Longa entrevista do Mainichi Shimbun com Takashi Matsuyama, amigo e ex-assistente de Akira Toriyama

Mainichi Shimbun (1º de junho de 2024)

Takashi Matsuyama, ex-assistente de Akira Toriyama, comenta suas experiências com seu mestre e amigo

Já se passaram três meses desde que Akira Toriyama, o mangaká que criou inúmeros sucessos como “Dr. Slump” e “Dragon Ball”, e causou euforia em todo o mundo, faleceu.

Takashi Matsuyama (66), nascido na cidade de Seki, província de Gifu, um ilustrador que conheceu bem Toriyama-san como ex-assistente e companheiro de hobbies, fala sobre as histórias dos bastidores de seu trabalho e o verdadeira face de Toriyama-san.

[Entrevistador: Shinichiro Kawase]

 

No dia 1º de março, Toriyama-san faleceu aos 68 anos devido a um hematoma subdural agudo. Como você se sentiu quando ouviu isso?

Eu tinha prometido ir à casa de Toriyama-san em março, então foi uma surpresa completa. Eu visitava sua casa regularmente como uma espécie de relatório de situação. Pouco antes de ele falecer, enviei-lhe um e-mail convidando-o a juntar-se a mim numa viagem de canoagem no Mar Interior de Seto.

Quando o vi pela última vez, em setembro do ano passado, ele não parecia sério sobre isso e me garantiu que a cirurgia não seria complicada. É uma pena porque ele era ativo em diversas áreas.

Por favor, conte-nos como você conheceu Toriyama-san.

Em 1980, quando “Dr. Slump” começou, eu trabalhava como designer em uma agência de publicidade em Nagoya e me tornei um grande fã de Toriyama-san porque fiquei muito chocado com a beleza de seus desenhos. Fiquei surpreso ao saber que ele era de Aichi, mas um amigo da minha época de escola de design conhecia Toriyama-san e disse: “Você pode visitar sua casa”, então fui até lá e fui apresentado a ele.

Toriyama-san é dois anos mais velho que eu e minha primeira impressão foi que ele era como um irmão mais velho. Ele me conhecia e ficou surpreso, dizendo: “Oh, é você!”. Naquela época, eu havia ganhado vários prêmios em concursos de figuras de modelos de plástico (concursos de remodelagem de figuras) realizados pela fabricante de modelos Tamiya, e Toriyama-san, que adora modelos, lia a Tamiya News, uma revista de informações para fãs de modelagem. Ele gostava de mim porque tínhamos hobbies semelhantes, como modelagem, carros e filmes. Depois disso, comecei a ir à sua casa sozinho.

Como você se tornou assistente?

Recebi um telefonema de Toriyama-san, que me disse que seu primeiro assistente estava se demitindo e perguntou: “Se não se importar, poderia vir até minha casa?” Ele disse: “É mais fácil trabalhar com alguém que você conhece e com quem tem interesses semelhantes do que com algum desconhecido”. Eu não queria ser um mangaká e não sabia desenhar mangás, mas fazia desenhos para trabalhar. Foi uma proposta inesperada e respondi: “Vou sair da empresa amanhã.”

De 1981, no meio de “Dr. Slump”, não me lembro ao certo, mas eu ajudava duas ou três vezes por semana até o final de “Dragon Ball”.

Então os modelos de plástico os uniram.

Na época em que conheci Toriyama-san, eu e meu irmão havíamos ganhado o primeiro e o segundo lugar no concurso de remodelagem de figuras da Tamiya. Se não fosse pelos modelos de plástico, ele não teria gostado de mim. Que conexão misteriosa. Depois de me tornar seu assistente, incentivei Toriyama-san a participar do concurso comigo.

Toriyama-san é uma pessoa competitiva de coração, então ele trabalhou duro em sua inscrição e ficou em primeiro lugar. Ele não gostava que lhe ensinassem nada, então nunca o ensinei a fazer os modelos. Ele sempre teve um alto nível de habilidade com modelagem. Naquela época, sempre saíamos vencedores nos concursos.

Akira Toriyama (à esquerda) ficou em primeiro lugar e Takashi Matsuyama (à direita) ficou em segundo lugar no “14º Concurso de Remodelagem de Figuras” realizado pelo fabricante de modelos Tamiya. Tamiya News, fornecido por Takashi Matsuyama

Por favor, conte-me sobre seu trabalho quando você era assistente.

Eu desenhava todas as bordas do mangá com uma régua. Se o personagem tivesse cabelo preto, ele estaria marcado com um X, então eu pintaria com nanquim. Eu rapidamente desenhava as linhas de ação de Son Goku em Dragon Ball (uma técnica usada para chamar a atenção para algo no centro da linha para destacá-lo) com uma régua e, em seguida, apagava o rascunho com uma borracha. Depois, arrumava quaisquer erros com corretivo branco. Por fim, finalizava adicionando as retículas.

Pude desenhar cenários como a casa de Senbei em Dr. Slump, o cenário selvagem em Dragon Ball e as moradias de Namekusei. Eu nunca desenhei os personagens. Nunca conversávamos sobre a história. As pessoas ao meu redor costumam me dizer: “Vocês desenhavam juntos, né?, mas isso não é verdade. Era o mangá de Toriyama-san e eu era apenas um ajudante.

Eu era o único assistente, mas não era um trabalho árduo. Foi um trabalho divertido porque pude ajudar meu mangaká favorito.

Figura criada pelo ilustrador e ex-assistente de Akira Toriyama, Takashi Matsuyama. Fotografado por Koji Hyodo em 16 de maio de 2024 na cidade de Seki, província de Gifu.

Como era o ambiente no seu local de trabalho?

Era bastante bagunçado e confortável. Eu não recebia nenhuma instrução rígida, sendo apenas uma questão de desenhar como eu achasse adequado. Toriyama-san basicamente dizia: “Vamos acabar logo com isso”. No mangá, um rascunho é desenhado uma vez em um caderno ou algo parecido e depois enviado ao editor. Toriyama-san, por outro lado, desenhava repentinamente um esboço a lápis no papel manuscrito finalizado (uma representação aproximada do layout do painel, composição de cada moldura e falas dos personagens), e se passasse na verificação, ele faria uma cópia limpa.

Em Dragon Ball, existe uma “Cidade D’Oeste”, mas era difícil desenhá-la por causa da complexidade dos prédios e tal, então cidades eram destruídas e transformadas em terrenos vazios. Era uma boa maneira de lidar com isso. Na mente de Toriyama-san, ele queria terminar cada semana o mais rápido possível.

Desenhávamos mangá enquanto conversávamos sobre novos filmes, modelos de plástico e carros. Ouvíamos as transmissões de rádio que eu havia trazido comigo. Era uma atmosfera casual com novas músicas tocando. Eu gostava de música ocidental e Toriyama-san gostava especialmente da música techno da época. Foi nessa época que surgiram o New Order (uma banda de rock britânica) e a Yellow Magic Orchestra (YMO) (formada pelo falecido Ryuichi Sakamoto e outros). A maioria dos filmes era de faroeste e havia muita conversa sobre Star Wars.

Qual era a opinião dele sobre Star Wars?

Ele ficou bastante impressionado com o visual. Ele disse: “Os designs dos personagens são realmente ótimos e todos são fascinantes”. Particularmente, gostávamos dos Stormtroopers (soldados do Império Galáctico). Embora tenha gostado da primeira trilogia, Toriyama-san disse: “Não vale a pena falar sobre isso” em relação aos trabalhos seguintes. Ele pode ter apreciado os aspectos visuais e de design dos episódios 1 a 3, mas foi muito rígido com a história. Ele era um mangaká desse calibre.

O ilustrador e ex-assistente Takashi Matsuyama segura um shikishi de Suppaman, feito por Akira Toriyama, que recebeu de presente.

 

Como Toriyama-san se diferencia de outros mangakás que criaram sucessos mundiais?

Os desenhos são excepcionalmente bons e os personagens são interessantes. Pude desenhá-los enquanto os admirava. Os personagens que apareceram mudaram um após o outro. O editor tinha muito poder e as histórias se tornavam cada vez mais interessantes.

Dragon Ball deveria ter acabado mais cedo, mas se tivesse terminado, não acho que teria se tornado um sucesso tão grande em todo o mundo. Pode ter havido momentos em que ele próprio sofreu (devido à longa serialização), mas era uma pessoa competitiva e nunca demonstrou fraqueza.

Tem algum exemplo que simbolize o espírito competitivo de Toriyama-san?

Quando ele jogava cartas com os amigos, ficava frustrado quando perdia. Quando ele ficava com raiva, eu ficava com medo. Ele era muito sério porque não queria perder em nenhum tipo de jogo. Eu achava que ele deveria apenas relaxar e se divertir fazendo isso como distração, mas ele se sentia frustrado como uma criança.

Ele era temperamental, competitivo e teimoso, e nunca perdia o prazo de entrega de seu manuscrito. Seu profissionalismo era tão forte que, quando o visitei no dia seguinte, descobri que ele havia passado a noite acordado para terminar um manuscrito no qual havia começado a trabalhar. Acho que Toriyama-san passou por momentos difíceis o tempo todo. Ele provavelmente não dormia muito. Embora ele não tenha dito isso, acho que ele teve muitos problemas.

Que tipo de influência Toriyama-san teve sobre você durante seus 10 anos como assistente?

Naturalmente, absorvi muitas coisas enquanto desenhava ao lado dele. Seu senso de coloração e esquemas de cores eram excepcionalmente bons, então pode haver algumas semelhanças em meus trabalhos atuais, em termos de cores. Quando olham para o meu trabalho, às vezes as pessoas dizem: “Oh, é um desenho de Akira Toriyama?”.

Eu me sentia tanto um fã quanto um assistente. Ficava feliz por saber o que seria publicado na Weekly Shonen Jump toda semana com duas semanas de antecedência. Quando eu perguntava ao Toriyama-san: “O que vai acontecer a seguir?” ele dizia: “Ainda não pensei nisso”. Houve algumas partes que foram bastante aleatórias.

Ilustração de Takashi Matsuyama (fornecida por ele próprio)

Houve alguém que, na opinião de Toriyama-san, foi um “grande mangaká”?

Ele admirava Katsuhiro Otomo, conhecido por “AKIRA” e outros trabalhos. Ele sempre o estudava e elogiava, dizendo: “Ele é o melhor. É bem melhor que eu”. Acho que ele teve uma grande influência em Toriyama-san, pois o imitava em alguns dos seus desenhos. Eu sinto que a representação de algo sendo esmagado no chão e quebrado em pedaços foi influenciado por Otomo-san.

Que tipo de interações vocês tiveram depois que terminou de trabalhar como assistente?

Nós nos encontrávamos uma vez a cada poucos anos para uma conversa de duas horas na casa de Toriyama-san. Costumávamos conversar sobre modelos de carros e filmes, tipo: “Você viu o novo Star Wars?”, como fazíamos quando eu era seu assistente. Ele era uma pessoa exigente quando se tratava de filmes, e havia poucos que ele elogiava.

Em 2009, trabalhamos juntos pela primeira vez em cerca de 20 anos no mangá recém-desenhado de Toriyama-san: “Oishii Shima no Ū-sama”. Eu fiz toda a coloração. Fiquei feliz por ter meu nome escrito na capa como seu assistente e por poder trabalhar juntos pela primeira vez em muito tempo.

Em setembro de 2023, trouxe minha atual esposa (do meu segundo casamento) para apresentá-la ao Toriyama-san e disse: “Há um espaço na certidão de casamento para você escrever algo como testemunha, se quiser”. Ele concordou imediatamente e escreveu na hora.

Parece que ele costumava passear de moto, né?

Tirei minha licença de motos de porte médio aos 26 anos e mais tarde pilotei uma Harley, mas sugeri ao Toriyama-san: “Vamos andar de moto juntos”. Houve um tempo em que ele também tirou carteira de motorista e ficou viciado em motos. Ele pilotava uma Kawasaki KR250 e uma Honda CBR400.

Quando o personagem “Moto-boy”, um piloto que nunca desce da sua moto, apareceu em Dr. Slump, foi na época em que Toriyama-san começou a se viciar em motos. Toriyama-san tinha um péssimo senso de direção e não conseguia ir a lugar nenhum sozinho, então ele viajava conosco para lugares próximos. Ele me apelidou de “Map-kun” e “Beans-kun” por causa do meu conhecimento das estradas e da minha dedicação em tudo que fazia.

Um obi escrito por Akira Toriyama anexado a um livro publicado por Takashi Matsuyama:

“Ele é americano demais, mas seu poder é tanto que construiu uma casa e até publicou um livro!!”

Parece que um parque temático de Dragon Ball será construído na Arábia Saudita.

Será um sucesso ainda maior que a Disneylândia. Mas eu queria que fosse construído no Japão. Como fã, eu definitivamente queria um “Museu Akira Toriyama”. Viriam pessoas de todo o mundo.

Quando contei isso ao Toriyama-san, ele disse: “Eu detesto essa ideia”. Ele não gostava de chamar a atenção e queria que o deixassem em paz. Ele nunca criou seu próprio site. Porém, as obras de Toriyama-san são um legado que deve ser preservado. A família enlutada pode respeitar seus desejos, mas seus fãs ao redor do mundo gostariam que isso fosse realizado.

Se você pudesse dizer algo ao Toriyama-san agora, o que seria?

Ele estava trabalhando muito, então apenas gostaria de dizer: “Relaxe e descanse bem”. Ele estreou quando era jovem e nunca tirou muito tempo de folga. Ele era realmente como um amigo e cuidou muito bem de mim. Cada dia era como um sonho e eu ficava muito feliz por poder desenhar ao lado dele. Acho que ele provavelmente está construindo modelos de plástico agora. Era o que ele mais gostava de fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!