Entrevista com Akira Toriyama na edição Kanzenban de SAND LAND

“Sand Land” Kanzenban (04 de agosto de 2023)

Pergunte a Akira Toriyama: Segredos da produção de “Sand Land”

A lendária obra-prima Sand Land está repleta do “toque Toriyama” em plena exibição, de demônios a mechas e velhos mal-humorados, com o autor lidando com a arte totalmente sozinho.

Perguntamos a Akira Toriyama-sensei o que ele estava pensando na época da serialização original em 2000, que tipo de seres são os demônios que vivem ao lado dos humanos, seus sentimentos em relação ao trabalho, o mundo do reino Sand Land e muito mais.

 

Existe uma razão pela qual você colocou um demônio como personagem principal neste trabalho?

No meu caso, sinto que, se vou desenhar uma história em quadrinhos, não faz sentido torná-la realista. E se vou fazer uma história que não é baseada na realidade, então naturalmente não será divertido se o protagonista for um ser humano comum. Um demônio – o tipo de ser onde vale tudo – é minha escolha.

Quando você iniciou a produção deste trabalho, qual foi a primeira coisa que imaginou?

De certa forma, a ideia de que existem demônios e criaturas demoníacas no deserto não combina muito. Eu propositalmente quis desenhar isso. Acho que também pode ter sido porque estar no deserto tornaria um pouco mais fácil desenhar os cenários.

No que diz respeito ao cenário de um mundo que sofre uma seca, você teve alguma influência dos acontecimentos atuais ou do espírito da época em que foi originalmente serializado (ano 2000)?

Não considerei nada do que estava acontecendo naquele momento. Mesmo quando tento lembrar o que aconteceu especificamente naquela época, não consigo definir o que era. A razão pra essa configuração é que, há muito tempo, tenho gostado do conceito de dificuldades que ocorrem por causa de uma seca.

Olhando para trás, naquela época, há algo de que você tenha consciência em termos de: “Talvez fosse isso que eu queria desenhar quando estava fazendo isso?”

Simplificando, acho que queria desenhar um homem velho, monstros e militares. O cenário básico e os elementos provavelmente não mudaram, apresentando um velho soldado e um demônio se unindo desde o início. Além dos monstros, é um material um tanto difícil de trabalhar em um mangá shonen, mas eu queria tentar esse tipo de mundo e história sombria. É o tipo de coisa que venho fazendo desde o fim de Dragon Ball.

Um PlayStation 6 aparece junto ao Dragon Quest XIII nesta obra; no momento da serialização, a que distância no futuro e com que tipo de jogos você o imaginou?

Pra ser sincero, não estava pensando nisso em termos tão concretos. É algo bastante arbitrário. Supõe-se que seja um mundo completamente diferente da realidade, incluindo o período de tempo, e não sou muito fã de videogames. Pensando agora, eu realmente deveria ter dado um nome completamente fictício.

Nota: Na época da serialização de Sand Land, em 2000, a série principal de Dragon Quest estava chegando ao seu sétimo jogo no PlayStation 1. No momento do lançamento deste Kanzenban, em 2023, Dragon Quest XII foi anunciado formalmente para o PlayStation 5 (mas ainda não foi lançado). Portanto, ainda estamos no caminho certo para que um Dragon Quest XIII saia para o PlayStation 6.

Uma pergunta sobre a arte: como você se sente agora em relação à sua arte naquela época?

Não consigo mais desenhar assim. Acho que conseguiria se tivesse tempo, mas não tenho mais energia para desenhar tanto assim.

Uma variedade de seres vivos aparece entre os painéis; com base em que você escolheu quais desenhar?

Não gosto que a página fique sem graça, então me pego desenhando coisas vivas. Não tenho nenhum tema ou razão específica por trás disso.

Os designs dos personagens são algo que você cria depois de já ter concluído a história?

Faço isso em qualquer ordem, mas para Sand Land, creio que provavelmente já tinha decidido uma ideia aproximada da história antes de esboçar os designs.

Os designs concluídos vêm à mente quando você os esboça?

Geralmente, eles estão finalizados até certo ponto em minha mente, então, quando estou satisfeito por ter chegado perto disso, está completo. Exceto que muitas vezes acontece que, embora eu tenha desenhado como imaginei, há algo “errado” nisso. Em momentos como esse, eu revisava o design até sentir que a sensação estava certa, mas no caso de uma serialização, havia momentos em que me contentava com algo que fosse “bom o suficiente” por falta de tempo.

Com Rao, Thief e Zeu, existem alguns personagens com rugas; Tem uma razão para isso?

Um dos temas são os destinos entrelaçados em eventos passados, por isso é natural que haja vários velhos. A sensação de que um velho pode estar escondendo algum passado, segredo ou habilidade incrível é fascinante em um personagem.

Em relação aos personagens, quem é o seu preferido nesta obra?

Definitivamente tem que ser o Beelzebub. Até este ponto, eu estava obstinado desenhando personagens com força superior à das pessoas comuns. Isso vem da minha política simples de: “Se vou desenhar uma história em quadrinhos, é melhor escolher algo fantástico”, mas sinto que Beelzebub, incluindo seus aspectos misteriosos, tem a força certa.

Sobre o Beelzebub, que tipo de vida ele leva, além do que é mostrado na história principal?

Acho que ele já terminou seus estudos há muito tempo e agora passa seus dias patrulhando a área ao redor da vila demoníaca como preferir. Ele também ouve solicitações, ajuda e dá consultas. E, como ele é um príncipe, os outros demônios também confiam profundamente nele.

Beelzebub é descrito como capaz de ler mentes; quando conheceu Rao, o que ele poderia ter aprendido dele?

No mínimo, acho que ele entendeu que Rao não estava mentindo sobre suas verdadeiras intenções, o que é raro entre os humanos.

Por favor, diga-nos a finalidade dos óculos que Beelzebub mantém consigo.

Basicamente, eles servem para impedir a entrada de areia e poeira. O povo demoníaco é noturno por natureza, então eles também os usam no lugar dos óculos de sol quando estão ativos durante o dia.

Dabura de Dragon Ball e Satan nesta obra são bastante semelhantes; que tipo de imagem mental você tem dos demônios?

Acho que existem todos os tipos de demônios, mas minha imagem pessoal do demônio de mais alto escalão é definitivamente a de Dabura ou Satan.

Por favor, dê-nos alguns exemplos pertinentes das capacidades de Satan ou Beelzebub depois de se tornar adulto.

Acho que deve ser o poder de acabar com o mundo. Exceto que eles teriam que consultar Deus primeiro. Em termos de coisas que Satan pode fazer sozinho, naturalmente seria erradicar a humanidade. Seu poder é imenso e ele poderia acabar com eles em um instante. No entanto, isso só foi realizado uma vez, na geração do avô de Satan, e levou muito tempo para os humanos reconstruírem a civilização.

De que forma os humanos e os demônios são semelhantes e como se diferem esmagadoramente?

Há muito, muito tempo, Deus criou quase todas as coisas vivas, mas o Diabo criou os demônios e a humanidade. Humanos, ele criou por brincadeira, modelando-os em si mesmo, mas reduzindo enormemente suas capacidades. Ele lhes deu um pouco de inteligência, obtendo prazer em observar tanto seu comportamento tolo quanto sua evolução. Em algum momento, mais e mais humanos superaram os demônios em sua capacidade de maldade, trazendo mais reclamações de Deus e levando o Rei Demônio, Satan, a começar a considerar um segundo extermínio humano.

Nota: Toriyama usa a palavra 悪魔 (akuma) aqui, que também é aplicada ao Beelzebub (o “Príncipe Demônio”) e Satan (o “Rei Demônio”), em contraste com o mais normal 魔物 (mamono) para demônios de forma mais ampla. No entanto, não está claro se Satan deveria ser o próprio Diabo (além do nome…).

Qual foi o pensamento por trás da sua seleção das criaturas demoníacas que apareceram neste trabalho?

Fui completamente arbitrário na minha seleção dos demônios. Embora eu a tenha chamado de Vila dos Demônios, não aparecem muitos demônios. Eu fiz isso de forma que não fique claro se há menos deles do que antes, ou se há mais deles no subsolo e tal, ou se eles estão em alguma outra terra.

O Homem Inseto parece ter vontade própria; como ele foi criado?

É o protótipo de um soldado de próxima geração que usa insetos, criado em um laboratório de armas do Exército Sand Land.

Existe uma razão pela qual tantos personagens (Beelzebub, os Nadadores, a gangue de bandidos) usam meias justas?

Os únicos que usam meia-calça justa são a gangue de bandidos. Beelzebub usa algo parecido com leggings curtas – elas não são tão justas. Os nadadores usam apenas sungas.

Em torno de quantos vilões como os Nadadores ou a gangue de bandidos existem no mundo desta obra?

Limitando as coisas apenas ao reino de Sand Land, vejamos… cerca de 30, eu acho? Não pensei muito nisso.

As tristezas de Rao realmente são tocantes. Se houver algo que você possa falar para nos esclarecer sobre suas três décadas perdidas, diga-nos.

É difícil imaginar o coração de Rao quando ele aprendeu a verdade.

Há trinta anos, o batalhão de tanques liderado por Shiba (Rao) recebeu do Comandante Supremo Zeu uma ordem para atacar as instalações do povo Picchi, com base na informação de que estavam construindo uma arma poderosa. Por causa da grande explosão imprevista criada pelo ataque de 30 anos atrás, Shiba teve muitos de seus camaradas e até mesmo sua esposa tirada dele, e ele renunciou ao exército devido ao seu sentimento de perda e de responsabilidade. Seu único consolo foi ter impedido o ataque dos Picchi antes que pudesse acontecer. Mas não só esse consolo foi perdido, a verdade é que os Picchi estavam usando Aquanium para criar grandes quantidades de água para todos. E depois houve as mentiras do Comandante Supremo Zeu.

Que choque terrível tudo isso deve ter sido para ele….

Uma pergunta sobre mecanismos – como surgiu o desenho do tanque, que poderia ser chamado de símbolo desta obra?

Normalmente, um tanque é feito para ficar baixo, tanto para ser menos visível quanto para torná-lo mais difícil de atingir. Porém, uma vez que não houve mais combates em grande escala, eles se concentraram mais em torná-los imponentes, elevando a altura e enfatizando sua presença perante o público. Além disso, eles parecem ter negligenciado a capacidade defensiva, colocando grandes escotilhas em ambos os lados e coisas assim. Como você deve ter notado, por algum motivo seu estilo é o de um pinguim, exatamente o oposto do cenário do deserto.

Por favor, diga-nos por que a Pedra Antigravidade é necessária para o tanque. Além disso, como ela é obtida?

A Pedra Antigravidade é uma pedra preciosa que pode alterar a gravidade ao passar uma corrente elétrica através dela. Um tanque com maior altura fica mais pesado e seu centro de gravidade também fica mais alto, então seu equilíbrio também não é tão bom. Por conta disso, a Pedra Antigravidade é instalada em quatro locais para controlar isso. A Pedra Antigravidade é extraída de uma mina subterrânea ao oeste de Sand Land.

Por favor, diga-nos o que você considera importante ao fazer um novo design mecânico, se houver alguma coisa.

Isso é um pouco difícil de explicar, mas tento imaginar meu próprio tipo de equilíbrio na forma e, quando parece que vai funcionar, começo a trabalhar no design.

Por favor, conte-nos qual é a sua cena favorita em relação a este trabalho como um todo.

Acho que a página dupla onde eles fazem uma pausa depois de entrar no tanque. Afinal, é como se eu quisesse tanto desenhar esse tipo de cena corajosa, mas estranha (nada maneira), que primeiro comecei a transformar isso em uma história adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!