Dragon Ball Z Anime Special (1989) – Comentários da Equipe do Anime

Jump Gold Selection: Dragon Ball Z Anime Special (04 de outubro de 1989)

DRAGON CALL

Nota: “Love Call” é uma expressão inglesa da língua japonesa para expressar seus sentimentos sinceros em relação a alguém ou alguma coisa, por telefone ou por escrito. Nesse caso, é Dragon Ball, daí o nome “Dragon Call”.

 

Perguntamos a oito membros da equipe

Fazer o anime é difícil, mas divertido?! Agora, vamos ouvir atentamente as várias histórias que a equipe tem para contar sobre Dragon Ball e Dragon Ball Z!

 

Fuji TV – Produtor, Kenji Shimizu

Nascimento: 13 de janeiro de 1961
Local de nascimento: Tóquio
Tipo sanguíneo: A
Trabalhos principais: GeGeGe no Kitarou (terceira série), Osomatsu-kun, Dragon Ball Z, entre outros. Live-action e variedades.

O seu rival é o Indiana Jones?!

O primeiro programa de animação em que trabalhei depois que entrei nesta empresa foi Dr. Slump – Arale-chan. Foi um trabalho com um ritmo extremamente bom e humor seco, mas passando para Dragon Ball, o aspecto da história é muito, muito mais forte. Então, no começo, estávamos preocupados com a audiência (risos), e talvez por causa disso, o primeiro episódio me impressionou muito.

Naturalmente, as avaliações foram incrivelmente boas e é assistido por crianças de três anos de idade e até mesmo donas de casa nos seus quarenta anos. Essa amplitude de faixas etárias é simplesmente incrível.

Tive o prazer de ser um produtor do meio de Dragon Ball em diante e acredito que esta série é um trabalho que pode competir até com os filmes de Indiana Jones. É excepcionalmente bem-ritmado e você pode desfrutar enquanto segue a história. Pode até ser a única animação desenhada com tal sensibilidade.

Pra começar, o mangá original é forte e, além disso, quando transformado em animação, também é precioso no sentido de que você pode realmente sentir em primeira mão essa sensação de velocidade.

E também, há partes escondidas no anime que não estavam na história em quadrinhos original, mas foram adicionadas por Toriyama-sensei, então, por favor, procure por elas.

 

Planejamento, Keizou Shichijou

Nascimento: 08 de agosto de 1941
Local de nascimento: Prefeitura de Nagasaki
Tipo sanguíneo: O
Trabalhos principais: Kamen no Ninja Akakage, New Bikkuriman, Dragon Ball, entre outros; muitos tokusatsus, etc.

O produtor é um chef para o trabalho original

Ser produtor é, essencialmente, ser um chef: “Como é que eu pego os elementos que me dão e cozinho para que os espectadores comam com gosto…?”

Tenho pensado dessa forma desde a época de Dr. Slump, mas a equipe mais jovem também entende completamente o mundo de Toriyama-sensei, e pessoas com boas sensibilidades, como Nishio-kun, foram trazidas. Mesmo depois que se tornou o Dragon Ball cheio de ação, continuei pensando em como aprimorar um mundo com um sabor diferente da emoção de tirar o fôlego de Dr. Slump.

Depois disso, no ponto em que chegou ao Z, onde a ação se destaca ainda mais, passei o bastão para Morishita-san.

O que me chocou na história de Dragon Ball foi quando Kuririn morreu pela primeira vez; foi tipo: “Não é mais como Dr. Slump.” Ele morre por causa do Goku, e é uma parte realmente comovente. Nozawa-san também entrou na performance a ponto de chorar, e eu fiquei muito feliz com isso.

Além disso, quando se falou que mesmo os segmentos originais do anime foram bem feitos o suficiente para que provavelmente pudessem rivalizar com o mangá, fiquei feliz que o trabalho duro de toda a equipe realmente valeu a pena.

 

Planejamento, Kouzou Morishita

Nascimento: 17 de julho de 1948
Local de nascimento: Prefeitura de Shizuoka
Tipo sanguíneo: O
Trabalhos principais: Kikou Kantai Dairugger XV, Tiger Mask, Tiger Mask II, Saint Seiya, entre outros.

Fazer algo baseado em uma obra popular é mais difícil do que uma história original

No meio de Saint Seiya, comecei a lidar também com Dragon Ball, e depois disso, peguei as rédeas de Shichijou-san. Seiya teve muitas partes emocionais, como as de amizade, mas Dragon Ball, por outro lado, gradualmente permite que você sinta isso conforme a história avança. Foi muito interessante para mim continuar trabalhando nesses dois tipos diferentes de trabalhos da Shueisha.

Ambos os trabalhos nos quais eles se baseiam têm impacto, então até mesmo acompanhá-los foi incrivelmente difícil. (risos) Na verdade, é mais difícil criar algo baseado em uma obra popular do que criar uma história original.

Com o Z, também existem novos personagens, e estamos realmente nos esforçando ao retratar Gohan. Então, fizemos muitas histórias com ele, mas tudo é realmente sobre o “Goku!”, não é? Meu próprio filho também assiste toda semana, então eu aprendo muito com isso, (risos), mas tudo é sobre ações intensas com o Goku. Afinal, como animação é visual, precisamos criar histórias que funcionem visualmente.

A propósito, a partir do episódio 22, que vai ao ar em outubro, a abertura mudará um pouco para acompanhar os novos desenvolvimentos da trama. Por favor, não percam isso.

 

Organizador da Série/Roteirista, Takao Koyama

Nascimento: 21 de abril de 1948
Local de nascimento: Tóquio
Tipo sanguíneo: O
Trabalhos principais: Episódios como “Gyakuten! Ippatsuman” da série Time Bokan, Fuku-chan, Saint Seiya, entre outros.

As piadas de Toriyama são boas para colocar você no ponto certo

Tive o privilégio de escrever roteiros quando Dragon Ball começou, e então me mudei para Saint Seiya. Então, quando voltei aqui novamente, já era o Episódio 132, e Goku havia se tornado um jovem. (risos) Desde então, tenho trabalhado no Z também como organizador da série.

Organização da Série significa ir estruturando a série determinando quantos episódios do anime cobrirão um determinado capítulo da obra original. Mesmo assim, inevitavelmente alcançamos o mangá; então sempre que isso acontecer, também adicionaremos episódios originais enquanto tomamos providências com Toriyama-sensei.

Quanto à forma de fazer as piadas, faço-as escalarem, ou melhor, faço cada piada correr para a próxima, uma após a outra, mas as de Toriyama-sensei, por outro lado, são mais contidas, e são boas em levá-lo ao ponto certo. Então, na época de Dr. Slump, Shichijou-san me ensinou que “você não precisa forçar as risadas”, e isso foi um choque cultural incrível. (risos) Em Dragon Ball também, tenho mantido o enredo mais contido, mas mesmo assim, o mangá original é muito bom, então já é interessante o suficiente.

 

Diretor da Série, Daisuke Nishio

Nascimento: 01 de abril de 1959
Local de nascimento: Prefeitura de Hiroshima
Tipo sanguíneo: O
Trabalhos principais: Patalliro! Stardust Keikaku (filme), Dr. Slump (filme), Dragon Ball, entre outros.

As emoções são realistas, então me esforço para expressá-las

O segundo episódio, logo quando eu tinha começado, deixou a impressão mais forte em mim… porque foi o primeiro episódio de Dragon Ball que eu dirigi. De repente, eu estava encarregado de uma história importante e foi difícil descobrir o que eu deveria fazer. (risos) O episódio 5, com a primeira aparição de Yamcha, também deixou uma impressão profunda, mas seu personagem era fácil de entender, e os locais onde Yamcha apareceu depois disso foram fáceis de fazer. Embora agora ele tenha se mudado para um papel coadjuvante. (risos)

Além disso, gosto de personagens relativamente grandes, como o Sargento Metálico ou o Androide 8, porque existe uma atmosfera na qual eles podem simplesmente existir naturalmente no mundo de Toriyama-sensei.

Minha estreia na direção de episódios foi com Dr. Slump, então estive envolvido com os trabalhos de Toriyama-sensei desde então, mas tento interpretar o mangá original e segui-lo da melhor maneira possível. No entanto, acredito que Dragon Ball é uma obra emocionalmente realista. Existem altos e baixos emocionais, e existem coisas como emoções como motivo para expressar algo. Por causa disso, é difícil expressar essas coisas.

Recentemente, as pessoas que fazem a direção e a arte têm trabalhado para trazer o mangá original para seu próprio território, então o poder da animação é incrível.

 

Animador Chefe, Minoru Maeda

Nascimento: 24 de março de 1954
Local de nascimento: Hokkaido
Tipo sanguíneo: A
Trabalhos principais: Dr. Slump – Arale-chan, Touch, Dragon Ball, Sore Ike! Anpanman, entre outros.

Estou obcecado em expressar a masculinidade de Goku

A primeira vez em que lidei com as funções de Supervisor de Animação em uma série de TV foi com Dr. Slump. “As ilustrações deste mangá são realmente boas”, pensei, e disse às pessoas que faziam a animação principal que queria que elas desenhassem fielmente ao mangá original. (risos) Eu venho fazendo isso ao longo de Dragon Ball também, e acho que conseguimos, mas a certa altura, Toriyama-sensei me apontou: “Gohan não se parece assim de perfil”. Então olhei para a ilustração do personagem de Gohan que eu havia desenhado e pensei: “Ah, agora eu entendi.” (risos)

Os personagens agora têm mais dimensionalidade do que na época em que Dragon Ball começou, e isso é verdade até na musculatura deles. Então comprei um livro sobre fisiculturismo e tenho desenhado usando isso como referência. (risos)

Mesmo assim, não consegui desenhar bem o Ma Junior (risos) e, como resultado, ele deixou uma impressão inesperadamente fraca. Acho que a razão pela qual Goku é fácil de desenhar, em contraste com isso, pode ser porque eu sou obcecado em como expressar a masculinidade dele.

Os desenhos tendem a ficar desleixados nas cenas de luta, mas a arte de Toriyama-sensei é limpa, não é? Também gostaríamos de trabalhar duro assim e elevar o nível do nosso trabalho.

 

Diretor de Episódio, Minoru Okazaki

Nascimento: 21 de setembro de 1941
Local de nascimento: Prefeitura de Osaka
Tipo sanguíneo: O
Trabalhos principais: Astro Boy, Dr. Slump – Arale-chan, Ponkikki Masterpiece World, entre outros.

O começo, onde Goku partiu em sua jornada, era algo novo

Se me perguntar qual eu mais gosto, prefiro o Dragon Ball inicial. Goku parte em uma jornada no primeiro episódio, acampando pelo caminho e conhecendo uma variedade de personagens, certo? Chi-Chi, o Exército Red Ribbon, e assim por diante. Essa parte teve desenvolvimentos inesperados e, mesmo dirigindo-a, era revigorante e interessante.

Agora, o mangá original tornou-se mais rígido e sua imagem mudou; só de pensar em como expressar a sensação de velocidade e poder pode ser um pouco difícil às vezes. (risos)

É meu trabalho mostrar quadros de mangá como animação em movimento, mas coisas abstratas são difíceis. Por exemplo, como expressar coisas como ki e auras em animação. Afinal, todo mundo usa fotografia com luz transmitida, e mesmo dizendo que devemos almejar um padrão ainda mais incomum, não é exatamente fácil. (risos)

Seria como se algo estivesse faltando se fossem apenas cenas de luta, então depois que a batalha com os Saiyajins terminar, em seguida, espero novos desenvolvimentos completamente diferentes. Com mais sonhos e diversão… ou melhor, torná-lo divertido é o trabalho do diretor (risos), então eu gostaria de continuar fazendo o meu melhor.

 

Designer Chefe, Yuuji Ikeda

Nascimento: 06 de julho de 1952
Local de nascimento: Prefeitura de Gunma
Tipo sanguíneo: O
Trabalhos principais: Konpora Kid, Chie the Brat (filme), Golden Warrior Gold Lightan, entre outros.

Os cenários também mudaram junto com a evolução da história

Na época do início de Dragon Ball, eu também fazia os cenário de Silver Fang: Shooting-Star Gin, então só consegui lidar com cerca de metade deles. E então foi por volta do centésimo episódio, mais ou menos, que eu comecei a fazer todos eles por aqui (Studio YS).

No começo, busquei fundos com uma transparência ao estilo chinês, e também profundidade, de acordo com os desejos de Toriyama-sensei; no entanto, eles se tornaram mais parecidos com pinturas de paisagens chinesas no estilo de contos de fadas, sem muito senso de dimensão.

Mas, à medida que os elementos de ação se tornaram mais fortes, o design artístico também teria que mudar, e a arte se tornou mais realista, com um senso de profundidade. Brilhante, mas uma espécie de poder imponente. Só que coisas como a Casa do Kame têm a mesma atmosfera que tiveram até agora, então pode haver alguma dissonância por lá. (risos)

O trabalho do Designer Chefe é principalmente de design de arte, mas tenho um toque realista quando desenho as coisas, então é minha aspiração desenhar mais com um estilo de “mundo de contos de fadas”. (risos). Os cenários são originais do anime, e todos trabalham o máximo possível para produzi-los, logo, deem uma boa olhada neles.

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