Dr. Slump Mechanko Talk (Parte 1) – Mesa Redonda com Toriyama, Torishima e Matsumoto

Dr. Slump Mechanko Talk (V-Jump de fevereiro de 1993)

Parte 1: Trabalho original, quadrinhos, mesa redonda com o criador do fã-clube

Uma divertida mesa redonda sobre as “origens” de Akira Toriyama

TUDO COMEÇOU COM DR. SLUMP

O mundo de Akira Toriyama floresceu com Arale-chan! Uma história secreta sobre os três, que trabalharam alegremente em vários empregos durante Dr. Slump!

Akira Toriyama

Depois de deixar seu emprego como designer em uma agência de publicidade, se inscreveu no Prêmio Mensal de Mangá da Weekly Shonen Jump. Estreou na revista com Dr. Slump. Depois, trabalhou incansavelmente no design dos monstros de Dragon Quest e no mangá DRAGON BALL. Ele tem uma reputação por suas habilidades de desenho e senso de humor.

Kazuhiko Torishima

Atualmente é editor-chefe da Weekly Shonen Jump. O primeiro editor encarregado de Akira Toriyama. Foi responsável por Dr. Slump e Dragon Ball. O rival destinado de Akira Toriyama, que se vingou de seus “rejeitado” tornando-o o modelo para o malvado Dr. Mashirito.

Tsuneo Matsumoto

Um fanático por músicas que atuou como presidente do fã-clube dos Beatles. Graças ao seu know-how, ele foi nomeado presidente da Sociedade de Preservação Akira Toriyama pelo Sr. Torishima. Isso o levou a entrar no mundo dos jogos, e hoje ele é conhecido como um dos V Jan-Brothers.

 

PRIMEIRA ABORDAGEM SOBRE TORIYAMA E DR. SLUMP

 

Toriyama: Por que você iniciou a Sociedade de Preservação ao Akira Toriyama, Matsumoto-kun?

Matsumoto: Eh! Torishima-san me perguntou se eu queria tentar, não é? Ele também disse que queria deixar o legado dos fãs para os artistas de mangá.

Torishima: Ah, foi por isso? (risos) Então, como o Toriyama-kun se sentiu quando o fã-clube foi formado?

Matsumoto: Ah, decepcionado. (risos)

Toriyama: Fiquei um pouco envergonhado. Era um fã-clube cujo tema era preservar não o trabalho em si, mas a mim como indivíduo.

Torishima: Isso, eu lembro agora! (risos) Toriyama era tão raro que ele senti que deveríamos preservá-lo. (risos)

Matsumoto: Na verdade, quando o conheci, não o via como um grande mangaká que se tornou um fenômeno social.

Torishima: Ah, não digo isso de forma negativa. (risos) Embora eu já fosse editor há muitos anos, essa era uma pessoa que nunca havia conhecido antes. Ele é teimoso de várias maneiras estranhas. Para ser franco, acho que ele é um homem muito particular.

Toriyama: Parecido com o Yasosuke Bandou, né! (risos)

Torishima: Hmm. Isso é engraçado (risos).

 

COLOQUEI MEU CORAÇÃO E ALMA DESENHANDO TODOS OS DIAS!

 

Torishima: Pensando bem, ele era tão meticuloso que desenhou sem usar um assistente, não é?

Toriyama: Errado. Eu não sabia que poderia usar um assistente… Ficava me perguntando como outras pessoas conseguiam desenhar tão rapidamente.

Matsumoto: Esse tipo de simplicidade é legal.

Toriyama: Por cerca de meio ano após começar a serialização, minha família me ajudou a colorir. (risos)

Torishima: Hã!? É mesmo! Mas naquela época, até o terceiro volume dos quadrinhos, cada capítulo tinha um conteúdo bem denso.

Toriyama: Mas eu estava sofrendo de privação de sono, dormindo apenas 20 minutos a cada 6 dias, e me sentia um pouco eufórico todos os dias. Sinto que poderia ter produzido melhores resultados…

Matsumoto: Além do mais, você desenhava vários quadrinhos de histórias curtas, né.

Torishima: Acho que é por ter continuado a trabalhar num ramo tão exigente que o conhecimento que adquiri é útil hoje. O mesmo vale para Toriyama-sensei e Matsumoto-kun também.

Toriyama: É verdade que pintar de preto se tornou um processo mais rápido. (risos)

Matsumoto: É seguro dizer que a criação do Boletim Informativo da Sociedade de Preservação se tornou a base de tudo o que acontece na minha empresa.

 

UM MANGÁ ONE-SHOT CÔMICO CRIOU SEU PRÓPRIO MUNDO

 

Toriyama: Porém, é verdade que consegui desenhar meu próprio mangá porque era muito difícil. Ficava desapontado uma vez a cada três obras. Não tinha escolha a não ser desenhar honestamente e do meu próprio jeito.

Torishima: É verdade que se você continuar sendo rejeitado, irá liberar sua energia interior e sua visão de mundo ficará mais clara.

Matsumoto: Dragon Ball também teve uma série de fracassos?

Torishima: Não, pedi ao Toriyama-kun para experimentar pela simples razão de que ele gostava de Kung Fu. (risos)

Toriyama: Por favor, não me peça mais isso. É difícil inventar histórias assim.

Torishima: No entanto, o one-shot Dragon Boy, que é a base de Dragon Ball, foi muito popular entre os leitores e expressava com sucesso o mundo de Dragon Ball e o estilo de Toriyama-sensei.

Matsumoto: Na Sociedade de Preservação, uma garota fã da Arale-chan reclamou da temática ser sobre Kung Fu, mas depois que o trabalho se popularizou, o número de novos fãs aumentou.

 

O MUNDO DE AKIRA TORIYAMA SE TORNOU CADA VEZ MAIS NOVO

 

Toriyama: Mesmo que digam “meu mundo”, não é bem assim. Como sou uma pessoa um pouco excêntrica, estou sempre pensando em como posso trair as expectativas dos leitores. Por exemplo, o personagem principal se casa repentinamente.

Matsumoto: É isso que torna divertido para os leitores.

Torishima: Editar não é divertido (risos). Não há certeza de se os leitores vão realmente gostar. Se você ficar sem tempo para enviar seu manuscrito e não tiver certeza do que fazer, você terá problemas porque ele poderá receber críticas surpreendentemente boas.

Matsumoto: Pensando bem, a atmosfera da história mudou a partir do aparecimento de Piccolo Daimaoh.

Torishima: Tornou-se um caminho bastante sério, né? O estilo da pintura também mudou.

Toriyama: Mudou completamente se comparado a Dr. Slump. Considerando a atmosfera da história, as linhas angulares são definitivamente melhores.

Matsumoto: Bem, as histórias de Toriyama-sensei são divertidas, seja Dr. Slump ou Dragon Ball.

Torishima: É realmente um mangá que toda a família pode curtir. Especialmente o Dr. Slump na Jump.

Matsumoto: Sim, estou ansioso pela nova série, pensando que poderei vivenciar novamente o mundo divertido das obras únicas de Dr. Slump com todos.

Toriyama: Mesmo que seja uma história nova, acho que você ainda vai gostar, então leia se tiver tempo.

Torishima: Ah, não seja tão modesto. Pessoas que nunca leram Dr. Slump, esta é a história de Arale-chan, que em certo sentido é mais poderosa que o Goku. Por favor, aproveitem sem lógica!! Conto com vocês!!

 

Scans:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!