VISITA DE TOYOTAROU A NEW YORK COMIC CON 2016

Visita de Toyotarou a New York Comic Con em 2016

toyotarou

Toyotaro, responsável pelo mangá de Dragon Ball Super, visitou a New York Comic Con durante o mês de Outubro de 2016. Entrevista realizada pela AnimeNewsNetwork.

SEU MANGÁ ESTÁ SENDO PUBLICADO EM INGLÊS AGORA. QUAL A SENSAÇÃO DE FAZER PARTE DE UMA SÉRIE TÃO RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE COMO DRAGON BALL?

Tem sido incrível trabalhar em um título tão grande e internacionalmente conhecido. Ele possui tal valor para os fãs ao redor do mundo, então eu sinto uma grande responsalibidade em criar algo que não os decepcione. É algo que eu penso a respeito todo dia.

EM ALGUM MOMENTO VOCÊ IMAGINOU QUE ESTARIA TRABALHANDO PARA SHUEISHA NUMA CONTINUAÇÃO OFICIAL PARA DRAGON BALL? ESSE SEMPRE FOI O OBJETIVO?

Na verdade não. Eu apenas amava Dragon Ball. Nunca importou onde meu trabalho seria exibido. Apenas continuei desenhando por anos!

PARECE QUE VOCÊ TEM UMA RELAÇÃO DE TRABALHO BEM PRÓXIMA COM AKIRA TORIYAMA. ELE TE FORNECE O ROTEIRO E VOCÊ FAZ AJUSTES. QUAL A COISA MAIS INTERESSANTE SOBRE TRABALHAR COM ELE?

Todo mês, eu vou criar um storyboard para ele revisar, e então ele contribui e sugere mudanças. Quando estou trabalhando com Toriyama, há várias partes das quais ele me encarrega de cuidar, mas ele é bem peculiar com algumas coisas e sempre especifica para que eu as corrija. Quando ele me corrige, eu penso “uau.. acho que não entendi completamente o seu ponto de vista”, então suas correções e comentários são incrivelmente úteis. É muito divertido poder estar próximo da sua maneira de pensar.

O QUE MAIS TE SURPREENDEU TRABALHANDO COM ELE?

Primeiro, pra ser honesto, fico surpreso que para ele esteja tudo bem alguém como eu exercer seu trabalho! Outra coisa.. eu pensei que Toriyama seria mais minucioso com a estória, mas na verdade ele é mais peculiar com as piadas e momentos cômicos! Posso dizer que ele ama mesmo essas partes.

HÁ DETALHES ESPECÍFICOS NA ARTE DELE QUE VOCÊ REALMENTE ADMIRA E UTILIZA COM FREQUÊNCIA?

Sou bem seguro em reproduzir os personagens e suas sutilezas criados por Toriyama, mas quando se trata de robôs e mechas, isso é algo que eu nunca tentei imitar, e percebi que realmente preciso me aperfeiçoar neles!

QUANDO VOCÊ COMEÇOU A LER DRAGON BALL?

Acho que foi quando eu estava no primário. Minha introdução no mundo de Toriyama foi Dr. Slump, depois Dragon Ball. Foi Dr. Slump, depois o anime Dragon Ball, e só depois o mangá! Eu era um estudante do primário, então eu não tenho lembranças exatas disso, mas minha primeira lembrança é de que eu era obcecado com Dragon Ball.

VOCÊ TINHA UM PERSONAGEM FAVORITO QUANDO ERA CRIANÇA?

Goku! E ele ainda é o número um.

E TEM ALGUM PERSONAGEM DO QUAL GOSTA MAIS DE DESENHAR?

A Gang Pilaf! Eles são pequenos e eu posso movê-los para onde quiser, e suas expressões engraçadas são realmente divertidas de desenhar!

VOCÊ TEM UMA CERTA LIBERDADE PARA SUGERIR MUDANÇAS AO ESBOÇO DE TORIYAMA, ENTÃO.. QUAL A MAIOR ALTERAÇÃO QUE VOCÊ FEZ?

Basicamente, eu não desvio das principais tramas que Toriyama estabelece. No que se refere ao enredo ir de A para B, é escrito como Toriyama estabelece, mas no que se refere aos detalhes entre esses pontos do enredo, fico livre para preenchê-los por conta própria. O arco do Trunks em Dragon Ball Super chegará aos Estados Unidos em breve, e uma vez que certa revelação é igual no mangá, anime e no esboço do Toriyama, ambos anime e mangá tem diferentes maneiras de conduzir até lá, cada um aproveitando seus aspectos únicos, então eu espero que todos apreciem os comparando. As partes que eu realmente quero que meus fãs e leitores observem são as de comédia, pois tenho muita liberdade para criá-las..

EXISTE PRESSÃO PARA SE ACHAR UM EQUILÍBRIO ENTRE OS NOVOS PERSONAGENS E OS FAVORITOS DOS FÃS?

Bem, você tem personagens favoritos, e esses são pilares que não se pode mudar e que todos os amam. Então é bem difícil criar novos personagens que cheguem nesse nível!

ENTRE RECEBER O ROTEIRO ATÉ OS ÚLTIMOS AJUSTES, QUAL A PARTE MAIS DIFÍCIL EM FAZER O MANGÁ?

O que eu recebo do Toriyama é literalmente palavras num papel, sem desenhos e nada mais. Então quando estou lendo, tenho que preencher os espaços em branco mantendo o que foi especificado. Penso em que tipo de expressões os personagens fazem, em qual direção eles estão olhando quando dizem algo. Muitas vezes, Sensei Toriyama não me dá feedback específico sobre os detalhes que preenchi, então eu penso muito nesses aspectos, sabendo que minha interpretação é o que os leitores verão.

Eu adoraria ter Toriyama sentado ao meu lado pra que eu pudesse fazer perguntas pra ele o tempo todo, mas, infelizmente, eu não posso!

QUAL SEU ENVOLVIMENTO COM O ANIME DRAGON BALL SUPER?

Até então, não estou muito envolvido. Acho que mais pra frente eu estarei mais envolvido, mas até o momento atual, eu recebo mais informação dos envolvidos no anime do que passo para eles. O anime está um pouco a frente, mas em um futuro próximo eu estarei a frente, então as informações vão ser passadas para eles. Independente disso, continuaremos ajudando um ao outro a medida que avançamos.

SE NÃO ESTIVESSE DESENHANDO DRAGON BALL SUPER E FAZENDO ALGO ORIGINAL, O QUE VOCÊ FARIA?

Eu nunca desenhei nada originalmente meu! Foram todos spin offs de Dragon Ball. Já pensei em fazer algo original, mas desisti quase imediatamente.

TEM ALGUM MANGÁ QUE TE INSPIRA?

Eu extraio mais inspiração de filmes! As ilustrações do Toriyama são algo mais próximo de um filme do que mangá, então eu gosto de filmes de ação com heróis simples que lutam contra o mal. Eu gosto dos filmes da Disney e da Marvel, e amo a Pixar!

DENTRE AS PARTES DE HUMOR NO MANGA, VOCÊ TEM ALGUMA FAVORITA?

No enredo do Trunks, que está próximo, tem uma parte que a professora do Trunks explica algo importante para a estória… e eu não posso dar mais detalhes. Então fique atento nisso!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!