Triste! A última declaração de Toriyama em vida fala sobre Dragon Ball Daima e sua saúde

A Tokyo Anime Award Festival 2024 ocorreu dia 8 de março, em Ikebukuro, Tóquio e Akira Toriyama foi selecionado como um dos premiados na categoria “Contribuição para a Indústria de Animação”. O anúncio já era conhecido há alguns meses, aliás.

No local do evento, foi criado um espaço expondo mangás e ilustrações de Toriyama, além de painéis com uma breve biografia do mangaká, que criou “personagens com um charme único de enlouquecer o mundo” e tratado como “um mangaká que criou obras históricas”.

A questão é que certamente os organizadores do evento não estavam cientes do falecimento do autor, anunciado no mesmo dia que o evento começou. Com isso, um comentário de Toriyama sobre o prêmio acabou sendo foi divulgado. Essa é, talvez, a última mensagem registrada de Akira Toriyama:

Para ser sincero, nunca tive um grande interesse em anime, nem no passado. Mesmo quando minhas obras foram adaptadas para o formato de anime, acabo tendo vergonha de assumir que não as assisti muito, por isso peço que as equipes me perdoem.

Há uns dez anos atrás, aliás, fui convidado para revisar o roteiro de um filme de anime de Dragon Ball e, na ocasião, acabei desenhando o cenário dos personagens e fazendo alguns designs simples. Foi incrível descobrir que esse tipo de trabalho era gratificante e divertido. Eu percebi que poderia confiar nos membros da equipe para cuidar das partes mais difíceis (risos).

É realmente embaraçoso para mim receber um prêmio de contribuição para a indústria da animação, do Tokyo Anime Award Festival. Muito obrigado!

Na mensagem, há também uma homenagem ao falecido animador Toyou Ashida, com quem Toriyama trabalho no passado em um projeto original:

Uma das minhas memórias mais marcantes no campo da animação foi meu encontro com o animador Toyou Ashida para uma animação chamada Kosuke-sama Rikimaru-sama, um projeto original da Shonen Jump. Essa obra não era baseada em um mangá, então tive que me encontrar com  Ashida-sensei para discutirmos sobre isso.

Ele era uma pessoa muito amigável e desde o início a gente se entendia muito bem. Sempre que via o estilo dele, eu ficava comovido com suas pinceladas detalhadas e rápidas. Eu pensei que esse tipo de pincelada daria a Dragon Ball uma sensação de velocidade e aceleraria meu desenho. Meu tempo de desenho foi reduzido em dois terços. Nós nos influenciamos mutuamente de muitas maneiras, e acredito que foi um período muito enriquecedor. Gostaria de rezar pela alma do Ashida-sensei.

Sobre a nova animação de Dragon Ball, Dragon Ball Daima, Toriyama deixou a seguinte mensagem:

Eu desenhei não apenas a história em si, mas também a visão de mundo, o design dos personagens e os mechas. Acredito que será uma produção rica em conteúdo, não apenas com ação intensa. Ficaria grato se vocês pudessem aproveitar ao assistir.

O último comentário em vida de Toriyama terminou da forma mais dolorosa possível com a seguinte declaração:

Devido ao meu estilo de vida na juventude, não estou muito confiante quanto a minha saúde, então não sei o quanto mais consigo fazer. No entanto, vou me esforçar para criar obras mais interessantes. Por favor, continuem me apoiando no futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

15 Comentários

  1. José Carlos

    Dragon Ball Daima que ninguém levava a sério ganhou um significado incrível, pois foi o último trabalho que Toriyama-Sensei fez em Dragon Ball e que tem a mais pura essência dele pela última vez então quando estreiar eu vou ser um dos primeiros a assistir.

  2. Hardcore

    Que trágico, Tori foi um grande exemplo para vários mangakás, inclusive pra Eiichiro, agradeço a contribuição dele para obras da futura geração, dragon ball fez parte de um terço da minha infância.

  3. Júlio Cezar Godoy

    Esses dias quando soube dessa triste notícia,meu coração se partiu,o desenho em si é incrível e sem contar a profundidade que ele nos traz,tudo tem um aprendizado,e eu aprendi muito como este anime na minha infância.
    O Akira sensei, sempre foi um exemplo de talento e de ser humano, acompanhei um pouco da sua trajetória e posso dezer que foi um homem deverás excepcional.
    Tanto que alguns de seus amigos animadores também disseram o quanto ele eram um impulsionador de pessoas,o quanto amava o que fazia.
    Meus sinceros sentimentos a familiares e amigos,sem em meu coração challa.
    Saudades.

  4. Quero deixar aqui meus pêsames a família do nosso mangaká favorito e o de todo mundo sem dúvidas.
    Eu gosto muito de dragon ball, o primeiro manga que eu ganhei foi aquele com o Goku ainda criança lutando contra o Picolo esse foi muito marcante pra mim!.
    Na contra parte final estava escrito um pouco sobre a rotina e vida do mestre Akira, lá falava sobre o cachorro(a) não me lembro se era fêmea ou macho mais também estava escrito o quão ele se importava com aquela obra sem dúvidas ele acertou em tudo espero que dê lá em cima de pra ele sentir o nosso ki subindo pra ajudar ele com uma guenkidama, Akira saiba que daqui de baixo eu ainda continuarei lendo o manga e vendo o anime você será eterno! 05/04/55 a 01/03/24.

  5. Gabriel Tarjano

    Espero que a shonen jump repense os prazos para os mangakás. Pois TODOS eles dormem e comem mal por conta dos curtos prazos para entrega de storyboards e páginas da obra. Realmente uma pena. Poderia ter sido, talvez, evitada essa perda, se eles tivessem melhor qualidade de vida.

  6. Marcos Shuiti Horiguchi

    Eu Marcos Shuiti Horiguchi, assisto Dragon Ball desde quando Goku era pequeno, assisti Dragon ball Z, Dragon Ball GT e DRAGON BALL SUPER, E SE VIER VOU ASSISTIR DRAGON BALL DAIMA, SOU FÃ DE DRAGON BALL ,EU TENHO 43 ANOS, OBRIGADO AKIRA TORIYAMA, SUA OBRA DE ARTE EM MANGA, ANIME NUNCA VOU ESQUECER, OBRIGADO AKIRA TORIYAMA, DESCANSE EM PAZ

  7. Toriyama, não só agradecemos seu trabalho em vida, mas depois dela, você sempre estará em nossos sonhos e corações, com seu Rico e glorioso império, te amamos Akira..Você sempre será o pai dos animes

  8. Di Mattos

    A gente gosta é de “verme inútil”, “seu lixo”, soco na cara, sangue jorrando, buraco no estômago, putaria do Kame e as minas, calcinha da Bulma. Akira era um safadão no início também. Dos melhores japa pederastas!
    Melhor forma de honrar ele e sei trabalho era tornando o anime o mais violento e sacana possível. DRAGON BALL X +18
    Aí sim o véio ia rir no “Cell”!

  9. Asura

    Em homenagem ao mestre Akira todos os fãs de Dragon ball devem apreciar o Dragon ball daima pois é seu último trabalho e onde acho que seu espírito foi empregado. Obrigado toriyama sensei pela grande infância que vc me proporcionou.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!