NÍVEIS SAIYAJINS

Níveis Saiyajins

Super Saiyajin 1

“Dizia a lenda entre os Saiyajins que a cada mil anos aparecerá um Super Saiyajin capaz de superar todos os limites…”

Introdução

Sabe-se que, na saga Dragon Ball, estão implícitas inúmeras visões de mundo do autor, na forma de críticas não apenas ao conjunto de convenções sociais impostas ao ser humano sem seu consentimento direto, como também à impostura do ser social em seu relacionamento com o mundo. Para julgar o mérito de tais teses, é mister esmiuçar as particularidades tácitas ao longo da singular proposta artística de Akira Toriyama.

A figura da metamorfose de Goku no chamado Super Saiyajin é uma das chaves para compreender a pertinência deste clássico na era contemporânea. Ferino crítico do comodismo social, Toriyama via nas nada céleres atitudes da humanidade quando necessita reagir a um quadro instável um posicionamento inadequado à pretensa “pós-modernidade”. Critica-se a atitude de só reagir a extremos: a sociedade coletânea ignora um fato até que este atinja uma paridade de situação inconcebível, inadmissível.

A ver: não obstante a situação do terrorismo global estivesse cada vez mais volúvel, só foram tomadas atitudes quando este deteriorou-se até um ponto crítico, os atentados de Setembro de 2001 nos Estados Unidos; paralelamente, a sociedade norte-americana não reagiu à crescente cultura do belicismo no país, até ocorrerem massacres como o da escola de Columbine; da mesma forma, enquanto não foram divulgados os excessos como na prisão de Abu Ghraib, aquiesceu-se com a tortura indiscriminada em supostos terroristas.

Um olhar internacional e distante da realidade brasileira não é necessário para compreender este caráter da humanidade pós-moderna: basta analisar que só ocorrem reações à insegurança quando da morte de famosos (o repórter Tim Lopes), genocídios de origem policial (Vigário Geral, 1993), demonstrações do poder paralelo do narcotráfico (queima de um ônibus com passageiros) e corrupção explícita (esquema do “mensalão”). Os protestos permanecem enquanto o assunto não esfria na grande mídia. Logo depois, esquece-se a situação, até que ocorra o próximo caso de comoção nacional.

A crítica a tal leviandade do ser humano é perfeitamente expressa no Super Saiyajin. Em um primeiro momento, Goku só atinge tal patamar de desenvolvimento ao ser submetido a uma situação de incontido inconformismo e repulsa, tal como o ser humano médio, que reage apenas a situações extremadas. Se o desenvolvimento súbito de uma reação fosse cambiado por uma mudança gradual e preventiva, o choque seria inegavelmente menor, evitando maior revés.

Outrossim, na figura da transformação de Goku é visível uma manifestação de desaprovação do egoísmo e do pessoalismo humano. Embora Goku tenha presenciado uma chacina infindável dos Nameks, foi somente na morte de Kuririn, com o qual possuía vínculos sentimentais, que esboçou resistência. Representa-se, com isto, o desengajamento social, os instintos que levam à conservação do indivíduo próximo, pois, para Goku, uma simples vida teria mais importância do que as milhões que foram previamente ceifadas por seu inimigo.

A infinidade de conjecturas e divagações que a obra de Akira Toriyama permite só faz reforçar seu status de epopéia imortal. Vê-se, pois, que seu tratamento superficial é tão só prova de absoluta ignorância e visão restrita, já que nesta saga disponibiliza-se para análise toda a miséria da condição humana, contraposta ao que há de rico na mesma.

Super Saiyajin 1
Super Saiyajin

Super Saiyajin (超サイヤ人)
Ele supera o nível de um Saiyajin normal. Para se tornar um Super Saiyajin é necessário o Saiyajin (ou filho de um) ter um coração puro. Mas porque Vegeta transformou-se em Super Saiyajin? Bem, como ele mesmo disse, seu coração é puro… puro mal.

Raiva e ódio disparam essa transformação que permite ao corpo manejar mais poder e velocidade. As transformações físicas incluem o cabelo loiro e os olhos verdes.

Goku, Gohan, Mirai Trunks, Trunks, Vegeta, Goten, Bardock*, Goku Jr., Vegeta Jr. e Brolly podem alcançar este nível, assim como Gogeta, Vegetto e Gotenks.

* Dentre os Saiyajins que conhecemos, considerando todos os filmes e especiais, não há uma definição concreta de quem primeiro alcançou a transformação de Super Saiyajin. Discutiremos isso mais a frente, incluindo o caso de Bardock.

Em outras obras do próprio Toriyama, a figura do Super Saiyajin aparece com intenção clara e óbvia de parodiar a série canônica. Temos como exemplo Neko Majin Z, onde o próprio Neko Majin e o Saiyajin Onio poderiam transformar-se em Super Saiyajin. Em New Dr. Slump, Arale também poderia realizar o mesmo, sem sequer ser Saiyajin. Em comemoração aos três anos da revista Saikyo Jump, a edição de Janeiro de 2015 trouxe uma história do spin-off Dragon Ball SD, onde Pual, Yamcha e até Mestre Kame viram Super Saiyajin 3! Isso sem contar outras paródias ou referências de outros mangakás utilizando o argumento da transformação em alguma cena geralmente cômica.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai
Super Saiyajin Dai Ni Dankai

Super Saiyajin Dai Ni Dankai (第2形態)
Devemos frisar que isto não é exatamente um novo nível Super Saiyajin. Essa e as outras definições entre os níveis Super Saiyajin 1 a Super Saiyajin 2 são definições criadas nos Daizenshuus, mas na série são tratadas apenas como formas para superar o próprio poder Super Saiyajin, deixando-o no limite. Tanto que Goku é bastante específico ao mostrar todos os níveis do Super Saiyajin para Buu, mostrando do 1 ao 3, sem subdivisões.

O Super Saiyajin Dai Ni Dankai seria uma espécie de técnica ou condição (como por exemplo é o Kaioken), diferente dos outros níveis Super Saiyajin onde o fator emocional é muito importante para que se alcance determinado nível Super Saiyajin, caracterizando uma transformação. Até Cell era capaz de fazer esta “técnica”, por isso, não se deve classificá-lo como um nível e sim uma tentativa de superar os poderes de um Super Saiyajin.

Voltando para o Super Saiyajin Dai Ni Dankai, este é o potencial máximo que o Saiyajin alcança usando o nível Super Saiyajin, com um poder de difícil controle e com aumento considerável de massa muscular. Trunks e Vegeta alcançam esse nível, assim como Goku dentro da Sala do Tempo. Se considerarmos a condição/ estágio/ nível “Densetsu no Sûpâ Saiya-jin” de Brolly como uma evolução desta “técnica”, pode-se dizer que dentre os Saiyajins que conhecemos, Brolly provavelmente alcançou e foi o primeiro a aprender esta condição.

Super Saiyajin Dai San Dankai
Super Saiyajin Dai San Dankai

Super Saiyajin Dai San Dankai (超サイヤ人第3段階)
Não confundir com o Super Saiyajin 2, nem com nenhum outro nível, muito menos classificá-lo como um. Essa condição conta em superar o potencial máximo alcançado com o Super Saiyajin Dai San Dankai, provocando um aumento anormal na massa muscular para assim portar ainda mais força, mas em compensação reduzindo drasticamente a velocidade e a perda graduada do próprio poder liberado, já que não se tem muito controle da energia.

Vegeta e Goku descobrem uma maneira de utilizar este potencial na sala do Espírito e Tempo, aumentando em até três vezes seu poder, mas percebem o quão desvantajoso é, optando por outras formas de expandir seus poderes. Trunks também descobre a forma de utilizá-lo, mas só percebe sua desvantagem durante o combate com Cell, que relata que até ele mesmo poderia expandir seu poder utilizando desta técnica. Provavelmente Vegeta pode utilizar desta condição, já que tinha conhecimento da mesma e de suas desvantagens.

A única coisa que modifica fisicamente o Saiyajin é o grande aumento de massa muscular. Goku, Mirai Trunks e Brolly podem utilizar desta condição. Se considerarmos a condição/ estágio/ nível Densetsu no Sûpâ Saiya-jin” de Brolly como uma evolução desta “técnica”, pode-se dizer que dentre os Saiyajins que conhecemos, Brolly provavelmente alcançou e foi o primeiro a aprender esta condição.

Super Saiyajin Full Power
Super Saiyajin Full Power

Super Saiyajin Full Power (超サイヤ人フルパワ)
Este seria apenas o estado do Super Saiyajin 1 em seu limite máximo, sem a necessidade de aumentar sua massa muscular para portar tamanha força e tampouco demonstrar qualquer sinal de nervosismo ou fúria característico do Super Saiyajin 1 (e dos demais). Com isso, tem-se total controle da energia sem qualquer desgaste tanto físico quanto emocional e tampouco perda de velocidade. Além disso, foi por meio dessa manutenção do Super Saiyajin que Goku descobriu que essa era a maneira de superar de vez o próprio nível Super Saiyajin, tendo Gohan como exemplo disso durante seu treinamento com ele neste estado na Sala do Espírito e Tempo. Goku e Gohan foram os primeiros a utilizar desta condição. Com este estado, pode-se ficar por dias na forma de Super Saiyajin 1 sem qualquer prejuízo para o realizador.

Aparentemente, as diferenças são consideráveis, diante do Super Saiyajin comum. Os traços dos personagens neste estado lembram de quando em suas formas normais, mas com os cabelos dourados, com uma coloração ligeiramente diferente mas ainda assim dourada (provavelmente conceito atribuído pela equipe responsável pelo anime).

Essa condição pode ser observada durante todo o prelúdio do Cell Games e durante o próprio combate de Cell e Goku e Cell e Gohan, antes deste transformar-se em Super Saiyajin 2. Também pode ser visto este estágio em outras ocasiões (fillers) como no oitavo filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen), onde Goku e Gohan enfrentam Brolly nesta forma e no nono filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Ginga Giri-Giri!! Butchigiri no Sugoi Yatsu), onde Gohan enfrenta Bojack e seus lacaios nesta mesma condição.

Em outros momentos dentro da cronologia da série (saga de Buu), Goku e Gohan também utilizam desta condição, o que reforça que o Super Saiyajin Full Power não é um nível Super Saiyajin próprio mas sim o domínio total sem qualquer prejuízo do nível Super Saiyajin 1.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin
Densetsu no Sûpâ Saiya-jin

* Densetsu no Sûpâ Saiya-jin
O Daizenshuu 6 (Movies & TV Specials) relata a transformação do Saiyajin Brolly como uma transformação à parte das demais. Em suma, além de ser uma transformação única, ainda recebe como título uma denominação que se traduzida diz “Lendário Super Saiyajin”, justamente pela transformação que é (ou pelo personagem que é).

Independente disso, o nível Lendário Super Saiyajin que Brolly assume (descrito no Daizenshuu 6), possui de fato algumas particularidades. Durante os anos 2000, muitos fãs da série interpretaram o nível de Brolly como o de um “Ultra Super Saiyajin 2″, só que o tal nível “Ultra Saiyajin” foi apenas uma definição não oficial, criada pelos próprios fãs, da condição Super Saiyajin Dai San Dankai. O “Ultra Saiyajin 2″ seria para os fãs a superação desse próprio estágio baseado em um acúmulo anormal de força sem perda da velocidade. Acontece que essa definição não oficial até hoje é propagada entre os fãs, gerando muitas confusões e erros.

Deixando de lado os termos, é fato de que Brolly realmente assume um nível único. Sua aura não é a característica dos outros Super Saiyajins, possuindo uma cor esverdeada ao invés da cor tradicional amarela, e suas pupilas desaparecem. O aumento da massa muscular é ainda maior que o apresentado no Super Saiyajin Dai San Dankai e a velocidade não é afetada em momento algum.

Por isso, independente se a explicação da condição/ nível/ estágio que Brolly assume seja uma evolução do estágio ou da “técnica″ Super Saiyajin Dai San Dankai ou que seja um estágio direto do Super Saiyajin 1 ou ainda que seja mesmo um nível próprio, percebe-se que de fato Brolly é o ÚNICO personagem Saiyajin que utiliza desta condição/ nível/ estágio.

Entretanto, se a intenção desta classificação é sugerir que Brolly seja de fato o Lendário Super Saiyajin, siga lendo todo o artigo.

Super Saiyajin 2
Super Saiyajin 2

Super Saiyajin 2
Este é o segundo nível que um Saiyajin pode alcançar. Gohan foi o primeiro a alcançar visivelmente esse nível durante a batalha com Cell, mas para Goku, já era algo que o mesmo tinha convicção de que seu filho era capaz de alcançar, dando a entender que a transformação tenha ocorrido durante o treinamento de Goku e Gohan na Sala do Tempo. É similar ao Super Saiyajin, onde a raiva e o ódio desencadeiam a transformação, sobrepassando o nível Super Saiyajin.

A diferença física é um pequeno aumento no cabelo, pequenas ondas elétricas envolta do corpo e os olhos mais puxados e detalhados. Há um enorme aumento de força, velocidade e resistência, comparado ao Super Saiyajin 1. Vegeta e Goku também podem alcançar este nível.

O nível Super Saiyajin 2 mexeu tanto com a personalidade de Gohan durante o Cell games que, ao perceber o quanto Cell era bem inferior a ele, assumiu uma postura extremamente arrogante perante ao próprio, o que custou a vida de Goku em uma tentativa desesperada de Cell em explodir a Terra, para assim não ser derrotado por Gohan. Lembrando que Gohan alcançou este nível tendo pleno controle do nível Super Saiyajin, passando pelo mesmo trauma de sofrimento e raiva que desencadeou as transformações dos outros Saiyajins.

Super Saiyajin 3
Super Saiyajin 3

Super Saiyajin 3
Bem diferente dos outros níveis, o Super Saiyajin 3 é alcançado por meio de muito treino. Durante o tempo que Goku treinou no Paraíso (após a saga de Cell), Goku aprendeu como passar para o terceiro nível de Super Saiyajin. Isso traz ainda mais força e velocidade, porém exige muito do realizador, já que demanda bastante tempo para realizar.

Quando se alcança o nível, a energia é consumida muito rapidamente, inclusive a energia de vida (Goku reduziu drasticamente seu tempo na Terra concedido por Emma Daioh por realizar essa transformação).

Fisicamente, mais cabelo e a ausência de sobrancelhas e grandes descargas elétricas, como as do Super Saiyajin 2, são observados nessa transformação. O maior problema deste nível é que ele demanda de muita energia, portanto um Saiyajin pode manter nesse nível apenas por um curto período de tempo.

Apenas Goku alcançou este nível normalmente, entretanto a eficácia deste nível se deu na primeira vez em que Goku lutou contra Majin Buu (gordo), na condição de morto (mas com seu corpo físico). Ao tentar utilizar a transformação na luta final contra Buu, Goku, já vivo, não consegue manter a transformação em seu máximo.

Trunks fundido a Goten, alcança este level, mas apenas desta forma, tendo como pano de fundo para sua transformação o efeito de comicidade da saga, apesar do treinamento que os dois tiveram na Sala do Espírito e do Tempo. Além disso, a transformação reduz drasticamente o seu tempo de fusão de 30 para 5 minutos. Trunks chama essa transformação de Ultra Super Saiyajin, no mangá.

Considerando os fillers, podemos ver no 12º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Fukkatsu no Fusion!! Gokū to Vegeta), o nível Super Saiyajin 3 durante a batalha de Goku (ainda morto) contra Janemba e de Gotenks contra os invasores do inferno. E no 13º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Ryū-Ken Bakuhatsu!! Gokū ga Yaraneba Dare ga Yaru), onde Goku (já vivo) e Gotenks utilizam da transformação Super Saiyajin 3 contra Hildergarn.

No mangá, o nível Super Saiyajin 3 é o mais poderoso dos níveis alcançados na série.

Super Saiyajin 4
Super Saiyajin 4

Super Saiyajin 4
Controle da raiva, do ódio e da razão. Essa é a chave que controla a transformação para o nível Super Saiyajin 4, alcançada por Goku e mais tarde por Vegeta. Em Dragon Ball GT, essa transformação é decorrente do controle total do Saiyajin em sua forma Oozaru transformada em Super Saiyajin (ou Oozaru dourado). As razões para um Oozaru alcançar a forma Super Saiyajin/ dourada durante a metamorfose não são explicadas na série, mas pode-se teorizar que é devido ao absurdo nível de força já alcançado pelos personagens no decorrer de toda a série, mesmo que o nível Super Saiyajin não esteja condicionado ao poder de luta/ Ki.

Curiosamente, Ro-KaioShin já previa o potencial do Super Saiyajin 4.

Fisicamente, essa é a transformação mais radical de todas as outras, onde o cabelo é preto, a coloração dos olhos muda para uma cor amarelada (Goku) ou ciano (Vegeta), as sobrancelhas são mais espessas, aparecem olheiras enormes e o corpo é coberto com uma espécie de pelo de coloração rosada (Goku) ou avermelhada (Vegeta).

De uma maneira “mágica″, o Super Saiyajin 4 aparece com vestimentas (sapatos, cintos e calças) que não condizem com as que usava anteriormente à transformação (já que Goku e Vegeta transformam-se diretamente neste nível, sem precisar se expor novamente a Lua ou a condição de Oozaru dourado). As roupas também aparecem na primeira transformação em Super Saiyajin 4 de Goku e Vegeta, onde o Oozaru dourado (sem roupa alguma) transmuta-se diretamente ao então quarto nível Super Saiyajin de Dragon Ball GT.

Oozaru Gold
Oozaru Dourado

Oozaru
O luar é um produto da luz solar, refletida pela lua. Ela contém radiações chamadas Raios Blutz que, em lua cheia, chegam a 17 milhões de unidades Zeno, valor necessário para permitir uma transformação Oozaru. Quando um Saiyajin absorve esses raios através de seus olhos, ele dispara uma reação em sua cauda, transformando-se em um Oozaru.

O resultado desta mutação faz com que o Saiyajin fique com a aparência de um macaco gigante, além de aumentar o poder do Saiyajin em dez vezes mais.

A agressividade do Saiyajin também aumenta e faz com que o mesmo perca o controle de si mesmo (exceto Gohan, Goku, Vegeta e provavelmente outros Saiyajins com alto poder de luta/ Ki que conseguiam controlar a si próprios).

Não se deve classificar a forma Oozaru como um nível Saiyajin, pois mesmo que um Super Saiyajin 3 tenha diferenças gritantes quanto a aparência, pelo menos qualquer outro Saiyajin pode alcançar este estado voluntariamente, diferente do estado Oozaru, que não tem como optar em se transformar ou retornar ao estado normal por livre e espontânea vontade. E o retorno ao estágio normal só ocorre ou se a Lua ou a iluminação/ radiação da mesma desaparecer, ou ainda se o Oozaru tiver o rabo cortado.

O Oozaru dourado é nada mais que o mesmo processo descrito, mas transformando-se em Super Saiyajin durante a metamorfose. Os motivos para ocorrer essa transformação em Super Saiyajin durante a metamorfose não são explicados, mas pode-se teorizar que é devido ao absurdo nível de força já alcançado pelos personagens no decorrer de toda a série, mesmo que o nível Super Saiyajin não esteja condicionado ao poder de luta/ Ki.

Lembrando ainda que o Oozaru dourado existe apenas na série Dragon Ball GT, à parte da franquia canônica.

Verdades e Mentiras

A pergunta principal aqui é: Quem e qual destes níveis é o do Lendário Super Saiyajin? É uma pergunta muito complexa.

Primeiramente, temos que definir o significado de lenda e lendário. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa On-Line (DLPO):

. Lenda: s. f. [do Lat. legenda], 1. tradição oral ou narrativa escrita de actos praticados por santos ou heróis, conforme a fantasia popular; 2. conto; 3. mentira; 4. patranha; 5. invenção.

. Lendário: adj., 1. relativo a lenda; 2. que tem o carácter de lenda; 3. imaginário.

Só surge um Super Saiyajin a cada mil anos... um Saiyajin que ultrapassa todas as barreiras intransponíveis para qualquer guerreiro... Ma... mas eu achei que isso fosse só uma lenda...
Só surge um Super Saiyajin a cada mil anos… um Saiyajin que ultrapassa todas as barreiras intransponíveis para qualquer guerreiro… Ma… mas eu achei que isso fosse só uma lenda…

Agora, comparemos o que Vegeta diz a respeito da lenda do Super Saiyajin, no anime. Primeiro, logo após pressentir a aparente superioridade de Goku quanto a Reecom e os demais membros das Forças Ginyu: “Não, não pode ser. Isso… isso é impossível! Porque Kakarotto é um soldado de classe inferior. Não pode se transformar no Lendário Super Saiyajin”. E Vegeta continua: “Sim, a lenda diz que a cada 1.000 anos aparece um Super Saiyajin. Esse guerreiro pode superar qualquer limite que pareça impossível. Mas esta história é apenas um conto, cheio de fantasias. Mas se essa lenda for verdadeira, o único que pode se transformar em Super Saiyajin sou eu mesmo”. E após confirmar com os próprios olhos o poder absoluto de Goku, ainda comenta: “Então a lenda é verdadeira? Mas será que… será que é ele? O Super Saiyajin?”.

Ele é o Super Saiyajin!?
Ele é o Super Saiyajin!?

Basicamente, todas as afirmações sobre o lendário Super Saiyajin remetem-se a Goku, pelo próprio Vegeta. E tem ênfase logo após a transformação de Goku em Super Saiyajin 1. Acontece que, como afirma o próprio Vegeta, a lenda é carregada de fantasias e contos, inseridos no contexto popular dos Saiyajins, podendo ser facilmente distorcido ao longo dos anos e até pelos fatos ocorridos. O próprio Vegeta interpreta a lenda ao seu modo, quando em alguns momentos desacreditava que Goku fosse o Super Saiyajin apenas por não ter a maldade de um, como se Vegeta tivesse pleno conhecimento de como fosse um Super Saiyajin.

Lembremos que tudo que Vegeta sabe sobre a lenda do Super Saiyajin é por base de contos, das histórias contadas em seu povo. Assim como Freeza, alguns de seus soldados, seu próprio pai Cold e os integrantes das Forças Especiais Ginyu também sabiam sobre a lenda por intermédio da própria raça Saiyajin. Assim como Cooler e seus principais soldados também tinham conhecimento da lenda, se considerarmos os filmes de Dragon Ball.

Entretanto, é visível que Goku supera o poder de um Saiyajin em qualquer grau antes conhecido por Vegeta. Logo, para a própria interpretação da lenda do Super Saiyajin contada por Vegeta, temos Goku como o Lendário Super Saiyajin. O que sabemos também é que, como lendas não são afirmações absolutas, outros Saiyajins da série (canônicos ou não) também superaram o grau de poder de qualquer outro Saiyajin apresentado anteriormente à transformação em Super Saiyajin de Goku ou ao menos nas histórias contadas sobre eles. Ou seja, até aqui com os dados fornecidos temos duas alternativas:

. Goku é um Lendário Super Saiyajin assim como Gohan, Goten, Trunks, Goku Jr., Vegeta Jr. e o próprio Vegeta são, isso com base na própria crença sobre a lenda.

. Nenhum Saiyajin da série é o Lendário Super Saiyajin, pois tudo o que conhecemos como níveis Super Saiyajins é falso, já que nenhuma dessas transformações correspondem a verdadeira transformação de um Super Saiyajin.

Parece que você não conseguiu se tornar um verdadeiro Super Saiyajin...
Parece que você não conseguiu se tornar um verdadeiro Super Saiyajin…

Vale destacar que a segunda alternativa não possui cabimento algum, já que o próprio Toriyama reconhece a transformação em um Super Saiyajin e não uma transformação qualquer de um Saiyajin.

É óbvio que outros níveis Saiyajins surgiram ao longo da série e muito mais fortes que os níveis anteriores, mas ainda assim se tais níveis corroborassem a lenda contada por Vegeta, muito provavelmente algum Saiyajin da lenda seria lembrado nestes milhões de anos de existência do Universo de Dragon Ball, face a amplitude do seu poder. O que não ocorre! Com isso, temos então outras três alternativas:

. A lenda estava errada ao dizer que apenas um Super Saiyajin apareceria a cada 1.000 anos, sendo este o então Lendário Super Saiyajin;

. Os Saiyajins que conhecemos superaram a própria lenda, se tornando Lendários Super Saiyajins (já que nenhum outro antigo Super Saiyajin do porte de poder dos Super Saiyajins atuais que conhecemos são citados no enredo de Dragon Ball); ou

. Nenhum dos Saiyajins que conhecemos pode ter alcançado o nível do Lendário Super Saiyajin.

A última afirmativa pode parecer incoerente, mas ela se sustenta pelo fato de que nenhum outro Saiyajin na série (canônica ou não) alcançou um nível exclusivo, único e que fosse superior aos demais níveis, já que a própria lenda é argumentada em cima do aparecimento de um Super Saiyajin que superasse TODOS os limites.

Assim, temos Goku com seu nível Super Saiyajin 3, que só alcançou pela primeira vez de forma eficaz estando morto e Gotenks Super Saiyajin 3, que é fruto de uma fusão com uma pitada de humor. Além de Goku e Vegeta, que alcançam o nível Super Saiyajin 4 em Dragon Ball GT, sendo que a desculpa de alguns leigos de que Vegeta não alcançou por meios normais é uma tremenda bobagem, já que a máquina que a Bulma construiu envolvia apenas estímulos de radiação lunar suficientes para que Vegeta se tornasse Oozaru, para então tornar-se um Super Saiyajin 4, nada mais do que isso.

Entretanto, essa última afirmativa se destoa quando lembramos que se algum guerreiro Super Saiyajin ainda mais poderoso que os níveis que citamos tivesse aparecido em algum momento do Universo, o mesmo provavelmente teria histórias suas para serem contadas pelos próprios deuses supremos em Dragon Ball, reforçando o contexto da lenda e dando veracidade a própria. Como o caso do Dragão Maligno que saiu das Esferas do Dragão da Terra! Os KaioShins e até o Sr. Popo tinham conhecimento de que em outras épocas esse ser maligno já havia aparecido e causado muitos problemas para o Universo. Ok, é uma afirmativa de Dragon Ball GT, mas é um dos diversos exemplos que existem.

Mas há um ponto a ser discutido aqui. O nível Super Saiyajin 3 existe no mangá e no anime. O nível 4 não, apenas no anime de Dragon Ball GT. E tecnicamente, Gotenks é uma fusão, o que deixa aqui uma questão de interpretação puramente pessoal: pode-se considerar Gotenks Super Saiyajin 3 como uma conquista própria de um único Saiyajin? Se sim, consideraremos no mangá também a transformação de Vegetto e o próprio personagem, pois mesmo estando como Super Saiyajin 1 (segundo o Daizenshuu 6), ele é extremamente superior tanto ao Goku Super Saiyajin 3 quanto ao próprio Gotenks Super Saiyajin 3. Se não, consideraremos no mangá o Goku Super Saiyajin 3 como o mais poderoso dos Super Saiyajins conhecidos. Sendo assim, CONSIDERANDO O MANGÁ, Goku poderia receber o título de Lendário Super Saiyajin.

Super Saiyajins!!!
Super Saiyajins!

Percebam o conflito! Considerar o Lendário Super Saiyajin aqui nesse ponto gera interpretações pessoais do tipo “quem considerar” (Gotenks, Goku, Vegetto), “o que considerar” (superação dos personagens à lenda, nenhum dos Saiyajins alcançaram o status do Lendário Super Saiyajin, etc.) e aonde considerar (mangá, anime, filmes).

E não é só isso. No caso do mangá, se considerarmos o Goku Super Saiyajin 3 como o Lendário Super Saiyajin, batemos na questão do diálogo de Vegeta sobre a lenda quanto a força (“pode superar qualquer limite que pareça impossível”). Afinal, se Goku é o Lendário Super Saiyajin, ou os antigos Lendários Super Saiyajins já haviam alcançado o mesmo nível Super Saiyajin 3 de Goku (sem serem citados no enredo, visto que os Saiyajins sempre foram tratados como um povo guerreiro sem muitos temores) ou então eram inferiores ou superiores ao Super Saiyajin 3 de Goku. E se eles eram inferiores a Goku, eles não poderiam ser lendários! E se fossem superiores, Goku não poderia ser o lendário! E se então considerarmos Vegetto ou Gotenks? Teríamos o mesmo problema!

É claro que podemos encarar a lenda não com a transformação e sim com o Saiyajin, ou seja não foi a transformação que foi lendária, mas sim o Saiyajin que quebrou todos os limites julgados impossíveis. Seria uma boa proposta para explicar a lenda, mas veríamos que nenhum Saiyajin que conhecemos conquistou esse feito sem a contribuição de nenhum outro fator externo (sorte, ajuda dos outros, etc.). Afinal, tanto Goku quanto Vegeta superam todos os limites entre os Saiyajins, se considerarmos Dragon Ball GT, mas são inferiores a Li-Shenlong. Gogeta Super Saiyajin 4 supera qualquer limite apresentado em toda a série se considerarmos Dragon Ball GT, mas é fruto de uma fusão. Vegetto supera qualquer limite apresentado em Dragon Ball Z, mas segue o mesmo problema anterior. Já Goku, mesmo como Super Saiyajin 3, não é superior a Buu em seu máximo (tendo absorvido Goten, Trunks, Piccolo e Gohan).

Se Goku fosse o Lendário Super Saiyajin, ele não teria sucumbido a Cell no Cell Games. Além disso, seria justo considerarmos tudo o que ele conquistou mesmo estando morto (o nível Super Saiyajin 3 por exemplo)? Que outro Saiyajin no passado teve essa oportunidade? Não há relatos.

E Gohan, que foi o primeiro da leva de Super Saiyajins a superar a todos os demais com o nível Super Saiyajin 2 e que elevou seus poderes na saga de Buu graças aos poderes místicos de Ro-KaioShin, mas foi incapaz de deter Buu? Poderia ele disputar o título de Lendário Super Saiyajin? Provavelmente não.

É fato que Goku se torna uma lenda para o Universo de Dragon Ball. Mas a lenda que Goku se torna não é por ele ser o Lendário Super Saiyajin, mas sim o lendário Son Goku. A lenda de Son Goku! E por ser o personagem principal que acaba derrotando em Dragon Ball GT um Li-Shenlong já enfraquecido, usando uma Genki Dama com o poder de todos os habitantes do Universo; ou em Dragon Ball Z, usando também uma Genki Dama contra um Buu mais fraco, visto que SOZINHO não era capaz de derrotá-lo em sua melhor forma.

Enfim, muitas divagações que tornaria mais fácil e coerente dizer que: A lenda estava errada ao dizer que apenas um Super Saiyajin apareceria a cada 1.000 anos, sendo ele o Lendário Super Saiyajin.

Broly: The Legendary Super Saiyan
Broly: The Legendary Super Saiyan

E não acabou! Ainda temos o oitavo filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen), onde somos apresentados ao suposto “Lendário Super Saiyajin” Brolly. Só que há alguns pontos a serem destacados:

. O filme, como qualquer outro, não faz parte da cronologia de Dragon Ball; e

. Brolly e Paragus são personagens próprios desse NON CANON.

O filme se desenrola com o convite de Paragus, pai de Brolly, a Vegeta para assumir o trono da família real Saiyajin e com o pretexto de que ele seria o único capaz de derrotar o “Lendário Super Saiyajin”, que seria revelado mais tarde como Brolly.

Mesmo considerando o filme como uma narrativa isolada, não-canônica, deve-se compreender que Paragus é também um Saiyajin que cresceu e viveu como todos os outros Saiyajins ouvindo sobre esta lenda e, ao lidar com o poder assombroso de seu filho, tudo o levava a crer que o próprio filho fosse aquilo que ele entendia da lenda, já que ele mesmo não era capaz de se transformar em um Super Saiyajin.

Algo parecido também ocorreu com Vegeta ao ver o assombroso poder de luta de Brolly, fazendo com que tomasse para si o terror de encontrar um guerreiro tão superior aos demais e a si próprio, o que o fez acreditar que era possível superar aquilo que um dia ele próprio acreditou ser a materialização da lenda, o primeiro nível Super Saiyajin alcançado por Goku. Novamente Vegeta continua preso a contos e histórias, o que faria com que ele acreditasse que qualquer guerreiro Saiyajin que aparecesse e que o superasse a princípio fosse o Lendário Super Saiyajin. E já vimos Vegeta demonstrando esse sentimento de impotência frente a um adversário superior, como Freeza por exemplo.

E se hipoteticamente colocássemos os filmes onde Brolly aparece dentro da cronologia de Dragon Ball Z? Simplesmente veríamos que ele fora superado ao longo da série, com os níveis Super Saiyajin 2, 3 e 4.

Super Saiyajins - Daizenshuu
Definição dos Níveis Saiyajins pelos Daizenshuus

Entretanto, temos um grande problema: os Daizenshuus. Tidos como referência absoluta quanto a informações de Dragon Ball, algumas destas informações são apresentadas como a verdade dentro do contexto da série. No caso em questão, para o Daizenshuu 6 (Movies & TV Specials) que classifica como um nível Super Saiyajin o Lendário Super Saiyajin – Densetsu no Sûpâ Saiya-jin; e para o Daizenshuu 7 (Daijiten) que atribui a Brolly como o provável Lendário Super Saiyajin (pág. 134).

Devemos lembrar que os Daizenshuus, por melhores que sejam, são produtos criados diretamente pela Shueisha e não diretamente por Akira Toriyama. Além disso, os Daizenshuus consideram toda a série canônica ou não-canônica dentro de um único contexto, sem explicar como. Tanto que em outros livros tão completos e informativos de Dragon Ball (como o DRAGON BALL LANDMARK e o DRAGON BALL FOREVER), fazem questão de destacar que algumas das informações apresentadas neles são dos Daizenshuus e não da série.

Independente disso, o nível Lendário Super Saiyajin (descrito no Daizenshuu 6) que Brolly assume é único. Sua aura não é a característica dos outros Super Saiyajins, possuindo uma cor esverdeada ao invés da cor tradicional amarela, e suas pupilas desaparecem. O aumento da massa muscular é ainda maior que o apresentado no Super Saiyajin Dai San Dankai e a velocidade não é afetada em momento algum.

Como dissemos anteriormente, independente se a explicação da condição/ nível/ estágio que Brolly assume seja uma evolução do estágio ou da “técnica″ Super Saiyajin Dai San Dankai ou que seja um estágio direto do Super Saiyajin 1 ou ainda que seja mesmo um nível próprio, percebe-se que de fato Brolly é o ÚNICO personagem Saiyajin que utiliza desta condição/ nível/ estágio.

Mas, infelizmente, a exclusividade do “nível” de Brolly não foi capaz de superar o nível Super Saiyajin 2, 3 e 4, nem os guerreiros que atingiram esse nível, tampouco os Saiyajins que se fundiram (gerando Gotenks, Vegetto e Gogeta). E quando o oitavo filme de Dragon Ball Z foi criado (março de 1993), o próprio (e superado pelos outros níveis) Super Saiyajin 2 ainda não era um nível conhecido na série, apresentado somente no episódio de Dragon Ball Z 184, em maio de 1993 (e pouco antes na Shonen Jump). E tentar encaixar Brolly na cronologia canônica da série é algo impossível, visto que nesse período está ocorrendo o Cell Games!

Portanto, considerar Brolly como o Lendário Super Saiyajin destoa com os níveis alcançados à frente de sua própria existência, destoa com o fato de que se alguém com tamanho poder tivesse aparecido em uma outra época, provavelmente seria citado, destoa com a cronologia da série canônica e destoa até com o fato dele próprio ser derrotado por outros Saiyajins (“…pode superar qualquer limite que pareça impossível” – Vegeta, sobre a lenda).

Forçando muito, Brolly poderia ser o Lendário Super Saiyajin fora da série canônica, exclusivamente no oitavo filme, até o momento em que outros níveis o superaram nos demais filmes. Até por que, o que faz Brolly ser dito como o Lendário Super Saiyajin se deve justamente pelo seu alto poder anormal entre os demais Saiyajins (e Super Saiyajins) e não a unicidade do nível em questão. E de qualquer forma Brolly é derrotado no oitavo filme e morto no décimo filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto : Kiken na Futari! Sūpā Senshi wa Nemurenai).

E se Brolly não tivesse morrido no 10º filme de Dragon Ball Z, ele poderia alcançar esses outros níveis Super Saiyajins e poderia ser o mais forte e assim continuaria sendo (ou seria) o “Lendário Super Saiyajin”? Isso é subjetivo demais. Se valermos da questão da força como critério exclusivo do Lendário Super Saiyajin, Brolly sequer seria morto (“…pode superar qualquer limite que pareça impossível” – Vegeta, sobre a lenda), no décimo filme de Dragon Ball Z. E, mesmo que Brolly tenha lutado com um Gohan já adulto e que uma vez alcançou o nível Super Saiyajin 2, além da desculpa de que Gohan não deu continuidade ao treinamento, Brolly não lutou com o Goku no outro mundo, que, usando critérios também subjetivos provavelmente já teria alcançado o nível Super Saiyajin 3 por lá. Entretanto, o Super Saiyajin 3 só fora revelado na série de TV no episódio de Dragon Ball Z 245, em novembro de 1994, enquanto o décimo filme de Dragon Ball Z foi lançado em março de 1994, o que deixaria dúvidas se o Super Saiyajin 3 já era algo planejado ou não!

Temos motivos suficientes para desconsiderar qualquer tentativa de encaixar os filmes dentro do contexto original da obra, já que por mais que nos esforcemos em inseri-los, alguma coisa é desconsiderada por critérios meramente pessoais, indignos de qualquer validade.

E se tivéssemos a ideia absurda de considerar cada filme como uma realidade própria, inclusive o oitavo e o décimo filme (totalmente distintos), cada qual com sua cronologia e realidade? Ainda assim, no fim Brolly seria derrotado de qualquer forma por Goku (oitavo filme), tirando o mérito do “Lendário Super Saiyajin” concedido a Brolly (“…pode superar qualquer limite que pareça impossível” – Vegeta, sobre a lenda).

Bardock Super Saiyajin
Bardock Super Saiyajin em “Episode of Bardock”

E o que dizer de Bardock, que também se transforma em Super Saiyajin no mangá spin-off e na animação de Dragon Ball: Episode of Bardock? Esse é um outro ponto a ser observado.

Dragon Ball: Episode of Bardock foi originalmente publicado pela revista V-JUMP, nas edições de Junho, Julho e Agosto de 2011, em três curtos capítulos. Já sua versão animada foi exibida durante a JUMP FESTA de 2011, que ocorreu em Dezembro.

Nesse spin-off, Bardock, após ser atingido pela Death Ball de Freeza, aparece acordando em um mundo completamente diferente, com habitantes desconhecidos. Bardock logo percebe que de alguma forma está em seu planeta natal, mas aparentemente em algum passado longínquo.

Devido a interesses pessoais do então vilão Chilled, Bardock acaba confrontando-o e, devido a uma série de fatos que fizeram Bardock associar Chilled com seu algoz Freeza, Bardock acaba se transformando em Super Saiyajin, derrotando o vilão.

Por fim, Chilled, a beira da morte, pede para que sua família saiba que ele foi derrotado por um “ser misterioso, cujo cabelo pode mudar para amarelo, chamado Saiyajin”.

“Episode of Bardock” seria a explicação perfeita para o surgimento da então lenda do Super Saiyajin. Bardock foi capaz de derrotar um poderoso oponente, descrito pelo próprio como “o mais poderoso pirata espacial” e que provavelmente tinha alguma ligação com os antepassados de Cold e Freeza ou a com organização ligada aos dois. Um prato cheio para alimentar as fantasias e histórias de povos que tomaram conhecimento da transformação e o reproduziram ao longo de gerações.

Acontece que “Episode of Bardock” é claramente um spin-off sobre a série, desenvolvido e escrito por Ooishi Naho com participação de Toriyama unicamente no design de Chilled e de Tobi, um dos subordinados ao vilão principal.

O desenvolvimento do spin-off “Episode of Bardock” se deu também por motivo da inclusão de Bardock Super Saiyajin no jogo de ARCADE Dragon Ball Heroes Galaxy Mission 6. Sabemos que a própria franquia Dragon Ball Heroes possui um série spin-off própria, lançada esporadicamente aos cuidados de Toyotaro, entretanto, mesmo que não haja referências diretas de Dragon Ball Heroes no mangá de três capítulos de “Episode of Bardock”, temos ainda que considerar que tanto o desenvolvimento da história quanto sua quadrinização é de responsabilidade de Ooishi Naho.

Para piorar, em uma entrevista divulgada pela revista Saikyo Jump em Fevereiro de 2014, feita por Ooishi Naho para Akira Toriyama, (“Akira Toriyama-Sensei Super Q&A!!”), Toriyama sequer aparenta ter conhecimento da transformação em Super Saiyajin de Bardock e nem muita familiaridade com o personagem, apesar de introduzi-lo em um capítulo especial de Jaco the Galactic Patrolman, chamada Dragon Ball Minus. E Toriyama ainda reforça nessa entrevista que Bardock é um guerreiro de classe baixa e que o seu poder de luta não é alto o suficiente, caso fosse um dia revivido para participar das histórias atuais.

Por fim, a própria Ooishi Naho descreve na apresentação de “Dragon Ball: Episode of Bardock Super Kanzenban”, lançado em Fevereiro de 2014, que “Episode of Bardock” é um “What if Story”, um tipo de história alternativa que apresenta um fato ou acontecimento não necessariamente válido à história original. Logo, as chances de considerar “Episode of Bardock” e a existência de Bardock Super Saiyajin são mínimas, sendo o mesmo que atrelar a obra canônica as transformações exclusivas, fusões ou histórias alternativas presentes nos jogos da franquia.

Eu sou o Lendário Super Saiyajin!!!!! RIARIARIARIA!!!
Eu sou o Lendário Super Saiyajin!!!!! RIARIARIARIA!!!

Quem é o Lendário Super Saiyajin? Pode ser qualquer um que alcançou o Super Saiyajin ou mesmo nenhum, já que a lenda é baseada em histórias e não em dados concretos. Mas o mais provável que sejam TODOS que alcançaram o nível Super Saiyajin. E se considerarmos também o nome dos episódios, vemos que o episódio de Dragon Ball Z 95 se chama “Tsui ni Henshin!! Densetsu no Sūpā Saiya-jin Son Gokū” (ついに変身!! 超サイヤ人・孫悟空/ “Finalmente a transformação!! O Lendário Super Saiyajin Son Goku”). E que pouco tempo antes recebeu o nome “Densetsu no Suupaa Saiyajin” (伝説の超サイヤ人/ “O Lendário Super Saiyajin”) no capítulo 124 do mangá. Ou seja, Goku pelo próprio nome do capítulo/ episódio já era tratado como um Lendário Super Saiyajin devido a transformação em Super Saiyajin 1!

O grande problema da lenda é saber exatamente aquilo que iremos tomar como válido ou não. Se levarmos à risca tudo o que Vegeta disse sobre a lenda, vemos que Goku não foi capaz de superar seu limite para derrotar um Buu em seu máximo de poder. Por isso realizou a fusão. Se pensarmos em Gohan, temos o mesmo problema com Buu, mas não com Cell. Se pensarmos no Super Saiyajin 4, temos Goku e Vegeta que o alcançam mas ambos não conseguem derrotar Li-Shenlong isoladamente. Logo, se o Lendário Super Saiyajin de 1.000 anos atrás foi capaz de superar todos os limites apresentados, nenhum dos Super Saiyajins que conhecemos foram capazes disso isoladamente. E não considerar fusões ou considerá-las parte de uma ideia subjetiva. Uma pessoa pode achar que isso não vale, mas outra pode. Quem estaria correto?

Aliás, por que achar que a mistura entre Saiyajins e terráqueos ainda dá o direito de considerar, no caso de Goten, Trunks, Gohan, etc., como dignos da eterna falácia do Lendário Super Saiyajin? Por que considerá-los? O que estaria correto para ser considerado? Ou seja, mais critérios subjetivos e com pouca validade.

Se a lenda for parcialmente considerada, temos inúmeros Lendários Super Saiyajins! E se considerarmos o mais alto nível Super Saiyajin (1 <2 <3 <4), temos, em Dragon Ball GT, Goku e Vegeta como Super Saiyajins 4, e em Dragon Ball Z, Goku Super Saiyajin 3. Mas considerando as fusões, temos em Dragon Ball GT um Gogeta Super Saiyajin 4 e em Dragon Ball Z, temos Gotenks Super Saiyajin 3, que é superado ainda pelo próprio Gohan com seus poderes despertados por Ro-KaioShin e que este ainda é superado por Vegetto, estando apenas como Super Saiyajin 1! Isso sem contar o personagem não canônico do 12º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Fukkatsu no Fusion!! Gokū to Vegeta), o poderosíssimo Super Saiyajin Gogeta, que teoricamente é tão poderoso quanto a fusão Vegetto (e que é basicamente impossível comparar suas forças com o não canônico Super Saiyajin 4).

E independente do que admitimos quanto aos níveis (se inserimos fusões ou não), isso anularia a idéia de que cada Lendário Super Saiyajin de seu tempo tivesse o nível adequado a realidade a qual estava inserido, pois no mínimo um Super Saiyajin 3 ou 4 ou um Super Saiyajin mais poderoso que Vegetto ou ainda um Super Saiyajin mais poderoso que Gogeta Super Saiyajin 4 DEVERIA ter existido em algum momento da História do Universo. E alguém com um poder tão magnânimo como esse sequer ser citado na história é algo bastante duvidoso (afinal, Buu isoladamente foi capaz de causar inúmeros estragos no Universo) e foi a maior ameaça dos antigos deuses até então.

Em tempo: afirmar que os Saiyajins antigos e prováveis da lenda do Super Saiyajin poderiam alcançar o nível Super Saiyajin 4 (sendo este o nível lendário, ignorando que Dragon Ball GT é uma obra não canônica) carece de embasamento, pois se a base desta teoria é sustentada por meio do que vimos em Dragon Ball GT para os critérios da transformação em Super Saiyajin 4 (possuir rabo, olhar para a Lua, transformar-se em Super Saiyajin e ter auto-controle) e que a cauda sempre foi conservada entre os Saiyajins (nunca perderam a cauda), vimos que o próprio Dragon Ball GT registra Goku se transformando em Super Saiyajin 3 com seu rabo já crescido, o que permitiria com que qualquer outro antigo Saiyajin da lenda assim pudesse fazê-lo e alcançar qualquer nível antes do Super Saiyajin 4, fazendo com que o nível Super Saiyajin 4 não fosse o “único” e/ ou “verdadeiro” nível Super Saiyajin, já que algum outro nível anterior provavelmente teria aparecido. Além disso, esse tipo de afirmação só torna a transformação em Super Saiyajin 4 ainda mais medíocre que as demais (já que na teoria, bastava se transformar em Oozaru Super Saiyajin qualquer que fosse). Isso se considerarmos também que o art-concept do Super Saiyajin 4 não é uma criação de Akira, assim como a narrativa para a sua transformação. E isso ainda se, principalmente, levarmos Dragon Ball GT a sério.

Lendário Super Saiyajin?
Lendário Super Saiyajin?

Em tempo (2): O episódio 66 de Dragon Ball Z mostra, durante um pensamento de Vegeta, um Oozaru dourado como o lendário Super Saiyajin.

Curiosamente encontraram na memória do jogo Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu (Super Nintendo) sprites não utilizado de portraita (retratos) de dois Oozarus dourados, sendo um deles com detalhes parecidos com os das armaduras usadas pelos Saiyajins.

Oozaru_Dourado_Suupa_Saiyajin_Densetsu
Sprites não utilizados de Oozarus dourados no Super Nintendo!

Super Saiya Densetsu foi lançado no Japão no dia 25 de janeiro de 1992. Os portraits não foram utilizados na versão final do jogo, portanto não há como saber quais foram as reais intenções da TOSE/ BANDAI na confecção destes sprites.

De qualquer forma, o conceito do Oozaru dourado foi aproveitado em GT anos depois.

Lembremos que, além desse fato ser exclusivo do anime (filler), é meramente um pensamento do Vegeta daquilo que ele naquele instante entendia e pensava sobre o lendário Super Saiyajin. Na cabeça de qualquer outro que conhece a lenda (Saiyajin ou não), poderia ser diferente.

Em tempo (3): Dizer que se um antigo Super Saiyajin qualquer que tivesse tamanha magnitude de poder de um Super Saiyajin atual este deveria ser citado ao longo da História Universal de Dragon Ball não é o mesmo que atestar que o não ocorrido seja um erro. É apenas estranho.

Aquela história de que o filho de um Saiyajin é mais forte que o pai é besteira. É só ter como exemplo, o Saiyajin Bardock. Ele teve 2 filhos Raditz e Goku. Raditz é mais velho que Goku, e seu poder de luta é desprezível comparado ao de seu pai. Já Goku, tem um poder extraordinário. Até aí, tudo bem, porém Gohan, tem uma força descomunal, mas não maior do que a de seu pai, enquanto Goten, apesar de ter alcançado o nível Super Saiyajin facilmente, seu poder não supera o de seu irmão. Em suma, isto é tudo lorota e sem nexo.

Até hoje, muitos sites que possuem matérias sobre Níveis Saiyajin, definem exoticamente como níveis o “Majin Vegeta” e “Mistic Gohan”. Entretanto, devemos desconsiderá-los como tais. Por quê? Simples, Majin Vegeta foi apenas um “feitiço” que Babidi fez em Vegeta para manipulá-lo. O fato de ter aumentado força, não significa ser um nível real e natural. A verdade que Vegeta conseguiu alcançar o nível Super Saiyajin 2 graças ao feitiço de Babidi em liberar todo o seu poder oculto. O mesmo serve para Mistic Gohan, pois apesar dele adquirir a média de força quase equivalente ao nível Super Saiyajin 3, ele não alcançou por esforço e nem psicologicamente/ biologicamente. Foi Ro-KaioShin (o KaioShin velho) que elevou o poder de luta dele despertando todo o seu poder oculto, o que significa que qualquer outra pessoa poderia ter recebido este poder das mãos de Ro-KaioShin. Tanto que para utilizar todo o seu poder, bastava Gohan fazer o mesmo quando se transformava em Super Saiyajin.

Na versão americana de Dragon Ball Z, Vegeta conta que é a cada 3.000 anos o surgimento do Saiyajin supremo, enquanto na versão japonesa, Vegeta diz que surge a cada 1.000. Erro ou manipulação da dublagem.

Quando e como os Sayajins viraram Super Sayajins?

* Observações
. O estado Densetsu no Sûpâ Saiya-jin é filler do 8º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto : Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen).

. O nível Super Saiyajin 4 só existe em Dragon Ball GT.

. Gogeta só existe no 12º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto Fukkatsu no Fyūjon!! Gokū to Bejīta, “Dragon Ball Z: The Rebirth of Fusion!! Gokū and Vegeta) e em Dragon Ball GT.

Goku

Goku Super Saiyajin 1Super Saiyajin: Na saga de Freeza, Freeza mata Kurilin, o que desperta a ira de Goku, tornando-o um Super Saiyajin. Episódio de Dragon Ball Z 95; Mangá/ Capítulo 317.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Alcança treinando na Sala do Espírito e do Tempo, logo depois que Trunks e Vegeta saem da sala. Ele mostra para Gohan que tinha descoberto uma maneira de aumentar seus poderes. Episódio de Dragon Ball Z 165; Mangá/ Capítulo 387.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Mostra no mesmo momento em que mostra para Gohan que descobriu uma maneira de aumentar seus poderes com o Super Saiyajin Dai Ni Dankai, na Sala do Espírito e do Tempo. Episódio de Dragon Ball Z 165; Mangá/ Capítulo 387.

Super Saiyajin Full Power: Durante o treinamento na Sala do Espírito e do Tempo, com Gohan. Mas só vemos esse estado na saída dos dois da sala, no Episódio de Dragon Ball Z 168; Mangá/ Capítulo 390.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Nunca utilizou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2: Enquanto treinava no outro mundo, mas vemos pela primeira vez essa transformação durante a luta contra Majin Vegeta (Episódio de Dragon Ball Z 229, Mangá/ Capítulo 458). Porém, considerando o filler acerca do Torneio do Outro Mundo (final do episódio de Dragon Ball Z 198), vemos Goku se transformar em Super Saiyajin na luta contra Paikuhan, só que com os raios característicos do nível Super Saiyajin 2. Em compensação, no episódio de Dragon Ball Z 199, Goku não demonstra em nenhum momento estar como Super Saiyajin 2.

Super Saiyajin 3: Enquanto treinava no outro mundo. Porém, vemos esta transformação no momento em que Goku mostra para Buu todas as etapas do Super Saiyajin. Episódio de Dragon Ball Z 245; Mangá/ Capítulo 474.

Super Saiyajin 4: Em Dragon Ball GT, saga de Baby, Goku se transforma em um Oozaru ao olhar para a Terra (que estava com a iluminação semelhante a da lua), e logo depois em um Oozaru dourado. Quando vê sua neta Pan chorando, sua fúria se contém e ele recobra a consciência, que o leva a se transformar em Super Saiyajin 4. Episódio de Dragon Ball GT 34.

Vegeta

Super Saiyajin: Quando treinou na sala de gravidade, Vegeta ficou bastante forte, mas não o suficiente para se tornar um Super Saiyajin. Ele fica muito nervoso com isso… e essa mesma fúria que o leva a se tornar um Super Saiyajin. Episódio de Dragon Ball Z 129; Mangá/ Capítulo 343.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Alcança treinando na Sala do Espírito e do Tempo, mas só mostra no combate contra Cell. Episódio de Dragon Ball Z 155; Mangá/ Capítulo 377.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca apareceu, porém no anime ele cita que esse nível era inútil para o combate.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Nunca utilizou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2: Ele alcança esse estágio quando Babidi aumenta seu poder (Majin Vegeta). Episódio de Dragon Ball Z 229; Mangá/ Capítulo 456.

Super Saiyajin 3: Nunca alcançou, porém quando controlado por Baby, era evidente que tivesse alcançado tal nível, devido aos aspectos físicos e a força (nada oficial, apenas sugestivo).

Super Saiyajin 4: Em Dragon Ball GT, Bulma fez uma máquina emissora de raios lunares que o auxiliou na transformação em Super Saiyajin 4. Mas a máquina de Bulma só influenciou na transformação de Vegeta em Oozaru, porque ele não tinha cauda e nem havia mais a lua. Ele se transformou em Super Saiyajin 4 por si mesmo quando conseguiu se controlar. Episódio de Dragon Ball GT 59.

Mirai Trunks

Super Saiyajin: No 2º especial de TV de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Zetsubō e no Hankō !! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu), quando Gohan morre nas mãos dos Andróides, Trunks fica louco de raiva e acaba se transformando num Super Saiyajin. Porém no mangá, Mirai Trunks já era Super Saiyajin muitos antes de Mirai Gohan morrer combatendo os andróides A17 e A18. Entretanto, vemos essa transformação ocorrer pela primeira vez no embate de Freeza e Trunks (Episódio de Dragon Ball Z 120; Mangá/ Capítulo 331).

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Alcança treinando na Sala do Espírito e do Tempo, mas só mostra no combate contra Cell, já usando em seguida o Super Saiyajin Dai San Dankai. Episódio de Dragon Ball Z 162; Mangá/ Capítulo 386.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Mesma situação que no Super Saiyajin Dai Ni Dankai.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2: Nunca alcançou.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Mirai Gohan

Super Saiyajin: Na linha temporal de Mirai Trunks, Mirai Gohan foi o único dos guerreiros Z a sobreviver, pois todos os outros, inclusive seu mestre Piccolo Jr. e seu amigo Kurilin foram cruelmente exterminados pelos andróides. Foi devido a morte de seus amigos que Gohan alcançou pela primeira vez, nesta linha temporal, o nível Super Saiyajin. 2º especial de TV de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto : Zetsubō e no Hankō !! Nokosareta Chō-Senshi • Gohan to Torankusu).

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2: Nunca alcançou.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Gohan

Super Saiyajin: Quando estava treinando na sala do Tempo, Gohan se enfureceu pelo fato de que não era forte o bastante para ajudar seus amigos, o que levou o garoto a se tornar um Super Saiyajin. Episódio de Dragon Ball Z 160; Mangá/ Capítulo 382.

SuperSaiyajinGohanDragon Ball ZSuperSaiyaDensetsuCuriosamente encontraram na memória do jogo Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu (Super Nintendo) um sprite não utilizado de um portrait (retrato) de Gohan na forma Super Saiyajin.

Super Saiya Densetsu foi lançado no Japão no dia 25 de janeiro de 1992, enquanto a primeira aparição oficial de Gohan como Super Saiyajin só ocorreu alguns meses depois, no dia 14 de Julho de 1992, no capítulo 382 publicado na edição 32 da revista Weekly Shonen Jump daquele ano.

Como dito, o portrait não foi utilizado na versão final do jogo, portanto não há como saber quais foram as reais intenções da TOSE/ BANDAI na confecção deste sprite.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai:
Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Full Power: Durante o treinamento na Sala do Espírito e do Tempo, com Goku. Mas só vemos esse estado na saída dos dois da sala, no Episódio de Dragon Ball Z 168; Mangá/ Capítulo 390.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Nunca utilizou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2: Quando Cell matou o Android # 16. Episódio de Dragon Ball Z 184; Mangá/ Capítulo 409.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Trunks

Super Saiyajin: Tornou-se Super Saiyajin enquanto “brincava” com Goten (isso ocorreu antes do seu treinamento com Vegeta na Sala de Gravidade, onde Trunks se transforma em Super Saiyajin na frente de seu pai). Porém, vemos essa transformação ocorrer no Episódio de Dragon Ball Z 207; Mangá/ Capítulo 429, quando Trunks decide se transformar em Super Saiyajin para facilitar o pesado treinamento que realizava junto a Vegeta.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Goten

Super Saiyajin: Tornou-se Super Saiyajin enquanto “brincava” com Trunks (isso ocorreu antes do seu treinamento com Gohan). Porém, vemos essa transformação ocorrer no Episódio de Dragon Ball Z 206, Mangá/ Capítulo 427.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Goku Jr.

Super Saiyajin: Tornou-se Super Saiyajin quando um Javali gigante chamado DEMON LORD YAO, estava prestes a matar um urso que Goku Jr. havia feito amizade durante a sua jornada até a montanha Paozu em busca da esfera do dragão.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Gotenks

Super Saiyajin: Episódio de Dragon Ball Z 253; Mangá/ Capítulo 482.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Nunca utilizou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2:
Se foi capaz de alcançar nível Super Saiyajin 3, nada o impediria de alcançar este nível.

Super Saiyajin 3: Alcança na Sala do Espírito e do Tempo. Episódio de Dragon Ball Z 260; Mangá/ Capítulo 493.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Vegetto

Super Saiyajin: Episódio de Dragon Ball Z 269; Mangá/ Capítulo 504.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai:
Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Full Power:
Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Nunca utilizou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2:
Apesar do Daizenshuu afirmar que Vegetto aparece na série apenas como Super Saiyajin 1, os sons de descargas elétricas característicos do Super Saiyajin 2 acompanham o personagem.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou, porém Vegetto é fruto de uma fusão entre um Goku que pode alcançar o Super Saiyajin 3 e um Vegeta capaz de usar o Super Saiyajin 2.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou/ Nunca mais apareceu na série ou nos filmes.

Gogeta

Super Saiyajin: Ele já aparece como Super Saiyajin 1 logo após a finalização da performance da dança da fusão. 12º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Fukkatsu no Fusion!! Gokū to Vegeta).

udm_burst_15_gogeta_base gogeta_base

Curiosamente, a BANDAI chegou a lançar gashapons do Gogeta em sua forma base. Um deles foi lançado em 2015, sob o selo UDM Burst 15.

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Nunca alcançou/ Nunca utilizou/ Estado próprio de Brolly.

Super Saiyajin 2:
Possivelmente alcançou, considerando que o Gogeta que aparece no 12º filme de Dragon Ball Z é fruto de uma fusão de um Goku capaz de alcançar até mesmo o nível Super Saiyajin 3 e um Vegeta que alcançou o nível Super Saiyajin 2. Além disso, Gogeta em Dragon Ball GT alcança o Super Saiyajin 4, onde Goku e Vegeta previamente realizaram a fusão já no quarto nível Super Saiyajin.

Super Saiyajin 3:
Apesar de nada ser mencionado em filmes ou na série Dragon Ball GT (onde Gogeta de fato existe, sem ser um personagem filler oriundo de filme), não há nada que o impedisse de alcançar esse nível, face os mesmos motivos explicados quanto ao nível Super Saiyajin 2 alcançado por Gogeta.

Super Saiyajin 4: Logo após a fusão de Vegeta Super Saiyajin 4 e Goku Super Saiyajin 4, Gogeta já aparece também neste nível. Episódio de Dragon Ball GT 60.

Brolly

Super Saiyajin: Sem data definida, porém tomamos conhecimento da transformação no 8º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto : Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen).

Super Saiyajin Dai Ni Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou, se considerar que o estado Densetsu no Sûpâ Saiya-jin não é uma evolução do estágio Super Saiyajin Dai San Dankai.

Super Saiyajin Dai San Dankai: Nunca alcançou/ Nunca utilizou, se considerar que o estado Densetsu no Sûpâ Saiya-jin não é uma evolução deste estágio.

Super Saiyajin Full Power: Nunca alcançou/ Nunca utilizou.

Densetsu no Sûpâ Saiya-jin: Sem data definida, porém tomamos conhecimento deste estado que Brolly assume no 8º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto : Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen).

Super Saiyajin 2:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 3:
Nunca alcançou.

Super Saiyajin 4: Nunca alcançou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

27 Comentários

  1. Ken-Oh

    Bela teoria.
    Mas acredito q discutir a lenda do Super Saiyajin é algo bastante complicado devido a vastidão do universo Dragon Ball.
    A varios fatores a se considera quando for discutir isso como se vai considerar fillers, ovas, filmes, DBGT, Daizenshuu e etc.

    Querendo ou ñ varias pessoas já apresentaram ótimas teorias, assim como essa, mas o resulta era sempre um ponto de interrogação q só poderia ser respondido pelo próprio Toriyama.

    Tenho minha teoria também, mas assim como muitas ela ñ chega a lugar nenhum.

  2. bom, 3 super sayajin Full Power mal causaram danos nele na forma ssj restrito, goku precisou da força de 3 super sayajin full power + Piccolo, com o poder um super sayajin ou mais, sendo assim seria 55(provável tanto de vezes que o ssj 1 full power aumenta) continuando 55×4= 230x e goku deu um soco com toda força para conseguir atordoar ainda um soco com ki, e broly sem nenhuma defesa e após expelir muito do seu ki neles, oque o cansou, e o ssj 2 aumenta 2x a força do ssj 1 comum sendo assim 100x '-' logo brolly supera o ssj2 e quase chega ao 3. Outro detalhe, é quando Gohan usa o ssj 2 nele, e não o detêm mesmo com o gohan, trunks e kuririn.

  3. Leticia Luiziane

    eu não gosto do Super Saiyajin 4 por causa que esse nivel dó se existe no Dragon Ball GT

  4. Aí que está, o Vegeta na saga de Buu critica o poder baixo de Gohan contra Dabura. Nessa altura, Gohan era SSJ2 e Vegeta, apenas um SSJ.
    No filme de Dragon Ball Z – A Batalha dos Deuses, Vegeta conseguiu superar os poderes de Goku estando apenas como SSJ normal.

  5. Nossa, quase um TCC sobre esse Lendário Super Saiyajin, acha que é bem mais simples. Algum (Ou alguns) Saiyajins conseguiram se transformar um SSJ no passado. Para os outros Saiyajins que não se transformaram eles eram imbatíveis, e assim nasceu a lenda.
    E esses mesmos SSJ não encontraram os supremos senhores kaioh, ou mesmo Majin Boo e Dabura. Tirando os próprios SSJ, os únicos inimigos que demonstraram superar o nível de um SSJ1 foram os Andróides, Piccolo, Dabura e Majin Boo (Talvez um dos Supremos Senhores Kaioh). Os únicos que algum desse SSJ1 antigos poderiam ter confrontado são Majin Boo e talvez Dabura (Não sei o quão velho ele é, mas parece ser um desses caras que não envelhecem), o que provavelmente não ocorreu. Assim, se houve (E provavelmente houve) um ou mais Supersaiyajins pela história, ele(s) provavelmente seria o mais poderoso de sua época, ou pelo menos ele não enfrentou ninguém mais forte

  6. E sobre os filhos dos Saiyajins serem mais fortes, eu acredito que potencialmente sim.
    Na verdade, é dito por Nappa e Vegeta que aparentemente quando se cruza um Sayajin com um humano, o filho dos dois é potencialmente mais forte, e é mesmo.

    Gohan no final da saga de Cell, com apenas 9 anos demonstrou ser o mais forte de todos ali presente. Goku o superou pois treinou por 7 anos no outro mundo, enquanto Gohan não treinou nada.

    Trunks e Goten alcançaram o SSJ mais cedo ainda que Gohan, e assim como Gohan não treinaram nada depois. Assim, não evoluíram também, mas e se?

    O polêmico seria o Trunks do Futuro, pois esse treinou toda a vida (Ou até os 22 anos) e não superou seu pai ou Goku.
    Aí entra a questão que eu acho mais legal do Goku. O Goku era um gênio quando se tratava de evoluir e ficar mais forte. Tanto que mesmo Trunks e Vegeta treinando por mais de dois dias na sala do templo e Goku, juntamente com Gohan, por menos de um dia, não ficaram tão fortes quanto aos outros dois.
    O Gohan do futuro treinou por anos como Saiyajin e não superou os Andróides. Então logo se vê que tanto Gohan do Futuro, quanto Trunks do Futuro não desenvolveram bons métodos de treinamento e assim não evoluiram muito.

  7. Se prestar bem atenção os filhos dos saiyajins e humanos são mais fortes. É só comparar Gohan, Goten e Trunks com suas idades atuais com seus pais na mesma idade,

    Porém para que evoluam como seus pais devem manter um bom nível de treinamento.

  8. Danilo Coutinho Exato, mas juntamente creio que eles herdam um "defeito" humano: Preguiça, ou algo assim.
    Saiyajins puros como Goku e Vegeta amam lutar e quase tudo que tem em mente é ficarem mais fortes. Já os híbridos não nutrem desse hábito

  9. Matheus Guedes

    Danilo verdade com certeza no final do saga cell gohan era muito mais forte que o próprio goku e todos os outros guerreiros porem foi ultrapassado pelo trunks e o goten que se transformaram mais cedo do que ele.

  10. Vegeta loko

    Pra mim todos os tipos de Dragon Ball foram mal feitos ao não explicarem corretamente as transformações e ao não contar se ouve ou quem é o Lendário Super Saiyajin entre outrass coisas todo o conteudo sobre Dragon Ball e tão pequeno acho que Dragon Ball poderia ser melhor feito :)

  11. Se eu não me engano a transformação do Broly em SSJ1 é igual as outras no segundo filme do broly.
    O que acontece no primeiro filme é que ele está sendo controlado pela aquela jóia que ele tem na testa.
    Parece que ela tem poderes que atrapalham a transformação do Broly e por causa disso ele fica com aquele cabelo Azul (roxo em algumas cenas) e depois verde quando ele vira em Lendario Super Saiyajin.
    Quando ele vai pra terra no segundo filme os efeito do pdoer daquela jóia já não esta mas em seu corpo e ae ele vira um SSJ. comum e depois o LSSJ. de cabelos amarelos e não esverdeados.

  12. tenho uma teoria que o super sayajin 3 é uma versão bem mais velha de um super sayajin, como se goku tivesse aprendido envelhecer seu corpo como se pegasse emprestado poderes futuramente, o que explica por que ele fica tão sem energia e não consegue manter por muito tempo o sj3. e o sj3 do gotenks é só uma forma copiada, visto que personagens fundidos tem extrema facilidade em copiar e ser superior a técnicas. visto a fusão dos brincos que é extremamente superior a fusão da dança e vegeto consegue facilmente driblar as técnicas de majin boo.

  13. Mas mesmo no primeiro filme, ele se livra do controle do pai dele e os cabelos continuam esverdeados. E mesmo no segundo filme onde ele aparece, compare a coloração do cabelo dele com a dos outros SSJs. Continua mais esverdeada.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!