Seção “Pergunte-me Qualquer Coisa” do Toriyama-san – Dragon Ball Volumes 1 a 12

SEÇÃO “PERGUNTE-ME QUALQUER COISA” DE DRAGON BALL DO TORIYAMA-SAN

Volumes 01 a 12

O autor responde às perguntas sobre Dragon Ball e sobre ele mesmo!

 

Dragon Ball Volume 01 (10 de setembro de 1985)

Como vai. Seus trabalhos são sempre divertidos e me fazem rir. Os personagens que você desenha têm grandes personalidades, sensei, e eu gosto muito deles. Mesmo que haja algo me incomodando, esses personagens me animam. Sensei, por favor, continue criando muitos personagens divertidos. (Especialmente garotas bonitas, por favor.)

– Yuji Chiba, de Saitama

Oh! Olá, olá! Fico muito feliz de ouvir isso. Tenha certeza de que vou me esforçar para atendê-lo.

Akira Toriyama-sensei, muito prazer. Sou um estudante do terceiro ano do ginasial. Acompanho o mangá “Dragon Ball” toda semana, pela revista Shonen Jump. O que mais acho legal no seu mangá é que o desenho é limpo e as piadas são hilárias. Tem algo que atrai a atenção das pessoas! O Goku é sempre legal e bondoso. O Mestre Kame é um safado sem remédio! Eu tenho falado pra todo mundo da escola comprar a revista. Pode contar com a minha torcida pra sempre. Cuide-se, porque ainda quero ver muitas de suas piadas engraçadas. Obrigado.

– Kazuhiko Sato, de Miyagi

Puxa, muito obrigado, mesmo! Mas diga para os seus colegas comprarem, de preferência, o volume já encadernado, em vez da revista semanal.

Olá, muito prazer. Eu e meu amigo Dai-chan estávamos passando na frente da casa de alguém quando um bando de cachorros, um grandão e seus filhotes, vieram correndo atrás da gente. Fugimos que nem loucos e me lembro dessa experiência até hoje. Foi horrível… O senhor teve alguma experiência como essa, Toriyama-sensei? Até a próxima!

– Hidemori Okano, de Ibaragi

Também já fui perseguido por um cachorro quando criança. Dizem que os cães têm o hábito de correr atrás de quem foge. Portanto, da próxima vez, passe bem devagar por eles, com muita calma. Quando se acostumam com a gente, os cães podem ser muito bonitinhos! (Mas essa pergunta não tem nada a ver com “Dragon Ball”, hein….?

Toriyama-sensei, como tem passado? Eu compro a revista Shonen Jump toda semana só pra ler “Dragon Ball”. Gosto principalmente do Mestre Kame. Espero que ele tenha cada vez mais espaço na história. Até logo!

– Taisuke Fujiwara, de Saitama

Viu, Mestre Kame? Parece que você tem fãs.

Mestre Kame: Não é de se estranhar. Afinal, não há no mundo um lutador de artes marciais que se compare a mim. Deixe-me ver de quem é essa mensagem… Taisuke Fujiwara… Ah, mas é homem! Eu prefiro mulher. Garotas de todo o país, mandem cartas para mim!

Olá, Akira Toriyama-sensei. É a primeira vez que escrevo uma carta para você. Gostaria de fazer um pedido: queria que o volume 1 de “Dragon Ball” saísse logo. Quando ele vai ser publicado? Me responda, por favor.

– Kaoru Okino, de Hiroshima

Aqui está. Espero que compre o volume 2 também, tá?

EXTRA: Olá, pessoal! Vocês sabem que existe um fã-clube meu, não sabem? Pois é. Feliz ou infelizmente, chegamos ao limite máximo de membros!! É tudo graças a vocês. Muitíssimo obrigado!! Portanto, é uma pena, mas, conforme havíamos combinado no começo, terei que encerrar as inscrições. A quem pretendia se tornar sócio ou sócia, eu sinto muito! A quem perdeu a chance, ainda espero contar com o seu apoio! Por favor, comprem os volumes encadernados de “Dragon Ball”!!

 

Dragon Ball Volume 02 (10 de janeiro de 1986)

Aceitamos qualquer pergunta referente a Dragon Ball ou a mim. Mandem quantas cartas quiserem.

Muito obrigado pelas muitas cartas enviadas para esta seção. Quem não teve a sorte de ter a sua publicada neste volume, eu sinto muito. Mas não se preocupem, eu li todas!!

Olá, sensei. Posso fazer algumas perguntas?

1) Quanto tempo você demora para produzir um capítulo da série?
2) É você quem desenha o cenário?
3) Quantos assistentes você tem?
4) Os assistentes moram na sua casa ou vão até aí para trabalhar?

– Hajime Higaki, de Mie.

1) Desde a concepção até acabar de desenhar, deve dar uns cinco dias.
2) Só desenho quando aparece pela primeira vez. Depois, os assistentes
ficam encarregados. Claro, se for muita coisa, eu ajudo também.
3) Só um, chamado Matsuyama-kun. Quando a situação aperta, minha esposa também me ajuda.
4) Ele vem trabalhar. Eu não produzo tanto a ponto de precisar de um assistente em tempo integral. Uma ajudinha de dois dias por semana é o suficiente.

Eu gosto pra caramba de Dragon Ball. Gosto tanto, que até lavo as mãos antes de ler os volumes encadernados e os guardo em sacos plásticos. Aguardo ansiosamente pelo volume 2, 3 e assim por diante. Conto com você.

– Kazuo Takahashi, de Tóquio.

Parabéns!! Você merece elogios!! Fico admirado com o seu cuidado, mas deve dar um trabalho, hein…?

Akira Toriyama-sensei, muito prazer. Gostaria de saber se você é bonito.

– Eriko Hirano, de Hyogo.

Claro que sou!!!

Caro Shenlong, eu queria que a minha carta fosse publicada na Seção “Pergunte-me Qualquer Coisa” do Toriyama-san. Atenda ao meu pedido, por favor.

– Isami Gunbara, de Kagoshima.

Aí está. Viram como o poder das Esferas do Dragão é real?! (Mas não adianta mais usar o mesmo artifício para enviar carta, viu?)

Como vai, Toriyama-sensei? Tenho me divertido muito, rindo com as histórias de Dragon Ball. A propósito, quando será lançado o volume 19 de “Dr. Slump”? Estou ansioso para ler.

– Kenichi Yatsuka, de Shizuoka.

O… Obrigado… Mas… O “Dr. Slump” terminou no volume 18… Não sei, não, mas acho que você pode esperar ansioso o quanto quiser, até ficar bem velhinho, que… o volume 19 ainda não terá saído…

Eu tenho todos os volumes encadernados de “Dr. Slump” e “Dragon Ball”, publicados até agora! Também tenho os volumes 1 a 4 de “Wingman”, do Masakazu Katsura-sensei. Sou fã dos dois, mas, se fosse pra escolher, diria que o Toriyama-sensei é mais descolado e tem um ar mais moderno.

– Sakura Yoshino, de Kanagawa.

Excelente!! Você é fantástica!! Tenho certeza de que vai se tornar uma mulher maravilhosa no futuro.

 

Dragon Ball Volume 03 (10 de junho de 1986)

Olá, sensei. É a primeira vez que compro um mangá seu. O desenho e a história são tão fofos! Até eu, que sou uma donzela, me apaixonei.♡

– Ikumi Akita, de Gifu

Muito obrigado! Donzelas do mundo todo, apaixonem-se à vontade.

Eu tenho todos os seus mangás, sensei. Também leio a revista Jump toda semana. A minha pergunta é sobre o Mestre Kame. Por acaso, ele é aquele deus encarregado da Via Láctea, que apareceu no volume 17 de “Dr. Slump”, só que sem a estrelinha na testa e com óculos escuros?

– Katsuya Miyoshi, de Hyogo

UAU!! Como você é observador!! Exato!! É ele, só que com óculos escuros. Eu gostei tanto dele, que resolvi usá-lo em Dragon Ball também.

Quatro perguntas para o Akira Toriyama-sensei.

(1) O senhor sempre desenhou bem, desde criança?
(2) O senhor sempre desenha histórias safadinhas. Por acaso, o senhor é safadinho?
(3) O senhor tem o Famicom (Nintendinho)?
(4) Espero que o senhor continue sempre a desenhar mangás de alta qualidade como esses.

– Masahiro Kojima, de Osaka

(1) Mais ou menos.
(2) Sim!
(3) Tenho, mas não uso muito, com medo de atrapalhar o trabalho. Mas eu jogo bem, viu? (4) Sim, senhor. Obrigado.

Err… Uma dúvida que não tem nada a ver com “Dragon Ball”… Vai demorar pra lançar o volume 2 de “Marusaku”? Não me diga que… esqueceu!

– Takuya Miyamoto, de Osaka

Infelizmente, faltam 45 páginas de “Marusaku” para completar a quantidade necessária para fechar um encadernado. Portanto, não há previsão de lançamento do volume 2. Se eu produzir mais 45 páginas, quem sabe?

Toriyama-sensei. Olá. Adeus.

– Satoshi Sasaki, de Hiroshima

Até.

Sou a maior fã de “Dragon Ball”. Também sou apaixonada pelo Yamcha. (Dá-lhe, Yamcha!) Aguardo mais e mais volumes deste mangá pra eu ler. Serei escrava de Dragon Ball pra sempre.

– Mika Noma, de Ehime

Torça por este mangá até o final, hein? Promessa é dívida!. (Tem tanta gente que se cansa no meio do caminho… É sério.)

Eu alugo o volume de “Dragon Ball” para os meus amigos a cem ienes por três dias. Sou um menino mau? (E olha que muita gente vem alugar, viu?)

– Kouji Asano, de Aichi

Menino mau! Você lucra nessa, mas eu não faturo nada!

Eu adoro “Dragon Ball”. Me divirto demais. Ai, ai… Como sou feliz de poder ler um mangá tão divertido como esse.

– Seiji Hayashi, de Kyoto

Hmm… Felizardo sou eu, por ter o trabalho adorado desse jeito.

 

Dragon Ball Volume 04 (09 de outubro de 1986)

Já que o Goku e o Kuririn treinaram juntos sob a tutela do Mestre Kame, bem que a grande final do Torneio de Artes Marciais poderia ser Son Goku vs Kuririn, não?

– Masayuki Katsumata, de Osaka

A ideia é boa, mas é tarde demais. A luta é Goku vs Jackie Chun. Apesar de que, se Kuririn lutasse contra o Goku, acabaria derrotado de dez a zero.

Eu sempre me empolgo quando leio Dragon Ball. Minhas amigas até me olham estranho, de tanto que eu gosto de Dragon Ball. Tenho estojo de lata e tudo quanto é tipo de produto com a estampa deste mangá. Comprei todos os volumes do mangá e gravo os episódios da TV todas as semanas.

– Yoko Yoshida, da província de Shizuoka

Muito bem, gostei de ver! Soube que a Yoko é faixa preta de Shourinji Kenpou. Parabéns! Espero contar com você daqui pra frente.

Sabia que eu gosto muito dos chás Oolong e Pual? Não tem nada a ver, mas na página 18 do volume 1, o Goku falou que “nunca tinha visto outra pessoa”. O avô do Goku não era uma pessoa?

– Yasuhiro Kubo, da província de Nara

Hmm… Pensando bem… É verdade… Que mancada… Melhor eu pedir desculpas. Foi mal. Mudando de assunto, bacana você saber que Pual é um chá chinês também.

Olá, Akira Toriyama-sensei. Desculpe a pergunta, mas o que o senhor faria se tivesse todo o tempo do mundo (livre, claro) por um dia?

– Naohiro Yonemoto, da província de Tokushima

Às vezes eu tenho um dia inteiro de folga. Nesses dias, eu durmo até quando eu posso, acordo, vou ao supermercado com minha esposa, ando de moto, vou ao cinema, monto meus modelos de plástico, assisto à TV… Fico zanzando por aí.

Socorro, estou ficando sem ar. Junte o máximo de oxigênio com o Kamehameha e mande-o pra mim, por favor. Adeus.

– Takeshi Mayumi, da província de Mie

Hã…?! C-Como assim…? Takeshi, não me diga que você está escrevendo essa carta enquanto se afoga em algum lugar… E-Espero encontrar você de novo.

Escuta… Eu acho que descobri uma coisa. A meu ver, em Dragon Ball, a Bulma é o Sanzou Houshi, Oolong é o Hakkai, Yamcha é o Sa Gojo e Shenlong é o cavalo de Sanzou Houshi, acertei?! Pelo menos, é o que eu acho… Até a ordem em que eles aparecem na história é igual à do romance original… Errei? Eu estou no último ano do ginasial e vou prestar o vestibulinho para o colegial… Estou com medo da prova…!

– Masae Oouchi, da província de Ibaraki

No começo, eu até pensei em me inspirar em “Saiyuuki” e criar uma versão atualizada dessas aventuras, de forma que combinasse com o público-alvo da revista, mas a coisa começou a complicar de tal forma, que resolvi ignorar as referências. Portanto, apesar de terem o mesmo nome, o Son Goku de Dragon Ball não tem nada a ver com o Son Goku de “Saiyuuki”. Só a história do Rei Cutelo permaneceu inspirada na lenda. Boa sorte no vestibulinho!

 

Dragon Ball Volume 05 (09 de janeiro de 1987)

Eu tenho em casa os volumes 1 a 24 de “Kinnikuman❞, além de uma fita cassete da trilha sonora dele.

– Naoki Koyama, de Okayama

Err… Escuta, Naoki Koyama… Me desculpa, mas o autor de “Kinnikuman” é o Yudetamago-sensei… Se não for pedir muito, leia “Dragon Ball” também… Ha… Ha, ha…

Muito prazer, sensei. Eu adoro “Dragon Ball”. E adoro o senhor também! Eu sei que “Dr. Slump” foi até o volume 18. E “Dragon Ball”? Vai até qual volume?

– Eiji Harada, de Okayama

Bom… Acredito que vá pelo menos até o volume 10… Uma parte de mim quer fazer uma história curta e de efeito, sem delongas, mas, por outro lado, tem tanta história ainda que eu gostaria de contar… É, essa é uma pergunta que não dá para responder agora.

É a primeira vez que escrevo para um autor de mangá. O que acha do golpe que eu inventei? Combina com “Dragon Ball”?

– Tsuyoshi Maezawa, de Hokkaido

Hmmm! Esse golpe é bem bacana, hein? Talvez dê para usar na história… Obrigado pela colaboração!

“Dragão de Fogo”, o golpe que o leitor Tsuyoshi Maezawa criou para nós.

Sensei, eu admiro muito o senhor. Sempre uso o seu mangá como modelo para desenhar. Dos seus trabalhos, tenho “Dr. Slump”, “Dragon Ball”, “Mangaka: Lições de Akira Toriyama”, “Marusaku”, entre outros. Li todos eles e os guardo com todo o cuidado, para usar como referência. O “Mangaka: Lições de Akira Toriyama”, por exemplo, mudou muito o meu jeito de desenhar.

– Takeya Nakamura, de Okinawa

Puxa, obrigado… Fico até vermelho com tanto elogio. Espero que você também continue desenhando muitos mangás.

Eu adoro “Dragon Ball”. Dos personagens, de quem eu mais gosto é a Bulma. Tomara que você continue a fazer mais e mais dessas histórias divertidas! Estarei torcendo!

– Mami Sato, de Ibaragi

Engraçado saber que a Bulma tem tantas fãs mulheres. Talvez seja pela personalidade forte dela… Pra dizer a verdade, eu não me dou muito bem com garotas geniosas e bravas como a Bulma…

Fiquei feliz de ver o Kuririn aparecer de novo na história, depois de um tempo sumido. É que a minha filhinha de um ano é a cara dele!

– Akina Deura (nome da filha), de Shizuoka

Muito obrigado. Mas… Quer dizer que sua filha é a cara do Kuririn…? Tá… Nem sei o que comentar… Mas acredito que ela seja uma garota muito bonitinha e cheia de vida. Só espero que ela tenha nariz!!

 

Dragon Ball Volume 06 (10 de março de 1987)

Reparei que há pelo menos uma Esfera do Dragão desenhada na lombada da capa de cada volume encadernado. Mas, e se acontecer de a série passar dos sete volumes?!

– Tatsuhei Koike, de Saitama.

De fato, a ilustração do dragão com as sete esferas só cobrirá a lombada dos sete primeiros volumes. Como parece que a história vai continuar por mais um tempo, já estou quebrando a cabeça desde agora, pensando no que farei se passar dos oito volumes.

Eu gosto muito do Pual. Outro dia, conversando com meu irmãozinho, eu disse “o Pual é um gato”, aí, ele respondeu “não, é um rato”. Afinal, o que ele é?

– Nobuo Sekigawa, de Kanagawa.

O Pual não é gato nem rato. Mas eu o desenho com cara de gato.

A gravura abaixo é de um carimbo que eu mesmo fiz durante o feriado de Ano Novo, esculpido numa placa de borracha. Minha meta é, nos próximos nove meses, criar outro carimbo desses, com desenho de dragão, para fazer cartões de Ano Novo.

– Kimio Nagasaki, de Shizuoka.

Que incrível! Eu imagino a trabalheira que deve ter dado. Estou admirado! Me mande outra carta quando o do dragão estiver pronto. Estarei esperando ansiosamente para ver.

Eu achava que o sensei fosse um sujeito mais velho, porque, toda vez que o senhor se desenha, fica com cara de tiozinho malandro. Mas, na foto publicada na revista Jump, o sensei apareceu muito bem.

– Yasuhiro Ando, de Aichi.

Hu, ha, ha, ha!! Viu só?! Eu tenho uma cara boa, não? Fala a verdade! E você é um sujeito legal. Se bem que elogio vindo de marmanjo não me apetece muito.

O que são aqueles pontinhos na testa do Kuririn? É cicatriz ou o quê? Queria saber.

– Taito Tamagawa, de Osaka.

Ótima pergunta. Aquilo na testa do Kuririn são marcas de aplicação da técnica de moxabustão. Igual ao que se vê nos monges budistas da China. Resolvi usar essas marquinhas em Kuririn porque seu rosto parecia sem graça, sabe…?

O sensei fala muito sobre seu passarinho de estimação nos comentários publicados no final da revista [Shonen Jump], né? Eu quero ser desenhista de mangás e também gosto muito de animais. Espero poder, um dia, trabalhar com mangás cercado de animais de estimação.

– Yuki Yasuda, de Osaka.

Eu acho maravilhoso as pessoas gostarem de animais. Mas, para tê-los em casa, é necessária muita responsabilidade e dedicação. Aqui em casa, tenho um periquito, um gato e um cachorro, todos animados e com muita saúde. (Confesso que adoraria criar uma cabra e galinhas também.)

 

Dragon Ball Volume 07 (08 de maio de 1987)

Meu filho de sete anos é um grande fã do Goku. Se puder responder a cartinha dele, ficarei muito agradecida. Ele escreveu: “Como eu faço pra virar amigo do Son Goku?”

– Asataro Nishino, de Ehime.

Asataro, obrigado por ter escrito essa carta para mim. Sobre como virar amigo do Son Goku… Bom… Deixe-me ver… Já sei. Pergunte pra mamãe. (Perdão, mamãe.)

No Volume 5, o sensei escreveu que Dragon Ball acabaria lá pelo Volume 10. Será que o senhor não poderia chegar pelo menos ao Volume 13?

– Masahiro Mizuno, de Gifu.

Graças a essa torcida de todo mundo, acho que não vai terminar no Volume 10, não. Por enquanto, estou me divertindo com essa história, portanto, acho que chegarei a um pouco mais de 13 volumes, sim.

Eu adoro o Kuririn. O Goku também é legal, mas o Kuririn é mais bonitinho. Gostaria que ele aparecesse mais na história.

– Ryo Sasaki, de Yamagata.

No Torneio de Artes Marciais daqui a três anos, o Kuririn vai botar pra quebrar! Quem não leu na revista [Shonen Jump], aguarde quando sair o volume, que vale a pena!

Err… Toriyama-sensei? Sabe aquele cão ninja que serve ao Pilaf? Qual o nome dele, afinal? No Volume 2, aparece como “Soba”. Mas, na revista Shonen Jump Nº 10 (de 1987), aparece como “Shou”… E aí?

– Kumiko Maruta, de Nagano.

Sinto muito, falha minha. Quando estavam produzindo o anime, o pessoal da produtora veio me pedir pra nomear os capangas do Pilaf e eu respondi que o cão ninja poderia se chamar “Shou”, sem lembrar que eu já tinha batizado de “Soba”. Quando me dei conta do erro, já era tarde demais, porque o episódio estava sendo exibido na TV… Por isso, agora, o correto passou a ser “Shou”. E a garota capanga se chama “Mai”.

Nota: Curiosamente, Toriyama trocou de novo o nome e escreveu “Shou” em vez de “Shu”, que é o correto no fim das contas.

Olá, eu sou um grande fã seu, sensei. Sou homem (12 anos). E minha irmã (21 anos) também gosta de você. Eu vi os personagens de Dragon Quest II. Ficaram muito legais!!

– Takashi Yamashita, de Gunma.

O “Dragon Quest II” está muito legal, não está?! Fui eu que desenhei os personagens, viu? Achei que ficaram demais…! Estou viciado nele a ponto de ter que me controlar para não atrapalhar o meu trabalho. Mas falta tão pouco pra eu completar o jogo…

 

Dragon Ball Volume 08 (10 de julho de 1987)

Olá, Toriyama-sensei. No começo, eu achava o Kuririn meio estranho, mas hoje eu o acho legal. Olhando bem, até que ele é bonitinho também (baixinho, careca e com sobrancelha de taturana).

– Yuko Kimoto, de Hyogo.

Eu também criei o Kuririn só como um alívio cômico, sem muita expectativa, mas, com o tempo, ele se tornou um personagem essencial, ganhou fãs e me surpreendeu. Pra dizer a verdade, até mesmo o Mestre Kame era pra ser só um velhinho sem-vergonha e sem noção. (Xi, agora todos vão saber que o autor é um relapso…)

Me divirto muito lendo seu trabalho. Eu também desenho mangás. Tenho muitas ideias na minha cabeça, mas sofro por não conseguir colocar todas no papel. O que mais me surpreende no seu trabalho é a textura que você consegue imprimir em seu desenho, sem sequer usar o recurso das retículas.

– Shintaro Oda, de Tóquio.

A dificuldade de colocar no papel o desenho que se tem na cabeça acontece com profissionais como eu também. A única solução é praticar, desenhando bastante. E o motivo pelo qual não uso muitas retículas é só porque eu tenho preguiça.

Você não sente dificuldades em criar tantos capítulos e caracterizar tantos personagens diferentes para Dragon Ball?

– Takashi Kadota, de Ehime.

Criar histórias e definir a personalidade de cada personagem é realmente complicado. Às vezes, penso tanto que minha cabeça até dói. Mas, nessas horas, eu desisto e vou dormir, ou saio pra passear. Saber se distrair e espairecer é muito importante para o processo criativo.

Pensei em um novo personagem. Ele seria o “Tekurin”, irmão mais novo do Kuririn, que foi treinado pelo Mestre Hebi (Cobra) e usaria um golpe especial chamado “Alo-ha”.

– Kouji Okamoto, de Hokkaido.

Hm… O personagem eu acho meio fraco, mas o “Alo-ha” é engraçado. Talvez dê pra usar.

Sou tão fã de Dragon Ball que leria todos os dias. Não daria pra aumentar o número de páginas semanais?

– T.M., de Toyama.

Obrigado pela torcida. A revista publica 15 páginas semanais porque esse é o limite que consigo produzir semanalmente. Mais do que isso, é capaz de eu enjoar de desenhar. Com muito sacrifício, conseguiria desenhar umas 19 páginas, mas eu prefiro trabalhar com uma margem maior, garantindo um tempo pra mim também. Queria até que fosse umas 13 páginas, mas… Por isso, peço sua compreensão pra gente manter em 15 páginas semanais, tá?

 

Dragon Ball Volume 09 (10 de setembro de 1987)

Parabéns atrasado pelo nascimento do seu filhinho Sasuke. Soube que o senhor tem trocado fraldas e dado a mamadeira para ele. Tenho inveja (boa) de sua esposa, por ter um marido tão solícito assim.

– Rie Yoshida, de Saitama.

Muito obrigado. Mas, nos últimos tempos, estive mais ocupado que o de costume, talvez por causa do one-shot que fiz pra Jump, e fiquei sem me relacionar com o Sasuke por um tempinho, mesmo estando na mesma casa. Quando ele acordava, eu estava dormindo ou trabalhando e, quando eu acordava, ele ia dormir. Até o dia em que fui fazer graça e ele abriu o berreiro. Parecia que tinha se esquecido do rosto do pai! Caí em desespero e, agora, toda vez que a gente se cruza em casa, eu encho o saco dele dizendo “olha o papai, eu sou seu papai”… Ou seja, houve um período em que não consegui ser um papai tão bom assim, na verdade… Mas já me redimi!

Por favor, responda as seguintes questões:

1) Quantos watts de potência tem a careca reluzente do Kuririn?
2) Qual o comprimento máximo do Bastão Mágico do Goku?
3) Na página 87 do Volume 4, o Kuririn lança caca de nariz, mas ele tem nariz pra tirar caca?

1) Hm… Essa é difícil. Quanto será? É que a careca do Kuririn reluz, mas é rebatendo a luz do sol, né?
2) Mais uma pergunta complicada… Como o Goku já foi e voltou da lua com ele, significa que ele estica, pelo menos, 380.000 Km.
3) Vocês não sabem o quanto de carta eu recebi falando sobre isso. Acho que vieram umas mil, sem brincadeira. Tentei me fingir de morto, mas, como não dá mais pra disfarçar o engano, vou pedir desculpas pra todo mundo. Desculpa!

As motos, carros e roupas que aparecem em seu mangá são muito maneiros. Fico impressionada como tudo é muito estiloso.

– Noriko Oota, de Tóquio.

Muito obrigado. Não sei se são estilosos ou não, mas eu gosto muito de criá-los.

Soube que o mestre visitou a China. O senhor apostou tudo nesse mangá, hein?

– Kazuhisa Tango, de Ishikawa.

Bom, na verdade, fui passear na China com a minha esposa porque sempre foi um sonho conhecer aquele país. Mas, que a viagem ajudou muito neste trabalho, isso é verdade. Passear e se divertir também é importante para um autor de mangá!

 

Dragon Ball Volume 10 (10 de novembro de 1987)

Por favor, responda a estas perguntas.

(1) Quanto tempo você leva para criar um capítulo?
(2) Qual a idade de Kuririn, Oolong, Pual e Yamcha?
(3) Por favor, continue com o bom trabalho.

– Hiroko Ota, de Aichi

(1) Hmm… varia dependendo do capítulo, mas quando estou passando por um momento difícil, não consigo um bom enredo mesmo depois de dois ou três dias de pensar muito. Se estou em alta, porém, às vezes leva apenas cerca de cinco minutos para pensar em uma. Para realmente colocá-lo no papel, leva apenas cerca de 30 minutos por página.
(2) Uhh, quantos anos eles tinham…? Tenho certeza que Kuririn citou sua idade no último Torneio de Artes Marciais, então, por favor, calcule usando isso como referência. Oolong e Pual são… não sei. Yamcha tem… cerca de 20 anos agora, eu acho.
(3) Muito obrigado.

Às vezes, quando me canso do trabalho, tiro seus quadrinhos da estante dos meus filhos e os leio com gosto. É a melhor coisa para uma mudança de ritmo. No entanto, recentemente a história tem sido apenas sobre o Goku, e eu sinto que você não está aproveitando ao máximo os personagens coadjuvantes ricos em personalidade.

– Um velhote de 45 anos, de Iwate

Muito obrigado por seu apoio e seus conselhos. É sempre animador receber essas cartas de pessoas mais velhas. Prometo que vou me esforçar para desenhar bem, então espero que continue lendo com gosto. Força, papai!

Mestre Kame está muito na moda, não é? Estou sempre sendo criticado pelos meus amigos por não ser legal por usar jeans e camiseta.

– Anônimo, de Ishikawa

Em seu cartão postal, você também desenhou uma foto sua de corpo inteiro, mas percebi que se eu imprimisse sua identidade poderia ser revelada, então não o fiz (estou pensando, não é?). Indo apenas pelo seu desenho, eu tenho que concordar, você realmente não está na moda, está? No entanto, para ser franco, combina com você! Este é realmente o único estilo para usar com a cabeça raspada! Frequentemente, no supermercado e lugares assim, vejo jovens impetuosos que pensam que estão na moda, mas você não acha que seu jeito é mais refrescante? É assim que você deve ser!

Como posso melhorar no desenho?

– Kei Mizuno, de Aichi

Recebo muitas perguntas sobre desenho, mas é muito difícil decidir como responder, então não sei o que responder. De qualquer forma, como você provavelmente imagina, acho que você só precisa continuar desenhando constantemente. Não apenas pessoas, mas paisagens e animais, todos os tipos de coisas – observe-os de perto e tente desenhá-los. Para praticar a tinta, novamente, sinto que você só precisa continuar desenhando até melhorar. Mas se você continuar tentando e tentando e ainda não conseguir desenhar bem, provavelmente deveria desistir.

 

Dragon Ball Volume 11 (10 de fevereiro de 1988)

Caro Toriyama-sensei, sou um grande fã não só de Dragon Ball, mas de todo o seu trabalho. Mangá hoje em dia parece ser só sobre “amor”, ou “esportes”, ou “luta”, ou “lendas”… Mas você é diferente!

– Yuka Fujino, de Kyoto

Puxa, estou lisonjeado. Dragon Ball vai demorar um pouco mais, mas quando eu terminar, planejo criar um mangá ainda melhor e mais divertido. Aguardo seu apoio também!

Os exames finalmente invadiram minha vida. Eu realmente apreciaria (seria como um desejo concedido por Shenlong!) se você pudesse adiar o lançamento de Dragon Quest III até que meus exames terminem.

– Koji Iwashita, de Fukuoka

Entendo, os exames devem ser muito difíceis. Eu sou um adulto agora, então os exames não afetam mais minha vida. Aposto que você está com ciúmes! Mas mesmo que eles sejam uma grande dor de cabeça, continue com o bom trabalho! Além disso, Dragon Quest III é incrivelmente divertido! Por que você não joga depois de terminar seus exames?

Tenho feito flexões e abdominais em um esforço para poder usar o Kamehameha, mas ainda não consegui produzi-lo. Essa habilidade é realmente possível?

– Yasuhiro Kanamori, de Gifu

Hum, estou muito impressionado. Um “A” de esforço! Ainda assim, parece que você não conseguiu produzir o Kamehameha, então acho que ainda precisa de mais treinamento. A maneira mais rápida pode ser ir até o Mestre Kame com revistas de sacanagem em mãos e pedir a ele para torná-lo seu discípulo, o músculo que você ganhará com seu treinamento físico definitivamente será útil mais tarde. Você deve continuar a perseverar!

Para o autor do mangá, sua arte é incrivelmente limpa, até mesmo seus cenários. Mesmo que seus cenários sejam tão detalhados, tudo é realmente fácil de ler. Eu queria saber se você poderia criar uma história de Dragon Quest, mesmo que seja apenas um one-shot.

– Eiji Nakamura, de Aichi

Muito obrigado. A verdadeira razão pela qual minha arte é tão “limpa” é porque é um pé no saco desenhar toneladas de detalhes. Eu odeio coisas que são complicadas. Infelizmente, fazer uma história de Dragon Quest também seria uma grande dor de cabeça, porque há muitos personagens, então eu realmente não quero fazer uma. Me desculpe.

Caro Toriyama-san, espero que esteja bem. Eu sempre assisto seus programas de TV. Eles são muito divertidos. Por favor, continue desenhando mangás divertidos. Por favor, escreva de volta para mim.

– Tomokazu Hirose, de Toyama

Muito obrigado. Espero que você também me anime no futuro. Eu espero que você esteja bem também!

 

Dragon Ball Volume 12 (08 de abril de 1988)

Sensei, seu trabalho é quase sempre ambientado em um cenário campestre, mas acho que combina muito com a imagem do seu mangá e gosto muito dele.

– Ayano Fuiji, de Aichi

Muito obrigado. A razão de eu usar tantos cenários campestres é que não só é fácil para mim desenhar, mas também porque sou um caipira total e não gosto muito da cidade. A propósito, seu endereço o coloca na cidade mais próxima de mim.

Acho fabuloso você cuidar dos filhos e trabalhar ao mesmo tempo. Além disso, o personagem “Tangtong” que apareceu no mangá Dragon Boy, das edições especiais, era muito parecido com Goku, e eu o achei muito divertido.

– Goku, de Nagano

Obrigado, obrigado. Na verdade, não cuido necessariamente das crianças e trabalho ao mesmo tempo; minha esposa faz a maior parte. Eu praticamente faço coisas como brincar com as crianças quando tenho vontade, e ocasionalmente trocar as fraldas e alimentá-lo, então não é nada demais. Eu faço a maior parte dos meus planejamentos de enredos depois que o bebê está na cama, então realmente não é muito problema. De qualquer forma, Dragon Boy está no Volume 2 do meu “Marusaku Gekijou”. Por causa da popularidade da história, acabou se tornando o catalisador de Dragon Ball. É por isso que Goku é Tangtong com algumas modificações, e porque eles são tão parecidos.

Por favor, não pare Dragon Ball mesmo depois que Piccolo for derrotado! Por favor, continue o mangá por pelo menos mais três anos! Durante esse tempo, vou estudar como um louco para entrar na faculdade e depois conseguir um emprego na Shueisha e me tornar seu editor.

– Tomoko Shima, de Toyama

Quando Goku estava lutando contra o Piccolo Daimaou, havia uma série de rumores do tipo “Vai acabar, não é?” circulando, mas não tenho nenhuma intenção de terminar. A ideia de ir por mais três anos meio que me assusta, mas pretendo continuar por mais um pouco. A propósito, se você se tornar meu editor, espero que seja gentil e não rejeite nenhuma das minhas histórias. Estou ansioso pelo dia em que isso se tornará realidade.

Caro Toriyama-sensei, obrigado por criar uma ótima leitura todas as vezes. Por favor, cuide-se e mantenha o ânimo. (Eu sei que os artistas de mangá são muito ocupados, então não se preocupe em responder a esta carta.)

– Yoshitaka Miyabe, de Nagano

Você é o melhor! Fiquei emocionado com sua consideração ao me dizer que é desnecessário responder, então, em vez disso, imprimi-o neste quadrinho. Por favor, nunca perca sua natureza atenciosa e gentil.

Toda a minha família é muito fã de você. Mamãe só lê mangá se foi você quem escreveu. Meu irmão mais novo grava seu anime em vídeo e assiste.

– Ryo Mizugami, de Yamanashi

Muito obrigado. Você deve ser abençoado por ter uma mãe tão maravilhosa! Certifique-se de que você seja legal com ela. Por favor, dê meus cumprimentos ao seu irmão mais novo também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!