Dragon Ball Daizenshuu 1: Ilustrações Completas – Introdução e Super Entrevista com Akira Toriyama

Dragon Ball Daizenshuu 1: Ilustrações Completas (20 de junho de 1995)

Introdução + Super Entrevista com Akira Toriyama

INTRODUÇÃO POR AKIRA TORIYAMA:

Em comemoração ao final feliz de Dragon Ball, eles publicaram meus trabalhos completos. Este primeiro é uma coleção especial de “ilustrações”, ou recortes coloridos de mangá. Olhando para isso, em pouco mais de dez anos houve tantos desenhos que fui forçado a desenhar… er, que eu desenhei. É indesculpável quantas imagens existem aqui que me fazem rir quando as olho agora, mas se você quiser, olhe para elas com um grande coração.

— Akira Toriyama

SUPER ENTREVISTA COM AKIRA TORIYAMA:

1ª Rodada – As Ilustrações em Evolução

Como este volume é uma coleção de ilustrações de Dragon Ball, pensei em centralizar minhas perguntas em suas imagens. Você acha que fez alguma mudança deliberada em seus desenhos entre Dragon Ball e a serialização anterior, Dr. Slump?

Sim, eu realmente não gosto de seguir o mesmo tipo de padrão, então mudo as imagens para se adequar à história. Por causa disso, mesmo agora, se você me disser para desenhar com um toque de Dr. Slump, com certeza consigo desenhar assim. Apenas usarei linhas redondas.

Quando entrei na segunda metade de Dragon Ball, já estava mais interessado em pensar na história do que em fazer os desenhos. Aí comecei a não dar muita ênfase às imagens. As batalhas tornaram-se intensas e gradualmente mudei para linhas mais simples.

De qualquer forma, detesto fazer a mesma coisa. Sou fundamentalmente perverso nesse sentido. Recebi cartões postais de leitores dizendo: “Comparado com os velhos tempos, agora está realmente quadrado. Estava melhor do jeito que era antes.”, então pensei em deixar ainda mais quadrado. (risos)

No entanto, no início eu não tinha muita confiança nas minhas cenas de batalha. Eu realmente não tinha desenhado o que você chamaria de imagens em movimento antes. Isso porque comecei com ilustrações. Foi muito difícil fazer aquele primeiro Torneio de Artes Marciais.

Há rumores de que você não mantém qualquer material de referência em seu estúdio, mas quando começou a desenhar cenas de batalha, o que você tinha para consultar?

Sim, o que eu usei? É uma implicância minha quando as pessoas olham outros mangás em busca de dicas. (risos) No entanto, coisas como filmes que assisti há muito tempo ficam na minha cabeça, então talvez eu tenha usado isso.

Claro, acho que os filmes são os mais úteis. Gosto muito de filmes desde sempre.

Você os assiste bastante até hoje?

Desde que tive filhos não fui mais ao cinema. Eu apenas faço coisas como assistir a filmes transmitidos na televisão ou alugar quaisquer vídeos que pareçam interessantes. Não importa qual canal, eu normalmente deixo a televisão ligada enquanto estou trabalhando. Por conta disso, não consigo assistir nada com legenda, já que não conseguiria trabalhar. (risos) Basicamente, fico trabalhando e assisto quando percebo pela música que está passando uma cena interessante. Eu me concentro naqueles filmes que quero ver, não importa como, mas todo o resto simplesmente passa.

Algum desses filmes se tornou referência para Dragon Ball?

Eu não fiz isso de maneira particularmente consciente, não mesmo. Digo, eles não são nada úteis no que diz respeito à história. Mas são boas referências de como mostrar algo, explosões por exemplo. Não é apenas um “bang”, e sim como um flash de luz seguido de um som de “BOOOM!”.

Falando nisso, fica muito intenso durante as batalhas.

Isso definitivamente vem da minha referência à qualidade rítmica das lutas nos filmes de Jackie Chan.

Eu uso materiais de referência depois, quando estou desenhando coisas como carros ou aviões. Os modelos de plástico são úteis para isso, porque você pode observá-los de vários ângulos.

   

Sempre achei incrível a maneira como você desenha carros e coisas assim num estilo deformado.

Sim, eu faço isso porque se você tentar desenhar o design do carro com imensa precisão, levará uma quantidade ridícula de tempo. Se não desenhar com precisão, ele acabará parecendo completamente estranho em algum lugar. Mas se você desenhá-lo deformado, tudo bem algumas coisas estarem diferentes. De qualquer forma, tentarei qualquer coisa que faça meu trabalho terminar mais cedo. (risos) Bem, meu mangá é de comédia e todos os personagens são humanos deformados, então seria estranho se todo o resto também não fosse.

Além dos veículos do mundo real, muitos veículos originais aparecem em Dragon Ball.

É muito divertido pensar em mechas originais. (risos) Eu os desenho pensando em como você entra neles; onde o motor está localizado, entre outras coisas.

Quando você desenha carros e coisas que existem no mundo real, deve absolutamente verificar os materiais de referência sempre que for desenhá-los. Mas com as coisas que eu inventei, não tenho esse problema, pois você não pode dizer nada sobre elas. (risos) Como fui eu que imaginei isso, posso apenas dizer que está tudo bem dessa forma. (risos)

A seguir, gostaria de perguntar sobre os manuscritos coloridos: o que você usa para colorir?

Uma tinta colorida chamada “Luma”. Um artista de mangá shoujo de muito tempo atrás me contou sobre isso. Até então, eu usava uma caneta colorida à base de água que fazia um chiado e se dissolvia em água. Isso fez com que cobrir uma grande área fosse muito difícil. Então, quando usei essa tinta colorida, pensei: “Nossa, existe algo tão útil assim? Agora posso molhar e não chia mais. (risos)

Aliás, qual é a sua cor favorita?

Eu diria verde. O Trugreen italiano. Esta cor, amarelo ou laranja.

Quando você diz amarelo ou laranja, se refere à cor do uniforme do Goku?

Sim. No entanto, não fiz o uniforme dele dessa cor porque gostei, e sim porque era a cor da roupa usada pelos monges budistas que treinaram na China. Era uma cor específica da China.

Quando pensa em um novo personagem, você o pensa a partir de seu modelo e personalidade? Ou de uma imagem?

Penso na história e no modelo, depois penso na personalidade deles e, por fim, faço um desenho. Acho que esse é o tipo de postura que adoto.

Depois que criei a imagem de Cell, eu disse: “Droga!”. Achei que já tinha terminado o manuscrito, mas ainda não tinha desenhado aquelas manchas no corpo dele (risos); isso aconteceu muitas vezes. Essa é a razão pela qual nunca houve personagens que tivessem retículas, exceto aqueles com papéis muito pequenos. Não é que eu não goste de retículas, eu quero usá-las. Mas é difícil de usar, então não posso usá-las. (risos)

Você pensa no esquema de cores das roupas e do corpo de um personagem ao desenhá-los em preto e branco?

Sim, você está certo, mas não faço isso conscientemente. Quando estou aplicando a cor, penso: “Era mais ou menos essa cor”. Porém, com pessoas que já desenhei em cores antes, geralmente não volto e verifico, então às vezes acabo usando cores diferentes das de antes. (risos)

            

Neste livro você pode ver todas as ilustrações em ordem cronológica. Seu toque particular e a maneira como você pinta mudaram ao longo dos anos.

Mas eu realmente não fiz isso conscientemente. Basicamente, muda sem que eu perceba. Mas se eu olhar para um volume encadernado ou algo assim de um ano atrás, penso: “Ugh! Isso foi mal feito.”

Depois de um ano?

Sim. Eu penso: “Ah, acho que evoluí muito”. (risos) Mesmo com desenhos de pouco tempo atrás, ainda os acho estranhos. Por exemplo, mesmo em relação a um manuscrito de cerca de meio ano atrás, sinto que o design é estranho. Também com manuscritos coloridos, depois de pintá-los, geralmente penso: “Ah, fiz besteira”.

Hã? É sério?

Se houvesse tempo, gostaria de tentar consertar, mas nunca tenho tempo. (risos)

A maneira como você pinta as cores também mudou bastante.

Sim. Por exemplo, antigamente eu costumava pintar de preto os pontos de luz nos cabelos, mas pintar demorava muito tempo. Quando fiz um anime chamado Kosuke-same Rikimaru-sama (exibido no Jump Anime Carnival de 89, e mais tarde lançado em VHS), olhei as imagens do animador Toyo’o Ashida-san e pensei que a sua maneira de aplicar luz e sombra ao estilo anime não era ruim. Eu fiz minhas ilustrações assim a partir de então.

A verdade é que Ashida-san é alguém que sempre respeitei.

Para esquemas de cores, como você decide que tipo de estilo usar? Você apenas pinta várias versões de teste ou algo assim?

Eu basicamente pinto uma vez. Decido qual deve ser a cor da maior área e parece que isso determina o resto. Com Goku ou outra pessoa cujas cores já estão determinadas, isso determina a cor do plano de fundo que vai com eles.

Quando você está desenhando uma única ilustração, consegue ir desde o esboço até a pintura de uma só vez?

Costumo fazer isso de uma só vez. Ao desenhar, ainda coloco todo o meu esforço nisso. Fico extremamente concentrado. Eu elimino todos os sons completamente.

Há algum tempo eu estava desenhando uma ilustração precisa e as linhas estavam saindo todas onduladas. Pensei: “Ah, minha mão está louca, o que há de errado com ela?” Aí o suporte começou a tremer e exclamei: “O quê?! Aquilo foi um terremoto!” (risos)

Mesmo que eu perca tempo de sono, geralmente continuo trabalhando até terminar completamente. Acho que simplesmente não conseguiria dormir se deixasse pela metade. (risos) Isso continuaria me incomodando. Eu continuaria desenhando nos meus sonhos e quando acordasse de manhã, diria: “Ah, eu apenas sonhei que tinha terminado!” (risos)

Por fim, dos dez anos de Dragon Ball, com qual ilustração você ficou mais satisfeito?

Aquela em que Goku e Gohan estão montados em uma coisa que parece uma Harley com pernas (página 88 · 140). Esta é o única que você poderia dizer que fiquei satisfeito.

Apenas uma em dez anos?

Pelo que me lembro, esta é a única em que tanto a cor quanto a composição ficaram boas.

Agora que mencionou isso, acho que você poderia dizer que conseguiu congelar habilmente um momento de movimento.

Mas eu realmente não acho que seja tão impressionante. Quando desenho algo, o mais irritante é que não sai como imaginei. Acho que essa imagem definitivamente tem a composição que pensei ou a combinação de cores que imaginei.

Como sou fundamentalmente meticuloso e inconstante, quero desenhar de forma muito diferente. Não perco o interesse, então quero continuar tentando. É por isso que sempre acabo falhando. (risos) Não consigo ficar satisfeito com isso. Mas reflito sobre o que fiz, e então faço progressos. Estou sempre refletindo. (risos)

Hoje foi um dia bem ocupado, então muito obrigado.

(21 de abril de 1995, no hotel “Hill Top” de Yamanoue)

 

Obs: Esta é a ilustração a qual Toriyama se referiu, sendo a sua preferida e até se tornando um pôster nessa primeira edição do Daizenshuu:

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