Retrospectiva 2012 – Battle of Gods

“E aí, quando você vai atualizar o site novamente?” Essa talvez foi uma das perguntas que mais recebemos durante esse grande período de ausência relativa referente as novidades acerca da obra Dragon Ball e seus “derivados”. É sabido que 2012 foi um ano de grandes novidades para a franquia, entretanto a falta de atualizações se deu por diversos motivos de ordem pessoal, sobretudo problemas de saúde por qual passei.
Entretanto esse não é o foco deste post. Deixemos os problemas de lado e tentaremos compensar toda essa ausência fazendo uma justa retrospectiva dos principais acontecimentos relacionados à franquia. A começar, sobre o tão aguardado novo filme de Dragon Ball, Battle of Gods.

Dragon Ball Z: Battle of Gods
Dragon Ball Z: Battle of Gods (ドラゴンボールZ 神と神, Doragon Bōru Zetto: Kami to Kami; lit. “Dragon Ball Z: God and God” é o próximo filme da franquia Dragon Ball Z a ser lançado em 30 de Março de 2013.

wj2012-33

特報!! 『ドラゴンボール』映画化決定!!
Anúncio especial!! Dragon Ball terá novo movie!!

Dragon Ball Z: Battle of Gods foi anunciado (ainda sem nome definido) oficialmente em Julho de 2012, na edição 33 da Weekly Shōnen Jump. Antes do lançamento dessa edição, ainda no começo desse mês, a Jump promoveu em seu site uma contagem regressiva com a letra “D”, além de paralelamente estimular, via Twitter, os fãs a adivinharem a série em questão, cuja a única pista era de que se tratava de alguma série já existente. No dia 10 de Julho, o site da Jump com a contagem regressiva já estava com um Shenlong embaçado no fundo, confirmando o envolvimento de Dragon Ball.

db_movie_promo

Os primeiros detalhes sobre o novo filme de Dragon Ball confirmam a data de lançamento para o dia 30 de março de 2013, no Japão. O slogan do filme contribui: “最強、始動。(O mais poderoso faz sua jogada)”, seguido de “全人類待望。かつてない興奮へー。 (Toda a humanidade tem estado à espera. Em direção a uma emoção inédita)”

Akira Toriyama manifesta-se em uma nota que confirma seu envolvimento no roteiro do filme em questão, algo inédito:

 珍しく、というより初めてアニメーションに脚本の段階から深く関わらせてもらいました。 なにしろ久しぶりだったので忘れていることも多かったのですが、さすが原作者、すぐにテンポだけは思い出すことができました。 今回の映画は、オリジナルの雰囲気はそのままに、ほんの少しだけ味付けを現代風にして、昔どおりの楽しい娯楽作品になると思います!
É raro, ou eu devo dizer, é a primeira vez que eu me envolvo profundamente com uma animação desde o estágio de roteiro. Já faz um tempo, tem muito que já esqueci, mas como esperado do criador do trabalho original, eu consegui voltar ao ritmo, pelo menos. Para esse filme, enquanto deixamos a atmosfera original intacta, nós adicionamos um pouco de sabor moderno, então eu acho que será divertido, como nos velhos tempos.

 

No dia 14 de Julho, o site oficial do filme é lançado. Sem muitas novidades.

Site Shonen Jump

O site fornece as informações acerca da data de lançamento, um título provisório “Saikyo Shido” (A partida do mais forte) e a equipe da produção. Akira Toriyama é citado no elenco, apesar de estar apenas como autor da obra original.

Teaser Movie

Um pequeno teaser do filme foi mostrado na Saikyo V-Jump Festa no dia 21 de Julho. O teaser apareceu no fim da apresentação de Dragon Ball Heroes, sendo listado no Twitter oficial da V-Jump como o “primeiro teaser público” do filme. Mais tarde, Sasaki Hisashi, antigo editor e chefe da Weekly Shonen Jump, postou outra foto do teaser em sua conta pessoal do Twitter:


Teaser Movie

A Fuji TV exibiu, uma semana após a Saikyo V-Jump, o mesmo teaser movie, atrelado antes a cenas do filme Dragon Ball: Saikyō e no Michi (ドラゴンボール 最強への道 Doragon Bōru Saikyō e no Michi, último filme da franquia lançado em 1996:

 [yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=eFYRuFPSvVs’]

Já em Agosto, o site oficial da Toei Animation sobre o filme foi atualizado com o teaser mostrado na Saikyo V-Jump Festa e depois publicado no show matinal da Fuji TV. O teaser mostra informativos em japonês traduzidos como “Toda a humanidade têm estado à espera“, “Televisionado em mais de 40 países“, “230 milhões de cópias impressas” e o anúncio da data de lançamento do filme, mantido para o dia 30 de Março de 2013. O trailer possui cerca de 37 segundos misturando cenas de Computação Gráfica com as cenas clássicas da série animada:

 [yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=d5M6eykCPfg’]

O mesmo site também ganhou uma versão em inglês, além de um pequeno artwork do próprio Akira Toriyama junto a uma nota anterior feita pelo próprio a respeito do filme:

Declaração de Toriyama sobre Dragon Ball Battle of Gods

Em Setembro, mais algumas novidades são divulgadas. A Toei Animation recebeu 50 milhões de ienes do Programa de Certificação de co-produção da UNIJAPAN para a produção do filme. O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Economia, Coméricio e Indústria japonês e outras organizações afiliadas para apoiar os esforços internacionais de cineastas japoneses. Dos quatro filmes premiados com apoio financeiro, Battle of Gods (que ainda não tinha um nome oficial) foi o única animação a receber apoio, devido a sua “popularidade internacional duradoura” e também com sua colaboração à companhia americana Fox.

Alguns nomes na equipe de produção foram revelados: Masahiro Hosoda (細田雅弘) como diretor, Yūsuke Watanabe (渡辺雄介) como roteirista, Tadayoshi Yamamuro (山室直儀) como supervisor de animação e Hiroshi Katō (加藤 浩), listado no site principal da Toei como o diretor de arte.

E a Toei faz seu primeiro comunicado de imprensa:

O fenômeno global Dragon Ball está sendo produzido em movie usando as mais novas tecnologias da Toei Animation, consistentemente realizado como um trabalho de Toriyama, com o autor original Akira Toriyama se envolvendo profundamente pela primeira vez desde a fase de roteiro. Será um episódio entre as séries animadas “Z” e “GT” ou, em outras palavras, na década em branco entre o final da batalha com Majin Boo no capítulo 517 e o capítulo 518 do mangá, sendo representado pela primeira vez. Personagens bem conhecidos e charmosos como Kulilin, Piccolo e Vegeta farão suas aparições. Uma nova história na história oficial de Dragon Ball nasce, nem spin-off nem side-story, que pode ser apreciado por crianças e pais, fãs de mangá e fãs de anime.

Pôster Battle of Gods

Em Novembro, uma imagem circula na internet com o possível pôster do filme. Nele são apresentados dois personagens inéditos (sem nomes divulgados), além do nome do filme como Battle of Gods e dos demais personagens já bem conhecidos na série. A surpresa era a presença de Pilaf, Mai e Shuu, personagens que nunca apareceram na franquia Dragon Ball Z presentes de uma forma bem curiosa no pôster – estão aparentemente encolhidos:

mai_shuu_pilaf_2013_filme

Até então a imagem e as informações não tinham 100% de legitimidade até surgirem scans da revista Ultra Jump da Shueisha confirmando várias informações, inclusive o título “Dragon Ball Z: Battle of Gods”, escrito também como “神と神” (Kami to Kami).

battle-of-gods

 

「神」のバトルが幕を開ける!!!
A cortina sobe para a batalha dos “Deus(es)”!!!

謎に包まれたタイトル「神と神」とは…!? 発表された映画のタイトルは「神と神」!!これまで「DB」には様々な神様が登場したが、もしかして彼らと関係が…!?続報に期待大だッ!!
O que é esse título envolto de mistério, “Batalha de deuses (Kami to Kami)”…?! O título do filme foi anunciado como “Batalha de deuses”!! Até agora uma variedade de deuses apareceu em Dragon Ball, mas será que haveria alguma conexão entre eles…?! Fique atento para mais informações!!

Ticket

O scan continua com anúncio da pré-venda de um “tíquete” com uma ilustração especial tanto de Eiichiro Oda, autor de One Piece, quanto de Toriyama para comemorar o lançamento tanto de Battle of Gods quanto para o lançamento do então novo filme de One Piece, “One Piece Film Z”. Limitado a uma tiragem de 8989 cópias no Japão, estes  tíquetes foram vendidos mais tarde a partir do dia 23 de Novembro por 2600 ienes cada.

Título Battle of Gods

Ainda antes da venda dos tíquetes, o site oficial do filme finalmente revelava o nome oficial do mesmo, incluindo uma nota sobre o tal tíquete citado anteriormente:

尾田栄一郎先生と鳥山明先生が、12月15日(土)『ONE PIECE FILM Z』と3月30日(土)『ドラゴンボールZ 神と神』の公開を記念して描き下ろしたビジュアルが、コラボチケットとして8989枚限定発売!シリアルナンバー入りの劇場鑑賞券が封入された額装式となっており、完売必至の超プレミアムチケットだ!
Eiichiro Oda e Akira Toriyama, em comemoração ao lançamento de “One Piece Film Z” no sábado, dia 15 de dezembro, e “Dragon Ball Z: Battle of Gods” no sábado, 30 de março, desenharam novos visuais que aparecerão no tíquete colaborativo limitado a 8989 cópias! O tíquete com seu número de série está em estilo de imagem enquadrada e é um bilhete super premium certo de vender!

Scan WSJ de Janeiro de 2013

Em Dezembro, páginas da edição de Janeiro de 2013 da Weekly Shonen Jump vazam, com maiores detalhes a respeito dos dois então inéditos personagens:

“Z”の常識を破る破壊神、降臨!!
O Deus da Destruição que viola o senso comum de “Z” aparece!!

キービジュアル公開!! コイツが破壊神ビルスだ!!
Visuais chave revelados!! Esse é o deus da destruição, Bils!!

Esta nova versão do pôster possui algumas diferenças em relação a versão anterior que vazou, como a posição de Yamcha ao fundo. Um outro scan da revista revela os nomes dos dois novos personagens e seus respectivos dubladores:

劇場版新キャラクター ビルス&ウイス!!
Novos personagens do movie: Bils & Whis

ウイス
声優:森田成一
Whis
Dublador: Masakazu Morita

破壊神ビルス
声優:山寺宏一
Deus da Destruição, Bils
Dublador: Kōichi Yamadera

まるで猫の様な姿をした破壊神ビルス!!そして、ビルスの傍らに立つ人物ウイスとは一体…!?
É como se o Deus da Destruição, Bils, tivesse uma aparência felina! E quem é esse tal de Whis que está ao lado de Bils..?!

Site Oficial Battle of Gods

O site oficial de Battle of Gods ganha um novo design, aproveitando-se do pôster já tão divulgado. O site está praticamente todo em japonês, com exceção do menu, além de terem retirado as notas de Akira Toriyama a respeito do filme.

Curiosamente, fãs descobriram no site um link ainda não divulgado oficialmente, contendo a sinopse do filme:

鳥山明参戦。 オールスターキャストで蘇る本物の「ドラゴンボール」更に、この歴史的プロジェクトに、原作者の鳥山明が原作・ストーリー・キャラクターデザインとして名を連ねる。 描かれるのは、全宇宙の運命を賭けた魔人ブウとの壮絶な戦いから数年後の物語。全宇宙のバランスを保つ破壊の神・ビルスが長い眠りから目覚めてしまった!フリーザを倒したというサイヤ人の噂を聞きつけて、悟空の元へやって来るビルス。久々に現れた強敵を前にワクワクする悟空は、界王の忠告も無視してビルスに戦いを挑むが、その圧倒的なパワーを前に手も足も出ずに敗れてしまう。「地球にはもっと破壊しがいのあるヤツがいるといい…」不気味な言葉を残してビルスはその場を去っていった…果たして悟空たちは破壊の神を止めることができるのか!?
Akira Toriyama se junta para a Batalha. Não somente o verdadeiro “Dragon Ball” ressurgirá com todas suas estrelas mas tem mais pois nesse projeto histórico o autor Akira Toriyama está envolvido com o trabalho original, história e design dos personagens. A história se passa alguns anos após a batalha contra Majin Boo, que determinou o destino de todo o universo. Bils, o Deus da Destruição, que mantinha o balanço do universo, acorda de seu longo sono. Ouvindo rumores sobre o Saiyajin que derrotou Freeza, Bils rastreia Goku. Goku fica extasiado com um inimigo poderoso ter aparecido depois de tanto tempo e ignora os conselhos de Kaio e enfrenta Bils, mas não pode fazer nada contra seu poder avassalador e é derrotado. Bils parte dizendo “Não há ninguém na Terra mais digno de ser destruído..?”. Poderão Goku e Cia. realmente parar o Deus da Destruição?!

E esse mesmo link também continha as tais notas de Toriyama sobre o filme.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=CCxPLw4IPKw’]

E eis que em 7 de Dezembro de 2013, finalmente é revelado o tão aguardado trailer de Battle of Gods, indo ao ar no canal Fuji TV durante o programa Mezamashi TV. Abaixo, seguem os diálogos e cenas traduzidas para o bom português:

東映・20th Century FOX
[Toei / 20th Century FOX]

ナレーター「この世には、」
Narrador: “Neste mundo,”

全人類待望
[Toda  a Humanidade Esteve Esperando]

ナレーター「星や生命を生み出す神様がおられる。」
Narrador: “Existem deuses [/existe um deus] que trazem [/traz] estrelas e seres à vida.”

創造と
[Criação &]

ナレーター「そしてまた反対に、星や生命を破壊する神様がおられる。」
Narrador: “E em oposição a isso, existem deuses [/existe um deus] que destroem [/destrói] estrelas e vidas.”

破壊
[Destruição]

ナレーター「創造と破壊…」
Narrador: “Criação & Destruição…”


[Kami]

ナレーター「この世界のバランスを保つためには必要なのじゃ。」
Narrador: “Eles são necessários para manter o balanço nesse mundo.”

悟空「オッス!ちょっとオラと戦わねえか?」
Goku: “Heya! Quer lutar comigo?”

界王「バカモン!神様に喧嘩を売るヤツがおるか!?」
Kaiō: “Seu tolo! Você escolheria lutar contra um deus?!”

原作・ストーリー・キャラクターデザイン
鳥山明
[Trabalho original/ História / Design de personagens:
Akira Toriyama]

ミスター・サタン 「おい、化け猫!俺と勝負しろー!」
Mr. Satan: “Hey, Monstro-Gato! Venha me enfrentar!”

ウイス「地球を破壊なさいますか?」
Whis:  “Você destruirá a Terra?”

ベジータ「アイツ、とんでもないぞ!」
Vegeta: “Ele é inacreditável!”

ビルス「創造の前に破壊あれー!」
Bills: “Antes de criação, que tenhamos a destruição!”

亀仙人「神様が破壊じゃと!?」
Kame-Sen’nin: “Um deus destruiria?!”

悟天・トランクス「オレたちが相手だ!」
Goten & Trunks: “Nós seremos seu oponente!”

クリリン「地球はもう、終わりだ!」
Kuririn: “A Terra está condenada!”

ピッコロ「いや、銀河系がなくなるぞ」
Piccolo: “Não, a galáxia inteira deixará de existir.”

悟空「か…め…は…め…波ーーー!」
Goku: “Ka… me… ha… me… HAAAAA!”

悟空「映画『ドラゴンボールZ 神と神』!
Goku: “ ‘Dragon Ball Z: Battle of Gods’, o filme!”

最強、始動。
[O Mais Poderoso Faz Sua Jogada.]

2013.3.30
超拡大ロードショー!!
[30/03/2013
Super lançamento]

悟空「映画館で待ってっぞ~!」
Goku: “Estarei esperando nas salas de cinema!”

Maiores informações, confiram em breve! Dessa vez, as atualizações serão mais recentes! Fiquem ligados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*