Escape
Escape
Lançamento: 10 de janeiro de 1982
Escape é uma curta história de 5 páginas que foi publicada integral e originalmente em cores na edição especial da Weekly Shounen Jump de 10/01/1982. Foi lançado quando Dr. Slump era publicado semanalmente nas páginas da Weekly Shounen Jump.
A história de Escape se passa no planeta Umekobucha, no distante ano terrestre de 2070. Temos a personagem principal, uma jovem garota, que está fugindo de algo desesperadamente, quando esta dá de cara com um dragão. Passado o susto, a jovem garota percebe que se tratava apenas de um filhote.
A história até ai dá a entender que ela está lutando pela vida, mas de repente quando ela se vê sem escapatória e é encontrada, vemos que tudo não passava de uma brincadeira de esconde-esconde entre crianças. “O universo vivia em paz…”
Curiosamente entre as edições de número 19 (julho de 1985) e 23 (janeiro de 1987) dos Bird Land Press, a contra capa dos mesmos trazia uma página da história. Compreendendo um total de um ano e meio para a história de apenas cinco páginas ser concluída. Como as capas dos Bird Land Press não eram feitas em 4 cores e sim 2 ou 3 cores, as páginas de Escape ficaram com uma colorização única e exclusiva dessa publicação.
Posteriormente, Escape foi republicado em preto e branco no segundo volume da compilação de histórias curtas “Akira Toriyama One Shots” de Março de 1988, sob o selo JC (Jump Comics) e em uma outra compilação, também em preto e branco, de junho de 2003, o “Akira Toriyama One Shots” nº 1, sob o selo SJR (Shueisha Jump Remix).
As ilustrações originais de Escape, sem marca de corte, foram publicadas do livro Akira Toriyama Exhibition, de 1993. E em sua reedição de 1995.
O mais interessante em Escape se dá pela diferença dos seus traços e detalhamento em relação a Dr. Slump, que era até então o primeiro grande trabalho de Toriyama como mangaká na época. A diferença entre as duas obras é muito grande. Escape, apesar do enredo inocente, deu aos leitores uma mostra da versatilidade do desenho do Akira Toriyama.