Playstation 2 - Sparking (Continuação)

Review Parte 1 - Review Parte 2

JOGABILIDADE
A jogabilidade é sem sombra de dúvidas, o fator que realmente destaca Sparking como um título distinto de Budokai. O game inova com a já citada liberdade e dinâmica de combate. A liberdade é notável com os cenários enormes e totalmente destrutíveis. Na cidade por exemplo, é possível arremessar o adversário contra vários prédios com um único golpe e esmigalhá-los. Já a dinâmica é notável no momento em que o adversário está voando na direção que foi arremessado. Quem o arremessou pode persegui-lo em alta velocidade com o intuito de emendar um novo golpe e rechaçá-lo em uma nova direção. Existe também a possibilidade de fuga para qualquer lugar do cenário, seja para o céu, para longe ou mesmo para o fundo de um área aquática. Além disso, pode-se esquivar de ataques (sejam físicos ou energéticos) em altíssima velocidade com um simples toque de botão no momento do contato com o golpe.


A jogabilidade de Sparking mais parece com a dos jogos de combate entre robôs estilo "Virtual-On" ou "Armored Core", isto é, a visão aponta para o fundo, quase em primeira pessoa. Nesse estado, o jogador pode se aproximar, afastar ou tentar dar a volta em torno do oponente, seja por terra ou pelo ar. Os raios podem pegar os oponentes à longas distâncias.

O sistema de combos é bastante variado e podem se diferenciar desde uma simples troca de socos até a uma troca com finalização de um golpe muito forte no estômago ou ainda, troca de socos com movimentos em velocidade altíssima ao redor do adversário ou um golpe de Ki após essa troca de socos ou mesmo com uma defesa e um ataque surpresa poderosíssimo em seguida. Há também os ataques de potência, onde o soco ou chute são carregados e quando desferidos mandam o oponente voando pra longe, deixando-o com a guarda baixa.


O vôo confere ao game uma grande liberdade e pode ser feito com gasto de Ki, (exceto os andróides). Nesse estado, os guerreiros ganham uma áurea durante o movimento, permitindo se proteger dos raios comuns. Isso também pode ser feito mesmo sem gastar energia, bastando apertar o botão de defesa no momento da chegada dos raios. Mas apesar de conferir algum grau de liberdade nos vôos, para conseguir se locomover com precisão será necessário um tempo de treino, pois os comandos não são muito intuitivos.

Outra exclusividade do game é o sistema Lock System, uma espécie de mira invisível que trava o oponente no seu campo de visão. Conforme a potência do golpe que se leva, seu personagem pode perder de vista o oponente e para encontrá-lo, é preciso ativar esse sistema para que seu personagem comece a olhar em torno do cenário pra tentar visualizar seu oponente. É errado afirmar que seu personagem procura o oponente pelo Ki, pois ele somente o trava na mira quando o visualiza, mas o "sentir o Ki" é meio que automático, pois sabe-se a posição do personagem através de um bip no Dragon Radar, sem ativar o Lock System. O interessante é que personagens que não possuem a habilidade de sentir o Ki, ao se ativar o sistema, usam o Scouter que possuem.

Mais uma exclusividade é o modo Sparking, onde seu personagem carrega o Ki até o limite, fazendo com que a barra de Ki se torne azul e seu personagem possa voar em alta velocidade sem gasto de Ki, além de também carregar ataques de potência de imediato, sem ser necessário a aplicação de um combo (se carregar um ataque de potência com o botão L2 pressionado, a câmera dá um close no seu personagem preparando o golpe e o desferindo). No modo Sparking pode-se executar qualquer golpe especial, porém, após a execução, o modo Sparking é inativado.

O sistema de poderes está bem simplificado quanto a sua execução e estão divididos em:
- Finish Moves: Cada personagem tem 2 Finish Moves (Golpes Simples) diferentes que causam danos variados de pequeno e médio porte. Eles usam a barra de ki na sua execução e são acionados pelo comando L2 + /\  (mais fraco) e L2 + /\  + Seta pra Cima (mais forte).
OBS: Son Goku é uma exceção entre os personagens, pois seu Finish Move mais forte (Kaioken Attack) somente é ativado após utilizar seu Favorite Move Kaioken. Porém seu personagem fica impossibilitado de carregar seu Ki;

- Favorite Moves: Esses também se dividem em 2, porém eles não são golpes e sim técnicas de suporte que podem melhorar os atributos do personagem ou mesmo dar a eles uma vantagem temporária sobre seu oponente e são executados com os comandos L2 +
O e L2 + O + Seta pra Cima. Dentre os diversos de cada personagem existem técnicas que aumentam ataque, defesa, economia do Ki utilizado, aumentam esses 3 de uma única vez, técnicas que colocam de cara o seu personagem no modo Sparking, técnicas de suporte que cegam seu oponente temporariamente (Tayoken) e técnicas de bloqueio de Finish Moves e ataques simples. Essas técnicas não são carregadas de acordo com a vontade do jogador, elas automaticamente são carregadas e acumuladas em forma de esferas azuis no HUD com a barra de life  e de Ki do seu personagem;

- Super Finish Moves: São os ataques que causam o maior dano e são ativados somente no modo Sparking com o comando L2 +  /\  + Seta pra Baixo.

Em geral, executar os combos no game é fácil. A lista básica para todos os personagens é:
Troca de Socos ([] [] [] [] []), Troca de Socos Finalizando com Ataque de Ki ([] [] [] [] /\), Troca de Socos Finalizando com Golpe no Estômago ([] [] [] [] X), Troca de Socos com Defesa e Ataque Surpresa ([] [] [] O). Há também o Ataque de Potência ([] [] [] [] /\ ou [] [] [] [] X + [] [] [] - mantendo o botão pressionado no último comando para carregar o golpe) e o Arremesso (Seta pra Cima + X).

Se nos Budokais anteriores eram as cápsulas que customizavam os personagens, aqui são as Potaras que fazem o serviço.
A lista a seguir disponibiliza a ordem das Potaras Azuis, Amarelas e Roxas: 

- Potaras Azuis (Habilidades)
Aqui, as Potaras na sua maioria estão divididas em seis valores de mesma espécie: Health, Ki, Atack, Defense, Speed, Slots, Favorite Tecnics, Finish Moves e Super Finish Moves. A exceção fica por conta da parte Slots, que possui apenas 4 valores.

- Potaras Amarelas (Suporte)
- Dragon Hoaming Count + 1 (Dragon Hoaming é quando seu personagem sai voando em perseguição à um inimigo)
- Dragon Hoaming Count + 2
- Lock Range Enlargement (Aumenta a área de abrangência do Lock System)
- ???
- Regeneration (Recupera a Vida gradualmente - Piccolo/ Cell/ Majin Boo podem usar)
- ???
- Hi-Tension (Recupera o Ki gradualmente - A16/ A17/ A18 / Super A17 Não podem usar)
- I'm a Champion (Recupera o Ki gradualmente - somente Mr. Satan pode usar)
- Warrior Race (Recupera o Ki gradualmente durante troca de socos)
- Indominate Spirit (Recupera o Ki gradualmente durante troca de socos)
- Mechanical Body (Absorção de Ki e Health são negados - A16 / A19 / A20 podem usar)
- Fighting Spirit Elevation (Ki cheio no início do combate)
- Ki Control (Técnicas usam metade do Ki necessário)
- ???
- Gravity Device (Diminui "Speed" de ambos lutadores em 2 pontos)
- Magic Beast Yakon (Ki de ambos lutadores é diminuído gradualmente)


- Potaras Roxas (Sistema)
OBS - Essas Potaras são a dor de cabeça dos proprietários da versão japonesa do game e que não entendem bulhufas da língua nipônica. Segue a ordem de todas as Potaras Roxas que se podem obter, sendo que algumas só aparecem depois de fundidas. Estas estão citadas em verde para não confundir com as Potaras adquiríveis no Z Battle Gate.

1 - Item Fusion (essas são necessárias para realizar fusões e é preciso grandes quantidades delas. Uma dica é que na saga do Gogeta SSJ4, no combate onde seu personagem é o Super A17 contra o Gogeta SSJ4, o jogador sempre ganha essa Potara)
2 - Super Saiyan Goku
3 - Vegeta
4 - Super Saiyan
5 - Freeza Final Form
6 - Freeza Final Form Full Power
7 - Super Saiyan Trunks
8 - Android #17
9 - Cell Perfect Form
10 - Gohan
11 - Super Saiyan 2 Gohan

12 - Super Saiyan 3 Gotenks
13 - Super Saiyan Gotenks
14 - Majin Buu (Fat / Good)
15 - Vegito
16 - Goku Fusion
17 - Brolly
18 - Galact Warrior
19 - Freeza Older Brother
20 - Psyche Ogro
21 - Super Saiyan 2 Vegeta
22 - Super Saiyan 4 Goku Fusion

23 - Kakarot
24 - Ultimate Gohan
25 - Tuffles
26 - Absorption
27 - Super Tranformation
28 - Reconstruction Surgery
29 - Transformation Hero Set
30 - Elder Supreme Kai
31 - Babidi
32 - Wicked Person Bullet
33 - Vegeta's Fusion
34 - Seal Release
35 - Peoples Maliciousness
36 - Artificial Brutus Waves
37 - Super Saiyan 4 Vegeta's Fusion
38 - Hatred of Saiyans
39 - Scouter
40 - ???
41 - ???

E como descrito anteriormente, é possível fundir as Potaras Roxas. O esquema de fusões destas Potaras é listado abaixo:

- Baby Vegeta - Tuffles + Artificial Bruits Waves ? (Potara nº 25 + Potara nº 36)
- Bardock - Kakarot + Hatred of Saiyans ? (23 + 38)
- Bojack - Galactic Warriors + Seal Release ? (18 + 34)
- Brolly - Super Saiyan + Broly ? (4 + 17)
- Cooler - Frieza's Older Brother + Super Transformation ? (19 + 27)
- Frieza Final Form Full Power - Frieza Final Form + Super Transformation ? (6 + 27)
- Great Saiyaman - Gohan + Transforming Hero Set ? (10 + 29)
- Janemba - Psyche Orge + Peoples Maliciousness ? (20 + 35)
- Majin Buu (Gotenks Absorbed) - Super Saiyan 3 Gotenks + Absorption ? (12 + 26)
- Majin Buu (Pure Evil) - Majin Buu (Good) + Wicked Person's Bullet ? (14 + 32)
- Majin Buu (Ultimate Gohan Absorbed) - Ultimate Gohan + Absorption ? (24 + 26)
- Majin Vegeta -  Babidi + Super Saiyan 2 Vegeta ? (3 + 21)
- Mecha Frieza - Frieza Final Form (Full Power) + Reconstruction Surgery ? (6 + 28)
- Perfect Cell (Super Perfect Form) - Super Saiyan Goku + Cell Perfect Form ? (2 + 9)
- Super #17 - Android 17 + Android 17 ? (8 + 8)
- Super Saiyan 3 Gotenks - Super Saiyan + Super Saiyan Gotenks ? (4 + 13)
- Super Saiyan 4 Gogeta - SSJ4 Goku's fusion + SSJ4 Vegeta's Fusion ? (22 + 37)
- Super Saiyan Gogeta - Goku's Fusion + Vegeta's Fusion ? (16 + 33)
- Super Saiyan Super Trunks - Super Saiyan + Super Saiyan Trunks ? (4 + 7)
- Super Saiyan Vegito - Super Saiyan + Vegito ? (4 + 15)
- Ultimate Gohan - Super Saiyan 2 Gohan + Elder Supreme Kai ? (11 + 29)
- Vegeta (Scouter) - Vegeta + Scouter ? (3 + 38)


Enfim, são novos conceitos que obrigarão o mais habilidoso jogador de Budokai a reaprender por completo todas as técnicas disponíveis neste game.

CONCLUSÃO
Apesar de todas as inovações, Sparking regrediu ao mesmo tempo que inovou, trazendo junto com as novidades, controles confusos, um sistema de câmeras difícil de se acostumar, ausência imperdoável de transformações in-game e um "fun-play" bastante inferior ao presente em Budokai 3. E mesmo saindo da "simplicidade" que são os games com apenas um campo de batalha, Sparking está longe de apresentar uma complexidade como vista em Tekken ou Virtual-On. Enfim, Sparking é sim um game que vale muito a pena ser jogado por possuir fatores que o Budokai 3 não oferece, mas dizer que ele supera o mesmo ou que nem chega perto dele, é equivocado.