - Chaos 17 - Kid Gohan 18 - Teen Gohan * 19 - Teen Gohan Super Saiyajin * 20 - Teen Gohan Super Saiyajin 2 21 - Gohan * 22 - Gohan Super Saiyajin * 23 - Gohan Super Saiyajin 2 * 24 - Ultimate Gohan (Mistic Gohan) 25 - Great Saiyaman 26 - Trunks (Sword) * 27 - Trunks Super Saiyajin (Sword) 28 - Trunks (Armor) * 29 - Trunks Super Saiyajin (Armor) * 30 - Super Trunks (Armor) |
31 - Kid Trunks * 32 - Kid Trunks Super Saiyajin 33 - Goten * 34 - Goten Super Saiyajin 35 - Gotenks * 36 - Gotenks Super Saiyajin 8 37 - Gotenks Super Saiyajin 3 38 - Vegito * 39 - Vegito Super Saiyajin 40 - Gogeta Super Saiyajin 41 - Gogeta Super Saiyajin 4 42 - Raditz 43 - Nappa 44 - Vegita Scouter * 45 - Vegita Oozoaru 46 - Saibaman 47 - Zarbon * 48 - Zarbon Transformed 49 - Dodoria 50 - Captain Ginyu 51 - Recoome 52 - Burter 53 - Jeice 54 - Guldo 55 - Freeza * 56 - Freeza Second Form * 57 - Freeza Third Form * 58 - Freeza Final Form * 59 - Freeza Final Form Full Power * 60 - Mecha Freeza |
61 - Android #16 62 - Android #17 63 - Android #18 64 - Android #19 65 - Android #20 66 - Cell * 67 - Cell Second Form * 68 - Cell Perfect Form * 69 - Cell Super Perfect Form 70 - Cell Jr. 71 - Dabura 72 - Majin Buu (Good / Fat) 73 - Majin Buu (Pure Evil / Slin) 74 - Super Buu * 75 - Super Buu (Gotenks Absorption) * 76 - Ultimate Buu (Gohan Absorption) 77 - Kid Buu 78 - Satan / Hercule 79 - Videl 80 - Bardock 81 - Cooler 82 - Brolly 83 - Bojack 84 - Janemba 85 - Baby Vegita 86 - Super #17 87 - Oozoaru 88 - Tao Pai Pai 89 - Kame Sennin (Master Roshi) 90 - Kid Goku |
OBS: Os Personagens em
Negrito são liberados através da Fusão de Potaras de cor Roxa no Modo Evolution
Z, enquanto os de cor avermelhada são adquiridos através de pedidos feitos ao Sheng Long.
O game conta com os seguintes modos de jogo:
-
Z Battle Gate - O Modo História em si. Aparecerá
uma tela onde é possível escolher as sagas (Sayajins, Freeza, Androids, Cell,
Majin Boo) e dentro dela, enfrentar seus respectivos personagens e envolvidos,
de uma maneira cronológica semelhante ao do anime. Com o desenrolar do jogo, são
destravadas missões alternativas ao enredo do anime, com pontos de vista
diferentes, como a missão do Coller ou a do Brolly.
Como no Budokai 1, a história é contada por uma representação gráfica,
utilizando os personagens como se fosse um episódio, porém não exatamente como
no primeiro Budokai, pois é mostrado apenas os diálogos dos personagens e rola
apenas um único vídeo de introdução no início de cada saga. Quem nunca assistiu
ao desenho pode ficar meio perdido.
- Ultimate Battle - Esse é o modo Survival
de Sparking. Nesse modo seu personagem começa com um ranking de número 100 e
precisa enfrentar 100 personagens para conquistar o primeiro lugar.
Nesse modo, a cada luta ganha acumula-se 10
Pontos e a cada derrota, perde-se 2 pontos. Quando os pontos do seu personagem
caem a Zero, este é desclassificado. Ainda nesse modo pode-se ser desafiado por
oponentes de Ranking superiores e se seu jogador vencer, além de subir vários
números no Ranking, acumula-se 5 pontos, mas se perder continua no mesmo lugar e
perde 10 pontos. Existem também os Break In (como no Dragon Arena) que aparecem em janelas douradas e se vencer acumula-se 5
pontos e ganha um Potara, porém se perder, perde-se 10 pontos. Em miúdos, este
modo, além de survival, permite o acúmulo de pontos de experiência para fazer
upgrades nos personagens, além de ganhar itens exclusivos nesse modo, tais como
personagens secretos.
- World Tournament - Torneio de artes
marciais, semelhante ao das versões dos Budokais anteriores, onde os lutadores
se enfrentam em um ringue. Porém, há diferenças importantes como por exemplo:
· Pode-se usar qualquer personagem e qualquer um dos níveis do torneio;
· Personagens de fusões também podem ser utilizados;
· Personagens customizados também podem ser usados;
· Todos os golpes especiais podem ser usados nesse modo;
· Agora, o RING OUT é diferente, pois o personagem pode sair do espaço do ringue
e voar por qualquer parte, porém caso este toque o chão, irá perder a luta,
criando assim um novo, desafiador e divertido modo de se jogar.
O World Tournament é dividido em Novice, Normal, Advanced e Cell Games.
- Duel Mode - É o modo Versus do game, que
divide-se em 1P VS COM, 1P VS 2P, COM VS COM e PASSWORLD. Esse último é
adquirido através das Esferas do Dragão (1º Opção). Nele se imputam os Passwords
dos personagens evoluídos no game DBZ Budokai 3 e eles são criados no Sparking.
- Practice - Dividido em
Training e Tutorial. O modo Tutorial é de grande valia, graças aos vídeos
explicativos com os comandos sendo imputados no controle e o efeito deles. Ao
contrário do Budokai 3, onde os comandos eram praticados, aqui apenas são
assistidos quando executados.
-
Evolution Z - Esse é o Modo que você
utiliza pra customizar os personagens, listar Potaras adquiridas e Fusionar
Potaras para criar itens novos e liberar personagens. Dividida em:
- Customizar - Modifica os atributos de seus personagens, permitindo que
equipe-se Potaras. Dentre as Potaras que podem ser equipadas temos 2 tipos:
Atributos (AZUL) que melhoram Status e as de Suporte (AMARELAS) que concedem
vantagens;
- Listar Potaras - Visualiza Potaras já adquiridos;
- Fusão de Potaras - Fusiona Potaras de
Atributos, Suporte e de Sistema (ROXAS) para criar novas. Detalhe que são
fusionáveis apenas Potaras da mesma classe e de valores idênticos (No caso das
Azuis e Amarelas). Mas vale dizer ainda que para fazer as fusões é necessário
ter um estoque de Potaras de Sistema chamadas de
Fusion Itens. São eles que determinam quantas vezes é possível realizar
Fusão de Potaras. Se o número de Fusion Itens que possuir for ZERO, não é
possível entrar nesta opção pra realizar Fusões.
- Options - Aqui são ajustadas as opções do
game. Divididas em:
- Game Options - Dividido em: Dificulty/ Duel Time/ Com Lv/ Default;
- Memory Card - Primeira opção é Save e a Segunda é Load;
- Controller - Customização de comandos;
- Screen - Dividido em: Câmera Type (A / B / C)/ Câmera Shake (On / Off)/ Screen
Adjust/ Default
- Sound - Dividido em: Speaker (Mono / Stereo)/ Music Vol/ Voice & SFX Vol/
Japanese Voice (Apenas na Versão EURO ou USA)/ Default
- Exit - Retorna ao MENU principal.
- Characters Ilustrations - Aqui é uma
biblioteca com infos de todos os personagens liberados no game.
GRÁFICOS
Os gráficos de Sparking são baseados na mesma engine utilizada para Budokai 3.
Por incrível que possa parecer, os gráficos são superiores aos existentes em
Budokai 3, abusando no Cell Shading e estão mais próximos do design dos
personagens do anime, além de ter menos serrilhados. As roupas dos personagens
tem mais volume e um filtro foi utilizado fazendo com que os rostos dos
personagens fiquem mais lisos e redondos na hora dos super golpes especiais.
Os personagens possuem diversas expressões, o que é altamente perceptível
durante a luta, além dos golpes serem perfeitos em termo de movimentação. Os
cenários também receberam uma atenção especial, repletos de detalhes e objetos
destrutivos, que se destroem de forma perfeita e sem quebras de frame rate.
A taxa de quadros é bastante estável e alta, proporcionando
batalhas fluídas com boas respostas de controle. Apesar das melhorias, há
algumas falhas como a ausência de roupas alternativas e alguns
personagens estarem meio desproporcionais ao que são realmente, como é o caso do
Vegeta que parece ser um nadador olímpico com ombros enormes. Fora isso, o
brilho do Ki dos personagens e da aura de lampejos emanadas pelos SSJ2 e
superiores estão muito bem feitos mas em contrapartida, os golpes não tem o mesmo poder
visual que existia no Budokai 3, estão menos onipotentes.
O mais interessante nos gráficos é o detalhe do desgaste dos personagens.
Conforme a luta se desenrola, seu personagem começa a apresentar ferimentos e
suas vestes se esfarrapam (isso não esta ligado com a barra de vida mas sim com
a quantidade de ataques críticos que seu personagem vai sofrendo) e também a
quantidade de danos produzidos devido a transformações poderosas.
SOM
A versão americana e européia de Sparking embutiu nos personagens as vozes
originais de seus dubladores (Orientais e Ocidentais), um agrado para aqueles
que não precisam esperar versões especiais ou ter que comprar a versão
japonesa para escutar as vozes originais. As músicas são as mesmas existentes no
anime e os sons dos golpes e dos cenários sendo destruídos ficaram fiéis.
Durante as lutas, rolam as músicas das batalhas dos próprios episódios ou seja,
se a luta corresponder a saga dos Sayajins, a música será exatamente a mesma que
rolou no episódio e assim vale para as demais sagas. Os personagens têm muitas
falas, não só as de início e de final de luta, mas como na própria luta em si e é
possível ouvir diversas frases diferentes durante uma única luta, o que acaba
influenciando até mesmo no fator replay do jogo.