Dragon Ball Daizenshuu 4: Guia do Mundo – Introdução, Super Entrevista e Os Melhores de Akira Toriyama

Dragon Ball Daizenshuu 4: Guia do Mundo (04 de outubro de 1995)

Introdução + Super Entrevista + Os Melhores de Akira Toriyama

INTRODUÇÃO POR AKIRA TORIYAMA:

Parece que o quarto volume é um “guia do mundo” de Dragon Ball. Acho que toda a equipe trabalhou muito, principalmente nos layouts dos edifícios, nos mapas e outros detalhes. Além de desenhar coisas descuidadamente no improviso, há muitas coisas que nem eu tinha determinado com precisão. Será que não ficaram um pouco fartos de como as coisas não funcionavam de forma consistente? Eu sinto muito.

— Akira Toriyama

 

SUPER ENTREVISTA COM AKIRA TORIYAMA:

4ª Rodada – Um Mundo Onde Tudo Pode Acontecer

O mundo de Dragon Ball que Akira Toriyama criou, onde Goku, Vegeta, Bulma, Piccolo e os outros atuavam, tinha uma perspectiva peculiar sobre o mundo, o universo, a vida e a morte. Akira Toriyama fala sobre os segredos do mundo Dragon Ball, um mundo pelo qual os leitores podem sentir até uma certa nostalgia.

Como o quarto Daizenshuu de Dragon Ball é um guia do mundo, pensei em concentrar minhas perguntas em discutir sobre o mundo de Dragon Ball. Em primeiro lugar, a Terra que aparece em Dragon Ball é consideravelmente diferente da Terra real.

Sim, os mangás que desenhei até agora são todos mundos que não estão em lugar nenhum, desde o primeiro trabalho que fiz. Com a Vila Pinguim também, embora se diga que é a Terra, você não sabe onde está localizada… Cashman (publicado na V-Jump) se passava em um mundo um pouco realista, mas tinha a sensação de não estar em nenhum país específico.

Por que escolhe colocá-los em mundos que não estão em lugar algum?

No fim das contas, porque é mais fácil. Com praticamente tudo, escolho meus critérios com base no que pode ser fácil. Se eu fizesse do mundo real o cenário, teria que desenhar olhando para materiais de referência, para coisas como edifícios e veículos. Quando você faz isso, as pessoas reclamam, mesmo que esteja só um pouco estranho.

Acho que normalmente seria mais fácil desenhar se você tivesse materiais de referência…

Você acha? Além de não ter que olhar para materiais de referência, se eu desenhar uma história onde decido livremente o cenário, então acho que a estou ambientando em um mundo que não está em lugar nenhum.

Você nem olha materiais de referência para o cenário?

Praticamente não. Embora a princípio eu tenha dado uma olhada em edifícios chineses e coisas assim. Quando a serialização começou, eu queria mudar completamente a imagem do que havia feito até então em “Dr. Slump”. Já que “Dr. Slump” tinha um toque da costa oeste americana, desta vez eu queria mudar isso completamente e torná-lo oriental. Naquela época, minha esposa estava interessada na China e eu desenhava olhando os livros de fotografias chinesas que ela comprava.

Depois, também com a área do Torneio de Artes Marciais, me esforcei muito para desenhá-la. Antes do início da serialização, minha família e assistentes foram para Bali. A Ilha Papaya, onde o torneio é realizado, é totalmente inspirada em Bali. Consultei bastante as fotos que eles tiraram na viagem, e consegui pensar nos prédios e tal. Por causa disso, foi incrivelmente difícil. (risos) Porque depois tive que desenhar os terrenos do Torneio de Artes Marciais inúmeras vezes. Naquela época eu tinha que consultar materiais de referência. (risos)

Houve algum cenário depois disso para o qual você consultou materiais de referência?

Sim… embora não tenha tido muitos depois disso… Ah, é mesmo, o lugar onde a nave de Babidi foi enterrada, consultei um livro de fotos sobre a África para isso. Eram fotos que davam uma sensação de natureza selvagem incrível, então desenhei um arranjo disso. Na segunda metade (da obra), os cenários estavam repletos de natureza selvagem, por isso foi difícil desenhá-los de forma distinta.

Olhando para eles com isso em mente, mesmo que todos pudessem ser chamados de selvagens, cada um deles se tornou uma paisagem diferente.

É isso aí. Tentei dar a eles cenários diferentes a cada vez, mudando coisas como as formas das rochas ou das montanhas ao longe. Pensei muito nesse quesito. Eu tinha que saber o quanto seria diferente dos lugares anteriores, afinal, ter o mesmo cenário não seria bom

Ao longo da história, áreas selvagens onde ninguém vivia apareceram por toda parte.

Afinal, seria complicado se Goku e os outros lutassem no meio de uma cidade. Eu teria que desenhar as pessoas que moravam na cidade e os prédios seriam destruídos. É por isso que sempre que estavam prestes a lutar, Goku e os outros queriam ir para algum lugar selvagem onde não ninguém morasse. (risos) Eles apenas usariam o Bukujutsu para voar, como se tivesse sido combinado com antecedência.

Agora que você mencionou, depois que Goku e seus aliados aprenderam o Bukujutsu e foram capazes de voar, avançar na história tornou-se muito fácil.

Como assim?

Porque todos passaram a poder voar para qualquer lugar. É por isso que pensar no desenvolvimento da história se tornou fácil e, acima de tudo, o progresso da história tornou-se rápido. Mesmo olhando com as fotos em mente, consegui mostrar as coisas de um ângulo que contemplasse a paisagem. Foi também por isso que apresentei inicialmente a Nuvem Voadora. Até então, eles tinham que trazer aviões, automóveis e coisas do gênero, um por um, e isso era muito cansativo.

Então eu acho que o Teletransporte seria o ápice disso.

Sim, isso mesmo. Ele foi para o planeta do Sr. Kaioh e para a Nova Namekusei com isso. Depois que se tornou capaz de executar o Teletransporte, as variações no estilo de luta de Goku também aumentaram.

Imagino que pensar nas cenas de batalha sempre era difícil.

Sim. Com as batalhas também, eu não poderia fazer com que eles fizessem a mesma coisa todas as vezes. Já era legal no começo quando Goku era pequenininho, mas na segunda metade, quando as batalhas começaram a aumentar gradativamente, pensei em técnicas cada vez mais incríveis. É por isso que foi divertido desenhar a luta de Majin Boo e Gotenks. Eu inventei técnicas estranhas no espírito de um mangá de comédia (risos)

Como você pensa nos nomes dos ataques especiais?

Na verdade, não gosto muito de dar nomes às técnicas. Em uma batalha de vida ou morte, não há como dizer o nome de cada técnica. Você seria finalizado enquanto gritava o nome da técnica. (risos) Mas o meu editor me disse que era melhor dar nomes às técnicas. Foi minha esposa quem deu o nome ao Kamehameha. Eu estava preocupado, dizendo: “O ataque especial do Mestre Kame deveria ser tipo: isso-e-aquilo ha, isso-e-aquilo ha…” e ela disse: “Kamehameha não seria uma boa?”. Era bom, bobo e se encaixava perfeitamente no humor do Mestre Kame.

Para os nomes das técnicas além do Kamehameha, eu mesmo pensei em todas elas. Dei a elas nomes que pareciam que aquele personagem em particular iria pensar. Então, com alguém como Vegeta, ele não nomearia suas técnicas em inglês? (risos) As técnicas de Piccolo eram refinadas, usando kanji.

Falando no Piccolo, você pensou desde o início em sua origem como um alienígena Namekuseijin?

É claro que não pensei em nada disso (risos). Com os Saiyajins foi o mesmo. Quando pensei na cauda de Goku e no Oozaru, não pensei que ele fosse um alienígena nem nada do tipo. Piccolo também. Porque pensei nisso quando Kami apareceu.

Depois disso, pensei bastante para que fosse consistente. Por exemplo, a cadeira em que o Patriarca de Namekusei se sentava era similar à cadeira em que Piccolo Daimaoh estava sentado quando apareceu pela primeira vez. Faltavam apenas os crânios.

Entendo! Pensando bem, ela tinha o mesmo formato.

Eu pensei que, já que Piccolo Daimaoh certamente ainda tinha algumas lembranças de quando estava em Namekusei, ele não faria esse tipo de cadeira? Então pensei nas formas dos edifícios e naves espaciais de Namekusei usando o design da cadeira de Piccolo Daimaoh. Quando eles foram para Namekusei, me disseram que seria um fracasso ir para o espaço em um mangá shounen. Então, ao pensar no cenário de Namekusei, tentei torná-lo precisamente consistente.

Além de Namekusei, o Outro Mundo foi outro lugar além da Terra que se tornou um cenário da história. Que tipo de estilo você pensou para o Outro Mundo?

Para o templo de Kami-sama, eu dei um sentimento comparativamente misterioso, mas por outro lado pensei que seria bom que o Outro Mundo fosse realista. Então Enma Daioh e os oni usavam ternos como assalariados. Acho que você pode ver isso olhando o mapa-múndi deste livro, que existe uma coisa chamada aeroporto para o Paraíso. A ideia é que todas as pessoas que vão para o Paraíso têm que ir de avião. Este mapa completo era originalmente uma informação de fundo que desenhei a pedido do pessoal do anime, mas aproveitei a oportunidade para adicionar o Mundo dos Kaiohshins, que não estava incluído no mapa completo antes, para torná-lo perfeito. Na verdade, esse mapa-múndi completo é algo que fiz depois de terminar de desenhar a história, para deixar tudo consistente. (risos) Eu penso na história com antecedência e depois crio a informação de fundo do mundo para ser consistente com ela. Acho que se eu fosse um cartunista normal que fizesse as coisas corretamente, pensaria primeiro nas informações básicas e depois inventaria a história. Dizendo isso, você poderia pensar que eu realmente não penso em nada. Eu tenho uma imagem vaga, antes mesmo de criar a história. (risos)

Mesmo que uma pessoa normal fizesse isso de forma consistente, você certamente conseguiu se sair bem. Ao ouvi-lo falar, fiquei com vontade de espiar dentro da sua cabeça. Muito obrigado por hoje.

(24 de julho de 1995, no Salão Turístico da Cidade de Kanazawa)

 

OS MELHORES DE AKIRA TORIYAMA

Seção de Personagens

Se você fosse desenhar outro “Dragon Ball”, quem seria o protagonista?

Mr. Satan
“Mr. Satan seria aquele que eu gostaria de transformar no protagonista. Que tal um mangá de comédia com ele e Boo?” O campeão mundial de luta livre, Mr. Satan. Estreando na segunda metade da história, ele é um personagem fofo que decolou sozinho. Seria bom se esse mangá cômico se tornasse realidade!

Quem você gostaria como seu filho? Quem iria querer como seu pai?

Como filho: Dende
“Ele é sério e pode curar seus próprios ferimentos. Mas ele parece um pouco estranho, então acho que ele seria zoado na escola. ”

Como pai: Bulma
“Eu seria muito rico, e ficaria relativamente bem sozinho.” E, além disso, ele seria um gênio.

Quem parece que viverá mais e quem parece que morrerá mais cedo?

Parece que vai viver por muito tempo: Mestre Kame
“Parece que ele viverá por um tempo surpreendentemente longo.” Ele certamente parece ser o personagem mais feliz.

Parece que vai morrer cedo: Vegeta
“Todo mundo morre em algum momento, mas Vegeta parece ter pressão alta, então provavelmente irá morrer de repente.”

Se você reencarnasse, quem gostaria de ser?

Trunks
“Seria bom ser o Trunks que não tem um passado doloroso. Eu seria rico, poderia comprar muitos brinquedos e seria muito forte. É assim que parece superficialmente.”

De todos os seus personagens, qual é o mais (em branco)?

Legal: Goku
“Acho que o Goku.” O sempre puro e mais forte do universo. Afinal, Goku é o número 1!

Gourmet: Satan
“Tenho a sensação de que ele come muito bem. Ele é de alta classe, mas do tipo legal.”

Tímido: Piccolo
“Eu sinto que os Namekuseijins são basicamente uma raça tímida.”

Na moda: Trunks
“Pensei que seria a Bulma, mas depois que ficou velha, ela se vestiu fora de moda.”

Travesso: Mestre Kame
“Claro que teria que ser esse cara.” Sua perversidade foi o fator decisivo?

 

Seção de Cenários

De quais cenários você gosta do ponto de vista do design?

1 – Torre Karin
“Meu favorito é a Torre Karin. Um local construído em cima de um pilar fino é interessante mesmo se visto do centro da imagem. É bom, embora transmita uma sensação de desequilíbrio. Gosto muito de construir designs como este, que não poderiam existir na realidade.”
2 — Templo de Kami-sama
“Há algo interessante nos lugares que flutuam no ar. Também gosto de lugares com formatos incomuns.”

Se você fosse viajar, para qual lugar gostaria de ir?

1 — Templo de Kami-sama
“Com certeza, o templo de Kami-sama. Só para ver. Quero ver o que tem dentro.”
2 – Cidade do Oeste
“Não gosto muito de cidades, mas tudo bem em ir apenas uma vez.”
3 – Reino Kaiohshin
“Algo sobre ele parece ter uma sensação agradável. Parece que eu poderia passar o tempo em paz. O clima também parece bom.”

Em que lugar você acha que gostaria de morar?

Casa do Kame
“Parece que fazer compras seria uma chatice, mas se eu tivesse um mecha pra passar por cima da água, e desde que um tufão não chegasse, então a Casa do Kame é onde eu mais gostaria de morar.” Ele gostaria ainda mais de morar lá se a ilha fosse um pouco maior e houvesse uma gigantesca Casa do Kame do tamanho da Corporação Cápsula.

 

Seção de Artes Marciais

Se você fosse escolher o melhor Kamehameha, qual seria?

Kamehameha do Mestre Kame:
“O que mais me impressionou foi o primeiro, que Mestre Kame soltou. Porque a história do Kamehameha começou a partir dali. Além disso, acho que a forma que tem quando ele dispara foi eficaz.

Quais técnicas você gostaria de aprender?

1 – Técnica de Voo
“Deve ser bom voar livremente pelo céu. Acho que definitivamente seria uma sensação boa. Além disso, não acha que seria muito útil no seu dia a dia?”
2 — Teletransporte
“O Teletransporte provavelmente seria muito bom também. Eu poderia ir a lugares que gosto só de pensar neles.”
3 – Kamehameha
“O Kamehameha! Eu acho que seria incrível quebrar coisas em todos os lugares com ele. Mas depois seria ruim ter que reembolsar todo mundo.”

De quais técnicas você gosta?

1 – Kamehameha
“Eu realmente não gosto tanto de técnicas, mas não é legal como o Kamehameha armazena tudo e depois libera de uma vez? O Kamehameha é o que mais gosto. Foi minha esposa quem inventou o nome.”
2 — Clash Ultra Boo-Boo Volleyball
“Esse eu curti. É realmente ridículo, mas divertido. Fiquei satisfeito com isso.”
3 – Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas
“Também gostei dos fantasmas. Foi uma loucura ter pela primeira vez uma técnica com vontade própria.”

Poderia nos contar de quais batalhas você gostou?

1 — Son Goku vs Piccolo Daimaoh
“Piccolo Daimaoh. Como foi a primeira batalha com um cara verdadeiramente malvado, havia algo especial nessa luta.”
2 – Gotenks x Majin Boo
“Acho que essa foi a primeira luta em muito tempo em que consegui fazer as coisas do meu jeito. Eu desenhei algumas coisas assim durante esse período.”

E quanto aos famosos combates dos Torneios de Artes Marciais?

Son Goku vs Tenshinhan
“Pensando em uma luta famosa, seria entre Goku e Tenshinhan. Porque a habilidade deles era quase exatamente igual.”

 

Seção Ciência & Super Ciência

Qual item de Dragon Ball você acha que mais gostaria de ter?

Cápsulas Hoi-Poi
“Cápsulas! Acho que gostaria de algumas cápsulas se fosse viajar. E então, quando não houvesse vaga para estacionar, seria quando eu mais as desejaria. Elas certamente são convenientes. Como acho que o peso delas provavelmente não muda, eu colocaria qualquer coisa nelas. Mas o que aconteceria se alguém ainda estivesse lá dentro?”

Que item fez você pensar: “Isso é incrível!”?

Cápsulas Hoi-Poi
“Teria que ser as Cápsulas Hoi-Poi, talvez? Mesmo em um mangá elas são convenientes. No início, a série era um mangá de estrada, então se eles fossem para vários lugares sem carregar nenhuma bagagem e de repente retirassem os itens seria estranho. Se você apenas colocar itens e veículos em cápsulas, será bem conveniente.”

Quem é o seu Androide preferido?

1 – Cell 2ª Forma
“A segunda forma do Cell, aquele cara durão. Quando eu disse ao Kondou-san, meu editor na época: ‘Foi isso o que inventei’, ele me disse: ‘Ei, esse cara tem uma aparência estúpida. Transforme-o em sua forma perfeita logo.’ Na verdade, eu tinha planejado que ele tivesse um papel mais ativo.”
2 — Androide nº 18
“A nº 18 era um tipo de garota que eu nunca tinha desenhado antes, então fiquei relativamente satisfeito com ela. Gosto de seus olhos puxados.
3 — Androides nº 19 e nº 20
“Falando em olhos puxados, também gosto dos nº 19 e nº 20. No começo, pensei que o nº 20 seria o verdadeiro inimigo, mas me disseram que ele era apenas um velhote, então me livrei dele.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!