Dragon Ball Daizenshuu 6: Filmes e Especiais de TV – Introdução e Super Entrevista com Akira Toriyama

Dragon Ball Daizenshuu 6: Filmes e Especiais de TV (04 de dezembro de 1995)

Introdução + Super Entrevista com Akira Toriyama

INTRODUÇÃO POR AKIRA TORIYAMA:

O Daizenshuu desta vez é uma coleção especial de filmes de animação. Francamente, nunca fui ao cinema para ver Dragon Ball (ou Dr. Slump também), porque seria muito constrangedor assistir a um anime da minha própria história original junto com todos os outros, e não é muito condizente com uma pessoa de Tóquio, não é? (Bem, acho que não sou uma pessoa de Tóquio). Acabo assistindo-os secretamente em casa em vídeo.

Meu filho praticamente não tinha interesse em Dragon Ball, mas ultimamente ele passou a gostar um pouco e até foi ver nos cinemas. Minha filha, no entanto, parece odiar completamente e nem assiste quando passa na TV. Bem, tanto faz.

— Akira Toriyama

SUPER ENTREVISTA COM AKIRA TORIYAMA:

6ª Rodada – Origens, e Em Direção ao Futuro…

Transbordando do dobro de curiosidade que os outros, o jovem Akira Toriyama ficou encantado com animações e ilustrações. E então, aquele menino se tornou um cartunista que dava entusiasmo, riso e emoção às pessoas. A fim de expressar seus sentimentos de entusiasmo às massas, Akira Toriyama agora continua sua grande aventura em busca do próximo conto selvagem…

Qual é a sua posição pessoal sobre os filmes de Dragon Ball?

Entendo os filmes como “histórias em uma dimensão diferente da história principal dos quadrinhos”. Sou inteiramente apenas um membro da audiência para eles.

Que trabalho você faz nos filmes?

Eu verifico o enredo e o roteiro que me foram enviados pela Toei Animation. Eu também faço alguns designs e retoques nos personagens, além de alterar nomes e coisas assim.

Há algum personagem que você pessoalmente fez o design?

Sim. Bojack e Broly, por exemplo. Recentemente, fiz Tapion e Minoshia (ver p.182).

Como você faz para criar os personagens?

A Toei me mostra o rascunho do projeto de cada filme e eu desenho os personagens apropriados para a história.

Você tem algum personagem favorito entre os vilões dos filmes?

Dos personagens criados pela Toei Animation, achei o Janemba pós-transformação bem “maneiro”. Seus movimentos nas cenas de batalha são agradáveis e vívidos. Aliás, não tenho nenhum favorito daqueles que projetei.

Como você criou os vilões da obra original?

Praticamente, depois de imaginar a história, ao pensar: “talvez eu faça isso a seguir”, eu inventava os personagens. Mas sabem, eu sempre tentei inventar “vilões diferentes dos de agora”, e foi bem difícil… Contudo, em relação ao Majin Boo, acho que “fluiu bem”. Além disso, muitas vezes as coisas terminavam sem que eu estivesse totalmente convencido.

Quando você cria os personagens, por onde você começa?

Primeiro, o rosto. Enquanto penso no rosto, imagino o tipo de corpo deles. Depois de definidos o rosto e o corpo, já tenho uma ideia geral do figurino. Para as roupas, eu as desenho pensando em algo que se adapte ao mundo que os personagens habitam, ou no caso de personagens de luta: “me pergunto se eles conseguirão se mover adequadamente nisso”.

Quando pensa nos vilões, quantos padrões diferentes você cria?

Em termos de número de desenhos, há momentos em que não consigo me decidir, mesmo depois de trinta e tantos desenhos, e também momentos em que penso: “tudo certo”, depois de apenas um.

Como você começou a desenhar personagens de videogame?

Acho que o ímpeto foi Torishima-san (meu primeiro editor). No começo, fiz isso de má vontade, mas no final foi realmente útil, tipo: “Eu não tinha ideia de que esse tipo de mundo existia”.

Aliás, o que o levou a fazer com que Goku se tornasse um Super Saiyajin ou os vilões subissem de nível?

Eu estava sentindo que havia limites para a força pura, então geralmente estava sempre penando para encontrar alguma coisa. Na verdade, eu não tinha planejado a transformação Super Saiyajin de Goku. Então, quando tive a ideia do Super Saiyajin, para mostrar que Goku ganhou um enorme aumento de poder de uma só vez, pensei: “não tenho escolha a não ser mudar sua forma também”. Mas em termos de design, as expressões faciais e coisas assim se tornariam como o design de um vilão. Eu senti: “Será que está tudo bem ele ficar assim?”. É verdade que, como sua transformação é acompanhada de raiva, também pensei: “Acho que essa parte está boa”. Era um conceito bastante radical. Com relação aos vilões, meu editor diria, por exemplo: “não gosto disso” e, nessas circunstâncias, eu mudaria. (risos) Em pouco tempo: “eles deveriam se transformar” se tornou a norma, então isso foi complicado.

Você considerou alguma outra maneira de Goku subir de nível além de se tornar Super Saiyajin?

Na época, eu realmente não tinha tempo para ter várias ideias, então isso não iria acontecer.

O conceito da fusão também foi uma forma de subir de nível. Como isso surgiu?

Se bem me lembro, eu estava falando sobre como, em conceito: “não há nada mais forte do que um Super Saiyajin”, e Katsura-kun (Masakazu Katsura-sensei), com quem eu normalmente apenas brinco e digo coisas idiotas, disse: “Então não há escolha a não ser eles se fundirem.” E então eu disse: “Uau, às vezes até você diz algo bom. É a primeira vez que você foi útil. (risos) Foi assim que nasceu esse ponto da trama.

E o conceito do Potara?

Simplesmente porque como a Fusion era um ponto da trama já abordado por um dos filmes, fiquei me perguntando o que deveria fazer. Eu sempre desenhava brincos [no Kaiohshin], então pensei: “talvez eu possa usá-los”…

Você os desenhou desde o início, pensando que iria usá-los como um item de fusão?

Não, de jeito nenhum. Eles eram apenas para decoração.

Então eles foram apenas uma coincidência fortuita.

Estou sempre atravessando pontes perigosas como essa. (risos) Mas, assim que fico encurralado, é como se as minhas ondas cerebrais ficassem tensas e algum tipo de ideia borbulhasse. Além disso, sou bom em forçar as coisas a se alongarem. (risos)

Isso é incrível.

Não, realmente não é. Até eu estou sempre em suspense. No capítulo anterior, já tinha escrito: “algo incrível vai acontecer”, então penso: “Não tenho escolha a não ser fazer algo incrível”. É tão complicado. (risos)

Em termos de tecnologia de vídeo, ambos os filmes “O Renascimento da Fusão: Goku e Vegeta” e “O Ataque do Dragão” têm efeitos especiais gerados por computador; por favor, compartilhe seus pensamentos sobre isso.

Em vez de “usar qualquer tecnologia nova que exista”, penso: “podemos fazer algo divertido mesmo que não seja dessa forma, não é?” Mas desde que dê melhores resultados, eu aprovo.

Existe alguma coisa que você realmente gostaria de fazer em um computador?

Existe. Tipo, desenhar as plantas de um mecha e fazê-lo se mover. Eu só penso em coisas que me permitem relaxar consideravelmente. Por exemplo, se eu desenhar um rascunho de “algo assim”, para depois sair tudo pronto. (risos)

Aliás, dos filmes e especiais de TV, qual é o seu preferido?

Gosto muito da história do Bardock, o pai de Goku. É bastante dramático e o tipo de história que “absolutamente não desenharia” se fosse eu. Foi como assistir a um tipo diferente de Dragon Ball, no bom sentido, então achei legal.

Gostaria de fazer uma pergunta especificamente sobre você: Quando sentiu pela primeira vez que tinha conseguido fazer um desenho, que tipo de ilustração era?

Minha lembrança mais antiga de sentir que “realmente acertei”, foi a imagem de um cavalo. Eu me lembro disso até hoje. “Fiz as juntas muito bem.” Sempre gostei de fazer desenhos, e quando éramos crianças não havia tantas formas de entretenimento como agora, então todo mundo desenhava. Tipo, lá no ensino fundamental, a gente imitava ilustrações de animação e quadrinhos, e todo mundo fazia isso, então todos teriam uma que “saiu bem”.

Então a sua experiência daquela época está ligada à sua profissão de cartunista?

Talvez. Porque eu era o único que realmente era persistente no desenho. No começo, todo mundo desenhava no mesmo nível, né? Mas depois de um tempo, depois que comecei a fazer caricaturas originais dos meus amigos, comecei a sentir que: “desenhar é divertido”.

Quais são as origens do seu estilo de desenho?

Eu acho que são Walt Disney e Osamu Tezuka. Quando eu era criança, havia um estúdio de arte chamado “Zugaya-san”; as crianças do bairro se reuniam lá, faziam desenhos e faziam barulho. Um dia, lembro que fiz um desenho de Cento e Um Dálmatas e ganhei um bom prêmio; Fiquei em êxtase com isso, então talvez o meu eu atual estivesse lá. (risos)

Além dos quadrinhos, você desenha ilustrações para si mesmo?

Não, não desenho. Mas desde criança tenho o hábito de sempre olhar ao redor. Mesmo quando vou às compras, mais do que às compras em si, é divertido apenas observar a cidade. Quando você está desenhando um trabalho, isso é útil para coisas como cenas de rua, pequenos objetos, roupas e assim por diante. Além disso, o tipo de itens do dia a dia que fui forçado a desenhar enquanto trabalhava em uma empresa. Eu estava reclamando o tempo todo: “O quê? Por que tenho que desenhar cem pares de meias?!” (risos) Pensando nisso agora, talvez coisas assim fossem realmente úteis.

Você desenha coisas que vê, como em esboços?

Na verdade, não. Eu as guardo em minha memória. Então, quando tento desenhá-las depois, geralmente falho. “Talvez fosse assim?” (risos) Mas lembro-me da imagem aproximada. Não é apropriado confiar nessa imagem, mas desenho as coisas de maneira rústica. Acho que provavelmente não há nada que eu não consiga desenhar.

Ouvimos na sua entrevista no Daizenshuu 5 que você gostaria de fazer um anime original; em que posição você gostaria de trabalhar?

Eu gostaria de fazer a história e o design dos personagens sozinho. Para começar, acho que: “um trabalho que jovens e velhos, meninos e meninas possam desfrutar, seria bom”… Além disso, se possível, se eu mesmo fizer uma história em quadrinhos antes de se tornar uma animação, gostaria de fazê-la de modo que seja fácil transmitir o sentimento da obra quando ela for animada. Desenhando eu mesmo, eu poderia dizer se é divertido ou não; um one-shot seria bom, então eu gostaria de desenhá-lo. No momento, estou na fase de busca por um tema.

Por fim, se você tiver alguma informação sobre um próximo filme…

Ouvi dizer que o filme que será lançado na próxima primavera será: “uma recontagem consolidada, mas fiel, dos volumes 1 a 8 da história em quadrinhos original”. Além disso: “gostaríamos que você visse as técnicas que a Toei Animation tem agora para tornar a animação ainda mais eficaz”. Na época em que a transmissão de Dragon Ball na TV tinha acabado de começar, tanto as ilustrações da Toei Animation quanto as minhas ainda não estavam maduras, então acho que será muito interessante ver: “como ficará quando for feito com suas habilidades atuais”. Todos, por favor, aguardem ansiosamente.

Muito obrigado por compartilhar informações tão valiosas conosco hoje.

(05 de outubro de 1995, na Shueisha)

   

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