Audiência de Dragon Ball Super despenca mais uma vez!

Quinto episódio de Dragon Ball Super traz polêmica e insatisfação entre os fãs!

Dragon Ball Super - Episódio 05
oi eu sou cogu. q

A audiência do quinto episódio de Dragon Ball Super despenca em relação ao episódio anterior, mas permanece na mesma colocação, entre os animes mais assistidos na semana entre 03 de agosto (segunda-feira) a 09 de agosto (domingo) de 2015.

Dragon Ball Super ocupou a quinta colocação, atrás basicamente dos mesmos de sempre: Sazae-san, One Piece, Chibi Maruko-chan e Detective Conan.

Confira a relação completa:

1) Sazae-san – FUJI TV – 09/08 – 18:30 – 11.9%
2) One Piece – FUJI TV – 09/08 – 09:30 – 8.3%
3) Chibi Maruko-chan – FUJI TV – 09/08 – 18:00 – 8.0%
4) Detetive Conan – Nippon Television – 08/07 – 18:00 – 7.5%
5) Dragon Ball Super – FUJI TV – 09/08 – 9:00 – 5.3%
6) Yo-Kai Watch – TV Tokyo – 07/08 – 18:30 – 5.1%
7) Go! Princess PreCure! – TV Asahi – 09/08 – 08:30 – 2.8%
8) My Love Story!! – Nippon Television – 05/08 – 01:29 – 2.7%
9) Denpa Kyoushi – Nippon Television – 08/08 – 17:30 – 2.7%
10) Anpaman – Nippon Television – 08/07 – 16:20 – 2.4%

Não sabemos se a queda da audiência de um episódio até então muito aguardado pelos fãs foi influenciada por aquilo que foi o assunto da semana em todo o fandom de Dragon Ball. Para quem ainda não sabe, o quinto episódio trouxe algo que fãs de animes em geral já estão até de certa forma acostumados: a baixa qualidade/ orçamento das animações atuais.

Com quadros assustadoramente mal animados e mal desenhados, a Internet explodiu em críticas, algumas coerentes e outras exageradas. Além dos já esperadíssimos memes.

De qualquer forma, críticas precisam ter algum fundamento. E em partes há um fundamento. Dragon Ball Super é o novo segmento da franquia de Dragon Ball que já movimenta um mercado de milhões de dólares. Parece lógico que se o produto principal não tiver uma qualidade aceitável, de uma forma que desagrade e afaste seu público alvo, sua receita cairá ao ponto de justificar até o cancelamento prematuro da então nova série.

As críticas funcionam como um termômetro para que a TOEI saiba o que realmente incomoda o fã. Não que o estúdio seja lá também um grande exemplo em considerar a opinião os fãs, até porque há anos que a TOEI vem entregando animações com qualidade risível (vide Omega e o atual Sailor Moon Crystal). Mas principalmente com o advento das redes sociais, as pesadas críticas em relação a esse episódio (e provavelmente aos próximos), podem gerar preocupação para a empresa.

O fato é que houve um bom trabalho nos quatro primeiros episódios e não há nada que justifique que um dos episódios mais aguardados da série (a peleja entre Goku e Beerus), tivesse uma qualidade tão destoante entre os demais episódios. Sendo que o maior problema em particular não está especificamente relacionado ao número de quadros de animações, mas sim na forma como os personagens foram desenhados.

Prestigiados sites também avaliaram de maneira negativa a qualidade de animação e traço do quinto episódio de Dragon Ball Super. Segue alguns links:

Matéria do Kotaku, famoso blog de jogos eletrônicos:
http://kotaku.com/dragon-ball-super-looks-super-crappy-1723059211

Matéria do site Hobby Consolas, popular revista espanhola de jogos eletrônicos:
http://www.hobbyconsolas.com/noticias/dragon-ball-super-por-que-goku-sale-tan-mal-123938

Dorkly, famosa página de comédia relacionada a jogos: http://www.dorkly.com/post/75697/everyones-bummed-about-dragon-ball-supers-weird-janky-animation

E também motivada pela grande repercussão negativa deste episódio, uma petição francesa pede a TOEI melhorias na qualidade das animações da então nova série. Em nosso último acesso (às 10:00 de 12 de Agosto), a petição já contava com mais de 10 mil assinaturas virtuais. Aliás, os interessados em participar da petição podem acessar o link (a petição está em francês, porém é bem intuitiva): https://secure.avaaz.org/fr/petition/Toei_Animation_Please_respect_Dragon_Ball_and_his_fans/?aItbQeb

Enfim, nossa opinião pessoal: a direção de animação responsável pelo quinto episódio não soube utilizar ao menos os quadros corretos nas cenas estáticas e nas cenas de looping. A animação até poderia ter um número de quadros reduzidos (o que já ocorre e o que é ainda questionável) e as cenas de ação de preenchimento serem de péssima qualidade artística (ou seja, fora da estética padrão da série), mas NUNCA deveria permitir que tais cenas fossem facilmente visíveis para o telespectador, em momentos básicos da transmissão.

À guisa de curiosidade, o programa com o maior índice de audiência em toda a referida semana trata-se de uma novela japonesa chamada Mare (まれ), exibida na NHK Geral e que alcançou preciosos 19.4% no dia 07 de Agosto. Já o programa de menor audiência foi o filme ザ・クロコダイル ~人喰いワニ襲来~ (The Crocodile), exibido na TV Tokyo no dia 08 de Agosto pela madrugada, com apenas 1.1% de audiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 Comentário