Masakazu Katsura revela curiosidades sobre seu grande amigo Akira Toriyama em sua entrevista no Bunshun Online

Edição semanal do Bunshun (21 de março de 2024)

Entrevista com Masakazu Katsura

Masakazu Katsura, amigo próximo de Akira Toriyama, revela as facetas pouco conhecidas do autor de Dragon Ball.

“Ele costumava passear com seu cachorro grande pela casa por volta das 18h ou 19h. Ele vestia uma camisa da Adidas e se sentia muito à vontade no campo”, disse um vizinho

Akira Toriyama morreu em 1º de março de um hematoma subdural agudo aos 68 anos. Suas obras são apreciadas em todo o mundo, mas ele viveu toda a sua vida em Kiyosu, cidade da província de Aichi.

Dr. Slump, serializado na Weekly Shonen Jump, foi um grande sucesso. Sua obra mais famosa, Dragon Ball, foi traduzida para mais de 40 países e vendeu 260 milhões de cópias.

A sua influência sobre as pessoas em todo o mundo é imensurável, com o presidente francês Macron e outras celebridades internacionais chegando a publicar mensagens de condolências para ele.

Depois de terminar o ensino médio, ele passou três anos desenhando panfletos para uma agência de publicidade antes de se tornar um mangaká; sua série Dr. Slump, publicada na Weekly Shonen Jump de 1980, foi um enorme sucesso e, em 1981, ele ficou em primeiro lugar na categoria de maiores rendas entre as figuras culturais, com ganhos relatados de 539,24 milhões de ienes.

Em 1982, construiu o “Palácio Arale-chan”, uma mansão de dois andares localizada na cidade de Kiyosu, com área total de 340 metros quadrados. Em 1996, após o término da serialização de Dragon Ball, ele construiu o “Palácio Dragon Ball”, um prédio de três andares com área total de 320 metros quadrados, em terreno adjacente.

As pessoas costumavam dizer que “era tão grande que parecia um ginásio”.

Muitas empresas iam até sua casa para pedir que ele desenhasse coisas para elas.

Uma pessoa que visitou seu “palácio” disse: “Quando se passa pela porta, você se depara com uma estátua do Batman em tamanho real. No porão havia uma sala com vários aquários grandes, onde ele guardava minhocas-lanosas.”

Seu principal hobby era construir modelos de plástico. Ele também gostava de carros e motos de verdade e tinha preferência por carros pequenos como o Honda City que apareceu no mundo de Arale, em vez de veículos mais luxuosos.

“Ele era uma pessoa amigável que falava o dialeto de Nagoya”, disse um conhecido de Toriyama. “Ele também trabalhou em relevos de coalas para o Zoológico e Jardim Botânico de Higashiyama, em Kiyosu.

Quando alguém lhe pedia para fazer alguma coisa, ele era incapaz de dizer não e o fazia sem reclamar. Depois que aceitava um negócio, outras pessoas iam até sua casa pedindo-lhe que projetasse coisas para elas também, e sua esposa tinha dificuldade em lidar com tudo isso.

Masakazu Katsura e Akira Toriyama eram amigos íntimos que passavam até 12 horas juntos ao telefone.

Toriyama tinha um aliado de confiança em Masakazu Katsura, que publicou Video Girl Ai na Weekly Shonen Jump no final dos anos 80 até o início dos anos 90.

Na época, Toriyama estava trabalhando duro em sua série Dragon Ball. Katsura, que morava em Chiba, trabalhava muito e os dois amigos se apoiavam por telefone. “Normalmente era eu quem fazia as ligações”, confirmou Katsura. “Poderia durar até umas 12 horas no máximo (risos). Segurava o fone entre a orelha e o ombro enquanto desenhava. Começávamos falando de filmes, depois passávamos para assuntos mais insignificantes. Quase nunca falávamos sobre mangá. Às vezes ele me dizia que estava muito ocupado e pedia desculpas por isso, mas na maioria das vezes ele ficava feliz quando eu ligava para ele.

Talvez ele só saísse comigo porque era uma pessoa genuinamente legal.

O gosto de Toriyama por filmes contrasta com seu estilo. “Ele gostava de filmes sérios e calmos. E realmente não gostava de filmes chamativos de Hollywood. Eu recomendei ‘Minha Vida de Cachorro’ e ‘Cidade das Sombras’ para ele, que gostei, e ele gostou muito. Como geralmente não tínhamos tempo de ir ao cinema, muitas vezes assistíamos aos filmes em vídeo mais tarde.”

Os longos telefonemas foram uma forma de ele mostrar sua preferência por alguém que entendesse melhor do que ninguém as dificuldades que ele estava enfrentando?

“Acho que me sentia privilegiado enquanto ele provavelmente estava apenas procurando uma pequena fuga”, Katsura responde com tristeza em sua voz. “Não posso falar por ele porque ele não está mais aqui, mas ele me fez rir muito, por isso continuei buscando sua companhia. Mas talvez ele só saísse comigo porque era basicamente uma pessoa legal.”

Batman, cuja estátua gigante ficava na entrada da casa de Toriyama, também era uma obra que Katsura-san uma vez lhe recomendou.

“Acho que você poderia dizer que ele confiava em mim,” Katsura continuou, com a garganta apertada.

Em Dragon Ball, Son Goku passeia na Nuvem Voadora, que apenas pessoas com corações puros podem subir. Agora, Toriyama-san deve estar explorando o paraíso de um lado a outro em sua nuvem mágica.

Referência: https://bunshun.jp/articles/-/69766

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!