ESFERAS DO DRAGÃO

Esferas do Dragão


esferasdodragão

Introdução


Segundo o Daizenshuu 7, há aproximadamente 75 milhões de anos atrás, os Kaioshins desse tempo deram aos Namekuseijins o dom de criar as chamadas esferas do Dragão. Existem 7 esferas do Dragão e todas possuem um brilho singular. A diferença é o número de estrelas que cada uma tem, variando de uma a sete.

Quando se consegue reunir todas as 7 esferas do Dragão e dizer as palavras mágicas, aparece um grande dragão que concede qualquer desejo que se pede, dentro de certos limites. Mas há centenas de anos atrás, o planeta Namekusei atravessou problemas climáticos e alguns de seus habitantes tentaram escapar. Um pequeno Namekuseijin foi enviado ao planeta Terra para sobreviver. Era o filho de Katattsu, que mais tarde se tornaria Kami Sama da Terra.

Por fazer parte da família do clã Dragão, o filho de Katattsu criou instintivamente esferas parecidas com as de seu planeta e as separou por todo o mundo para que a tentativa de encontrá-las fosse mais interessante. Após cumprido o desejo, as esferas se separam por todo o mundo e permanecem inativas por 1 ano, convertidas em pedra. Essas seriam as famosas esferas do Dragão da Terra.

História


A história de Dragon Ball inicia-se quando Bulma encontra no sótão de sua casa uma esfera do Dragão. Após pesquisar muito sobre a esfera, descobriu sua utilidade quando reunidas e passou a percorrer o mundo atrás das outras esferas. Para facilitar a busca, Bulma inventou um radar que detecta as esferas do Dragão, pois estas emitem pequenas ondas bem fraquinhas.

Todos os acontecimentos na série surgiram graças as esferas do Dragão e ao interesse inicial de Bulma em juntá-las. Ao longo da série, é descoberto que além das esferas do Dragão da Terra, existem também as esferas de Namekusei (as originais), as esferas de estrela negra (ou Black Star Dragon Balls, em Dragon Ball GT apenas) e as Super esferas do Dragão (em Dragon Ball Super).

Propriedades gerais das esferas


– Cada grupo de esfera está composto por sete Dragon Balls. Possuem cor alaranjada e uma pequena estrela no seu interior (que variam de 1 a 7 estrelas).

– É necessário reunir as sete esferas e dizer a palavra mágica correspondente para evocar o dragão.

– Quando o dragão é evocado, o céu do planeta fica totalmente escuro, independente do horário e ambiente.

– Se o criador das esferas morre, estas se convertem em pedras. Se o dragão está sendo evocado nesse momento ele desaparece.

Propriedades gerais das esferas de Namekusei e da Terra


– Logo depois de ter cumprido os desejos, as esferas se dispersam pelo planeta de origem e permanecem desativadas, convertidas em pedra por algum tempo.

– Não podem reviver uma pessoa que morreu de causa natural ou doença, por exemplo. Mas podem ressuscitar brevemente a quem tenha morrido caso sua morte foi acelerada por algo. Um exemplo é o caso do Patriarca de Namekusei, que teve a morte acelerada pela presença de Freeza e seus soldados.

– Não podem conceder um desejo que passe da capacidade de seu criador. Um exemplo é de quando Kurilin pediu para Shenlong para transformar os Andróides 17 e 18 em humanos. O dragão disse que não era possível.

– Não podem matar ou contrariar um ser muito poderoso. Se o desejo envolve alguém muito poderoso, este pode recusar o desejo. Um exemplo é de quando Goku não quis ser trazido de volta à Terra, após 130 dias passados na luta que teve com Freeza, em Namekusei. Nesse caso o desejo se considera nulo e pode se pedir outra coisa no lugar.

– As estrelas contidas no interior dessas esferas são vermelhas.

Propriedades gerais das esferas de estrela negra e da Terra


– O nome do dragão que surge para realizar os desejos é Shenlong.

– A palavra mágica (ou código secreto), para evocar Shenlong é ”Sai daí Shenlong!”.

– As esferas são aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis.

– Não há especificação de qual língua deve ser pronunciada para se pedir os desejos.

Propriedades gerais das esferas de estrela negra


ultimateshenron

– Foram criadas por Kami Sama (filho de Katattsu) antes de expulsar de seu corpo todo o mau contido nele… em suma, estas esferas foram criadas por Kami Sama antes de perder metade de seu poder ao criar/ expulsar Piccolo Daimaoh.

– As estrelas contidas no interior dessas esferas são negras.

– Dentre os dragões que concedem desejos, o das esferas de estrela negra é o maior de todos, considerando a série não canônica Dragon Ball GT. Além disso, o dragão possui cor avermelhada e seu corpo é meio transparente, mesclando-se com o céu negro gerado por ele, após ser evocado.

– O dragão concede apenas 1 desejo por vez.

– Provavelmente pode matar ou contrariar um ser muito poderoso. Este fato foi observado quando o dragão destas esferas transformou Goku em criança sem consultá-lo de nada. Mas isso é apenas uma suposição.

– Logo após ter cumprido o desejo, as esferas se dispersam para os quatro cantos da galáxia (Norte, Sul, Leste, Oeste) do Universo.

– Provavelmente as esferas não se tornam pedras após realizar um desejo e nem ficam desativadas, visto que em menos de 1 ano em busca das esferas pelo Universo, as mesmas já se apresentavam na sua forma original.

– Provavelmente o dragão pode conceder qualquer desejo.

– Caso as esferas não estejam no planeta depois de um ano passado após ter realizado um desejo, o planeta explode.

– Estas esferas, assim como o dragão, só existem em Dragon Ball GT, sendo sua existência geradora de contradições com a obra do mangá original.

Propriedades gerais das esferas de Namekusei


porunga_esferas

– Foram criadas pelo Patriarca de Namekusei. Após a morte do Patriarca, Muuri assumiu o seu lugar e passou a ser o Patriarca de Namekusei e o responsável pelas esferas.

– O nome do dragão que surge para realizar os desejos é Porunga.

– Dentre os dragões que concedem desejos e considerando Dragon Ball GT, o das esferas de Namekusei é o segundo maior dragão. Além disso, ele é verde, possui barbatana, dois chifres na cabeça e possuí uma aparência humanoide.

– O dragão concede até três desejos por vez.

– Na saga de Freeza, as esferas de Namekusei só podiam ressuscitar uma pessoa por desejo. Já na saga de Buu, Muuri fez com que as esferas pudessem ressuscitar qualquer quantia de pessoas por desejo.

– Podem ressuscitar a mesma pessoa quantas vezes for preciso.

– Após concedidos os desejos, as esferas além de se dispersarem, podem também voltar para o seu criador.

– As esferas podem voltar a ser usadas após 130 dias a partir do dia em que foi usada pela última vez.

– A evocação e os desejos devem ser feitos no idioma de Namekusei.

– Em Dragon Ball Super, foi revelado no capítulo 06 do mangá que as esferas do Dragão de Namekusei foi criada pelos Namekuseijins à partir de lascas das Super esferas do Dragão.

Propriedades gerais das esferas da Terra


ShenlongManga2

– Foram criadas por Kami Sama (filho de Katattsu), muito provavelmente após ter expulsado seu lado maligno de si (Piccolo Daimaoh). Após Kami Sama ter se fundido com Piccolo Jr., as esferas tornaram-se pedras e ficaram inativas até que Dende assumiu o cargo de Kami Sama da Terra e reativou as esferas.

– Dentre os dragões que concedem desejos, o da Terra é o menor de todos. O dragão das esferas de estrela negra muito se parece com esse, porém o das esferas da Terra é verde e seu corpo não fica transparente com o céu negro gerado por ele, após ser evocado.

– Desde o início de Dragon Ball, o dragão das esferas da Terra só concedia apenas 1 desejo por vez. Após as esferas serem reativadas por Dende, na saga de Cell, o dragão passou a realizar “dois/ três desejos” por vez.

– Podem ressuscitar qualquer quantia de pessoas em um só desejo.

– Não podem ressuscitar alguém que tenha morrido a mais de 1 ano.

– Não podem ressuscitar uma pessoa que já tenha sido revivida com as mesmas esferas. Mesmo quando Dende reativou as esferas da Terra e mesmo sendo as mesmas esferas, todos que já haviam morrido e ressuscitados por meio das esferas antigas ainda sofriam com essa regra. Um exemplo disso foi Goku que, quando morreu pela primeira vez, foi ressuscitado por meio das esferas da Terra e, na segunda vez, tentaram ressuscitá-lo com as esferas reativadas de Dende, mas Shenlong disse não ser possível.

– As esferas podem voltar a ser usadas após 365 dias, a partir do dia em que foi usada pela última vez. Porém, cabe destacar algumas situações extraordinárias que ocorreram: quando Shenlong foi destruído por Piccolo Daimaoh e quando Kami Sama (Piccolo) morreu e logo reviveu, as esferas da Terra foram utilizadas 2 vezes em menos de 1 ano. Há também o caso em que as esferas foram utilizadas para ressuscitar todos os mortos durante o 25º Torneio de Artes Marciais e seis meses mais tarde foram reutilizadas para fazer com que todos os humanos esquecessem de que Boo foi malvado.

– Caso for pedido apenas um desejo à Shenlong,  pode-se despedir-se do dragão nesse momento e as esferas permanecem inativas por menos tempo que o usual.

Quantos desejos o Shenlong criado por Dende realmente concede?


Dois ou três desejos? Há uma grande confusão sobre isso, principalmente por causa da saga de Cell, pois segundo o diálogo no capítulo 394 do mangá (セルゲーム始まる/ Seru Gēmu Hajimaru), a ideia original de Dende era criar um dragão que concedesse três desejos, confirmado por ele mesmo após Kuririn o indagar se as esferas teriam as mesmas quantidades de desejos que as de Namekusei. Mas logo em seguida, Piccolo pergunta a Dende se seria possível trazer muitas pessoas de volta à vida com um único desejo, como por exemplo, trazer de volta todos os mortos por Cell, e Dende responde que não seria impossível pra ele, bastando fazer uns ajustes, mas o número de desejos concedidos seria dois.

O grande problema desse diálogo de Dende é que não fica claro no mangá se ao pedir para Shenlog que várias pessoas sejam ressuscitadas o número de três desejos é reduzido para dois ou se ao ter tornado possível que várias pessoas possam ser ressuscitadas, fez com que o número de desejos fixasse em dois (independente de qual que seja o pedido).

E pra confundir ainda mais, no episódio 192 de Dragon Ball Z, o Shenlong de Dende é evocado e logo que aparece ele anuncia que pode realizar dois desejos (e não três). E em seguida, Gohan comenta (tradução brasileira): “Dois desejos. Já sei, graças aos poderes de Dende, os desejos das Esferas do Dragão aumentaram para dois”. Na tradução japonesa, o diálogo é levemente diferente, mas a ideia é a mesma – Shenlong anuncia que pode realizar dois desejos.

Entretanto, fica explícito no capítulo 469 do mangá (かすかな希望/ Kasuka na Kibō) que as esferas do Dragão realizam três desejos por vez (durante os acontecimentos da Saga de Buu). O próprio Shenlong ao ser evocado se apresenta dizendo que pode realizar três desejos e isso sempre levou interpretações de que Dende deu um outro upgrade nas esferas. Nesse capítulo, Shenlong ressuscita todas as pessoas mortas naquele dia, exceto os malvados e após o primeiro desejo, Goku aparece dispensando Shenlong, para que as esferas do Dragão possam ser novamente utilizadas em quatro meses (segundo Dende), preservando os desejos restantes.

Só que no capítulo 473 (孫悟空魔人ブウに接触!/ Son Gokū Majin Bū ni Sesshoku!), Goku tranquiliza Bulma, que  se desespera ao saber que seus pais serão mortos por Buu (que planeja destruir a Cidade do Oeste), dizendo que todos os mortos serão ressuscitados e a cidade onde seus pais vivem será reconstruída com as esferas do Dragão ou seja, reforçando a ideia de que há ainda dois desejos sobrando. Mas Piccolo o alerta, dizendo que só há mais um desejo, pois o primeiro foi gasto ao pedir pra ressuscitar muita gente.

Aparentemente, desde a Saga de Cell, existia uma regra particular nas esferas do Dragão de Dende onde ressuscitar várias pessoas faz com que o número de desejos caia de três para dois. O grande problema é que o próprio diálogo de Dende no mangá não foi muito claro quanto a essa condição e só ficou esclarecido (sendo retcon ou não) durante a Saga de Buu.

Curiosamente, no filme Dragon Ball Z: Battle of Gods, o dragão das esferas da Terra concedia apenas um único desejo (aparentemente). Já no filme Dragon Ball Z: Fukkatsu no F, as esferas de Dende concediam dois desejos.

Quando Dragon Ball Super foi lançado, o arco relacionado à Battle of Gods novamente mostrou Shenlong realizando um único desejo (aparentemente). Não sabemos se Shenlong simplesmente fugiu da presença de Beerus ou os três desejos foram gastos nas perguntas de Goku ou se simplesmente como não havia mais nada a se pedir, Shenlong tomou a liberdade de sair do local.

Já no arco que compreende Fukkatsu no F em Dragon Ball Super, Shenlong explica categoricamente que pode realizar três desejos ao oferecer mais dois desejos após o primeiro ser realizado, à pedido de Sorbet. Shenlong diz a Sorbet que quando o Kami Sama da Terra mudou, ele recebeu um upgrade (no número de desejos, sendo ao todo três), mas quando os desejos requerem uma grande quantidade de energia, tais como reviver todas as pessoas do planeta, são utilizados dois desejos de uma vez.

Tecnicamente Dragon Ball Super somente reforça o que já era uma regra definida (mas não bem esclarecida) na saga de Buu, mas que trouxe muita confusão quando comparada com a saga de Cell.

Canonicamente falando, as esferas do Dragão de Dende normalmente realizam três desejos, mas serão apenas dois caso um deles exija muita energia do dragão, tal como ressuscitar muita gente.

Super esferas do Dragão


superdragonballsA série Dragon Ball Super introduziu alguns novos conceitos em relação aos Universos de Dragon Ball e também sobre as esferas do Dragão. Segundo o mangá desenvolvido por Toyotaro (baseado no script de Akira Toriyama), o irmão gêmeo de Beerus, Shanpa, está a procura dos grandes orbes dos desejos e com isso está destruindo alguns planetas durante sua busca. O mesmo também é visto na série animada.

No capítulo 06 do mangá, Shanpa revela que possui seis desses grandes orbes dos desejos e que falta apenas um. E explica que as esferas do Dragão de Namekusei são diferentes das Super esferas do Dragão, pois os Namekuseijins criaram suas esferas a partir das lascas dessas Super esferas do Dragão, que são do tamanho de planetas.

Shanpa também explica que as Super esferas do Dragão não possuem limites e podem realizar qualquer desejos. Elas são mostradas pela primeira vez no final do capítulo 06 do mangá de Dragon Ball Super.

No capítulo 07 do mangá, Bulma e Jaco chegam ao planeta onde vive Zuno, um ser capaz de saber absolutamente sobre tudo, inclusive sobre as Super esferas do Dragão. Na imagem abaixo segue a definição das Super esferas do Dragão, segundo Zuno:

SuperEsferasdoDragãoZuno

Contradições da série não canônica com a série canônica (mangá)


No episódio 33 de Dragon Ball, Mestre Kame explica a Kuririn e Lunch a  origem das esferas do Dragão. Em sua explicação, ele revela que as sete esferas eram na verdade apenas uma só e por causa da ganância humana ela foi divida em sete esferas e espalhadas pelo mundo.

Apesar do contexto ser levemente alterado entre as dublagens oficiais da série, segue abaixo a transcrição desta revelação na dublagem japonesa:

Mestre Kame: “Eu nunca saberia que aquela pedra redonda que eu tinha era uma lendária esfera do Dragão”.

Kuririn: “Você sabe algo sobre as esferas do Dragão?”

Mestre Kame: “Sim. É apenas uma lenda, nada mais. Mas dizem que as esferas do Dragão eram originalmente uma grande esfera”.

Kuririn: “Mas por que foi separada em sete?”

Mestre Kame: “Hmmm, por causa da cólera de Deus. Há muito, muito tempo, quando os humanos eram honestos, Deus os abençoou com uma enorme esfera do Dragão”.

Uma espécie de flashback aparece no meio da conversa e Mestre Kame continua:

“Eles construíram um palácio sagrado para adorar a esfera do Dragão. E seus pedidos eram apenas para dias de paz. Mas logo a maldade apareceu nos corações dos humanos e só utilizavam a esfera do Dragão para razões egoístas. E assim começaram guerras por todos os lugares. Isso aborreceu Deus. Deus dividiu a esfera do Dragão em sete esferas. E as espalhou pelo mundo todo. Então, ninguém mais poderia usar as esferas do Dragão sem cuidado. Entretanto, pessoas gananciosas continuaram procurando as esferas do Dragão. E alguns conseguiram de fato um incrível poder ao juntar as sete esferas”.

Essa história, seja na dublagem original ou nas dublagens ou traduções diversas é completamente incoerente com a verdadeira origem das esferas do Dragão. Elas nunca foram apenas uma só esfera e elas foram criadas por Kami Sama, o Deus da Terra. Provavelmente o conceito sobre a origem das esferas do Dragão sequer havia sido pensado por Akira Toriyama no mangá. Kami Sama ainda não havia sido criado e nem relacionado como criador das esferas. Entretanto, Mestre Kame enfatiza de que tudo isso é apenas uma lenda. O episódio em questão é filler, sem qualquer relação com a obra original.

As esferas do Dragão de estrela negra foram introduzidas em Dragon Ball GT, uma série animada não canônica em relação ao mangá de Dragon Ball. Tais esferas distorcem a lógica dos fatos ocorridos na série canônica, tal como o fato de Piccolo Jr. desconhecer a existência de tais esferas. Considerando que Piccolo Jr. era a reencarnação de Piccolo Daimaoh (sendo este a contra parte original de Kami Sama), como também considerando que Piccolo Jr. chegou a fundir-se com o próprio Kami Sama, é completamente incoerente que Piccolo Jr. desconhecesse da existência de tais esferas.

Outra incoerência é como Pilaf descobriu a existência das esferas do Dragão de estrela negra, já que era de conhecimento somente do próprio criador (Piccolo original – filho de Katattsu e futuro Kami Sama), do Sr. Popo e do Sr. Kaio Sama do Norte.

Desejos realizados ao longo da série canônica de Dragon Ball


– Uma calcinha (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Oolong.

– Reviver Bora (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Goku.

– Rejuvenescer Piccolo Daimaoh (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Piccolo Daimaoh.

– Ressuscitar todas as pessoas mortas por Piccolo Daimaoh e suas crias (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Realizado pelo próprio Shenlong.

– Reviver Goku (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Mestre Kame.

– Reviver Piccolo Jr. (esferas do Dragão de Namekusei/ Patriarca). Pedido feito por Dende.

– Levar Piccolo Jr. para Namekusei (esferas do Dragão de Namekusei/ Patriarca). Pedido feito por Dende.

– Ressuscitar todos as pessoas mortas por Freeza e seus soldados (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama). Pedido feito por Sr. Popo.

– Levar todos os que estavam em Namekusei para a Terra, exceto Goku e Freeza (esferas do Dragão de Namekusei/ Patriarca). Pedido feito por Dende.

– Fazer com que a alma de Kurilin não ficasse nos destroços de Namekusei, quando ele fosse ressuscitado (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Reviver Kuririn (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Reviver Yamcha (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Reviver Chaoz (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Reviver Tenshinhan (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Transportar os Namekuseijinss para um novo planeta, semelhante ao planeta Namekusei (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Ressuscitar todas as pessoas mortas por Cell (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Yamcha.

– Tirar as bombas dos corpos dos Andróides 17 e 18 (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Kurilin.

– Ressuscitar todos os mortos durante o 25º torneio, excetos os malvados (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Yamcha.

– Restaurar a Terra (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Ressuscitar a todos que haviam morrido desde que Babidi chegou a Terra, exceto os malvados (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Recuperar as forças de Goku na luta decisiva entre ele e Buu (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri). Pedido feito por Dende.

– Fazer com que todos os humanos esquecessem de que Buu foi malvado (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

* É dito por Bulma a Goku, logo no primeiro capítulo de Dragon Ball, que ela já ouviu dizer que uma pessoa há muito tempo atrás reuniu as sete esferas do Dragão e se tornou rei. Entretanto, tal desejo nunca foi confirmado na série.

Desejos realizados ao longo da série não-canônica (Dragon Ball GT)


– Rejuvenescer Goku, tornando-o uma criança novamente (esferas de estrela negra/ Kami Sama). Pedido feito por Pilaf.

– Criar um planeta que se assemelhasse ao planeta Plant (planeta Vegeta), para ser o lar de Bebi (esferas de estrela negra/ Kami Sama). Pedido feito por Bebi.

– Restaurar a Terra (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri).

– Ressuscitar todos os mortos inocentes que morreram durante o incidente que envolveu a fuga dos vilões do Inferno e a luta contra os dragões malignos, surgidos após o próprio Shenlong das esferas da Terra ter acumulado energia negativa a cada desejo feito durante sua existência (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido feito por Goku.

Esse foi o último pedido feito a Shenlong, por pura consideração a Goku. Após a derrota de Li Shenlong e dos demais Dragões Malignos, Shenlong aparece sem ser evocado e diz que desaparecerá devido ao mau uso das esferas pelos terráqueos. Goku concorda, mas pede a Shenlong que realize então esse último desejo.

Desejos EXTRAS com papel canônico


– Durante a “Jump Victory Carnival 2015″, um evento patrocinado pela V-Jump, Saikyou Jump e Weekly Shounen Jump, foi apresentado um guidebook especial contendo um ”capítulo-extra” de DRAGON BALL SUPER feito por Toyotarō. Nele, Kaio Sama do Norte pede a Muuri para que seu planeta seja reconstruído. Mas enquanto o Sr. Kaio fica pensando nas condições que o seu novo planeta deveria possuir, Goku aparece e pede pra Porunga que o planeta seja refeito tal como sempre foi, pra não prejudicar seus treinos e é esse o desejo que Porunga realiza. Mais tarde essa história foi posta como um apêndice do tankonbon de Dragon Ball Super.

– No dia 06 de Agosto de 2016, durante a “Jump Victory Carnival 2016″, outro guidebook especial contendo um ”capítulo-extra” de DRAGON BALL SUPER foi apresentado, também feito por Toyotarō. O capítulo de duas páginas ilustra como aconteceu o rejuvenescimento da Gangue Pilaf, que foi graças a um pedido equivocado de Shenlong, que os fez bebês ao invés do que Pilaf pretendia, que era fazer dele, Mai e Shuu mais jovens.
Scans – http://migre.me/uFLlo e http://migre.me/uFLnc

Desejos realizados em Dragon Ball Super


– Goku pergunta a Shenlong como se faz para criar um Deus Super Saiyajin (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

– Trazer Freeza de volta à vida. Entretanto, Shenlong traz a alma de Freeza do Inferno para a Terra, colocando sua alma em seus restos mortais. Pedido feito por Sorbet (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

– 1 milhão de Zenis. Pedido feito por Shu (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido exclusivo do anime.

– O sorvete mais saboroso deste mundo. Pedido feito por Mai (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido exclusivo do anime.

– Bulma pergunta a Shenlong em que parte do Sétimo Universo está a última Super esfera do Dragão faltante. Porém Shenlong diz que sua força não é suficiente para buscar algo por todo o Universo (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido exclusivo do anime, porém não realizado.

– Beerus deseja que Shenlong vá embora, após Shenlong dizer não ser capaz de encontrar a última Super esfera do Dragão (esferas do Dragão da Terra/ Dende). Pedido exclusivo do anime, porém não realizado.

– Piccolo é revivido logo após a conclusão do embate entre Goku e Freeza, no arco “Fukkatsu no F”. Pedido feito provavelmente pelo próprio Goku (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri).

– Desfazer a fusão Kibittoshin, trazendo Kibitto e Kaioshin de volta ao que eram antes. Pedido feito pelo próprio Kibittoshin (esferas do Dragão de Namekusei/ Muuri).

Desejos realizados exclusivamente nos filmes de Dragon Ball


– Pansy pede a Shenlong que faça o Reino de Gourmet voltar a ser como era antes, sem os rubis. Curiosamente Shenlong concede o desejo, desaparece, mas o vilão Gourmet aparentemente volta a sua forma humana (já que no filme apresentava ser um monstro glutão). Isso, no filme 1 de Dragon Ball – Doragon Bōru Shenron no Densetsu/ ドラゴンボール 神龍の伝説 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Upa pede a Shenlong que ressuscite Bora, no filme 3 de Dragon Ball – Doragon Bōru: Makafushigi Dai-Bōken/ ドラゴンボール 魔訶不思議大冒険 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Goku pede a Shenlong que reconstrua o Andróide n° 8, sem a bomba que existia em seu corpo, no filme comemorativo de Dragon Ball – Doragon Bōru Saikyō e no michi/ ドラゴンボール 最強への道 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Garlic Jr. pede a Shenlong que o torne imortal, no filme 1 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!!/ ドラゴンボールZ オラの悟飯を返せッ!! (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Dr. Kochin pede a Shenlong que liberte Dr. Wheelo, no filme 2 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Kono yo de ichiban tsuyoi yatsu/ ドラゴンボールZ この世で一番強いヤツ (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Bulma, Gohan e Kurilin desejam a Shenlong que restaure a floresta incenciada, no filme 3 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Chikyū marugoto chōkessen/ 地球まるごと超決戦  (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Slug pede a Shenlong que o rejuvenesça, no filme 4 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Sūpā Saiyajin da Son Gokū/ ドラゴンボールZ 超サイヤ人だ孫悟空 (esferas do Dragão da Terra/ Kami Sama).

– Goten deseja em pensamento que Goku estivesse para ajudar Gohan e ele contra Broly, e aparentemente Shenlong realiza seu “desejo”, no filme 10 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Kiken na Futari! Sūpā Senshi wa Nemurenai/ ドラゴンボールZ 危険なふたり!超戦士はねむれない (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

Esse é um pedido extremamente controverso. Primeiro que, ao contrário da clássica cena da série canônica onde a imagem de Goku aparece ajudando Gohan contra Perfect Cell ao disparar o KameHameHa decisivo da batalha, onde há toda uma característica simbólica como se Goku estivesse dando um apoio moral àquele momento, isso não ocorre com a mesma conotação no filme. Realmente Goku aparece, sem auréola, descendo do céu com um corpo físico, se posicionando junto a Gohan e Goten e disparando um KameHameHa visível, real e que faz TODA a diferença no desfecho da batalha contra Broly.

Curiosamente, Shenlong já havia sido evocado por Goten alguns momentos antes, quando Broly o perseguia junto com Trunks. A evocação não foi de uma maneira usual, (com direito a reza e tudo), mas Shenlong sequer se manifestou, o que frustrou o o pobre Goten. Já na cena onde Goten deseja em pensamento a ajuda de seu pai naquele momento, as esferas brilham, o céu escurece de uma maneira bem diferente da habitual e Shenlong não aparece, mas Goku sim! Após a derrota de Broly, não há sinal de Goku por perto, mas as esferas do Dragão aparecem se dispersando como ocorre sempre após os desejos serem realizados.

Lembrando ainda que as esferas utilizadas foram as criadas por Dende e que nesse momento da série eram capazes de realizar até dois desejos. Essa cena criou diversas indagações sobre o porquê de Shenlong não aparecer, como Shenlong realizou o desejo de Goten por pensamento, se realmente Goku esteve presente na cena e se realmente o desejo de Goten foi realizado.

– Hoi deseja a Shenlong que a caixa que ele encontrara fosse desbloqueada, no filme 13 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Ryū-Ken Bakuhatsu! Gokū ga Yaraneba Dare ga Yaru/ ドラゴンボールZ龙拳爆発がやる!悟空がやらねば誰. Isso fez por libertar Tapion de seu confinamento. No mesmo filme, Goku e seus amigos mencionam que irão evocar Shenlong mais uma vez para ressuscitar todas as pessoas mortas durante a batalha travada com Hildegarn.

– Pilaf pede a Shenlong que tornem ele, Shuu e Mai jovens. Entretanto, Shenlong acaba tornando-os crianças, da idade de Goten e Trunks. Isso é apenas citado no filme Dragon Ball Z: Battle of Gods (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

Não foi mostrada a evocação de Shenlong para a realização desse desejo. Apenas aparece Pilaf, Mai e Shuu já bem jovens e lembram que assim estão graças ao pedido mal interpretado feito por Pilaf a Shenlong.

– Goku pergunta a Shenlong como se faz para gerar um Deus Super Saiyajin, em Dragon Ball Z: Battle of Gods (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

– Sorbet pede a Shenlong que traga Freeza de volta à vida. Entretanto, Shenlong traz a alma de Freeza do Inferno para a Terra, colocando sua alma em seus restos mortais Acontece no filme Dragon Ball Z: Fukkatsu no F (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

– Shu pede a Shenlong a quantia de 1 milhão de Zenis, no filme Dragon Ball Z: Fukkatsu no F (esferas do Dragão da Terra/ Dende).

– Bulma pretende reunir as esferas do Dragão para reconstruir a Cidade destruída por Freeza, no filme Dragon Ball Z: Fukkatsu no F (possivelmente as esferas do Dragão da Terra/ Dende).

* Shenlong aparece no filme 12 de Dragon Ball Z – Doragon Bōru Zetto Fukkatsu no Fyūjon!! Gokū to Bejīta/ ドラゴンボールZ 復活のフュージョン!!悟空とベジータ, mas nenhum desejo é solicitado.

(地球まるごと超決戦, Chikyū marugoto chōkessen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

6 Comentários

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!