Dragon Ball Daizenshuu 2: Guia da História – Diário de Shenlong

Dragon Ball Daizenshuu 2: Guia da História (04 de agosto de 1995)

DIÁRIO DE SHENLONG – 2ª EDIÇÃO

MESA REDONDA DOS EX-EDITORES (+ TORIYAMA) – 2ª RODADA

A segunda parte da mesa redonda com os ex-editores reunidos. Desta vez, Toriyama-sensei, que veio inesperadamente a Tóquio, entrou na discussão.

AKIRA TORIYAMA – Nasceu em 5 de abril de 1955, na província de Aichi. Estreou profissionalmente em 1978 com “Wonder Island” (WJ No.52). Como você já sabe, ele é o autor de Dragon Ball. Com o término da serialização de dez anos de Dragon Ball, parece que ele agora está formulando ideias para seu próximo trabalho.

KAZUHIKO TORISHIMA (Primeiro Editor) – Ele foi o editor de “Dr. Slump” até o 23º Torneio de Artes Marciais em “Dragon Ball“. Parece que ele foi o indivíduo que serviu de modelo para Piccolo Daimaoh.

YUU KONDOU (Segundo Editor) – Vindo de uma revista shōjo para a Shonen Jump, ele se tornou editor de “Dragon Ball” logo de cara. Foi editor desde a saga Saiyajins até pouco antes de Cell aparecer em sua forma perfeita. Ele é o modelo para Freeza.

FUYUTO TAKEDA (Terceiro Editor) – Ele foi editor desde o aparecimento da forma perfeita de Cell, passando pela saga Majin Boo, até o capítulo final. É a pessoa que se tornou o modelo do Majin Boo original. Há rumores de que ele é incrivelmente habilidoso no karaokê.

 

Dez anos de histórias de bastidores de Dragon Ball que agora podem ser contadas!!

Takeda: Desta vez pensei em nos centrarmos nas histórias de bastidores relacionadas ao enredo de Dragon Ball. Acho que Toriyama-sensei terá algumas coisas a dizer sobre as histórias dos bastidores, mas vamos começar com Torishima-san. Dragon Ball foi popular desde o primeiro capítulo?

Torishima: Enquanto pensávamos no que fazer para o próximo trabalho serializado após o término de Dr. Slump, Toriyama desenhou vários one-shots para a Weekly Jump e a Monthly Fresh Jump.

Toriyama: Eu realmente desenhei muitos deles. Tive, sabe-se lá quantas, reuniões meticulosas com Torishima-san.

Torishima: Mas a recepção não foi muito boa.

Toriyama: Mesmo que tivéssemos todas essas reuniões meticulosas. (risos)

Torishima: Então, após o término de Dr. Slump, houve uma boa resposta para Dragon Boy, que havia sido sorteado sem muitas reuniões prévias.

Toriyama: Com aquela resposta simpática, eu senti: “Ah, tem esse caminho, pode dar certo”. E desta vez eu queria um menino como protagonista.

Takeda: E aí começou a serialização, mas desde o começo, quanto da história você já tinha planejado?

Toriyama: Eu não tinha pensado nisso. Achei que provavelmente terminaria em cerca de um ano, e eu só tinha preparado storyboards para três capítulos.

Torishima: Isso mesmo. Geralmente você se prepara mais. Mas com Toriyama-sensei, o rascunho já é o storyboard.

Kondou: Normalmente, além de um rascunho, há um storyboard com o layout do painel desenhado em linhas grosseiras, para ajudá-lo a criar o rascunho rapidamente. É por isso que é bom ter, independentemente de você fazer correções ou não. (risos) Mas Toriyama-sensei é um gênio em correção. Ao corrigir apenas um painel, a impressão de tudo muda repentinamente.

Toriyama: Não, é que corrigir as coisas é cansativo, então eu sigo fazendo o mínimo de correções. (risos)

Torishima: Isso vai mudar de assunto, mas o que senti ser a maior crise para a serialização foi quando ele me disse que Goku iria crescer. Toriyama-sensei ameaçou que se Goku não crescesse, ele não poderia continuar com a série. (risos) Foi terrível abordar o assunto daquele jeito. “Você pode fazer o protagonista crescer, só não me assuste assim”, eu disse.

Takeda: Então você fez os arranjos necessários.

Torishima: Mas era contra a teoria do mangá. A impressão que cada personagem deixa é a base do seu apelo. Eu estava muito nervoso, então no dia do lançamento fui ao departamento editorial antes das 8h e esperei. “Não haverá telefonemas de reclamação dos leitores?” Eu pensei. (risos) Mas não houve nenhum. Parece que os leitores aceitaram.

Takeda: Originalmente, os leitores aceitavam Goku como fofo, mas isso mudou para eles o aceitarem como maneiro.

Torishima: Goku cresceu, e então durante a época de Kondou-san, Vegeta apareceu e o número de fãs femininas aumentou. (risos)

Kondou: É porque antes de vir para a Jump, trabalhei em uma revista de mangá shoujo. (risos) Depois que me tornei editor, decidimos em que direção as coisas deveriam avançar. Num mangá de história as brigas têm que escalonar, apenas isso. Acho que não houve nada extra.

Takeda: Foi nesse período que o Sensei começou a tentar tornar Dragon Ball mais popular através de seu enredo, e isso certamente deu frutos.

Toriyama: Naquela época começou a ser mais divertido inventar a história do que fazer os desenhos. Mas com a história, basicamente pensei apenas em cada capítulo. É por isso que acabei ficando cada vez mais atolado. (risos) Na época da viagem no tempo de Trunks, foi terrível. Continuei desenhando e ficou cada vez mais incoerente.

Torishima: Você não poderia ter feito isso se Kondou-san não fosse seu editor. Eu não suporto esse tipo de coisa problemática. (risos)

Toriyama: Você é terrível em dizer isso, Torishima-san. Foi nessa época que os Androides nº 19 e nº 20 apareceram. Você não era mais meu editor nem nada do tipo, mas me ligou especificamente para dizer: “Achei que os inimigos finalmente tivessem chegado, mas eles não são apenas um velhote e um gordo?” (risos) Na verdade, eu não tinha planos para ninguém além do número 19 e do número 20 aparecerem. Mas não tinha o que eu pudesse fazer, então trouxe o nº 17 e a nº 18. Aí você me ligou e disse: “O quê, desta vez são só uns pirralhos?” Então eu trouxe o Cell. (risos)

Takeda: Então você não tinha planejado que Cell aparecesse?

Toriyama: Isso mesmo. Gostei muito do nº 19 e do nº 20. E gostei do Cell inicial também.

Takeda: Aquele parecido com um inseto?

Toriyama: Sim, mas Kondou-san disse: “Ele parece feio. Claro, ele pode se transformar”, então não tive escolha a não ser transformá-lo em sua segunda forma.

Kondou: Foi assim que aconteceu?

Toriyama: E então você foi realmente terrível, Kondou-san. “Desta vez, ele não parece um idiota? Apresse-se e transforme-o em sua forma perfeita”, você disse.

Kondou: Mas ele realmente parecia um idiota. (risos)

Toriyama: Sobre a segunda forma do Cell, também gostei bastante dela. Na verdade, eu queria que ele desempenhasse um papel mais ativo. Mas já que me disseram que ele parecia estúpido, não tive escolha senão mudá-lo. (risos) Então transformei-o na sua forma perfeita e maneira, que agradou ao Kondou-san.

“EU HOJE EM DIA” DE AKIRA TORIYAMA

I LOVE DRAGON BALL #2: SHINGO KATORI-SAN

Esta é a seção onde aparecem celebridades com um grande amor por Dragon Ball! Para a segunda rodada, temos comentários do extremamente popular Shingo Katori, que faz sucesso em canto dramático e variedade!

Fui criado lendo Dragon Ball!!

Eu li Dragon Ball imediatamente quando começou a serialização. Eu era muito parecido com Goku quando era estudante do ensino fundamental, já que morava nas montanhas. De todos os personagens que apareceram em Dragon Ball, meu favorito seria Piccolo, porque ele é muito maneiro. Se eu fosse comparar os membros do SMAP aos personagens de Dragon Ball… Kimura-kun teria que ser Vegeta. Nakai-kun seria Goku, já que é brilhante e despreocupado assim como ele. Acho que Mori-kun seria Tenshinhan. Gorou-chan seria Piccolo. Kusanaki-kun seria Kuririn ou Yajirobe. Eu seria o Gohan. Eu cresci lendo Dragon Ball, durante o ensino básico, fundamental e médio. Dragon Ball é o mangá da nossa geração!! Fiquei um pouco triste quando a serialização terminou, mas sou extremamente grato ao Toriyama-sensei!

 

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