O Adeus a Akira Toriyama: Um Gênio Criativo que Deixa um Legado Duradouro

Nestes 24 anos do site Kami Sama Explorer, é com profunda tristeza que trazemos a notícia do falecimento de Akira Toriyama, criador da icônica série Dragon Ball, Dr. Slump e de tantas outras obras. Aos 68 anos, Toriyama nos deixou devido a um hematoma subdural, no dia 1º de março. Como é de costume no Japão quando envolve celebridades, a informação foi divulgada apenas alguns dias depois, na madrugada do dia 8 de março, pelo site oficial de Dragon Ball.

Akira Toriyama foi um verdadeiro visionário que transformou o mundo dos mangás e animes com sua criatividade única. Ele se tornou desenhista gráfico após graduar-se e, em 1977, participou, com Awawa World, de um concurso anual destinado a novos mangakás, promovido pela Shueisha na revista Monthly Young Jump. No ano seguinte, em 1978, ele participou novamente do concurso anual para jovens talentos, com Mysterious Rain Jack e, no mesmo ano, publicou Wonder Island, seu primeiro mangá como profissional no nº 52 da revista Weekly Shonen Jump.

Em 1979, Toriyama lançou outros mangás, como Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective. Em 1980, deu início à história de uma garota cibernética, cujo mangá chamava-se Dr. Slump. Essa obra alcançou grande popularidade, gerando 18 volumes encadernados e tornando-se o primeiro anime de uma obra produzida por Toriyama.

Dr. Slump rendeu a Toriyama, em 1982, o título de melhor shounen do ano no Japão pelo Shogakukan Manga Award, além de lançá-lo à fama e ao reconhecimento nacional. Em 1984, veio Dragon Ball, inicialmente como um mangá e, em 1986, exibido semanalmente na Fuji TV. A série tornou-se famosa entre os japoneses devido ao seu grande carisma e comicidade. Toriyama conseguiu com Dragon Ball não só se tornar um dos mais importantes e influentes mangakás do Japão, mas também um dos principais nomes do Japão e do resto do mundo na história da animação japonesa, ao lado de personalidades imponentes como Osamu Tezuka.

Em 1989, Toriyama desenvolveu uma nova abordagem em Dragon Ball, recebendo o nome na série animada de Dragon Ball Z. Essa nova fase ganhou um clima mais violento e sério, mas mantendo ainda o carisma que a série possuía. Dragon Ball deu início a uma das mais longas séries de todos os tempos. Seu sucesso levou Toriyama a desenvolver uma história por longos 11 anos, produzindo 42 volumes e uma extensão de mais de 10.000 páginas de conteúdo.

Após Dragon Ball, Toriyama trabalhou em histórias curtas e one-shots como Cowa!, Kajika, Sandland e Neko Majin. Ele também foi responsável pelo livro infantil Toccio de Angel e uma história sobre o meio ambiente chamada Oishii Shima no Uu-sama. Toriyama foi um dos raríssimos artistas japoneses que tiveram seus trabalhos publicados e exibidos em exposições itinerantes no Japão por alguns anos.

Como character designer, Toriyama esteve à frente dessa função em jogos para video-games, como toda a série Dragon Quest e Dragon Quest Monsters, Chrono Trigger, Tobal Nº. 1 e Tobal 2, a franquia de jogos de Dragon Ball para os mais diversos consoles, e Blue Dragon, RPG dirigido por Hironobu Sakaguchi, aclamado ex-diretor de Final Fantasy.

Akira Toriyama é considerado um grande mestre dos principais autores do gênero shounen, como Eiichiro Oda (One Piece) e Masashi Kishimoto (Naruto), que também expressaram sua admiração por Toriyama e seus mais sinceros sentimentos sobre seu falecimento.

A partida prematura de Akira Toriyama deixa um vazio na indústria do entretenimento. Seu talento e criatividade incríveis inspiraram uma geração de artistas e criadores, impulsionando o desenvolvimento contínuo do mangá e do anime. Seu legado será lembrado por sua contribuição duradoura para a cultura pop e pela capacidade de tocar os corações de pessoas em todo o mundo. Os fãs de Akira Toriyama e Dragon Ball estão de luto pela perda de um ícone e sua morte nos lembra da fragilidade da vida e do impacto que pessoas talentosas podem ter em nossas vidas.

Akira Toriyama será lembrado como um verdadeiro gênio criativo, cujo trabalho continuará a inspirar e entreter as gerações futuras.

Obrigado por tudo, Akira Toriyama-sensei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

9 Comentários

  1. Mateus Alves

    Dragon ball a série da minha infância e vida obrigado Akira Toriyama-sensei por ter criado essa grande obra ,descanse em paz .

  2. Obrigado por criar dragon ball Akira Toriyama,aprendi muito com esse anime e assistir dragon ball sempre me deixava feliz,gostei tanto que assisti de dragon ball classico até o GT e tbm assisti vários filmes.Descanse em pax Akira Toriyama

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!