Dragon Ball GT Anime Comics: Arco dos Dragões Malignos – Volume 03 (04 de dezembro de 2019)
ENTREVISTA COM O DESIGNER DE PERSONAGENS KATSUYOSHI NAKATSURU
Materiais valiosos da produção foram revelados!
Conversamos com Nakatsuru-san, o criador do Super Saiyajin 4!
PERFIL:
Ele foi responsável pelo design dos personagens de “Dragon Ball Z” (saga Boo) e “Dragon Ball GT”. Também trabalhou no design de personagens para a série Digimon Adventure, incluindo o design de personagens para Digimon Adventure LAST EVOLUTION Kizuna, lançado em 2020.
DRAGON BALL GT
Nakatsuru Katsuyoshi foi responsável pelo design dos personagens do “GT” enquanto trabalhava para a Toei Animation. Atualmente, ele trabalha como freelancer.
Perguntamos sobre os designs de Goku e seus amigos.
Primeiramente, você se lembra de como ficou responsável pelo design de personagens de “Dragon Ball GT”?
O produtor Kozo Morishita me disse: “Dragon Ball Z está terminando, mas a série Dragon Ball continuará por mais um tempo, então, por favor, continuem criando personagens.”
Quando falaram com você, quanto do conteúdo do “GT” já havia sido decidido?
O enredo geral foi definido para ser um retorno às origens, com o jovem Goku partindo em uma aventura em busca das Esferas do Dragão. É possível que os quadros de imagens desenhados pelo autor original, Akira Toriyama, tenham sido lançados na mesma época ou até antes. Acho que o roteiro já estava em preparação quando o planejamento começou.
Depois que o planejamento progrediu consideravelmente e o roteiro foi concluído, decidi tentar desenhar algo semelhante ao quadro de imagens de Toriyama-san. O quadro de imagens que desenhei tinha a intenção de ser uma forma de propor minhas próprias ideias sobre o mundo do GT, como: “seria interessante se cenas como essa fossem retratadas”.
Os quadros de imagens do Toriyama-sensei foram uma grande influência?
Muitíssimo. No início, o departamento editorial da “Weekly Shonen Jump” me enviou cópias dos desenhos originais, e fiquei realmente impressionado. Embora o toque seja um pouco rude, as ideias e cenas necessárias foram claramente incorporadas e tinha uma ótima atmosfera.
Ao criar coisas como filmes e jogos, é comum começar com um quadro de imagens como este. Nessa época, fiquei realmente impressionado com as ilustrações de “Chrono Trigger” (um RPG em que Toriyama-sensei foi responsável pelos designs dos personagens e ilustrações das cenas).
Os quadros de imagens do Toriyama-san para o “GT”, desenhados da mesma maneira em papel Kent colorido, foram inspiradores de muitas maneiras. “Vão para um planeta como este e lutam contra monstros.” A visão de mundo que o “GT” deveria almejar era clara.
Então me perguntei como seria se eu combinasse esse tipo de imagem com o roteiro da história principal e desenvolvê-lo do meu próprio jeito. Eu estava tão ocupado desenhando quadros de imagens que negligenciei o trabalho de design dos personagens, atrasando-o e fazendo o diretor da série ficar bravo comigo (risos).
Quando comecei a desenhar, foi tão divertido que não consegui parar, e acabei desenhando várias imagens em apenas um ou dois dias. Espero que tenha sido pelo menos um pouco útil como ponto de partida para pensar: “Que tal algo assim?” ao transformar o roteiro em animação.
Você teve alguma dificuldade ao fazer o design de Goku e dos outros personagens no GT?
Fiquei responsável pelo design dos personagens desde a segunda metade do “Z”, quando Majin Boo apareceu, então esse fluxo nunca mudou.
No “GT”, Goku e os outros envelhecem e suas aparências mudam. Embora a equipe de animação tenha mudado um pouco para o “GT”, havia muitos membros experientes da equipe que vieram do “Z”, então, mesmo que a aparência dos personagens tenha mudado um pouco, não achei que o local de produção do anime ficaria confuso, e conseguimos trabalhar com tranquilidade.
Contanto que eu tivesse preparado um desenho conceitual, eles desenhariam qualquer coisa para mim, então não tive problemas nesse aspecto. Na verdade, fui eu quem causou os problemas de cronograma.
Se você olhar o material de referência, verá que suas configurações estão escritas em detalhes. Mesmo antes de ir ao ar com um personagem quase original como a Pan crescida, Nakatsuru-san tinha uma imagem mais concreta da personalidade deless, né?
Quanto à caracterização, a configuração ou enredo dos personagens já estava concluído, e havia conceitos como “Pan é uma moleca”. Até o “Z”, havia um trabalho original sólido, então toda a equipe tinha um entendimento comum da história. No mínimo, a imagem que tínhamos dos personagens não era muito diferente. Entretanto, como “GT” não foi baseado em um mangá, pensei que seria bom se pudesse fornecer uma pista que nos ajudasse a ter um entendimento comum dos personagens.
Poderia nunca ser usado, mas era melhor do que nada. É por isso que fiz rabiscos e anotações nos cantos dos materiais de referência dos personagens.
Você mesmo criou e desenhou a maioria dos personagens de “GT”?
Bem, acho que sim. Foi bem difícil tanto em termos de cronograma quanto de quantidade, então não posso dizer que incluí tudo…
Por exemplo, se eu estivesse escrevendo uma história sobre viagens na Terra, eu poderia encontrar materiais de referência concretos, como fotografias e ilustrações, mas quando se trata de uma história sobre viagens no espaço, seria difícil ter que pensar nos habitantes e criaturas dos planetas que visitariam.
É muito difícil criar uma continuação original para uma obra original, certo?
Concordo. Quando Toriyama-san verificava os designs dos personagens que eu fazia, ele os corrigia sutilmente e me retornava com um estilo mais “DB”, e é assim que o produto final ficava.
Design de Dragão Maligno: Ryan Shinron
SUPER SAIYAJIN 4
O Super Saiyajin 4 conquistou o coração das crianças. Qual foi a ideia por trás desse design, que tem uma aparência completamente diferente dos Super Saiyajins loiros que vão até o Super Saiyajin 3?
Quando falamos do “GT”, a figura do Super Saiyajin 4 vem à mente. Ainda hoje, ele continua extremamente popular na forma de jogos e bonecos. Isso foi uma ordem do produtor da obra, como: “Crie a próxima transformação após o Super Saiyajin 3”?
Sim! A situação era: “Eu deveria inventar um personagem tão importante?” No passado, quando criava um personagem, eu enviava o design para o Toriyama-sensei verificar. Seja uma revisão ou um redesenho completo, ele o verificava corretamente, então eu consegui desenhar minha própria versão do Super Saiyajin 4 e enviei a ele.
Então parece que os personagens foram feitos de forma semelhantes aos personagens originais dos filmes.
Exatamente. A produção pede a opinião do autor original e envia vários materiais para confirmação. Esse sistema de verificações ainda está em vigor hoje.
Este é o primeiro design de Super Saiyajin 4 que você desenhou?
Provavelmente, sim. Pensei comigo mesmo: “Será que esse design será aprovado?” De qualquer forma, eu não tinha nenhuma outra ideia, então não tive escolha a não ser arriscar.
O que você tinha em mente para diferenciá-lo dos Super Saiyajin dourados?
O que me incomodou foi: quais são os elementos que o fariam parecer mais forte quando comparado ao Super Saiyajin 3? O que me veio à mente foi um Saiyajin se transformando em Oozaru. Não é um retrocesso, mas pensei que se eu desse a ele uma forma berserker ou descontrolada, poderia mostrar um nível de força diferente do Saiyajin dourado.
Eu também queria que a parte superior do corpo dele estivesse nua para fazê-lo parecer forte. A parte superior do corpo de Goku ficou nua muitas vezes em suas lutas, mas eu não queria deixar nenhum pedaço de roupa rasgada. Eu queria mostrar claramente a parte superior do corpo dele coberta de pelos. Mas percebi depois que as roupas antes e após a transformação não eram consistentes (risos). O penteado é uma imitação do “renjishi” (juba de leão) usado no teatro Kabuki, quando ator balança a cabeça. As bordas dos olhos dele também parecem a “kumadori” (maquiagem) do Kabuki. No entanto, quando eu criei o design, não pensei em como ficaria quando os olhos estivessem fechados (risos).
Design de Dragões Malignos: San Shinron – Suu Shinron
Enquanto assistia ao anime, pensei: “O que aconteceu com as roupas?”
Com certeza você ficaria com essa dúvida (risos). Na cena do nascimento do Super Saiyajin 4, quando Goku estava em perigo, a cauda cresce e ele se transforma em um Oozaru dourado.
Então, como estava definido para ele se transformar em Super Saiyajin 4, as inconsistências nos materiais de referência foram habilmente disfarçadas… não, a cena foi dirigida em etapas, então foi fácil entender a intenção por trás do design.
Goku Super Saiyajin 4
Você tinha as cores em mente quando estava fazendo os designs?
A primeira coisa que me veio à mente foi que eu não poderia usar o dourado (risos). Fiquei pensando em quais cores além do dourado pareciam fortes e decidi que vermelho e preto seriam a melhor combinação, então fiz o cabelo preto e o pelo vermelho.
Escolhi preto para o cabelo porque é a cor original do cabelo dos Saiyajins, então pareceu um pouco como um retorno às origens, e também pensei que o cabelo preto reforçaria sua expressão facial e a área ao redor do rosto. No caso do Super Saiyajin dourado, não há muito contraste entre as cores da pele e do cabelo, então eu queria algumas sombras, mas o preto é o que realmente acabou parecendo mais forte.
De qualquer forma, até eu ter uma ideia, fiquei muito preocupado: “E se eu não conseguir pensar em nada?”, mas depois que terminei o design do Super Saiyajin 4, pensei que seria bom decidir por cores para que ele não parecesse deslocado quando misturado ao resto dos Super Saiyajins.
Você sentiu que estava incorporando algumas características Saiyajins, como o cabelo preto e o Oozaru?
Pois é. Acabei colocando nele todas as características de força (risos).
Foi você quem decidiu adicionar uma cauda?
Já que ele se transformaria em Oozaru, pensei que precisaria de pelo menos uma cauda. Claro, Goku perdeu a cauda há muito tempo. No entanto, ainda achei que a cauda era necessária, então adicionei ela.
Qual foi a reação de Toriyama-sensei?
O pelo na região da barriga foi alterado entre o rascunho inicial e o produto final, então é possível que Toriyama-san tenha feito algum comentário sobre isso.
Depois de Goku, Vegeta também se transformou em Super Saiyajin 4, né?
Esta é a versão Super Saiyajin 4 do Vegeta. Acho que o design original de Toriyama-san para o Vegeta normal tinha ele usando calças de couro. Quando ele se transforma em Super Saiyajin 4 com aquelas roupas, o design fica assim.
Vegeta Super Saiyajin 4
Depois de Goku e Vegeta, veio o Gogeta. Quem criou esse figurino?
Estas sãos as roupas tradicionais dos Metamorujin, que ensinaram a Fusão ao Goku. Como o protótipo do traje já existia, restava apenas decidir como desenhar a parte interna do Super Saiyajin 4. Acho que o design foi criado adicionando Goku e Vegeta, e depois foi só pintar as cores e pronto.
Você tinha em mente as cores?
Para o Goku Super Saiyajin 4, dei a eles uma folha de papel com as configurações copiadas, dizendo: “Será que assim fica legal?” ou “É assim que eu quero que seja pintado”, e então eles coloriram com tintas para transmitir a ideia das cores.
Você também escolheu as cores do Gogeta Super Saiyajin 4?
Acho que sim. Mas mesmo sem pintar, eu teria dito ao diretor, ao diretor de arte e aos finalizadores o que eu tinha em mente quando desenhei, como: “os pelos do corpo são avermelhados”, e deixaria o resto para eles. O esquema de pintura do Gogeta Super Saiyajin 4 foi feito para combinar com as cores do Goku Super Saiyajin 4 e com as cores originais de Gogeta. Acho que também discutimos coisas como: “Qual cor de cabelo além do preto pareceria forte?” e “Qual cor de sombra combinaria com a cor do cabelo do Vegeta?”
Gogeta Super Saiyajin 4
Design de Dragão Maligno: Uu Shinron
ADVERSÁRIOS
Os muitos inimigos poderosos que aparecem no “GT”.
Quais aspectos foram levados em consideração ao criar estes designs, incluindo o dragão maligno principal?
Que ideias ele usou para orientar seus designs?
Existe algum personagem inimigo que tenha lhe impressionado?
Ao pensar em personagens, muitas vezes consultei ilustrações desenhadas por obras de Toriyama-san que não fossem “DB”, como a série “Dragon Quest” (um RPG cujo design de personagens era de responsabilidade de Toriyama-sensei) e obras relacionadas a “Jump”. Sempre tive curiosidade em ver que tipo de estilo Toriyama-san traria para seus outros trabalhos.
Além disso, embora eu não consiga fazer um trabalho de design tão habilidoso, queria incorporar ideias que Toriyama-san não havia desenhado. Aliás, o penteado do Super Baby 2 na “saga Baby” é semelhante ao do personagem principal de Dragon Quest Monsters: Joker (um RPG cujo design de personagem foi feito pelo Toriyama-sensei), com uma única longa mecha de cabelo pontuda.
Fiquei meio feliz por sentir que estava chegando a um ponto similar no meu processo de design. Tem também o Super Nº 17, que é uma combinação do Nº 17 e do novo Nº 17. Embora os dois tenham se combinado, sua altura e membros aumentaram e sua cabeça e corpo mudaram, fazendo com que ele se parecesse pouco com o Nº 17. É um design curioso que me faz me perguntar por que raios fiz desse jeito naquela época (risos).
Super Baby 2 – Super Nº 17
O clímax de “GT” é uma história em que as Esferas do Dragão se tornam inimigas, e dragões malignos aparecem.
Nesse ponto, eu realmente não tinha mais ideias (risos). Cada um dos dragões malignos tem sua própria origem como a “energia negativa que vem da realização de um desejo”, e isso é mencionado na história, né.
Como são chamados de dragões malignos, os designs foram baseados em dragões, mas também os dividimos em tipos humanoides e monstros. Acho que isso foi feito pois seria difícil desenhar Goku lutando contra seres sem formas humanoides, ou algo assim.
Acredito que o design do Dragão de 1 Estrela foi inspirado em um personagem chefe da série “Dragon Quest” que tem muitos espinhos. Naquela época, eu usava coisas assim como referência ao criar os designs.
Design de Dragão Maligno: Ii Shinron
A diferença na silhueta de cada Dragão Maligno foi intencional?
Usei a imagem do diretor como referência para determinar o tamanho corporal de cada personagem.
Todas as sete Esferas do Dragão não são do mesmo tamanho? Como os tamanhos dos Dragões Malignos variam de um para outro, levei em consideração o tamanho das esferas embutidas em seus corpos e onde elas seriam fixadas no corpo ao projetá-los.
Talvez as habilidades especiais de cada personagem tenham sido adaptadas para combinar com seu design, e o roteiro foi adaptado para se adequar ao personagem.
Todos os designs são claramente “personagens Toriyama”. O que você acha sobre todos eles terem um “estilo Toriyama”?
Acredito que Toriyama-san costumava criar designs tendo as silhuetas como prioridade, e me inspirei em seus usos de figurinos e a função das partes do corpo. Acho que não há muitos artistas que projetam cada detalhe do mundo que criam tão bem quanto Toriyama-san. O estilo dele é evidente em cada detalhe dos personagens, edifícios, veículos e cenários que retrata.
Da perspectiva de alguém que o imita, acho que ele é um artista com muitas pistas nas quais se basear. Eu desenho personagens e ilustrações originais há muito tempo como parte do meu trabalho, então acabei desenvolvendo um estilo “personagem Toriyama” sem nem perceber. Pode até ser difícil para mim romper com a influência de Toriyama-san.
Design de Dragão Maligno: Ryuu Shinron
Acho que consigo entender o que eles querem dizer quando dizem “cada detalhe é Akira Toriyama”.
Bem, não importa se estou desenhando um mecha, um edifício ou uma paisagem, é sempre um “personagem Toriyama”. Isso nem precisa ser dito para as pessoas.
Que impressão você tem das ilustrações de Toriyama-sensei?
As ilustrações de Toriyama-san são únicas. É fácil reconhecer quando alguém tenta imitar seu trabalho, então pessoas que não estão envolvidas neste ramo têm que ter cuidado para não serem muito influenciadas por seu trabalho, mesmo que seja muito atraente. Essa é minha impressão. No meu trabalho, gostaria de me inspirar não apenas no design em si, mas também na maneira como ele dá vida às ideias e na sua forma de pensar.
DRAGON BALL
O que ele achou de assistir “GT” novamente, cerca de 25 anos depois de sua primeira exibição?
Ele falará sobre o segredo por trás de sua popularidade contínua, que inclui personagens que aparecem na TV e em jogos, bem como o lançamento dos quadrinhos do anime.
Você desenhou um grande número de personagens para o GT, mas qual é o seu favorito?
Por ter ficado aliviado quando o terminei, é o Super Saiyajin 4 (risos). Eu estava preparado para reações mistas, mas só queria criar um personagem que causasse impacto. Quando recebi o OK, senti que havia concluído metade do meu trabalho no GT. Também gostei muito do Super Nº 17, que não tem nenhuma semelhança com o Nº 17 original.
Design de Dragão Maligno: Chi Shinron
Por favor, conte-nos qual é o seu episódio favorito.
Recentemente, assisti o “GT” novamente e achei que a estrutura era bem parecida com “Dragon Ball Super”. A similaridade é que a história é estruturada como uma série de episódios que são concluídos em cerca de 10 episódios. Então, cada episódio é repleto de ideias e eventos e se desenvolve rapidamente.
E a ação continua a mesma do “Z”. Para dizer o mínimo, tem o sabor de um restaurante antigo. A cena que mais me impressionou foi, saga “Baby”, quando Goten e uma garota estavam em um encontro e Baby aparece na Terra. O que eu gosto nele é que a atuação dos personagens, os diálogos e a direção são todos feitos de uma forma que torna fácil assistir sem ficar perdido.
Embora o “GT” seja uma história original, acho surpreendentemente difícil retratar as expressões faciais e reações dos personagens de uma forma que seja fiel às suas próprias características. Pela minha longa experiência trabalhando na série “DB”, acho que isso é uma prioridade maior do que as cenas de ação.
Lembro-me de ouvir a música tema na época e pensar que “DB” havia se tornado um anime moderno. O processo de decidir as músicas de abertura e encerramento por meio de uma parceria foi algo que vivenciei pela primeira vez com “DB”, então lembro que foi uma experiência muito revigorante.
Você também fez as ilustrações para os encerramentos?
Eu desenhei as ilustrações para o primeiro encerramento. Os encerramentos geralmente são compostos de créditos e imagens, então pensei em tentar criar algo baseado nos quadros de imagens que havia feito para a obra.
Mesmo agora, cerca de 25 anos depois de sua primeira exibição, ainda há muitos fãs de longa data. O que você pensa sobre a popularidade do “GT”?
Mesmo que já tenha passado muito tempo desde que a série acabou, estou sinceramente feliz de saber que ela virou um anime comic e que é popular nos jogos. De toda forma, sinto que os personagens com os quais estive envolvido estão trabalhando duro por mim e retribuindo à Shueisha e à Toei Animation.
Fico feliz que eles sejam trabalhadores esforçados, diferente de mim (risos). É o que eu penso.
O “GT” também é popular entre as crianças hoje em dia. Você tem uma mensagem para elas?
Para as crianças de hoje, é como se houvesse montanhas de animes e mangás agrupados no mesmo lugar, do passado e do presente.
Se eu fosse criança agora, acho que não saberia por onde começar. É um grande prazer para nós que os leitores da Saikyo Jump tenham escolhido o “GT” entre todas essas obras. A influência dos jogos também é um fator importante, né?
Por fim, qual você acha que é o apelo do “GT”?
Em primeiro lugar, acho que o “GT” existe por causa da obra original que é lida ao redor do mundo. Acredito que a equipe que estava fazendo o anime na época amava “DB” e trabalhou duro nele.
Acho que as pessoas que atualmente criam animes, mangás, jogos e brinquedos derivados de “DB” estão trabalhando duro para incorporar as influências e os impactos que receberam do trabalho original à sua maneira.
Acredito que é porque há uma obra original capaz de inspirar os envolvidos que ele ainda é assistido hoje. Não sei como a história se desenvolverá no futuro, mas espero que continue sendo uma obra que as pessoas gostem. Muito obrigado.