Comentários dos Produtores no Conjunto de 5 Discos da Coleção Dragon Ball e Dragon Ball Z Daizenshuu

DRAGON BALL & DRAGON BALL Z DAIZENSHUU – CONJUNTO DE 5 DISCOS (01 de abril de 1994)

Comentários dos Produtores

 

Não confunda isso com a série de guias de mesmo nome – o que estamos pegando aqui é o maior CD da franquia Dragon Ball (na época),  cobrindo uma ampla faixa de músicas vocais e de fundo da série em seus cinco discos. E o que se segue é a tradução dos comentários de 4 produtores da série no livreto que acompanha a coleção.

 

COMENTÁRIO DE YUU HAYAKAWA:

Sobre o conjunto deste CD

Dragon Ball, uma série épica que gira em torno de objetos de mesmo nome e retrata as grandes aventuras de Goku e outros personagens encantadores, possui um charme que se estende entre a história em quadrinhos original da Weekly Shonen Jump, escrita por Akira Toriyama-sensei e a série de televisão animada, com ambas ganhando popularidade cada vez maior, que continua até hoje.

Se você tem prestado atenção na série animada, o filho de Goku, Gohan, finalmente cresceu e se tornou um homem de coração puro e, junto com o resto dos Guerreiros Z que todos conhecemos e amamos, adentrou uma novíssima aventura, a “saga do colegial” atualmente em desenvolvimento.

Com o anime já no oitavo ano desde a transmissão do primeiro episódio de Dragon Ball, o plano com este conjunto de CDs é, mais uma vez, revisitar o mundo de Dragon Ball, que agora é rico em história, através de suas músicas.

Se eu fosse resumir a música de Dragon Ball em poucas palavras, como uma série que já dura oito anos, o número de trilhas musicais não é pouca coisa. Sem entrar nos temas principais do anime e dos filmes, os CDs Hit Song Collection, lançados em intervalos regulares desde o início de Dragon Ball Z e que já somam 15 no total, são álbuns conceituais de primeira linha, todos centrados em temas únicos, que tiveram um grande apoio dos fãs, algo pelo qual somos profundamente gratos.

O número de faixas já é considerável só de olhar para as músicas, mas também não podemos esquecer a música que tocou durante cada episódio do anime e cada um dos filmes (também conhecido como música de fundo, ou “BGM”), que serviu para aumentar a tensão da história. O responsável por fornecer essas trilhas maravilhosas é Shunsuke Kikuchi-san, que também forneceu a trilha sonora de tantas outras séries de animação e filmes de televisão que é impossível contar todos.

Em relação à música para a série de TV, normalmente, é composta e gravada em lotes antes da transmissão e depois selecionada do estoque e combinada com a filmagem finalizada. Com longos programas de televisão como Dragon Ball, a música não é gravada de uma vez; mais sessões de gravação são realizadas quando a série atinge marcos importantes. E no caso desta série em particular, também não podemos esquecer os habituais filmes. Cada novo filme tem uma música gravada especificamente para ele, mas essa música é posteriormente reutilizada para a série de televisão.

Eu acredito que agora você entendeu a vasta quantidade de músicas que foram compostas para Dragon Ball, certo? Esta é apenas uma curiosidade, mas adequada para um anime que continua conquistando popularidade cada vez maior em todo o mundo.

Pois bem, no que diz respeito a este conjunto de CDs, entre o vasto número de trilhas utilizadas ao longo da série, selecionamos aquelas que certamente deixaram a impressão mais profunda e as distribuímos em cinco CDs. Os discos 1 e 3 são coleções vocais. O Disco 1 inclui todas as canções feitas para Dragon Ball, enquanto o Disco 3 é uma coleção vocal de Dragon Ball Z. Além das inclusões óbvias das canções-tema de abertura e encerramento do anime, há também as canções usadas nos filmes e Especiais de TV, resultando na escalação que você agora tem em mãos. E não há dúvida da presença avassaladora de canções de Hironobu Kageyama-san. É simplesmente impossível não ficar fascinado por suas performances poderosas.

Nos três discos restantes, há muitas trilhas de música de fundo, algo que, até agora, não tínhamos sido abençoados com frequência. O disco 2 é uma coleção de músicas do anime Dragon Ball. A verdade é que já existe uma coleção de música extremamente rara para Dragon Ball: DB Ongakushuu (CX-7272), que foi colocada à venda logo depois que a série começou a ser exibida. Naquela época, era a época de ouro dos LPs. O disco de vinil incluía as peças produzidas durante a primeira sessão de gravação, que depois eram compiladas em suítes, mas seu principal argumento de venda era a utilização de versões em estéreo das várias trilhas. Isso porque nem mesmo a Toei possuía as versões estéreo das trilhas da primeira sessão de gravação.

O disco 4 é uma coleção de músicas do anime Dragon Ball Z. Dois CDs com músicas do “Z” já haviam sido colocados à venda, mas consistiam inteiramente em músicas novas feitas para os filmes; não houve lançamentos com a música composta para a série de TV. Este CD inclui não só isso, mas também a nova música composta para a nova série. Porém, é claro, também incluímos a música do filme que também causou uma impressão profunda quando foi reutilizada na versão para TV.

Por último, o Disco 5 consiste inteiramente em trilhas compostas para os filmes de ambas as séries de TV: há a trilha musical dos três antigos filmes de Dragon Ball e é a primeira vez que a trilha do último filme do “Z”, A Galáxia em Perigo, foi lançado em formato de CD. E embora seja verdade que você pode ouvir a faixa de música independente incluída no lançamento LaserDisc dos filmes de Dragon Ball, é impossível superar a simplicidade e conveniência de um CD. Além disso, produções recentes tiveram suas músicas gravadas em formato estéreo, então para poder curtir a música de uma forma que se assemelhe tanto quanto possível à gravação original, o formato em CD é realmente indispensável, por isso decidimos fazer o conjunto de CDs que você agora tem em mãos.

Além disso, em relação aos números “M” atribuídos à música da série Dragon Ball, existem dois sistemas de numeração separados: o usado durante a gravação e o criado por Shigeru Miyashita-san, que supervisionou a seleção musical para o anime de TV. Para evitar confusões, informamos que a numeração utilizada nesta cartilha será uniformemente a última.

Todos nós aqui na equipe de produção nos esforçamos para fazer um conjunto de CDs que contasse a história de Dragon Ball através de uma perspectiva musical, mas com um mundo tão detalhado, não havia absolutamente nenhuma maneira de contar tudo com apenas cinco CDs.

Enquanto a série Dragon Ball continuar, através dos quadrinhos e da série animada, provavelmente haverá planos para novos conjuntos de CDs. Nós aqui na equipe de produção continuaremos orando pela boa saúde da equipe da Toei Animation, assim como do Toriyama-sensei.

 

COMENTÁRIO DE KOUZOU MORISHITA:

Uma abordagem direta e constante!

Quando entrei em Dragon Ball, assumi o cargo de Keizou Shichijou-san, que era o produtor na época, e trabalhamos juntos em algumas dezenas de episódios da última metade da série.

Em relação a Dragon Ball Z, passaram-se apenas cerca de dois meses e meio entre a serialização do mangá original e a transmissão desse material de história na série de animação. Isso é quase simultâneo, ainda mais rápido do que o ritmo de publicação dos volumes encadernados. Como criadores, isso é muito difícil. Dito isso, acho que essa sensação de valorizar a obra original enquanto ela ainda está fresca pode ser uma das razões pelas quais a adaptação animada funcionou tão bem.

Sempre produzimos o anime com uma abordagem constante e direta. É uma questão de saber o que o público quer ver. Uma vez que na televisão não podemos simplesmente usar vagarosamente uma estrutura de quatro atos, como nos filmes, temos absolutamente que ter uma enxurrada de coisas legais, uma após a outra, e é por isso que acho impossível ficar entediado com o anime.

Kikuchi-san trabalhou em muitas séries da Toei, mas ele realmente é um ótimo técnico, não? Seu estilo musical não é apenas direto; ele também pode transformar uma única melodia em algo com um tom de suspense ou calmaria à vontade, apenas mudando a composição do instrumento. Kikuchi-san dominou essa técnica em um estágio muito inicial, então não se poderia dizer que ele é uma autoridade absoluta? Se contarmos apenas as músicas do “Z”, ele já compôs cerca de 400 peças diferentes, mas se também incluirmos Dragon Ball, teremos um número absurdamente alto. Precisamente por ter composto tantas trilhas, que ele é capaz de usar livremente uma variedade de padrões da música contemporânea, então é realmente incrível.

Em Dragon Ball Z, quase todas as músicas-tema principais são cantadas por Hironobu Kageyama-san. E se for Kageyama-san, então posso me sentir completamente à vontade, musicalmente falando. Foi o mesmo com Saint Seiya, outra série em que trabalhei. Bem no início de “CHA-LA HEAD CHA-LA”, há um verso que diz “Rompendo as nuvens brilhantes(…)” que não poderia ser cantado dessa forma por alguém com uma habilidade comum em canto. E também com a nova música tema de abertura, “WE GOTTA POWER”, acho que ninguém além de Kageyama-san poderia cantar essa música corretamente. Na verdade, ele é tão talentoso e animado que é perfeito para começar com força assim que o relógio chega às 19h00 (risos)

A razão pela qual Dragon Ball se tornou uma série tão duradoura é porque o mangá original tem uma imensa quantidade de reviravoltas na trama. Se não fosse por isso, as pessoas teriam desistido há muito tempo. É tudo uma questão de ter um mundo atraente e um elenco colorido de personagens. Como um dos fãs que se apaixonou pelo mundo de Akira Toriyama, estou esperando ansiosamente que o sensei continue a desenhar ainda mais, para que haja personagens ainda mais poderosos e para que o mundo de Toriyama cresça ainda mais. Se pudermos ter isso, então também queremos continuar com o anime.

Este conjunto de CDs não é o fim, então eu gostaria que Kikuchi-sensei e Kageyama-san continuassem trabalhando duro para que possamos fazer um segundo volume. (risos)

 

COMENTÁRIO DE SHIGERU MIYASHITA:

Algo além do 100%

Tenho trabalhado como Supervisor de Seleção Musical para as trilhas de Kikuchi-san, como as de Tiger Mask, desde os primeiros anos da Toei Animation. Recentemente, tanto o produtor quanto Kikuchi-san me pediram para ficar encarregado de Dr. Slump e Dragon Ball, um após o outro.

Durante a transição de Dr. Slump para Dragon Ball, o produtor Shichijou-san pediu veementemente que eu continuasse a trabalhar com Kikuchi-san. Kikuchi-san marcou muitos dos programas que Shichijou-san produziu. E Shichijou-san é um indivíduo único, então durante as reuniões, as coisas que ele está imaginando em sua cabeça começam a transbordar e ele começa a cantar na frente do compositor. (risos) Isso inevitavelmente coloca Kikuchi-san em apuros, então houve momentos em que ele apenas respondeu: “Por que você simplesmente não compõe, então?” (risos) Há muito tempo que a equipe da Toei Animation realmente gosta das trilhas de Kikuchi-san, então ele começou a fazer muitas delas. Como compositor, ele basicamente assumiu uma era inteira de animes da Toei.

Talvez seja porque Kikuchi-san está acostumado a isso, mas se houver necessidade de uma trilha com uma sensação de mal-estar, a maneira como ele compõe a música pode fazer até uma trilha que parece calma no início gradualmente assumir aquela sensação de mal-estar, embora não fazendo muitas músicas onde a melodia muda completamente, então é muito fácil de usar. Por exemplo, se solicitado a fazer uma trilha curta, mas impactante, para o subtítulo, é exatamente isso que ele oferece, então fica realmente fácil para eu trabalhar. Ele realmente é alguém que leva em consideração o trabalho dos outros.

Também temos usado frequentemente as trilhas dos filmes em conjunto com as peças compostas para a série de televisão, mas agora que entramos na nova série (saga Boo), também temos o tema de Son Gohan e uma série de variações dos novos temas de abertura e encerramento, e é por isso que as novas trilhas receberam um toque mais escolar.

Quando se trata das sessões de gravação, eu estou lá para quase todas elas. Há momentos em que peço coisas de Kikuchi-san, mas talvez não devesse. Como, por exemplo, tornar a melodia mais intensa, ou tornar o crescendo mais vigoroso. Quer seja uma bênção ou uma maldição, também posso ler partituras, por isso mesmo às vezes pedirei que ele balance o bastão de uma maneira específica.

Quanto a nós aqui na equipe de Supervisão Musical, que trabalhamos no espaço entre a filmagem e a música, combinamos habilmente as falas, a música e os efeitos sonoros, que por si só funcionam a 100% do desempenho, e os aproximam a 200%. Mas acredito que todos vocês já sabem disso. E não é apenas a música: seja a equipe de efeitos sonoros ou os atores de voz, por si próprios, eles não podem trazer mais do que 100% de desempenho. E quando eles são reunidos, muitas vezes eu penso: “Ah, esse tipo de música também poderia ter ido muito bem aqui”. Se você apenas misturar peças musicais aleatórias, não obterá necessariamente os resultados ideais. É isso que procuro levar em consideração.

(27 de dezembro de 1993, em meu escritório)

 

PERFIL DE SHIGERU MIYASHITA:

Nasceu em Asakusa, Tóquio. Filho de uma família de médicos, o seu plano inicial era também ser médico, mas no meio do caminho entrou ramo da música. Ele aprendeu composição musical depois de se inscrever no curso de Música na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nihon. Após a formatura, fundou a produtora musical Screen Music e teve seu primeiro trabalho de seleção musical com as produções cinematográficas do Estúdio de Tóquio da Toei Company. Ele também foi um compositor muito ativo e forneceu uma série de trilhas para produções, como os curtas-metragens feitos pelo departamento de Filmes Educacionais da Toei Company. Também cuidou do arranjo do jingle do famoso comercial Bunmeido Castella.

Depois de deixar o Screen Music, assinou contrato com a Toei e ficou responsável pela seleção de músicas para programas como Shounen Ninja Kaze no Fujimaru e Ookami Shounen Ken. Mais tarde, mudou-se para o estúdio recém-estabelecido, TAVAC (Toei Audio Visual Art Center).

Atualmente, ele é o presidente do Video Music Office. Através de seu trabalho de composição e seleção de músicas, continua a dar vida a uma série de programas como uma das figuras mais importantes na produção musical.

 

COMENTÁRIO DE SHUNSUKE KIKUCHI:

Aonde isso vai parar?

Dragon Ball foi a série em que trabalhei depois de Dr. Slump – Arale-chan. Lembro-me que o pedido para compor a música de fundo veio porque eu tinha acabado de trabalhar na adaptação animada de outra série de Akira Toriyama-san, e como ela foi tão bem (também no lado musical das coisas), fui encarregado desta também. O mangá original também é assim, mas o mundo de Dragon Ball é extremamente alegre e animado e não houve muitas séries animadas como essa até agora, então achei que compor a trilha sonora deveria ser divertido.

Em relação a quaisquer características distintivas entre Dragon Ball e Dr. Slump – Arale-chan, uma vez que o compositor é o mesmo, inevitavelmente haverá semelhanças, mas antes, a personagem principal era uma menina, e tentei focar no fato de que o protagonista desta vez é um menino ainda mais animado e adorável. No início, a série tinha um toque chinês, mas me disseram para não me concentrar muito nisso e apenas trazer à tona uma atmosfera de uma terra misteriosa e desconhecida.

Normalmente, os episódios de séries animadas televisivas duram cerca de 30 minutos. Com esse tipo de tempo de execução, se eu fosse usar trilhas longas, não haveria lugar para usá-las, então normalmente componho peças que têm cerca de um minuto e meio a dois minutos. No caso de Dragon Ball, como a história é tão acelerada, conversei com Shigeru Miyashita-san, que é o responsável pela seleção de músicas, e percebemos que as faixas provavelmente nem precisariam chegar à marca de 1 minuto.

Em vez de focar no comprimento, provavelmente deveríamos nos concentrar na quantidade. Sempre que estou encarregado de compor algo para a Toei Animation, peço que Miyashita-san se encarregue da seleção das músicas. Afinal, ele foi meu calouro na Universidade Nihon. O próprio Miyashita-san é um compositor e ele realmente compreende os meus pontos de vista, por isso sempre me sinto seguro deixando as coisas por sua conta.

Quando a história mudou para Dragon Ball Z, as apostas aumentaram e os inimigos de Goku foram de locais para internacionais, e agora até interplanetários. Aonde isso vai parar? (risos) A série realmente percorreu um longo caminho. No início, pensei que a história iria acabar assim que eles juntassem todas as Esferas do Dragão. Eu me considero sortudo pelas séries em que trabalho tenderem a ser longas. Se me disserem que terá apenas uma temporada, provavelmente acabará sendo bem longa.

Nessa nova série (saga Boo), fiz vários arranjos musicais dos temas principais. Essas canções não foram compostas por mim, então, como elas têm melodias que eu não teria inventado, isso traz alguma variedade musical para o anime.

Sou extremamente grato a todos os fãs que gostaram das músicas que compus e até chegaram a comprar este conjunto de CDs. Dragon Ball continuará no ar, então eu quero continuar fazendo músicas que sejam divertidas de várias maneiras diferentes.

(22 de dezembro de 1993, em minha residência pessoal)

 

PERFIL DE SHUNSUKE KIKUCHI:

Nasceu na cidade de Hirosaki, província de Aomori. Depois de se formar no curso de Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Hirosaki, matriculou-se no curso de Música na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nihon e aprendeu composição musical.

Ele estreou como compositor de cinema em Hachinin-me no Teki (八人目の敵), lit. “O Oitavo Inimigo”; de Hajime Satou. Desde então, ele continuou a compor música para filmes cinematográficos, filmes de televisão e produções de animação, e o número de obras para as quais ele contribuiu até agora é facilmente superior a 300.

Além de Dragon Ball e Kamen Rider, pelos quais ele é famoso, também teve suas mãos em várias outras séries, como Tiger Mask, Getter Robo, Doraemon, G-Men ’75 e Stewardess Monogatari.

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