Playstation 2 - Sparking (Continuação)
Review Parte 1 - Review Parte 2
JOGABILIDADE
A jogabilidade é sem sombra de dúvidas, o fator que realmente destaca Sparking
como um título distinto de Budokai. O game inova com a já citada liberdade e
dinâmica de combate. A liberdade é notável com os cenários enormes e totalmente
destrutíveis. Na cidade por exemplo, é possível arremessar o adversário contra
vários prédios com um único golpe e esmigalhá-los. Já a dinâmica é notável no
momento em que o adversário está voando na direção que foi arremessado. Quem o
arremessou pode persegui-lo em alta velocidade com o intuito de emendar um novo
golpe e rechaçá-lo em uma nova direção. Existe também a possibilidade de fuga
para qualquer lugar do cenário, seja para o céu, para longe ou mesmo para o
fundo de um área aquática. Além disso, pode-se esquivar de ataques (sejam
físicos ou energéticos) em altíssima velocidade com um simples toque de botão no
momento do contato com o golpe.
A jogabilidade de Sparking mais parece com a dos jogos de combate entre robôs
estilo "Virtual-On" ou "Armored Core", isto é, a visão aponta para o fundo, quase
em primeira pessoa. Nesse estado, o jogador pode se aproximar, afastar ou tentar
dar a volta em torno do oponente, seja por terra ou pelo ar. Os raios podem
pegar os oponentes à longas distâncias.
O sistema de combos é bastante variado e podem se diferenciar desde uma simples
troca de socos até a uma troca com finalização de um golpe muito forte no
estômago ou ainda, troca de socos com movimentos em velocidade altíssima ao
redor do adversário ou um golpe de Ki após essa troca de socos ou mesmo com uma
defesa e um ataque surpresa poderosíssimo em seguida. Há também os ataques de
potência, onde o soco ou chute são carregados e quando desferidos mandam o
oponente voando pra longe, deixando-o com a guarda baixa.
O vôo confere ao game uma grande liberdade e pode ser feito com gasto de Ki,
(exceto os andróides). Nesse estado, os guerreiros ganham uma áurea durante o
movimento, permitindo se proteger dos raios comuns. Isso também pode ser feito
mesmo sem gastar energia, bastando apertar o botão de defesa no momento da
chegada dos raios. Mas apesar de conferir algum grau de liberdade nos vôos, para
conseguir se locomover com precisão será necessário um tempo de treino, pois os
comandos não são muito intuitivos.
Outra exclusividade do game é o sistema Lock System, uma espécie de mira
invisível que trava o oponente no seu campo de visão. Conforme a potência do
golpe que se leva, seu personagem pode perder de vista o oponente e para
encontrá-lo, é preciso ativar esse sistema para que seu personagem comece a
olhar em torno do cenário pra tentar visualizar seu oponente. É errado afirmar
que seu personagem procura o oponente pelo Ki, pois ele somente o trava na mira
quando o visualiza, mas o "sentir o Ki" é meio que automático, pois sabe-se a
posição do personagem através de um bip no Dragon Radar, sem ativar o Lock
System. O interessante é que personagens que não possuem a habilidade de sentir
o Ki, ao se ativar o sistema, usam o Scouter que possuem.
Mais uma exclusividade é o modo Sparking, onde seu personagem carrega o Ki até o
limite, fazendo com que a barra de Ki se torne azul e seu personagem possa voar
em alta velocidade sem gasto de Ki, além de também carregar ataques de potência
de imediato, sem ser necessário a aplicação de um combo (se carregar um ataque
de potência com o botão L2 pressionado, a câmera dá um close no seu personagem
preparando o golpe e o desferindo). No modo Sparking pode-se executar qualquer
golpe especial, porém, após a execução, o modo Sparking é inativado.
O sistema de poderes está bem simplificado quanto a sua execução e estão
divididos em:
- Finish Moves: Cada personagem tem 2 Finish Moves (Golpes Simples)
diferentes que causam danos variados de pequeno e médio porte. Eles usam a barra
de ki na sua execução e são acionados pelo comando L2 +
/\ (mais fraco) e L2 +
/\ + Seta
pra Cima (mais forte).
OBS: Son Goku é uma exceção entre os personagens, pois seu Finish Move mais
forte (Kaioken Attack) somente é ativado após utilizar seu Favorite Move Kaioken.
Porém seu personagem fica impossibilitado de carregar seu Ki;
- Favorite Moves: Esses também se dividem em 2, porém eles não são golpes e
sim técnicas de suporte que podem melhorar os atributos do personagem ou mesmo
dar a eles uma vantagem temporária sobre seu oponente e são executados com os
comandos L2 +
O
e L2 +
O
+ Seta pra Cima. Dentre os diversos de cada personagem existem técnicas que
aumentam ataque, defesa, economia do Ki utilizado, aumentam esses 3 de uma única
vez, técnicas que colocam de cara o seu personagem no modo Sparking, técnicas de
suporte que cegam seu oponente temporariamente (Tayoken) e técnicas de bloqueio
de Finish Moves e ataques simples. Essas técnicas não são carregadas de acordo
com a vontade do jogador, elas automaticamente são carregadas e acumuladas em
forma de esferas azuis no HUD com a barra de life e de Ki do seu
personagem;
- Super Finish Moves: São os ataques que causam o maior dano e são ativados
somente no modo Sparking com o comando L2 +
/\ + Seta pra Baixo.
Em geral, executar os combos no game é fácil. A lista básica para todos os
personagens é:
Troca de Socos ([] [] [] [] []), Troca de Socos Finalizando com Ataque de Ki
([] [] [] [] /\), Troca de Socos Finalizando com Golpe no
Estômago ([] [] [] []
X), Troca de
Socos com Defesa e Ataque Surpresa ([] [] []
O). Há também o Ataque de Potência ([] [] [] [] /\ ou
[] [] [] [] X
+ [] [] [] - mantendo o botão pressionado no
último comando para carregar o golpe) e o Arremesso (Seta pra Cima +
X).
Se nos Budokais anteriores eram as cápsulas que customizavam os personagens,
aqui são as Potaras que fazem o serviço.
A lista a seguir disponibiliza a ordem das Potaras
Azuis, Amarelas e Roxas:
- Potaras Azuis (Habilidades)
Aqui, as Potaras na sua maioria estão divididas em seis valores de mesma
espécie: Health, Ki, Atack, Defense, Speed, Slots, Favorite Tecnics, Finish
Moves e Super Finish Moves. A exceção fica por conta da parte Slots, que possui
apenas 4 valores.
- Potaras Amarelas (Suporte)
-
Dragon Hoaming Count + 1 (Dragon Hoaming é quando seu personagem sai voando em
perseguição à um inimigo)
-
Dragon Hoaming Count + 2
-
Lock Range Enlargement (Aumenta a área de abrangência do Lock System)
-
???
-
Regeneration (Recupera a Vida gradualmente - Piccolo/ Cell/ Majin Boo podem
usar)
-
???
-
Hi-Tension (Recupera o Ki gradualmente - A16/ A17/ A18 / Super A17 Não podem
usar)
-
I'm a Champion (Recupera o Ki gradualmente - somente Mr. Satan pode usar)
-
Warrior Race (Recupera o Ki gradualmente durante troca de socos)
-
Indominate Spirit (Recupera o Ki gradualmente durante troca de socos)
-
Mechanical Body (Absorção de Ki e Health são negados - A16 / A19 / A20 podem
usar)
-
Fighting Spirit Elevation (Ki cheio no início do combate)
-
Ki Control (Técnicas usam metade do Ki necessário)
-
???
-
Gravity Device (Diminui "Speed" de ambos lutadores em 2 pontos)
-
Magic Beast Yakon (Ki de ambos lutadores é diminuído gradualmente)
- Potaras Roxas (Sistema)
OBS - Essas Potaras são a dor de cabeça dos proprietários da versão japonesa do
game e que não entendem bulhufas da língua nipônica. Segue a ordem de todas as
Potaras Roxas que se podem obter, sendo que algumas só aparecem
depois de fundidas. Estas estão citadas em verde para não confundir com as Potaras adquiríveis no Z Battle Gate.
1 -
Item Fusion (essas são necessárias
para realizar fusões e é preciso grandes quantidades delas. Uma dica é que
na saga do Gogeta SSJ4, no combate onde seu personagem é o Super A17 contra
o Gogeta SSJ4, o jogador sempre ganha essa Potara) 2 - Super Saiyan Goku 3 - Vegeta 4 - Super Saiyan 5 - Freeza Final Form 6 - Freeza Final Form Full Power 7 - Super Saiyan Trunks 8 - Android #17 9 - Cell Perfect Form 10 - Gohan 11 - Super Saiyan 2 Gohan 12 - Super Saiyan 3 Gotenks 13 - Super Saiyan Gotenks 14 - Majin Buu (Fat / Good) 15 - Vegito 16 - Goku Fusion 17 - Brolly 18 - Galact Warrior 19 - Freeza Older Brother 20 - Psyche Ogro |
21 -
Super Saiyan 2 Vegeta 22 - Super Saiyan 4 Goku Fusion 23 - Kakarot 24 - Ultimate Gohan 25 - Tuffles 26 - Absorption 27 - Super Tranformation 28 - Reconstruction Surgery 29 - Transformation Hero Set 30 - Elder Supreme Kai 31 - Babidi 32 - Wicked Person Bullet 33 - Vegeta's Fusion 34 - Seal Release 35 - Peoples Maliciousness 36 - Artificial Brutus Waves 37 - Super Saiyan 4 Vegeta's Fusion 38 - Hatred of Saiyans 39 - Scouter 40 - ??? 41 - ??? |
E como descrito
anteriormente, é possível fundir as Potaras Roxas. O esquema de fusões destas Potaras é listado abaixo:
- Baby Vegeta - Tuffles + Artificial Bruits
Waves ? (Potara nº 25 + Potara nº 36)
- Bardock - Kakarot + Hatred of Saiyans ? (23 + 38)
- Bojack - Galactic Warriors + Seal Release ? (18 + 34)
- Brolly - Super Saiyan + Broly ? (4 + 17)
- Cooler - Frieza's Older Brother + Super
Transformation ? (19 + 27)
- Frieza Final Form Full Power - Frieza
Final Form + Super
Transformation ? (6 + 27)
- Great Saiyaman - Gohan + Transforming
Hero Set ? (10 + 29)
- Janemba - Psyche Orge + Peoples
Maliciousness ? (20 + 35)
- Majin Buu (Gotenks Absorbed) - Super
Saiyan 3 Gotenks + Absorption ? (12 + 26)
- Majin Buu (Pure Evil) - Majin Buu (Good) + Wicked Person's Bullet ? (14 + 32)
- Majin Buu (Ultimate Gohan Absorbed) -
Ultimate Gohan + Absorption ? (24 + 26)
- Majin Vegeta - Babidi + Super Saiyan
2 Vegeta ? (3 + 21)
- Mecha Frieza - Frieza Final Form (Full
Power) + Reconstruction Surgery ? (6 + 28)
- Perfect Cell (Super Perfect Form) - Super
Saiyan Goku + Cell Perfect Form ? (2 + 9)
- Super #17 - Android 17 + Android 17 ? (8 + 8)
- Super Saiyan 3 Gotenks - Super Saiyan +
Super Saiyan Gotenks ? (4 + 13)
- Super Saiyan 4 Gogeta - SSJ4 Goku's
fusion + SSJ4 Vegeta's Fusion ? (22 + 37)
- Super Saiyan Gogeta - Goku's Fusion +
Vegeta's Fusion ? (16 + 33)
- Super Saiyan Super Trunks - Super Saiyan
+ Super Saiyan Trunks ? (4 + 7)
- Super Saiyan Vegito - Super Saiyan +
Vegito ? (4 + 15)
- Ultimate Gohan - Super Saiyan 2 Gohan +
Elder Supreme Kai ? (11 + 29)
- Vegeta (Scouter) - Vegeta + Scouter ? (3 + 38)
Enfim, são novos conceitos que obrigarão o mais habilidoso jogador de Budokai a
reaprender por completo todas as técnicas disponíveis neste game.
CONCLUSÃO
Apesar de todas as inovações, Sparking regrediu ao mesmo tempo que inovou,
trazendo junto com as novidades, controles confusos, um sistema de câmeras
difícil de se acostumar, ausência imperdoável de transformações in-game e um "fun-play"
bastante inferior ao presente em Budokai 3. E mesmo saindo da "simplicidade" que
são os games com apenas um campo de batalha, Sparking está longe de
apresentar uma complexidade como vista em Tekken ou Virtual-On. Enfim, Sparking
é sim um game que vale muito a pena ser jogado por possuir fatores que o Budokai
3 não oferece, mas dizer que ele supera o mesmo ou que nem chega perto dele, é equivocado.