JOGOS – 3DO – Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da!

3DO

Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da! (ドラゴンボールZ 3DO でセルと対決だ!)
Nunca lançado comercialmente
Ano de Produção: 1994
Raridade: 10/ 10

“Dragon Ball Z: Cell to Kogeki da! leva você em uma inacreditável jornada para proteger o Universo do malvado Cell. O futuro do Universo depende da sua habilidade em usar seus poderes para ajudar Goku e Gohan a derrotar seus inimigos. O game promete interação com mais de 15 personagens enquanto explora um enorme universo.”

Até então era apenas isso que se sabia sobre esse lendário jogo, descrito em um extinto site da internet que prometia a venda deste título junto a um emulador de 3DO. Uma capa circulou durante anos na internet (a partir de 2003), mas constatar que ela era falsa não chegava a ser tão difícil. O número de série dessa capa (FZ-SJ6551) pertence a outro game: Royal Pro Wrestling. Comparando a disposição das letras no verso das capas, podemos ver que “coincidentemente” a disposição dos dados de Royal Pro Wrestling bate com a capa do suposto game de Dragon Ball Z para 3DO. Fora o nome da empresa responsável pelo suposto game, NATSUME, que não consta na capa frontal do game de Dragon Ball Z como deveria.

O único game feito pela NATSUME para 3DO é o próprio Royal Pro Wrestling! Ou seja a capa abaixo é completamente falsa!.

Além disso, o texto no verso do “jogo de Dragon Ball Z” está escrito em inglês, sem nada similar nos games de 3DO feitos no Japão (a NATSUME é japonesa). Sem contar a capa frontal, que segue o mesmo molde, dando a entender que a escolha da fonte (muito ruim, por sinal) é uma tentativa de deixar a capa com um “quê” de oriental. Vale lembrar que essa imagem de Gohan e Cell com a cidade ao fundo foi tratada digitalmente. A ilustração original é do Toriyama e tinha ainda um Goku que foi apagado. Abaixo a ilustração original do Toriyama e a imagem tratada que foi utilizada para fazer a capa falsa:

Cerca de dois supostos shots do jogo rodando em um emulador de 3DO, chamado 3DO Glide, também são controversos. O jogo era vendido pela internet e só rodava nesse emulador. Acontece que um dos shots apresenta uma suposta tela de abertura do jogo utilizando a mesma imagem da capa, que certamente é um falsa. Daí a concluir que os dois shots são fakes é algo lógico. O máximo que poderíamos dizer é que isso se trata de um jogo caseiro de Dragon Ball Z para PC.

Mas não é porque algum malandro criou essa capa e esse suposto jogo para um emulador obscuro que o game não chegou a ser idealizado oficialmente.

Lançado em Setembro de 1993, o 3DO foi o primeiro console de 32 bits do mercado. O 3DO foi uma idéia de Trip Hawkins e o princípio era criar um hardware único onde outras empresas utilizando-se desse hardware poderiam criar produtos com marca e design próprios. Nisso foi fundada a 3DO company, uma joint venture entre 7 empresas; AT&T, Eletronic Arts, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Matsushita, MCA, New Technologies Group e Time Warner. Essa joint venture recebia royalties sobre os consoles vendidos por empresas como a Panasonic, Goldstar, Sanyo, Samsung entre outras, e também recebia cerca de US$ 3,00 por jogo vendido. A média de preço dos consoles era cerca de US$ 700,00 um valor altíssimo para qualquer console na época. Das mais de 500 softhouses licenciadas na época, cerca de 50 apostaram no 3DO. Essas softhouses lançaram uma gama não muito grande de jogos e muitos dos jogos que foram desenvolvidos foram cancelados e nunca lançados no mercado. O principal fator disso é que o preço exorbitante dos consoles acarretou em vendas abaixo do esperado e quando lançaram modelos mais baratos do 3DO, o Sony Playstation e o Sega Saturn já estavam no mercado.

Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da (ドラゴンボールZ 3DO でセルと対決だ!) é um desses jogos que não chegaram a ser comercializados. Depois de Ultraman, Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da se tivesse sido lançado seria o segundo jogo para 3DO desenvolvido pela BANDAI em 1994.

As poucas informações sobre o jogo são de revistas da época. Nesse scan da Weekly Shonen Jump nº11 de 1994 temos um anúncio do evento “3DO World Open Meeting” que ocorreu em dois lugares distintos, no Mydome Osaka em 29/03/1994 e no Harumi Dome 21 em Tokyo em 01/04/1994. No canto esquerdo em destaque podemos ler o convite “Jogue apenas aqui a versão original do jogo de Dragon Ball Z!”. E na Weekly Shonen Jump nº 15 de 1994 também temos uma nota do evento e do game.

As únicas fotos desse evento que temos são de duas revistas francesas da época. A Joypad nº 31 de maio de 1994:

E a Joystick nº 49 também de maio de 1994:

Como podemos reparar no detalhe do scan,

essa versão de estande do game não era jogada com joystick. Era um “punching machine” uma espécie de arcade onde você veste uma luva e tem que dar um soco forte em um alvo almofadado retrátil. A força do golpe aplicado determina a quantidade de dano no oponente. Vários arcades como esse foram lançados no Japão e no mundo, melhor exemplo disso é o Sonic Blast Man (パンチングマシーン) que tem o gabinete quase que idêntico ao Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da.

Como nenhum acessório “estilo punch”, assim como o game nunca foram lançados para o 3DO doméstico fica a questão se Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da nada mais foi do que um game de exibição criado exclusivamente para mostrar as qualidades do 3DO em eventos ou se a BANDAI tinha planos de lançar o jogo. Ao que tudo indica, pelo estilo do jogo muito provavelmente ele não foi concebido para o mercado doméstico.

O fato de um cartão telefônico promocional de Dragon Ball Z para 3DO ter sido feito, nos indica que planos para a promoção desse jogo ou de algum outro jogo de Dragon Ball Z para 3DO eram grandes.

De qualquer forma, sem dúvida alguma Dragon Ball Z Cell To Kogeki Da é um dos maiores mistérios envolvendo a franquia de jogos Dragon Ball.

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